terça-feira, maio 12

Defensores Públicos


Nepal

Um novo terremoto de magnitude 7,3 atingiu o Nepal nesta terça-feira, 12 de maio, causando mais mortes e destruição. Os tremores de hoje aconteceram apenas duas semanas após o terremoto que matou mais de 8 mil pessoas e deixou cerca de 3 milhões de crianças em situação vulnerável.
Desde 25 de abril, dia do primeiro terremoto, as equipes do UNICEF estão atuando na emergência, garantindo água, nutrição, vacinação, proteção e outros serviços básicos a centenas de milhares de crianças e famílias afetadas pela tragédia.
O UNICEF também tem disponibilizado suprimentos, incluindo comprimidos de purificação de água, kits de higiene, lonas e suprimentos nutricionais, e está trabalhando com o governo e outros parceiros para atender às necessidades imediatas das crianças em questões relacionadas a água e saneamento, proteção, saúde e nutrição.
Com o agravamento da situação no Nepal, o UNICEF reforça o pedido para que os brasileiros apoiem as ações humanitárias da organização no país.
Quem quiser efetuar uma doação, pode fazê-la por três canais:
Pelo site de doações do UNICEF. Doe agora!
Enviando a palavra "UNICEF" para o SMS 27146. Neste caso, o UNICEF entrará em contato para acolher a doação.
Pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.

Nota de repúdio

Procuradores do trabalho de todo o país assinaram uma nota de repúdio ao projeto de lei 4330, que regulamenta e amplia a terceirização para atividades-fim. O documento foi redigido durante a primeira reunião da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho, realizada em Fortaleza entre os dias 5 e 6 de maio.
A nota de repúdio destaca que a terceirização “implica em grave risco à liberdade sindical, pois contribui para a divisão da classe trabalhadora, a tal ponto de impossibilitar sua organização e mobilização sindical” (veja a seguir o texto na íntegra). Para o coordenador nacional da Conalis e procurador regional do trabalho no MTP-CE, Francisco Gérson Marques de Lima, os direitos trabalhistas estão ameaçados diante da força do capital se organiza movida pelos interesses do empresariado. “Mais do que nunca, é preciso que as entidades sindicais defendam reivindicações e puxem a luta”, defende.
O procurador-geral do trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, expressou preocupação com as mudanças trabalhistas, a exemplo do PL 4330, e alertou que o Ministério Público do Trabalho deve dar maior atenção às questões políticas e econômicas do país. “A Conalis está no centro de tais discussões, do ponto de vista das articulações, por conta do papel que desenvolve frente às entidades sindicais”, destacou Camargo.
Nota na íntegra                                                                                         
A moção de repúdio ao PL 4330 foi proposta pelo procurador do trabalho no Paraná, Alberto Emiliano. O colegiado se posicionou veementemente contrário do projeto de lei redigiu a seguinte nota para ampla divulgação:
“A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), do Ministério Público do Trabalho (MPT), por seu colegiado formado por representantes de todas as Procuradorias Regionais do Trabalho e da Procuradoria-Geral do Trabalho, apresenta NOTA DE REPÚDIO ao PL 4330 que busca ampliar as hipóteses de terceirização. A terceirização ampla, proposta pelo PL 4330, implica em grave risco à liberdade sindical, pois contribui para a divisão da classe trabalhadora, a tal ponto de impossibilitar sua organização e mobilização sindical. Com isso, precariza os direitos dos trabalhadores, o que contraria, frontalmente, o objetivo da Constituição Federal, que é o da melhora da condição social e econômica da classe trabalhadora.”

Novo presidente do BNB

Toma posse, na próxima sexta-feira (15), às 15 horas, o novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o economista Marcos Costa Holanda. A cerimônia ocorrerá no auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, sede do Banco do Nordeste (Avenida Silas Munguba, 5.700 – Passaré – Fortaleza).
Foram convidados para a solenidade, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, governadores dos estados nordestinos e autoridades locais.
Marcos Holanda é economista, formado pela Universidade de Fortaleza (1984), com mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1987) e doutorado em Economia pela Universidade de Illinois (1993). Foi fundador e primeiro diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Novo altar

