terça-feira, dezembro 9

AFN na XI Bienal do Livro

Auditório lotado, alegria, empolgação, dança e música. Assim começou o quarto dia na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará com a presença dos 1500 alunos de escolas municipais e algumas estaduais que participam do projeto “Eu sou cidadão - Amigos da leitura”. Anualmente desde 2002, crianças e adolescentes de escolas de 100 municípios do Ceará, realizam atividades de incentivo à leitura utilizando obras com temática socioeducativa. O livro trabalhado em 2014 foi “A comédia nada divina de Dante da Silva no mundo das drogas”, de Arlene Holanda e Stélio Torquato com ilustrações de Karlson Gracie.
Ao final do evento, Isadora Faber, criadora da página Diário de Classe, falou para os alunos. A adolescente de 15 anos fez sucesso ao relatar os diversos problemas encontrados na Escola Básica Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis (SC), onde estudou até o último ano do ensino fundamental. Isadora falou que recebeu ameaças de vários funcionários, professores e até de alguns colegas quando começou o Diário de Classe. “Escola pública não é de graça. O mínimo que a gente deve ter é estrutura e bons professores”, afirma Isadora seguida de aplausos do público empolgado.No fim, as sanfonas da dupla Italo e Renno fecharam o momento e completaram a animação do público que cantou e dançou embalados pelo som tradicional do forró pé-de-serra cearense.
Café literário
O aroma de café tomou conta da XI Bienal Internacional do Livro na edição da manhã de hoje, do Café Literário que recebeu um bate-papo com o jornalista e escritor Lira Neto, a jornalista e colunista da Folha de São Paulo Raquel Cozer e mediação do historiador da literatura Humberto Pinheiro.A conversa tratou do tema “O resenhista e o crítico literário na (in)formação do leitor”.
No rol das revelações da trajetória profissional, Lira Neto contou que “a pior barbaridade que já fez quando resenhava foi ter fechado os olhos para alguns autores” para atender demandas do mercado, escrevendo textos sobre obras mais vendidas. Questionada sobre o cenário existente de blogs que publicam resenhas e podem divulgar os livros de editoras pequenas, Raquel Cozer declarou: “O fenômeno da Internet e dos blogs beneficia mais os livros de caráter mais comercial. Por exemplo, a Paula Pimenta não tem resenhas no jornal (Folha de São Paulo), mas tem nesses blogs e ela tem vários livros bem vendidos.”
Mitologia presente no anime Cavaleiros do Zodíaco
“Quando o mal se espalha pela terra, surgem os guerreiros de esperança, os cavaleiros!”. A frase de abertura do anime Cavaleiros do Zodíaco também inicia a palestra “Guerreiros das Estrelas: o mito em Cavaleiros do Zodíaco” no Espaço da Juventude Fantástica. Coordenado pelo Grupo Paideia e Allan Nicol, do Taizen Saint Seya, o bate-papo reuniu os amantes de animes, mangás e mitologia greco-romana na XI Bienal Internacional do Livro.
A conversa discutiu as obras de Cavaleiros do Zodíaco, fazendo uma comparação entre as referências mitológicas greco-romanas clássicas. Glaudiney Mendonça, integrante do grupo, esclarece que algumas obras “modernas”, como Percy Jackson, Sandman, O labirinto do Fauno e outras HQ’s possuem referências mitológicas que, às vezes, não são claras para quem assiste ou lê. “As pessoas acabam tomando essas referências como originais e nós desmitificamos isso”.
