domingo, abril 6

AFN na XV Bienal do Livro do Ceará


O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, é a casa de um dos mais importantes eventos literários do país. Socorro Acioli, Txai Suruí e Kiusam Oliveira são alguns dos grandes nomes, que estão presentes na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará (fotos).
Na programação da Feira de Literatura, as premiadas autoras do Grupo Elo estão disponíveis para autografar suas obras, publicadas pela PeraBook Editora e pela Elo Editora.
No sábado (5), a vencedora do Prêmio Jabuti de Livro Infantil em 2013, Socorro Acioli, foi convidada para se apresentar na mesa “O que podem as palavras? Narrativas na contemporaneidade”.
Socorro representa seu livro Tudo que existe é palavra, da PeraBook Editora. Com ilustrações de Helô Barbi, o livro estimula a imaginação das crianças, explicando de forma fácil e divertida como tudo é feito de palavras.
Na terça-feira (8), Txai Suruí, escritora e ativista, se une à Sairi Pataxó, Tino Freitas e Reginaldo Kaninbé na mesa “Palavra também é Brinquedo e Educação”.
A autora, considerada uma das mulheres mais influentes de 2023 pela revista Time, participará da mesa sobre literatura infantil e estará disponível para autografar sua obra Canção do amor, da Elo Editora.
Ilustrado por Fernando Zenshô, o livro representa as preocupações e as lutas da autora, que usa da poesia para levar o leitor em uma jornada pela natureza, a fim de mostrar, por meio da Literatura, a importância de cuidar do Planeta.
Sábado (12), é dia de uma das mais importantes autoras de Literatura Infantil Contemporânea, Kiusam Oliveira. A autora estará em um bate-papo sobre o seu livro A coragem de Danso.
Kiusam, que é vencedora do Prêmio ProAC Cultura Negra em 2012 e teve sua obra O mundo no black power de Tayó reconhecida pela ONU como um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos, também recebe seus leitores em uma sessão de autógrafos.
Sobre as obras:
'Canção do Amor', Txai Suruí (Elo Editora)-Txai Suruí, comunicadora, artista, ativista e coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, mostra em sua obra que a luta indígena é a luta de todos nós. O livro, ilustrado por Fernando Zenshô, se utiliza da poesia e das palavras para nos levar em uma jornada dentro da floresta e trazer a esperança de que podemos mudar o mundo. Sobre a autora: Txai Suruí é da Terra Indígena Sete de Setembro, localizada perto de Cacoal, em Rondônia. Filha do labiway e sagah (líder) Almir Suruí e da defensora da floresta Neidinha Bandeira, desde cedo aprendeu o significado da palavra “lutar”.
A ativista foi a única representante brasileira na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, além de ser considerada uma das mulheres mais influentes de 2023 pela revista Time.

'A coragem de Danso', Kiusam Oliveira (PeraBook Editora)-Chega um momento, durante o crescer, que os bebês buscam sua autonomia, explorando o universo onde moram, sem medo de experimentar coisas novas. Nessa fase, é necessário que a mãe abra mão do controle. “Claro, com amor. Mas não um amor ocidentalizado, talvez um amor afro referenciado”, declara Kiusam, autora de A coragem de Danso, ilustrado por Paulica Santos. Sobre a autora: Kiusam de Oliveira é formada em pedagogia, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Educação. Com diversos livros publicados, se consagrou como uma das mais importantes e conhecidas autoras de literatura infantil brasileira contemporânea. Recebeu diversos prêmios como o ProAC Cultura Negra 2012, pela obra O mundo no black power de Tayó, considerado um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos pela ONU.

Tudo que existe é palavra, Socorro Acioli (PeraBook Editora)-Em um texto poético e reflexivo, a autora e jornalista Socorro Acioli discorre sobre como todas as coisas que existem (ou não) são feitas de palavras. A obra contém diferentes situações que envolvem a linguagem e estimulam a imaginação das crianças, explicando ideias abstratas de forma fácil e divertida. As colagens de Helô Barbi complementam a narrativa, e a obra nos chama para apreciar a beleza da linguagem. Sobre a autora: Socorro Acioli é jornalista e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Tem diversos livros infantis, juvenis e adultos publicados. Recebeu vários prêmios, como o Jabuti de Literatura em 2013. Seus livros foram lançados internacionalmente, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Sua obra A cabeça do santo foi escolhida como uma das 50 melhores para adolescentes pela Biblioteca pública de Nova Iorque.
Sobre o Grupo Elo Editorial: Especializado em livros para crianças, jovens e projetos de incentivo à leitura, desde 2019 o Grupo Elo Editorial busca contribuir para a formação do leitor literário. Acreditamos que a literatura tem um poder transformador e humanizador e constitui uma necessidade vital para o exercício da cidadania.
Sobre a Elo Editora: Jovem editora que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura pode transformar a sociedade, valorizando a vida das pessoas e dando sentido e novos significados a ela. Para contribuir na construção de um mundo inclusivo, oferece acessibilidade em todos os seus livros, com recursos de audiodescrição e Libras.
Sobre a PeraBook Editora: A PeraBook Editora, do Grupo Elo Editorial, foi criada com o objetivo de levar para a literatura infantojuvenil temas contemporâneos importantes por meio de projetos de leitura. Seu catálogo se baseia em debates fundamentais, como a necessidade de se voltar para educação socioemocional e a de promover o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias.

