sábado, janeiro 23

Há 13 anos morria Paulo Lélis


  • Confira o Arquivo Nirez para História de Fortaleza em 23 de janeiro:
  • 1823 - Instala-se em Fortaleza o primeiro Governo Provisório no Ceará após a Independência, organizado em Icó, tendo como presidente o sergipano, comandante das armas José Pereira Filgueiras.
  • 1923 - Inaugura-se em Fortaleza a Fábrica Santelmo, de velas e artefatos de cera, na Rua Barão do Rio Branco nº 210 (antigo), da firma Fernandes & Franco Ltda., formada por Manuel Fernandes Júnior e Paulo Franco de Oliveira.
  • 1930 - Morre, aos 88 anos de idade, em Aracaju, Sergipe, Tomás Gomes da Silva, antigo magistrado em Fortaleza.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 33 anos de idade, o jornalista e poeta Napoleão de Menezes (Napoleão Menezes), cearense de Uruburetama nascido em 10de março de 1903, autor de Minha Viola (1932).
  • 1938 - Sai o primeiro número do jornal Catolicismo e Protestantismo, “com aprovação do Exmo. Senhor Arcebispo Metropolitano de Fortaleza”. Na verdade era muito mais um jornal antiprotestante que um jornal católico.
  • 1941 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1940 encerra-se com o jogo entre o Tramways e o América Futebol Clube, no Campo do Prado, ocasião em que o Tramways sagrou-se Campeão, ao vencer a partida por 3x0.
  • 1943 - Inaugura-se, às 15 horas, a nova sede do Banco de Crédito Comercial S. A. - BCC, antigo Banco de Crédito Caixeiral, em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto nº 440 com Rua São Paulo, construído no local onde funcionara o Banco do Brasil em outro prédio.
  • 1944 - Encontra-se em Fortaleza o jornalista Carlos Lacerda, diretor da Agência Meridional.
  • 1952 - A Inspetoria Estadual do Trânsito tem novo superintendente técnico, o tenente do Exército Stephenson Santos Bezerra, designado por ato do Secretário de Polícia e Segurança Pública, que assume as suas novas funções.
  • 1957 - Morre o professor Jorge Raupp, diretor da Escola Industrial, depois Escola Técnica Federal e hoje Instituto de Educação do Ceará, que fora agredido a punhaladas por um funcionário daquele estabelecimento.
  • 1972 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (hoje Arquivo Nirez), o compositor e violonista Aleardo Freitas Guimarães, em sua residência na Rua José Lourenço nº 1551, na Aldeota, com a presença do cantor José Furtado de Vasconcelos (Murici).
  • 1972 - O advogado Ubirajara Índio do Ceará passa, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho - TRT ao juiz Francisco Osmundo Pontes.
  • 1973 - Inaugura-se, em Maranguape, a Praça Francisco Colares Filho, sendo lembrado que o nome do homenageado consta dos anais contábeis da agência do Banco do Brasil, naquela cidade, como o seu primeiro depositante, quando o sr. Evandro Ayres de Moura gerenciava aquele estabelecimento.
  • 1975 - Morre, aos 63 anos de idade, o padre Francisco Hélio Campos (Padre Hélio Campos), assim conhecido apesar de ser bispo de Viana, MA. Era cearense de Quixeramobim nascido em 24 de julho de 1912. Iniciando no Pirambu e terminando no Carlito Pamplona há hoje a Rua Dom Hélio Campos.
  • 1975 - Inaugurada, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, numa área de 7.200 metros quadrados, a loja nº 12 do Mercantil São José, do Grupo Ximenes, super mercado no início da Avenida Bezerra de Menezes, no local de antiga lagoa e depois, do antigo Jardim Japonês. O padre Gerardo Aguiar, da Paróquia de Santa Luzia, procede à bênção das instalações. Hoje no local existe um super mercado do Grupo Assaí.
  • 1977 - Morre, aos 49 anos de idade, vítima de suicídio, o professor Onélio José Porto (Onélio Porto), veterinário prático, zoólogo, filósofo que manteve um zoológico no Parque da Liberdade. Era licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Ceará - UFC e ensinou em vários colégios da cidade. Seu corpo é velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Aracati nascido em 18 de novembro de 1927, onde infelizmente não existe nada em sua homenagem.
  • 1978 - Agraciado com a Medalha da Abolição o empresário José Afonso Sancho, que recebe a honraria das mãos do governador José Adauto Bezerra de Menezes em solenidade no Palácio da Abolição.
  • 1979 - O escritor Aurélio Buarque de Holanda, famoso por seu dicionário, recebe em Fortaleza o título de Cidadão Cearense.
  • 1985 - Sebastião Célio de Carvalho, ex-superintendente da Cobal e Célio Capistrano são demitidos, acusados de envolvimento no escândalo do órgão.
  • 2002 - Morre, às 13 horas, aos 43 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, vítima de câncer generalizado, o jornalista diagramador e paginador Francisco Antônio Lélis Feliciano, que há mais de seis meses fazia tratamento no Hospital do Câncer.
  • 2008 - O radialista Paulo Lélis (foto) morre, na madrugada, aos 56 anos de idade, vítima de infarto fulminante. O radialista era cardíaco e usava marca-passo, mas também há um ano lutava contra um câncer. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante no dia seguinte e cremado dois dias após pela manhã, no Jardim Metropolitano, no Eusébio. Há 18 anos, Paulo Lélis era coordenador de programação da AM 810 Verdinha e narrador do Programa Garras na Patrulha, apresentado na própria rádio e na TV Diário.
  • 2009 - Morre, pela manhã, no Hospital São Matheus, em Fortaleza, vítima de falência múltipla dos órgãos, o jornalista e radialista Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto), aos 82 anos de idade. Estava internado há 20 dias. Durante anos, dirigiu a Rádio Uirapuru, da qual foi fundador, superintendeu o Grupo Cidade de Comunicação e foi presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert. É sepultado no dia seguinte às 9h no Cemitério Parque da Paz após ser velado na Funerária Paz Eterna, na Rua Júlio Siqueira, 854, Bairro Joaquim Távora. Nascera em Fortaleza, no dia cinco de setembro de 1926