Escritor alemão Gregor Sander dialoga a nova literatura alemã em solo cearense
Pela primeira vez no Brasil, o único autor alemão a participar da XI Bienal Internacional do Livro, Gregor Sander, integrou nesta terça-feira a mesa “A nova literatura alemã”, com a moderação da professora Ute Hermanns e participação do tradutor Alexander Ribeiro. Na ocasião, o escritor leu o conto Winterfisch (Peixe de Inverno), que dá nome ao seu mais novo livro de contos. A leitura traduzida da obra ficou por conta do ator Levy Mota.
O autor credita essa nova literatura à geração pós-queda do Muro de Berlim. Após o ocorrido, novos autores, como Judith Hermann e Peter Stamm, puderam se debruçar em uma narrativa mais realista ou experimental em suas obras. “É uma literatura bastante extensa e diversa, diferente dos anos 1970 e 1980, em que os alemães liam muita literatura americana e pouca literatura alemã.”
A proposta da antologia Peixe de Inverno, nome que se dá ao bacalhau capturado no mar báltico durante o inverno, é reunir contos escritos por Gregor que abordem as regiões do entorno do mar báltico, também conhecido como mar da Alemanha. Antes de vir ao Brasil, Gregor foi apresentado à literatura de Milton Hatoum, um dos homenageados da XI Bienal do Livro. A leitura de “Dois Irmãos”, obra premiada do autor amazonense, possibilitou o escritor alemão entrar em “mundos estranhos”, como define lugares até então desconhecidos por ele. “Em Dois Irmãos eu entrei em outro tempo, outro lugar e seria ótimo se conseguisse isso com Peixe de Inverno”, pontua.
Luiz Ruffato e a pretensão de construir uma literatura singular no Brasil
A mesa “Produção Literária brasileira contemporânea”, que aconteceu hoje, durante a XI Bienal do Livro, contou com a participação do autor premiado Luiz Ruffato e mediação da professora Sarah Diva. A conversa discutiu as principais características da escrita literária que o rodeia, além das especificidades da profissão. As produções literárias do escritor são permeadas pela personalidade intensa que possui. Quando jornalista, fazia questão de “não seguir as pautas” que lhes eram dadas. No campo da literatura não é diferente. Ruffato exemplifica na experiência com a coleção Amores Expressos, quando foi convidado para escrever sobre Paris. “Eu não queria Paris! Queria escrever Lisboa e Cataguases (cidade onde nasceu) no livro e, mais uma vez, fugi da pauta”, brinca.
Com a pretensão de construir uma literatura singular no Brasil, Luiz destaca que o escritor deve se colocar em uma zona de desconforto. Caso contrário, as narrativas se desviam do que deve ser uma produção criativa. “O que mata um escritor é a sensação de conforto, é quando você senta para escrever e a coisa flui como se não precisasse de mais nada, você vira uma maquininha”, pontua. Na ocasião, o autor ainda comentou sobre os aprendizados de 2014 e destacou um ponto importante: aprendeu a amar mais as pessoas. “Esse ano, por conta das eleições, as pessoas perderam o juízo, a capacidade de tolerar, e esse exercício de tolerância é a maior prova de amor que se pode ter.” 
Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará - A Bienal acontece até domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Deodato reclama de urgência

