quinta-feira, abril 1

Vereador pede Vacinação anti covid durante 24 horas em Fortaleza

O vereador Pedro Matos (Pros) solicitou à Câmara Municipal de Fortaleza, (CMFor) nesta quarta-feira (31 de março), o envio de um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de ampliar o horário de Vacinação na cidade. 

Na proposta , o parlamentar pede que o processo de Imunização seja realizado durante 24 horas nos pontos da Capital que tenham estrutura para dar suporte de segurança tanto aos profissionais de Saúde quanto aos cidadãos cadastrados para serem vacinados, como o Centro de Eventos do Ceará.

Para o líder do Pros na Câmara, o requerimento tem o objetivo de aumentar a velocidade de Imunização em Fortaleza, considerando o grande número de residentes que ainda não receberam a vacina.  

- Outro motivo de preocupação é a escalada vertiginosa do número de infectados nesta segunda onda, situação crítica que mede medidas urgentes para vencermos a Pandemia”, reforça Pedro Matos.

O vereador reiterou que a ampliação do horário de Vacinação ocorra em locais que tenham capacidade de oferecer uma segurança mais ostensiva à população e profissionais de Saúde, que incluem, além do Centro de Eventos, a Arena Castelão e os shoppings da cidade.

O requerimento aguarda parecer das comissões temáticas da CMFor.

Diário do Governo do Ceará era fundado em 1824

Eis o Arquivo Nirez para primeiro de abril na História de Fortaleza:


  • 1824 - Uma quinta-feira, sai às ruas o primeiro número do Diário do Governo do Ceará (foto), o primeiro jornal que teve a Província, redatoriado pelo padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó). Embora estejamos registrando aqui, o acontecimento foi em Quixeramobim, que com a adesão à Confederação do Equador, fez às vezes da Capital da Província. Foi Manuel de Carvalho Paes de Andrade que, de Pernambuco enviou, pela escuna de guerra Maria Zeferina, o material tipográfico. Vinha assim datado: “Cidade do Ceará, Quinta-Feira, 1º de Abril de 1824”. Era impresso na “Tipografia Nacional do Ceará”, sendo tipógrafo Francisco José de Sales.
  • 1847 - Morre, no Rio de Janeiro, o engenheiro João Vieira de Carvalho, Marquês de Lages, português de Olivença nascido em 16 de novembro de 1781, senador pelo Ceará.
  • 1870 - Chega a Fortaleza - e é verdade - a notícia do término da Guerra do Paraguai, havendo muitas festas por esse motivo.
  • 1881 - Assume a Presidência da Província, o senador Pedro Leão Veloso, pela segunda vez, incompatibilizado com os abolicionistas.
  • 1893 - A Alfândega de Fortaleza passa a funcionar em prédio construído pela empresa Ceará Harbour Corporation Ltda. O prédio todo de pedra, hoje ocupado pela Caixa Econômica Federal, foi construído por Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. O prédio havia sido inaugurado no dia 15 de julho de 1891.
  • 1909 - São lançados, pela Fábrica Iracema de Cigarros, de Philomeno Gomes & Filho, na Praça do Ferreira, feitos com fumo Esmeralda, os Cigarros Comerciais.
  • 1911 - Surge a firma de Luiz Severiano Ribeiro, Casa Ribeiro, livraria e papelaria, gramofones e discos, louças, vidros, mobílias espelhos e tapetes, artigos religiosos e fábrica de gelo, na Rua Major Facundo, 75 (antigo, atual 532).
  • 1924 - Raimundo Guilherme Santos (R. Guilherme Santos) “Dico Guilherme” abre a loja denominada Crysanthemo, de modas, miudezas e novidades, na Rua Guilherme Rocha, 56 (antigo, depois 124), na Praça do Ferreira. Fez lançamento de postais com vistas de Fortaleza, lançados em 1931.
  • 1925 - Mário Teixeira de Abreu funda a Padaria Ideal, panificadora, na Rua Barão do Rio Branco, 194 (antigo). Depois foi vendida a David Eusébio Ferreira, que mudou para a esquina da Rua Guilherme Rocha, 846-884, com Avenida do Imperador, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu). Desde 1944 pertence à firma J. Neto & Cia.
  • 1926 - Funda-se, em Fortaleza, a loja O Gabriel, de Gabriel Leônidas Jardim, armarinho de miudezas e artigos religiosos na Rua Senador Alencar, 46 (antigo), depois se mudou para a Rua Floriano Peixoto nº 256.
  • 1926 - Morre, com 52 anos de idade, o poeta e bacharel de direito Alfredo de Miranda Castro (Alf. Castro). Era natural do Recife, Pernambuco, onde nascera a 30 de novembro de 1873 e pertencia a Academia Cearense de Letras-ACL. Exerceu o cargo de Procurador da República no Ceará.
  • 1926 - É fundada, e é verdade, pelo tipógrafo Raimundo Nonato Farias Esteves (Raimundo Esteves), em prédio na Rua do Rosário, a Tipografia Progresso. Oriunda da Tipografia Moraes, que fora adquirida por Artur Esteves. Depois, mudou-se para a Rua General Bezerril, 183 (antigo) e já como R. Esteves Gráfica Ltda. para a Rua Senador Pompeu, 754. Hoje a Tiprogresso é uma moderna editora, nas mãos de Geraldo Esteves, filhos e sobrinhos.
  • 1927 - Toma posse na direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Abraão de Oliveira Leite, substituindo o engenheiro Adelmar de Melo Franco.
  • 1931 - Morre, aos 87 anos de idade, o coronel João da Fonseca Barbosa, ex-tesoureiro do Banco do Ceará.
  • 1933 - Morre José de Oliveira Rola (José Rola), um dos pioneiros na exibição de filmes em Fortaleza. É hoje patrono de rua na Varjota.
  • 1934 - Fundado em Fortaleza mais um time de futebol, o Penarol Sport Club.
  • 1939 - Criado pelo Decreto 627 o Hospital Geral da Polícia que substitui a Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje é o Hospital da Polícia Militar do Ceará, localizado na esquina da Rua Princesa Isabel com Rua Domingos Olímpio, com fundos para a Rua Dona Teresa.
  • 1941 - Autorizado o funcionamento, em Fortaleza, do Corpo Civil de Vigilância de Fortaleza, organizado por Henrique Ellery, para servir de órgão auxiliar de polícia. As casas que colaboravam com a entidade, traziam em sua fachada, uma plaqueta com a inscrição CCVF.
  • 1943 - Falece, em Fortaleza, Alfredo Dutra Filho, alto funcionário da Fiscalização dos Portos.
  • 1944 - Em plena luz do dia - e não foi mentira - são roubados, na hora do almoço, os estabelecimentos comerciais Casa Movado, Ceará Chic e Armazém Potiguar.
  • 1946 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS tem novo diretor, o engenheiro Francisco Benjamin Gallotti, em substituição a Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira).
  • 1949 - Criado, pela Lei Municipal 140, o Ginásio Municipal, que só seria instalado em dois de maio de 1951 em antiga casa na Rua Barão do Rio Branco, 1.594, na Praça do Carmo, onde funciona hoje o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), tendo como diretor o professor Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e localiza-se na Avenida dos Expedicionários, 3.910, no Jardim América.
  • 1950 - Inaugura-se o VI Salão de Abril, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, instalado na Rua Major Facundo, 684, prédio de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro, cedido para a exposição. Estrearam neste salão, os artistas Sérvulo Esmeraldo, Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto) e Goebel Weyne Rodrigues.
  • 1952 - O desembargador Feliciano de Ataíde é reeleito provedor-mor da Santa Casa de Misericórdia
  • 1953 - Inaugurado, no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida Treze de Maio, o Grupo Escolar Paulo Sarasate destinado aos filhos dos Sargentos e Praças daquela corporação. Ao ato estiveram presentes várias autoridades, entre as quais o coronel José Ribamar Maciel Campos, comandante daquela unidade militar, José do Nascimento, secretário do Governo e da Administração representando o governador Paulo Sarasate.
  • 1953 - Falece, em Granja, vítima de colapso cardíaco, o ex-tabelião aposentado José Quariguasi da Frota, residente naquela cidade.
  • 1954 - Por iniciativa do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, é fundada em Fortaleza, a Liga Anti-Alcoólica, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.
  • 1955 - A Imprensa Oficial do Ceará-IOCE tem novo diretor, Alberto Leal Nunes, substituindo Valdemar Gonçalves.
  • 1959 - Chegam a Porto Alegre os jangadeiros cearenses, que empreenderam o raide Fortaleza a Buenos Aires, na jangada Maria Teresa Goulart, sob o comando do Mestre Jerônimo.
  • 1962 - Instala-se a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza - Conefor, que substitui o Serviluz. O bom fornecimento de luz a Fortaleza continua sendo uma mentira.
  • 1964 - Dia da mentira, repercute intensamente o golpe contra o presidente João Belchior Marques Goulart (João Goulart), legitimamente eleito por voto popular, comandado pelo general Olímpio Mourão Filho e pelo governador Magalhães Pinto, de Minas Gerais. No dia 3 o Congresso Nacional declara vaga a Presidência da República, assumindo-a o deputado Pascoal Ranieri Mazzili. Em Fortaleza casas são invadidas, pessoas são presas por qualquer suspeita, políticos são caçados e presos, bibliotecas são confiscadas, o policiamento nas ruas passa a ser feito pelo Exército, e outros desmandos injustificáveis em nome da democracia. Foi um golpe que atrasou o país em 21 anos. Depois foi criada a mentira de que o Golpe fora a 31 de março, para disfarçar o dia da mentira.
  • 1966 - O Instituto Brasileiro do Café-IBC, passa a distribuir somente café em grão totalmente torrado, com o fim de evitar o contrabando.
  • 1970 - Inaugurado, em Fortaleza, o Hospital de Isolamento de Fortaleza, na Parquelândia, na Rua Nestor Barbosa, 315/433. Hoje chama-se Hospital São José. Foi depois amparado pela lei nº 9.387, de 31 de julho de 1970.
  • 1972 - Construída com recursos da Sudene para funcionar como escola pioneira de primeiro grau, em Fortaleza, o governador César Cals de Oliveira Filho inaugura a Escola Integrada de Primeiro Grau Antonieta Siqueira.
  • 1978 - Grava depoimento para o Museu Cearense de Teatro de Ricardo Guilherme e para o Arquivo Nirez, o homem de teatro Afonso Jucá.
  • 2009 - Morre, à tarde, vítima câncer na próstata, o artista plástico cearense Francisco Nogueira da Silva. Premiado por três vezes no tradicional Salão de Abril, o artista, muito comentado pelo domínio da pintura naïf. Era funcionário da Universidade Federal do Ceará-UFC desde 1966, sempre na referencial Faculdade de Arquitetura, onde produziu muitas de suas obras. Nascera em 1941.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...