 O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, preside missa de dedicação do novo altar da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha, às 10 horas, nesta quarta-feira, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. A celebração também marca o aniversário natalício do arcebispo. A Igreja da Prainha como é conhecida, recebeu a primeira missa em 1841 e recentemente passou por reforma.
Após a edificação da Igreja no século XIX foram construídos os prédios que abrigaram o Seminário da Prainha, atualmente sede da Faculdade Católica de Fortaleza, instituição com tradição na formação do clero e personalidades de Fortaleza desde 1864. O conjunto arquitetônico de interesse artístico e cultural no estado, tombado em 2006, situa-se na confluência das avenidas D. Manuel e Monsenhor Tabosa, junto à Praça do Cristo Redentor, próximo ao Centro da Cidade, no antigo bairro Outeiro da Prainha.
Mais sobre dom José Antônio
Dom José Antônio nasceu em Jaú, Diocese de São Carlos, SP, no dia 13 de maio de 1948. É o filho mais velho, dentre cinco filhos e uma filha, de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. Em 1953, a família se transferiu para Barra Bonita, SP. No dia 13 de janeiro de 1999, o então papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Fortaleza.
SERVIÇO
Celebração de dedicação do novo altar da Igreja da Prainha (aniversário de dom. José Antonio )
Onde: Igreja da Prainha – Av. Monsenhor Tabosa, S/N - Praia de Iracema, Fortaleza - CE.
Quando: 13 de maio às 10 horas. Celebração aberta aos fiéis em geral.

Extra

O Extra apresenta novo conceito de suas lojas no formato de hipermercado. Nesta terça-feira (12) foram realizada três reinauguração da bandeira em Fortaleza com este novo conceito: Extra Hiper Parangaba, Extra Hiper Iguatemi e Extra Hiper Montese. O projeto completo passa a funcionar em duas lojas da rede, Ricardo Jafet e Guaianases, ambas na Grande São Paulo, a partir do mês de maio. Além dessas 2 lojas piloto, e das 03 lojas reinauguradas em Fortaleza, cerca de 17 lojas estão sendo reinauguradas em maio e já vão receber as principais características do novo conceito. Entre os estados, estão Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.
Para realizar a modernização das lojas, formou-se uma equipe de especialistas do Extra, que analisou inúmeros fatores e começou a traçar um plano de ação. “O projeto envolveu um grupo multidisciplinar, representado por diversas áreas, para modernizar não apenas a estrutura física, mas toda a forma de operar, com adequação de serviços, sortimento, precificação e até, o caminho que o cliente percorre em nossas lojas, simplificando a ida dele ao hipermercado”, destaca Laurent Cadillat, Diretor Executivo do Extra.
O projeto contempla a definição de novos modelos de operação das lojas, baseados nas necessidades dos clientes. “A diretriz do projeto está ancorada em um amplo estudo do consumidor e nas suas expectativas para o modelo de hipermercado. Percebemos que há demandas específicas, que podem ser atendidas com modelos diferentes de lojas, além de variações regionais, o que irá permitir ao Extra entregar uma melhor experiência de compra aos nossos clientes”, explica o executivo.
Com isso, a rede consolida seu posicionamento de liderança, oferecendo competitividade indiscutível, segmentação de produtos aderentes aos consumidores, fortalecimento da comunicação e a modernização das Lojas.
De forma geral, os novos conceitos contemplam uma revisão do sortimento de produtos oferecidos, com incremento na prestação de serviço aos clientes, focados no açougue, peixaria, frios, rotisserie e padaria. Além disso, um setor especial contará com itens gourment, orgânicos, importados e funcionais a preços acessíveis. A linha de não alimentar, traz como novidade aos consumidores os principais lançamentos de smartphones, televisão e aparelhos de áudio – com destaque ao Extra Mobile, novo formato para comercialização de produtos e serviços de telefonia móvel, onde o cliente pode comprar o seu aparelho, além de pesquisar e contratar o plano da operadora que melhor atende as suas necessidades – e a venda de colchões, que contempla um espaço exclusivo que oferecerá uma solução completa, com amplo sortimento de produtos, que pode ser comparado às lojas especializadas.
Para oferecer maior qualidade nos serviço prestados, o Extra reforçou o seu quadro de colaboradores, investindo também na capacitação das equipes.