Na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) hoje, o vereador Deodato Ramalho (PT) voltou a criticar o regime de urgência das várias matérias enviadas pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros), para promover uma Reforma Administrativa Geral na Prefeitura, impedindo que aconteça o debate aprofundado entre os vereadores com a população.
Deodato afirmou que até pode concordar com o mérito de algumas mensagens prefeitorais, mas lamentou o curto tempo destinado ao debate e o enfraquecimento do legislativo em relação ao executivo. Segundo o vereador, o envio de mais de 30 matérias a serem aprovadas no período de apenas uma semana representa um desprestígio da Câmara.
“O Legislativo é uma casa aberta, todos podem fazer sugestões para melhorar determinada ação, mas infelizmente alguns vereadores tem medo de se opor às vontades do prefeito, não contribuindo para a participação democrática de toda população”, disse.





Gonzagão, a Lenda

A Rede, empresa do conglomerado Itaú Unibanco é uma das líderes no mercado nacional de meios de pagamento, patrocina, com exclusividade, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, mais seis exibições gratuitas do musical “Gonzagão – A Lenda” nas cidades de Salvador (BA) – duas apresentações -, Fortaleza (CE), João Pessoa (PA), Natal (RN) e Maceió (AL). Na Capital cearense, será realizada no dia do aniversário de nascimento Luiz Gonzaga, 13 de dezembro, no próximo sábado.
A iniciativa é parte do circuito que teve início em dezembro do ano passado, quando o musical foi levado pela primeira vez para a terra natal do compositor, em Exu, no interior de Pernambuco. Na oportunidade, mais de cinco mil pessoas acompanharam as duas exibições do espetáculo em praça pública. Os bastidores da ação podem ser conferidos no canal da marca no YouTube – http://www.youtube.com/watch?v=YNrOViLja8U.
A primeira edição do circuito, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, foi um sucesso em sua passagem por Exu (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), em seis apresentações gratuitas que reuniram um público de mais de 23 mil pessoas.
“Disseminar as manifestações culturais de forma sistêmica em nosso País é um objetivo alinhado ao posicionamento da marca Rede, que acredita na conexão entre as pessoas. Esse tipo de espetáculo reforça a atuação da empresa para viabilizar o acesso à cultura nas suas mais variadas formas e pretendemos contribuir, cada vez mais, nesse sentido com espetáculos sobre os grandes nomes da nossa música e da cultura brasileira, proporcionando experiências memoráveis e oportunidades para as pessoas se unirem e interagirem”, diz a diretora de Marketing Negócios do Itaú Unibanco, Cristiane Magalhães.
Há dois anos em cartaz e com diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo do autor e diretor João Falcão foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7o Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e, recentemente, ganhou mais quatro prêmios - Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo. “Gonzagão – A Lenda” também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. O público acumulado jápassa de 100 mil espectadores.

Sobre o espetáculo

“... O resultado é um espetáculo que a cada episódio da vida, seja ele fato ou ficção, evoca a música que se segue, em um conjunto alegre, que faz o público sentir a força da obra desse compositor/canto/sanfoneiro... ‘Gonzagão – A Lenda’ é uma agradável e merecida homenagem e evocação de uma figura marcante, cujo sucesso marcou época. As melodias e ritmos do ‘rei do Baião’ que a compõem mostram bem o quão variadas são as formas da imensa riqueza da música popular brasileira”. (Barbara Heliodora – O Globo)
“...Comovente e ao mesmo tempo divertido, o musical ‘Gonzagão – A Lenda’ é um dos mais acertados tributos prestados ao cantor, compositor e sanfoneiro. No maior trunfo do espetáculo, dirigido pelo também pernambucano João Falcão, pequenas subversões evitam o caminho fácil da biografia linear... Com carisma contagiante e boa performance vocal, apresentam mais de 40 canções, escoltados por quatro afiados instrumentistas...”. (*** Rafael Teixeira – Veja Rio)
Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.
Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”.
Nessa montagem, João Falcão apresentou dois novos talentos ao público: Marcelo Mimoso, que narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas, nunca tinha assistido a uma peça antes. Filho de sanfoneiro, Marcelo era taxista e também cantor de forró. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa. Hoje está produzindo seu primeiro CD solo.
O único papel feminino do elenco é de Larissa Luz, o primeiro de sua carreira já que ela não era atriz, mas sim cantora. Descoberta por João, assim como Marcelo Mimoso, Larissa era cantora do famoso grupo baiano AraKetu e esta foi sua estreia no teatro. “Vi Larissa cantando num vídeo de internet que um amigo me mostrou”, conta o diretor que confessa gostar de experimentar pessoas em outras áreas de atuação. “Reconheci ali um talento assim que vi as imagens. Larissa, que com seu enorme carisma já recebeu a indicação de Melhor Atriz no prêmio FITA 2013, é muito expressiva e tem uma presença muito forte. O grupo já era muito coeso e tinha de ser uma pessoa que se entrosasse bem com eles. Nos conhecemos pessoalmente, fizemos uma leitura e nos apaixonamos por ela. Larissa conseguiu pegar tudo muito rápido e vem fazendo um belíssimo trabalho”, afirma entusiasmado João Falcão.