Atas Notariais contra Golpes Digitais


As facilidades do Mundo Virtual continuam fazendo vítimas pelo Brasil por meio de golpistas, que tentam subtrair valores em conversas no WhatsApp, roubo de senhas, notificações falsas nas redes sociais, boletos falsos e fraudes no Cartão de Crédito, no CNPJ e até nos Planos de Saúde. 
Somente em 2024 foram 4.013 tentativas por milhão de habitantes no Ceará, segundo levantamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. No Ceará, entre os anos de 2007 e setembro de 2024, os cartórios de Notas registraram 8.090 solicitações deste documento jurídico como prova para crimes virtuais sofridos com perda financeira.
De acordo com o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cláudio Pinho:
- Ao notar, que caiu em um Golpe e perdeu uma quantia, é importante juntar todas as provas possíveis. Conversas pelo WhatsApp, por exemplo, devem ser preservadas e levadas até um cartório de Notas para que o setor responsável possa atestar a veracidade e este documento ser anexado em uma ação judicial”. 
Com os golpistas aproveitando momentos de sensibilidade e compromisso da população, a exemplo da entrega Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, que começou em 17 de março, é preciso certificar-se de que as informações estão sendo enviadas para a Receita Federal.
Com um golpe financeiro a cada 2,5 segundos no país, o Ceará aparece em 15ª posição no ranking por estados nos dados divulgados pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Outra informação, que acende o sinal de alerta é de que 50,7% dos brasileiros foram vítimas de fraudes no ano passado, sendo, que 54,2% desse montante afirmaram ter perdido dinheiro. Em números reais, foram cinco milhões de fraudes cibernéticas em 2024, representando um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.
O cenário, avalia o presidente da Anoreg-CE, “demanda mais investimentos em segurança da informação, como os cartórios de todos o país já vem fazendo”.
Outro levantamento, da Serasa Experian, aponta, que os prejuízos financeiros em 2024 variaram entre R$ 100,00 e mais de R$ 20 mil, liderando essa lista os cartões de crédito (47,9%), seguida pelo pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%) e Pishing, e-mails ou mensagens, que induziram ao roubo de dados (21,6%). Com pouca diferença, os homens foram as maiores vítimas (52,5%) e as mulheres 29,3%. Cabe ressaltar que, no caso das Atas Notariais, elas também podem ser utilizadas em procedimentos de usucapião extrajudicial para comprovar a posse prolongada e ininterrupta de bens imóveis, trata-se de mais um documento importantíssimo dentro de um processo jurídico. Com profissionais capacitados, os cartórios têm atuado para desafogar o judiciário brasileiro.
Fraude de Cartão de Crédito: Consiste no roubo de identidade do portador do cartão e trata-se da fraude mais comum na Internet. Nesses casos, os criminosos utilizam os dados de um cartão de crédito roubado fisicamente ou online para realizar compras em lojas virtuais. Como resultado, o dono do cartão só fica sabendo do golpe ao visualizar a fatura do mês. Embora cause danos tanto ao estabelecimento quanto ao dono do Cartão, é o lojista quem sai mais prejudicado, uma vez que deve fazer o estorno junto às operadoras e, em alguns casos, arcar com a perda do produto enviado.
Roubo de senhas: Outro tipo muito comum de fraude na Internet é a violação de senhas, sobretudo para o acesso em lojas virtuais. Ao acessar o perfil do usuário, os criminosos podem alterar informações como endereço de entrega e dados pessoais, além de se aproveitar de possíveis cartões salvos para compra rápida. Assim como acontece no roubo de cartões, tanto o lojista quanto a vítima saem prejudicados, uma vez que ambos podem ter perdas financeiras e materiais.