Sindipostos elenca cuidados para se ter no trânsito em dias de Chuva


Dias chuvosos costumam ser motivo de Acidentes de Trânsito, isso porque a pista fica mais lisa e propensa a deslizes de carros e motos, devido a pouca aderência dos pneus. Além disso, há as habituais ultrapassagens arriscadas e estresses de Trânsito, que somados à chuva acabam acarretando problemas para motoristas e passageiros.
Pensando nisso, o Sindipostos-Ceará elencou algumas dicas para se ter na rua ao dirigir em dias de chuva.
1. Faróis baixos - É importante ligar os faróis. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dá inclusive essa orientação para dias com cerração, neblina ou chuva forte. Por isso, deve-se lembrar de colocar a luz baixa, do contrário ao refletir nas gotas da chuva a luz pode complicar a visão do condutor do veículo.
2. Distância segura - É sempre recomendado fazer um distanciamento seguro do veículo a frente, pois nunca se sabe quando imprevistos podem acontecer, como uma parada brusca ou uma derrapagem.
3. Redução gradual de velocidade - Além de manter uma boa distância do veículo a frente, é importante sempre fazer uma gradual redução de velocidade, a fim de evitar que uma derrapagem ou deslize ocorra.
4. Não fazer ultrapassagens - Ultrapassagens são sempre arriscadas, principalmente em dias de chuva. Isso porque além de não ter total controle do que está ao redor, também não é controle sobre a pista molhada.
5. Manutenção do automóvel -  Existe toda uma manutenção que pode evitar que situações indesejadas aconteçam. Deve-se prestar atenção nos pneus, que precisam estar com sulcos o bastante para não acumular água entre o solo e os pneus.
Além disso, os freios devem passar por uma revisão da situação do disco e das pastilhas. Outros itens a se preocupar são o ar-condicionado e os para-brisas, para não embaçar o vidro do veículo.