Nasce uma cia teatral: Barca dos corações partidos

A continuidade do trabalho realizado em Gonzagão deu ao conjunto de atores a possibilidade de formar uma cia teatral. A Barca dos Corações Partidos – Companhia Brasileira de Movimento e Som já nasceu com duas peças musicais em seu repertório: “Gonzagão – A Lenda”, com texto e direção de João Falcão, e “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, também com direção de João Falcão. Os dois projetos foram idealizados por Andréa Alves e são uma realização da Sarau Agência de Cultura Brasileira, a qual a companhia é associada. “A Barca” é fruto de um encontro entre artistas que não sabem ao certo se são músicos, atores, cantores ou palhaços, mas que encontram prazer e liberdade na brincadeira do teatro. Compartilhando conhecimentos e objetivos entre seus parceiros de ofício, a companhia busca encontros cada vez mais autênticos com o público.

Sobre a Rede

Empresa do conglomerado Itaú Unibanco, a Rede é responsável pela captura de transações de crédito e débito das maiores bandeiras nacionais e internacionais. Oferece para seus clientes uma gama de produtos e serviços para aumentar o desempenho de seus negócios, como solução de meios de pagamento online, antecipação de recebíveis, disponibilização de terminais, entre outros.
O sucesso da ação com o musical de Luiz Gonzaga motivou a empresa a buscar outros espetáculos com o mesmo perfil. Esse é o caso do apoio à turnê do musical “Milton Nascimento– Nada Será Como Antes”, no segundo semestre deste ano, em quatro cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ouro Preto. O público reunido foi de mais de 15 mil pessoas.
O vídeo da emocionante apresentação em Ouro Preto também pode ser conferido no canal da marca no YouTube:
FICHA TÉCNICA
Texto, Direção e Roteiro Musical | João Falcão Direção Musical | Alexandre Elias
Direção de Movimento | Duda Maia
Direção de Produção E Idealização | Andréa Alves Cenografia e Adereços | Sergio MarimbaFigurinos | Kika Lopes
Iluminação | Renato Machado
Preparação Vocal | Carol Futuro
Arranjos | Alexandre Elias e Músicos Sound Designer | Fernando Fortes Visagismo | UirandêHolanda
Assistente de Direção | João Vancini Assistentes de Direção Musical | Beto Lemos
Elenco | Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Thomás Aquino, Renato Luciano e Ricca Barros
Apresentando | Larissa Luz e Marcelo Mimoso
Músicos
Viola, Rabeca e Pandeiro | Beto Lemos
Cello | Daniel Silva (em salvador) e Claudio Alves (em Fortaleza)
Bateria e Percussão | Claudio Lima (em Salvador) e Rick De La Torre (em Fortaleza)
Acordeon | Rafael Meninão
Coordenação de Produção| Leila Maria Moreno
Coordenação de Produção Nordeste| Mário Alves - PROCULT
Produção Executiva| Rafael Vitor
Coordenação Técnica: Amanda Barroso
Realização | Sarau Agência De Cultura Brasileira SERVIÇO GONZAGÃO – A LENDA
SERVIÇO:
Fortaleza
Data: Dia 13 de dezembro (sábado) Local: Aterrinho da Praia de Iracema Horário: 21 horas
A programação das apresentações em João Pessoa, Natal e Maceió ainda serão definidas.
Entrada Gratuita
Classificação: 12 anos Duração: 90 minutos

Transplantes


Parte dos governadores do NE defende volta da CPMF

A necessidade de novas fontes de financiamento para a saúde pública foi o primeiro item incluído na carta assinada pelos governadores eleitos do Nordeste hoje, em encontro realizado no Centro de Eventos de João Pessoa, na Paraíba. O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, apresentou aos gestores da região uma proposta inicial para aumentar o financiamento para a área. Texto deve ser aprofundado em outros debates.