Fraude amiga: Este tipo de fraude recebe esse nome porque, para aplicá-la, os criminosos roubam os dados financeiros de pessoas próximas da vítima, como amigos e parentes. Do mesmo modo, os prejudicados só tomam ciência do golpe ao consultar a fatura do mês, tendo, que requisitar o estorno. Por sua vez, as lojas virtuais devem fornecer o chargeback com a perda da mercadoria.
Autofraude: Neste caso, o fraudador é o cliente e a vítima é a loja virtual. O golpe é relativamente simples: a pessoa realiza uma compra em um site e, com base no que é previsto do Código de Defesa do Consumidor, em até 180 dias ela contesta a operação junto à operadora de Cartão de Crédito. Com isso, acaba recebendo o estorno do valor gasto e mantendo o produto que adquiriu.
Phishing: São sites falsos que se parecem com lojas virtuais reais, criados com o intuito de enganar consumidores e roubar seus dados pessoais e financeiros. Para isso, geralmente a loja falsa envia um e-mail ao usuário solicitando a confirmação de informações e disponibilizando um link para o site fraudulento. Os sites de phishing costumam imitar toda a identidade visual da loja, que estão copiando, o que leva o consumidor a seguir adiante e fornecer suas informações. O Phishing também costuma ser utilizado em sites falsos, que se assemelham aos de bancos, serviços (como Netflix e Amazon) e até mesmo de instituições do governo.
Fraude do Imposto de Renda: Valendo-se do Pishing, essa fraude envolve, primeiramente, o envio de uma correspondência falsa, que se passa por uma notificação oficial da Receita Federal solicitando a atualização de dados cadastrais do usuário. A carta indica a URL de um site fraudulento para que a pessoa faça as alterações requisitadas.
Notificações falsas nas redes sociais: São emails que se assemelham aos que são enviados pelas principais redes sociais, com mensagens como novas sugestões de amizades, atualizações de curtidas e detecção de atividades suspeitas na conta. Essas mensagens são sempre acompanhadas de um link para um site falso de Phishing, que solicita ao usuário inserir suas informações de acesso. O aplicativo de mensagens do Facebook tornou-se terreno fértil para criminosos, que desejam aplicar fraudes em massa. Geralmente, isso é feito por meio do envio de mensagens contendo links, que levam a sites fraudulentos ou que instalam softwares maliciosos capazes de roubar as informações do aparelho da vítima. Entre as modalidades mais comuns estão o envio de descontos para compra de produtos, alertas para realizar atualização de cadastro, ofertas de emprego, saque de FGTS, isenção de IPVA, entre outras. Outra fraude via WhatsApp, que tem se disseminado é a clonagem de contas. Nesses casos, os criminosos se apoderam da conta dos usuários, geralmente por meio da solicitação do código de verificação via SMS, e se passam pela vítima para requisitar dinheiro de contatos recentes.
Fraude dos Planos de Saúde: Outra fraude muito comum é a oferta de planos de saúde gratuitos. Os criminosos se passam por um convênio e enviam para os internautas um questionário. O objetivo é fazer com que os usuários instalem aplicativos falsos em seus aparelhos, possibilitando o roubo de dados.
Boletos Falsos: Esta é uma das fraudes mais comuns e mais difíceis de identificar da internet. A prática envolve a adulteração do número do código de barras dos mais diversos tipos de boletos bancários, desde mensalidades de escolas a débitos com o Detran. Nesse caso, os criminosos intervêm no meio do processo e enviam os boletos adulterados para a vítima ou criam sites falsos, que oferecem o download da fatura.
Fraudes com CNPJ: Não são apenas as pessoas físicas, que estão no radar dos criminosos. Empresas também podem ser vítimas ao terem seus CNPJs utilizados sem consentimento. Em muitos casos, os fraudadores utilizam os dados para realizar pedidos de empréstimos, fazer compras, solicitar a antecipação de recebíveis, entre outras ilegalidades. Além do risco claro de prejuízo financeiro, esse tipo de fraude pode causar a negativação da empresa e danos para a sua imagem.