Unifametro promove aulões gratuitos de Fisioterapia


Visando o aperfeiçoamento profissional de acadêmicos do Curso de Fisioterapia, a Unifametro (Centro Universitário Fametro) promove, entre segunda (25) e sexta (29 de janeiro), uma semana de aulas intensivas com diversos temas que envolvem o Curso.
A programação é gratuita, aberta a estudantes de todas as Instituições de Ensino Superior-IESs e acontece no Campus Aldeota com turmas manhã e tarde.
Ao todo, cada atividade terá o quantitativo de 20 vagas - respeitando a quantidade máxima de pessoas para a realização de práticas em saúde, e as aulas serão ministradas por acadêmicos-monitores das respectivas disciplinas, sob supervisão dos professores do curso. Pela manhã é de 8 às 12 horas e pela tarde de 14 às 18 horas, com certificado de 4 horas/aula.
Confira as atividades disponíveis:
  • Segunda (25 de janeiro) -  Anatomia Humana (8 às 12 ou 14 às 18 horas)
  • Terça (26) -  Anatomia Palpatória (8 às 12 ou 14 às 18 horas)
  • Quarta (27) - Cinesiologia e Biomecânica (8 às 12 ou 14 às 18 horas)
  • Quinta (28) - Eletrotermofototerapia (8 às 12 ou 14 às 18 horas)
  • Sexta (29) - Recursos Manuais em Fisioterapia (8 às 12 ou 14 às 18 horas).
Inscrições- Os interessados em participar da programação devem se inscrever no link: http://www.unifametro.edu.br/aulaofisioterapia/
Sobre o curso de Fisioterapia - O Curso de Fisioterapia da Unifametro é reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 5 (nota máxima) e é o único de Fortaleza com esta nota. Com duração de 10 semestres, o curso é oferecido nos campi Centro e Aldeota, nos turnos manhã e noite. A Unifametro conta com diversos laboratórios e excelente infraestrutura alinhada com as necessidades do mercado de trabalho para proporcionar uma melhor experiência aos alunos. .

Maranguape Laticínios dá dicas de produtos para o lanche das crianças


O início do ano chegou trazendo o Retorno das Aulas para as crianças.
Com as Mmedidas de Biossegurança, a recomendação é que os pais disponibilizem para o momento do intervalo um lanche feito em casa. 
Por isso, a Maranguape Laticínios, referência estadual no mercado de lácteos, lista dicas de produtos saborosos que levam mais energia para os pequenos na escola. 
Pastel de Forno  - O Pastel de Forno é uma opção mais saudável para as crianças, pois não precisa ser frito no momento do preparo. A receita leva presunto, queijo coalho e requeijão Maranguape, além de tomate picado, sal e orégano.
Biscoito de Queijo Coalho - O Biscoito de Queijo é uma ótima escolha para tornar o momento do lanche mais saboroso, sendo também um ótimo complemento para as bebidas lácteas Maranguape. A massa precisa de ovos, além de leite e queijo Maranguape. Depois de moldado no formato de biscoito, deve ser levada ao forno.
Brownie de Chocolate - Complementar a refeição com uma sobremesa torna o momento do lanche mais alegre para a criançada, sendo o Brownie de chocolate uma ótima opção. Levando chocolate, manteiga Maranguape, farinha de trigo, ovos e açúcar, o resultado é uma sobremesa com massa saborosa e úmida.
Bebidas Lácteas - Outras opções práticas e rápidas para o lanche infantil são as bebidas lácteas. A Maranguape Laticínios disponibiliza para o consumidor diversos sabores como morango, aveia e mel, salada de frutas e ameixa, que podem ser incluídos na alimentação das crianças.
Doce de Leite - O clássico Doce de Leite é uma ótima escolha para complementar o lanche, podendo ser degustado com torradas e tapioca, além de ser ingrediente para diversas receitas como tortas e pudins. A Maranguape Laticínios disponibiliza o sabor tradicional e ameixa. 
Para conferir dicas de lanches e sobremesas, basta acessar: www.leitemaranguape.com.br e o Instagram da marca @leitemaranguape.
Sobre a Maranguape Laticínios - Com mais de 50 anos de tradição e qualidade no mercado, a Leite Maranguape, hoje Maranguape Laticínios, surgiu da união de 120 participantes da sociedade de Maranguape, município localizado na região metropolitana de Fortaleza. Suas primeiras atividades fabris consistiram no beneficiamento de algodão, além de uma cooperativa avícola e de crédito. Atualmente, a marca disponibiliza produtos como bebidas lácteas fermentadas, doce de leite, queijo, requeijão e o tradicional leite. Com equipamentos de alta tecnologia, a Maranguape Laticínios fabrica produtos de excelente qualidade, passando por um controle rígido de qualidade, oferecendo os melhores produtos para o consumidor.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...