"O Governo Federal e o Congresso Nacional precisam abrir uma discussão que traga recursos financeiros para o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS), com o direcionamento prioritário dos recursos para a alta e média complexidades, possibilitando eficiência com a implantação de novas formas de gestão”, cita o item 1 da carta dos governadores.
Proposta
Camilo Santana destaca que a proposta apresentada aos governadores do Nordeste inclui na contribuição apenas a população mais rica do País. “É importante ressaltar que defendemos que somente 1,2% da população brasileira pague esta contribuição. Ou seja, apenas a população mais rica do Brasil, que tem como movimentação financeira valor superior a 15 salários mínimos, pagará a nova contribuição”, disse o governador eleito do Ceará, em entrevista coletiva na chegada ao evento.
A nova proposta tem ainda os seguintes pontos: recursos exclusivos para a Saúde; ficam isentos aqueles que movimentam até 15 salários mínimos e incidirá 0,38% acima de 15 salários; não será submetido à Desvinculação de Receitas da União; repartição com União (40%), estados (35%) e municípios (25%) conforme critério de rateio dos fundos participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM); os recursos serão adicionais à aplicação do mínimo obrigatório já previsto constitucionalmente de 12% para Estados e 15% para municípios.
A proposta de uma nova fonte de financiamento da Saúde será debatida em encontros em datas a serem definidas.
Carta
Além da proposta de financiamento para a saúde, a carta dos governadores inclui temas importantes para o desenvolvimento do Nordeste, como a reforma política e o amplo fortalecimento de instituições como Banco do Nordeste, Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf.
Os governadores também adicionaram à Carta reivindicações para melhoria da segurança pública em todo o país, com atuação forte do Governo Federal. Outro ponto destacado foi a de desoneração do PIS e CONFINS sobre as companhias estaduais de saneamento básico.
"A iniciativa da reformulação desse fórum é de contribuir para o debate nacional, pensar o Nordeste como uma fronteira de desenvolvimento do Brasil e mostrar os avanços da região nos últimos anos”, afirmou Camilo Santana.
Além do governador eleito do Ceará, assinaram a carta os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho; de Pernambuco, Paulo Câmara; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; de Alagoas, Renan Filho; da Bahia, Rui Costa; do Maranhão, Flávio Dino; do Piauí, Wellington Dias e o governador eleito de Sergipe, Belivaldo Chagas.

AFN participa do Fórum de Comunicação


Fala Dunga

O treinador da Seleção Brasileira, Dunga, disse em Fortaleza, ao receber o título de cidadania cearense, na madrugada desta terça-feira, no Marina Park Hotel, que está formando vários líderes para dividir com Neymar o título de capitão do Brasil.
"O Neymar é um jogador carismático, respeitado pelos demais companheiros e pelos adversários e nós tivemos a ideia de colocá-lo como capitão para que, aos poucos, não só formando um líder, mas vários líderes dentro da equipe. Como ele é carismático, cumpre todas as regras, todas as ordens, jogando o que sabe, os demais seguirão o mesmo caminho".
Dunga traçou o planejamento para 2015. "Nosso foco é a Eliminatória para a Copa de 2018. Logicamente, que tem a competição, que é importante, que é a Copa América, mas nós temos que ir montando uma equipe pensando na Eliminatória".
Sobre o calendário inicial de 2015 confirmou dois amistosos em março. "Em março de dois mil e quinze temos um amistoso definido contra a França, em Paris. Um outro está indefinido. Depois vamos ter mais dois jogos antes da Copa América, mas já está fase de preparação nos dias seis ou sete ou nove ou dez de março e ai entraremos direto na Copa América".
Dunga criticou a exportação do jogador brasileiro. "Nós já convocamos vários jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro. Sempre tem bons valores, que infelizmente no final de cada ano, sempre são vendidos para o Exterior, mas o mais importante é a gente poder montar uma Seleção forte".
Dunga recebeu além da cidadania cearense, o Troféu Flávio Ponte, como Personalidade Esportiva 2014, em Fortaleza. Disse que estar feliz na Seleção.
"É uma oportunidade de estar na Seleção Brasileira, representando todos brasileiros". Pregou que sob seu comando a Seleção tem que ter "respeito, moralidade, confiança, trabalho e hierarquia".
"Se um joga; o outro espera. Se se inverter, o outro espera", deu o recado para os jogadores selecionados.
(Carmen Pompeu - Estadão).

No Via Sul


Fala Cid Gomes-II

  • O governador Cid Gomes (Pros) defende a volta da CPMF, critica a nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff e fala crise política brasileira, em entrevista a Carmen Pompeu, do jornal O Estado de São Paulo:


Acrísio critica urgência

  • O vereador Acrísio Sena (PT) criticou o regime de urgência aprovado para a Reforma Administrativa da Prefeitura de Fortaleza.