Mudanças que merecem destaque:
· Ampliação da largura dos corredores – facilita a circulação do cliente dentro da loja, deixando a experiência de compra mais prazerosa.
· Novo layout com um circuito de compras mais simples, fácil e ágil para o cliente – as categorias são comunicadas de forma clara, com isso o consumidor já sabe para onde deve seguir assim que chega à loja. Os produtos estarão agrupados por solução, permitindo uma compra mais rápida.
· Balcão com prestação de serviços – os clientes poderão realizar pedidos específicos, de um presunto fatiado mais fino, até um corte diferenciado de peixe. A facilidade do autosserviço continua sendo oferecida nas lojas.
· Novo conceito de Frutas, Verduras e Legumes - com mobiliário renovado e comunicação simplificada, a experiência de compra de produtos frescos se torna um dos principais diferenciais do Extra perante o mercado.
· Paredão de Ofertas – situado no corredor de entrada da loja, expõe produtos com preços agressivos, agrupados conforme a relevância do perfil de clientes da loja.
· Comunicação Visual e de Preço – simplificada, oferecendo um visual mais leve para a loja, além de garantir a correta identificação dos preços e das dinâmicas comerciais.
· Extra Mobile - espaço para venda exclusiva de aparelhos e serviços de telefonia móvel, incluindo planos das principais operadoras do país.
· Venda de Colchão - área de exposição e venda de camas e colchões, com um sortimento de produtos completo.
Os novos modelos de lojas serão replicados para mais hipermercados Extra ainda neste ano. Para a modernização dessas lojas, a rede vai investir cerca de R$ 100 milhões em 2015. Com todas as alterações, a rede espera um crescimento significativo nas vendas dessas novas lojas.

Extra Supermercado:
Além do hipermercado, o Extra vai reinaugurar duas lojas do formato de supermercado também em maio – Irajá e Itaquera – e tem como objetivo se tornar referência como supermercado de bairro, com preço e sortimento adequado para as compras do dia a dia. Até o final do ano, outras lojas receberão o novo conceito. “O Extra Supermercado também vai receber as adequações estruturais, com equipamentos novos, além de todo um trabalho de adequação do serviço, sortimento e preço, sempre priorizando a satisfação de nossos clientes”, finaliza Laurent Cadillat.

Salmito declara extinto mandato de AondeÉ

Salmito Filho, atendendo o Regimento Interno da Casa, declara extinto o mandato do ex-vereador Antº Farias de Sousa (AondeÉ)

Robert Burns efetivado na CMFor

  1. destaca o trabalho do Conselho de Ética da CMFor, na condução do processo de cassação do ex-vereador (A Onde É)
  2. Cumprindo o regimento, o presidente realiza posse do vereador Robert Burns (PTC).

Acesso dos torcedores nas praças esportivas


O vereador Fábio Braga (PTN), falou hoje (12), na Câmara Municipal, sobre seu requerimento de uma Audiência Pública para debater o acesso de torcedores nas praças esportivas de Fortaleza.

Fala Acrísio

Vereador é o líder do PT na Câmara Municipal - Foto: Genilson de Lima
Vereador é o líder do PT na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Acrísio Sena (PT) utilizou seu tempo no pequeno expediente hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, 12, para sugerir um debate para discutir as perspectivas e rumos do Sistema Único de Saúde do Brasil. De acordo com o parlamentar, é preciso debater se o problema da saúde é questão de gestão ou questão de financiamento. 
Acrísio iniciou sua fala apontando que nas duas últimas semanas os jornais estão expondo a fragilidade da saúde do Ceará, e que agora é a melhor hora de discutir sobre a questão da saúde para debater sobre gestão e financiamento do SUS em Fortaleza. O vereador apontou também que se existem problemas nas redes secundárias e terciárias de atendimento, é preciso procurar as respostas na atenção básica. 
“Precisamos abrir uma discussão sobre os desafios, precisamos mergulhar nas raízes e em sua essência. Se a atenção básica não atende a demanda, ela vai estourar na rede secundária e terciária de saúde”, afirmou.

Fala Robert


Durante o pequeno expediente desta terça-feira (12), o vereador Robert Burns (PTC), defendeu a abertura de espaço e o incentivo para a instalação de empresas de energia no Município de Fortaleza.
Leia a matéria: http://bit.ly/1csKrLA

Autores

Os edifícios de Fortaleza deverão apresentar os nomes dos autores de seus projetos arquitetônicos. A identificação ocorrerá por meio de comunicação visual na fachada dos prédios. É o que prevê o projeto de lei 93/2014, de autoria do vereador Deodato Ramalho (PT), aprovado na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza, em sete de maio.
O principal objetivo deste projeto de lei é o de conferir visibilidade ao trabalho de profissionais de arquitetura e urbanismo na capital. Deodato comentou também a utilidade do acesso fácil a esta informação. "Desta forma, é possível a divulgação das obras dos escritórios de arquitetura que atuam no município. Também se permite a promoção do registro e da memória histórica da cidade", observou o parlamentar.
A efetivação do processo incentiva a regularização das obras e servirá ainda no caso de uma eventual cobrança de responsabilidade, caso aconteça algum problema construtivo. Segundo o vereador Deodato, essa proposição é inspirada no decreto do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paz (PMDB).

Hoje na CMFor


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...