Futricas Caucaienses


Referência em ações socioambientais, Empresa Vitória acumula prêmios e projetos de impacto. Energia limpa: placas solares no galpão da Empresa Vitória.
Pensar em ações de transformação social e sustentabilidade do meio ambiente deixou de ser uma tendência passageira para se tornar exigência de mercado. E no setor de transportes, a Empresa Vitória é uma referência no quesito socioambiental e governança. Com atividade voltada para o transporte público urbano em Caucaia e na Região Metropolitana de Fortaleza, é a única vencedora de todas as 21 edições do “Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar”, organizado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão, que anunciará os próximos ganhadores em junho deste ano.
Criada em 2002, a premiação estimula o investimento e desenvolvimento em soluções inovadoras, que resultem em benefícios ambientais, sociais e de governança. Uma postura que leva em consideração os anseios da população em temas pertinentes relacionados às mudanças climáticas e ao controle da emissão de gases poluentes, assuntos, que não passam despercebidos pela gestão da Empresa Vitória, sempre comprometida com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança).
Essa preocupação é passada a cada geração da empresa. O diretor-executivo da Vitória, Luís Guimarães, assumiu o legado, que sua família se dedicou há décadas e vem imprimindo mudanças tecnológicas voltadas para a excelência dos serviços prestados interna e externamente. 
- Somos uma empresa, que se preocupa com a comunidade onde estamos inseridas. Então, por trás de cada reconhecimento das nossas ações socioambientais, há também o nosso empenho em ser uma fonte de transformação da Caucaia para todo o país”, afirma Luís.
O compromisso em ser muito mais do que uma empresa de transporte pode ser visto em ações sociais alinhadas com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No eixo ambiental, a empresa acumula avanços significativos e inovadores, como a redução anual de 221 toneladas de carbono com o uso de energia limpa; a redução de descarte de compostos poluentes, reciclagem de um total de 21.485 quilos de resíduos; apoio a pequenos empreendedores, fortalecendo a atuação, produção e consumo sustentável, entre outras medidas.
Já no campo social, a promoção de uma educação solidária, cidadã e com forte consciência social é realizada de dentro para fora da empresa, sempre reforçando o tripé Empresa, Família e Sociedade. A Vitória foi a primeira empresa de transporte público do Ceará a implantar um setor de Recustos Humanos (RH). Entre suas ações pioneiras, criou um time de futebol formado por colaboradores, em setembro de 1978. Esse ato gerou ramificações em diferentes áreas, indo desde o incentivo à leitura, com o projeto Parada da Leitura, até campanhas de doação de sangue. Somente no ano passado, foram coletadas 182 bolsas de sangue em prol da vida, possibilitando o tratamento de cerca de 800 pessoas, sendo a primeira empresa a colaborar com o Hemoce no Projeto Empresa Cidadã”, que já dura mais de 40 anos.
Empresa Vitória: uma história de avanços e conquistas: Fundada pelo casal Alaíde e Eliezer de Freitas Guimarães em setembro de 1956, no município de Caucaia (a maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte público), a Empresa Vitória prioriza a sustentabilidade e o respeito, sendo esse o seu principal diferencial, sempre se pautando na ética com colaboradores, clientes e passageiros. Atualmente a frota conta com 212 veículos, 61 linhas e 782 colaboradores. Cerca de três milhões e quinhentas mil passagens são computadas a cada mês nos ônibus da empresa, perfazendo uma média de 48.852 quilômetros rodados por dia.
O que fez desta organização de transportes a única vencedora ininterrupta de todas as edições do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, da Fetrans, é, acima de tudo, o conjunto de ações prioritárias no quesito sustentabilidade: preservação dos recursos naturais, respeito à Legislação Ambiental, redução do desperdício de matéria-prima, desenvolvimento de projetos socioambientais para a comunidade local, entre outros.
Tais ações são construídas de dentro para fora da empresa, como pode ser visto na escolha dos colaboradores em eleger a Empresa Vitória como “A melhor empresa do sistema de Transporte Público Metropolitano para se Trabalhar”, conforme pesquisa de clima realizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). O levantamento foi feito em 2023 e ouviu 223 colaboradores, com resultado de 90,02% de satisfação.
Estes não são os únicos reconhecimentos obtidos pela Empresa Vitória. A Vitória é reconhecida nacionalmente por sua organização, serviço de qualidade e transparência. Inclusive, conquistou, por duas vezes, o Prêmio ANTP de Qualidade e diversas premiações nacionais de Compliance.
Ações por Eixos:
  • Eixo Ambiental-Água Reciclada; Monitoramento da qualidade da água descartada no efluente; Separador de água e óleo no posto de abastecimento e recebimento de diesel; Lavagem das peças mecânicas; Destinação correta para filtros e elementos filtrantes do veículo; Tratamento de resíduo de óleo lubrificante; Logística reversa para baterias; Uso racional de pneus; Ilha de abastecimento; Controle de qualidade do combustível durante recebimento; Eficiência energética; Melhoria da capacidade energética das baterias; “Vamos reciclar” – Coleta seletiva; Logística reversa e destinação correta de pilhas; Gerenciamento e destinação final correta para resíduos de pneus; Logística reversa do tambor de freio; Reaproveitamento de peças; RE-criar: reutilização e reaproveitamento de insumos; Mudas que mudam – Doação de mudas; Controle de poluição atmosférica; Horta medicinal.
  • Eixo Social-Uma atitude por um sorriso; Empresa Cidadã (Doação de Sangue); Bem-Viver: Programa de qualidade de vida e saúde no trabalho; AFEV – Associação dos Funcionários da Empresa Vitória; Time de futebol; Transportando Cidadania – Programa de voluntariado; Parada da Leitura; Ônibus iluminado.
  • Eixo Governança-Talentos do Futuro-Programa de aprendizes e estagiários; Transporte eficiente – Padrão Vitória de atendimento; Operação padrão – Telemetria; Código de conduta e compliance; Programa de Qualidade Total 5S; Selos, licenças e certificações.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...