Vem ai aumento para servidor municipal

O líder do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Evaldo Lima (PCdoB) disse que até o final do ano a Casa vota o aumento salarial dos servidores municipais para 2015:

A Reforma Administrativa de Fortaleza

O líder do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Evaldo Lima (PCdoB) destaca os avanços com a proposta de Reforma Administrativa do Município:

Urgência na Reforma-II

A vice-líder do prefeito Roberto Cláudio (Pros), vereadora Cláudia Gomes (PTC) destaca a aprovação do regime de urgência para votação da Reforma Administrativa Municipal:

Urgência na Reforma

Por 23 votos a favor e três contra a Câmara Municipal de Fortaleza provou nesta tarde o regime de urgência para votação da Reforma Administrativa proposta pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros).
O vereador Adail Júnior (Pros) comenta a aprovação da urgência:

Campanha pelo uso racional da água

O vereador Acrísio Sena (PT) apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) projeto de indicação para campanha educativa permanente em Fortaleza para o uso racional da água.

Vila do Mar

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação Habitacional de Fortaleza (Habitafor), realiza, amanhã, às nove da manhã, no Auditório do Paço Municipal, a solenidade de assinatura do contrato para regularização fundiária relativa ao projeto Vila do Mar. Segundo o prefeito Roberto Cláudio (Pros), o compromisso é beneficiar mais de 8.300 famílias com o “papel da casa”.
O evento contará com a participação do Conselho Gestor do Vila do Mar e da empresa Damasceno e Rocha Advogados Associados, responsável por oficializar os documentos. A Prefeitura de Fortaleza está investindo R$ 5,6 milhões em regularização fundiária no Vila do Mar.
Além de regularização fundiária, o projeto Vila do Mar possui quatro lotes de residenciais totalizando mais de 1.700 unidades habitacionais, melhorias habitacionais (pequenas reformas), urbanização e requalificação da orla.
O valor total do investimento é de R$ 211 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), além de contrapartidas do Município.
SAIBA MAIS
O projeto de regularização fundiária da Prefeitura de Fortaleza é desenvolvido em parceria da Habitafor com a Secretaria de Turismo (Setfor) a qual compete a urbanização e construção da via paisagística, com equipamentos públicos de turismo e lazer.
Em outubro, a Prefeitura entregou o segundo lote de residenciais, com 84 unidades habitacionais, batizado pelos moradores como Residencial Padre Caetano. Em agosto, foi dada ordem de serviço para mais de 2.200 melhorias habitacionais na orla do Vila do Mar.
SERVIÇO
ASSINATURA DE CONTRATO PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Local: Paço Municipal. Rua São José, 1. Centro.
Data: 10/12
Horário: 9 horas.

Árvore do Bem no RioMar

É para promover o bem e trazer alegria para criança neste Natal que o RioMar Fortaleza e o Instituto JCPM de Compromisso Social  está realizando duas ações sociais neste final de ano: Natal Solidário e Árvore do Bem. Ao todo, 420 crianças de quatro instituições sociais e duas escolas de comunidades no entorno do shopping serão beneficiadas. Praia do Futuro, Comunidade do Pau Fininho no Papicu e Sapiranga serão os bairros contemplados.
Árvore do Bem – Neste Natal Você pode ser Papai Noel
A ação Árvore do Bem promove a arrecadação de presentes para crianças de 02 a 10 anos de duas instituições sociais: Instituto Chico Mendes, na Comunidade do Pau Fininho, no entorno do shopping, e o Instituto Vida Videira (IVV), na Sapiranga.  Serão 200 crianças do IVV assistidas e 120 do Instituto Chico Mendes.
A iniciativa vai até o dia 20 de dezembro e qualquer pessoa pode participar presenteando uma criança. Basta escolher a cartinha com os dados (nome, idade, sexo e Instituição) e entregar o presente em um prazo de até cinco dias. As cartinhas ficam na área da Oficina de Natal e é lá também onde os presentes poderão ser doados. A Oficina está situada no piso L1, próximo à Casa Encantada. O regulamento completo da ação encontra-se disponível no site: www.riomarfortaleza.com.br
A entrega dos presentes ocorrerá no dia 22 de dezembro, no Instituto Vida Videira, onde serão reunidas todas as crianças contempladas com a ação. Na ocasião, shopping fará uma programação toda especial para marcar este momento com muita alegria e espírito natalino!
Natal Solidário
Outra ação social que será realizada ainda esta semana, nos dias 10 e 11, às 10h da manhã, é o Natal Solidário, em que 100 crianças de 4 a 10 anos visitarão o shopping para participar da programação de Natal com visita ao Papai Noel, à Casa Encantada e à Grande Árvore. Elas serão trazidas por um ônibus do RioMar Fortaleza e depois da visita terão um momento para o lanche, com apoio da Bebelu. Além da visita, todas as 100 crianças ganharão presentes, doados pela loja Alphabeto e pelo Instituto JCPM de Compromisso Social.
O Natal Solidário irá contemplar: a Associação Comunitária Nossa Senhora e a Associação Comunitária da Lagoa do Papicu, ambas na Comunidade do Pau Fininho, e as Escolas Jeanne e Sol, na Praia do Futuro.

