O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, é a casa de um dos mais importantes eventos literários do país. Socorro Acioli, Txai Suruí e Kiusam Oliveira são alguns dos grandes nomes, que estão presentes na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará (fotos).
Na programação da Feira de Literatura, as premiadas autoras do Grupo Elo estão disponíveis para autografar suas obras, publicadas pela PeraBook Editora e pela Elo Editora.
No sábado (5), a vencedora do Prêmio Jabuti de Livro Infantil em 2013, Socorro Acioli, foi convidada para se apresentar na mesa “O que podem as palavras? Narrativas na contemporaneidade”.
Socorro representa seu livro Tudo que existe é palavra, da PeraBook Editora. Com ilustrações de Helô Barbi, o livro estimula a imaginação das crianças, explicando de forma fácil e divertida como tudo é feito de palavras.
Na terça-feira (8), Txai Suruí, escritora e ativista, se une à Sairi Pataxó, Tino Freitas e Reginaldo Kaninbé na mesa “Palavra também é Brinquedo e Educação”.
A autora, considerada uma das mulheres mais influentes de 2023 pela revista Time, participará da mesa sobre literatura infantil e estará disponível para autografar sua obra Canção do amor, da Elo Editora.
Ilustrado por Fernando Zenshô, o livro representa as preocupações e as lutas da autora, que usa da poesia para levar o leitor em uma jornada pela natureza, a fim de mostrar, por meio da Literatura, a importância de cuidar do Planeta.
Sábado (12), é dia de uma das mais importantes autoras de Literatura Infantil Contemporânea, Kiusam Oliveira. A autora estará em um bate-papo sobre o seu livro A coragem de Danso.
Kiusam, que é vencedora do Prêmio ProAC Cultura Negra em 2012 e teve sua obra O mundo no black power de Tayó reconhecida pela ONU como um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos, também recebe seus leitores em uma sessão de autógrafos.
Sobre as obras:
'Canção do Amor', Txai Suruí (Elo Editora)-Txai Suruí, comunicadora, artista, ativista e coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, mostra em sua obra que a luta indígena é a luta de todos nós. O livro, ilustrado por Fernando Zenshô, se utiliza da poesia e das palavras para nos levar em uma jornada dentro da floresta e trazer a esperança de que podemos mudar o mundo. Sobre a autora: Txai Suruí é da Terra Indígena Sete de Setembro, localizada perto de Cacoal, em Rondônia. Filha do labiway e sagah (líder) Almir Suruí e da defensora da floresta Neidinha Bandeira, desde cedo aprendeu o significado da palavra “lutar”.
A ativista foi a única representante brasileira na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, além de ser considerada uma das mulheres mais influentes de 2023 pela revista Time.
'A coragem de Danso', Kiusam Oliveira (PeraBook Editora)-Chega um momento, durante o crescer, que os bebês buscam sua autonomia, explorando o universo onde moram, sem medo de experimentar coisas novas. Nessa fase, é necessário que a mãe abra mão do controle. “Claro, com amor. Mas não um amor ocidentalizado, talvez um amor afro referenciado”, declara Kiusam, autora de A coragem de Danso, ilustrado por Paulica Santos. Sobre a autora: Kiusam de Oliveira é formada em pedagogia, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Educação. Com diversos livros publicados, se consagrou como uma das mais importantes e conhecidas autoras de literatura infantil brasileira contemporânea. Recebeu diversos prêmios como o ProAC Cultura Negra 2012, pela obra O mundo no black power de Tayó, considerado um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos pela ONU.
Tudo que existe é palavra, Socorro Acioli (PeraBook Editora)-Em um texto poético e reflexivo, a autora e jornalista Socorro Acioli discorre sobre como todas as coisas que existem (ou não) são feitas de palavras. A obra contém diferentes situações que envolvem a linguagem e estimulam a imaginação das crianças, explicando ideias abstratas de forma fácil e divertida. As colagens de Helô Barbi complementam a narrativa, e a obra nos chama para apreciar a beleza da linguagem. Sobre a autora: Socorro Acioli é jornalista e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Tem diversos livros infantis, juvenis e adultos publicados. Recebeu vários prêmios, como o Jabuti de Literatura em 2013. Seus livros foram lançados internacionalmente, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Sua obra A cabeça do santo foi escolhida como uma das 50 melhores para adolescentes pela Biblioteca pública de Nova Iorque.
Sobre o Grupo Elo Editorial: Especializado em livros para crianças, jovens e projetos de incentivo à leitura, desde 2019 o Grupo Elo Editorial busca contribuir para a formação do leitor literário. Acreditamos que a literatura tem um poder transformador e humanizador e constitui uma necessidade vital para o exercício da cidadania.
Sobre a Elo Editora: Jovem editora que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura pode transformar a sociedade, valorizando a vida das pessoas e dando sentido e novos significados a ela. Para contribuir na construção de um mundo inclusivo, oferece acessibilidade em todos os seus livros, com recursos de audiodescrição e Libras.
Sobre a PeraBook Editora: A PeraBook Editora, do Grupo Elo Editorial, foi criada com o objetivo de levar para a literatura infantojuvenil temas contemporâneos importantes por meio de projetos de leitura. Seu catálogo se baseia em debates fundamentais, como a necessidade de se voltar para educação socioemocional e a de promover o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.