SERVIÇO ÁRVORE DO BEM
Doação e Arrecadação de Presentes
Local: Oficina de Cartinhas de Papai Noel (Piso L1, próximo à Casa Encantada)
Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h / domingos das 10h30 às 21h
Data: vai até o dia 20/12
Mais Informações: Regulamento Árvore do Bem disponível no site: www.riomarfortaleza.com.br

Do Oiapoque ao Chuí no CCBNB

Um registro emotivo de descobertas por um Brasil múltiplo, provocando diálogos, registrando imagens e compartilhando. Esta é a proposta da exposição “Do Oiapoque ao Chuí”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (Rua Conde d’Eu, 560 - Centro) a partir da próxima quinta-feira (11) até 18 de janeiro.
O projeto é da artista visual Luciana Magno, que partiu em uma expedição saindo do extremo norte do Brasil, atravessando o país em uma vivência que pode ser acompanhada no site do projeto http://www.lucianamagno.com/telefonesemfio
Cruzando as cinco regiões brasileiras em um estúdio móvel, “Telefone sem Fio” faz um percurso por rodovias e hidrovias que somam mais de seis mil quilômetros. Seu trajeto inicia na cidade Oiapoque, ao extremo norte do país, percorrendo 33 cidades entre os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, findando sua rota na cidade Chuí, ao extremo sul brasileiro.
O projeto propõe o encontro via chamadas telefônicas entre moradores das cidades transitadas através de ações propostas durante o percurso, além da formação de um arquivo documental em vídeo e áudio acerca da diversidade cultural, histórica e geográfica do Brasil. A viagem tem como foco o trajeto e as suas particularidades como fonte de pesquisa. Integrando o projeto, o website ganha alimentação contínua durante o percurso e um documentário a ser lançado em junho de 2014.
Exposição
Do Oiapoque ao Chuí
Artista: Luciana Magno (PR)
Abertura: Quarta (10) às 18 horas.
Visitação: 11 de dezembro de 2014 a 18 de janeiro de 2015



No #Resenha

A banda de forró mais romântica do Brasil vai comandar a melhor quinta-feira da cidade. Lagosta Bronzeada se apresenta no #Resenha, na próxima quinta-feira (11), fazendo todo mundo dançar de rostinho colado até amanhecer.
Para completar a festa o Forró do Bom se apresenta sob comando de Kátia Cilene e Aduílio Mendes. E ainda, o sertanejo universitário de Fran e Diego e a batida do DJ San Diego.
Serviços
Quando: 11.12.14
Onde: Rua Eduardo Girão, 1265, Bairro de Fátima
Hora: 22 horas
Vendas: Bilheteria Digital e no local.
Valores
Salão VIP: R$ 32
Camarote: R$ 52
Faixa Etária: 18 anos
Mais informações:(85) 3224.2100 | (85) 9732.8914
Instagram e Facebook: @ResenhaFortaleza

Vinicius Show de Moraes

O escritor e jornalista Ricardo Kelmer (foto) está em Fortaleza para mais uma temporada literomusical. Além de lançar seu livro Indecências para o Fim de Tarde e participar da Bienal Internacional do Livro numa mesa sobre contos, ele apresenta na próxima quinta-feira (11) com seu parceiro Felipe Breier, o show Vinicius Show de Moraes. O evento acontecerá no Estoril, na Praia de Iracema, às 21 horas, e a partir das 20 horas, Kelmer autografará seu novo livro.
Com direção do próprio Kelmer, o show tem duas horas de duração, mostra músicas e poemas de Vinicius e explora com bom humor fatos interessantes de sua vida, desde a infância até a consagração internacional, destacando as parcerias artísticas e momentos marcantes como a expulsão do Itamaraty e a reabilitação póstuma. Felipe Breier canta e toca violão, e Kelmer recita os poemas, conta as histórias e faz vocal de apoio.
Ricardo Kelmer nasceu em Fortaleza e mora em São Paulo. Felipe Breier é de Curitiba e mora em Fortaleza. Desde que iniciaram a parceria, em 2012, a dupla já se apresentou em diversas cidades do país como São Paulo, Brasília e Fortaleza, e em 2015 levarão seu show para Portugal e França, países presentes na biografia de Vinicius.
No sábado (13), às 19 horas, Kelmer estará na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, compondo a mesa "O conto nosso de cada dia", com Xico Sá e Cleudene Aragão. Ele autografará seu novo livro e falará sobre a experiência de criar contos eróticos a partir de relatos pessoais das próprias leitoras.
VINICIUS SHOW DE MORAES
show com Ricardo Kelmer e Felipe Breier
11 de dezembro - Quinta-feira -  21 horas
Estoril - Rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema
Couvert: R$ 8,00

O CONTO NOSSO DE CADA DIA
mesa com Ricardo Kelmer, Xico Sá e Cleudene Aragão
13 de dezembro - 19 horas
Bienal Internacional do Livro (Centro de Eventos) - Sala “Contos Escolhidos” (S. 2), Mezanino 2

 INDECÊNCIAS PARA O FIM DE TARDE
Ricardo Kelmer - Contos eróticos - Arte Paubrasil, 2014 - 208 pag Preço nas livrarias: R$ 29,90

Natal dos jornalistas


AFN na XI Bienal do Livro

O Vale Cultura será discutido amanhã, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. A apresentação ficará por conta do diretor da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Valadares. A partir das 14 horas, na sala 1 do Mezanino 2, ele apresentará os resultados e desafios do Vale Mais Cultura, que entrou em vigor no segundo semestre de 2013. O balanço divulgado com números de janeiro a junho de 2014 mostra que 88,01% dos R$ 13,65 milhões consumidos no período pelos portadores dos 215.249 cartões emitidos referem-se à compra de livros, jornais e revistas.

Eventos paralelos movimentam programação
Os eventos paralelos também são destaque. Às 9 horas, o projeto “Nas Ondas da Leitura” reúne crianças de 12 municípios, com lançamentos de livros infantis produzidos nas cidades. Também na ocasião, o poeta Pedro Bandeira do Juazeiro lança sua obra “Príncipe dos Poetas Populares”. 
Já às 15 horas, a cultura popular terá vez no “IV Congresso de Cordelistas, Editores e Folheteiros”. O evento será aberto com a palestra “A Literatura de Cordel de Inácio da Catingueira, Leandro Gomes de Barros aos dias atuais”, que será ministrada por Arievaldo Viana e Arlene Holanda.
A Bienal realiza ainda o “IV Colóquio de Literatura e Psicanálise: Sobre o fazer e contar história, a ficção é uma arte perniciosa” e o “VII Encontro de Bibliotecas Municipais e II Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará”.
Contação, poesia e muito mais
A poesia continua com seu lugar garantido na Praça José de Alencar. O “Almoço com Poesia” homenageia Francisco Carvalho. A contação de histórias para a criançada terá a participação de Benita Prieto, referência nacional na área. A educadora estará no Parque das Crianças (sala 7, Mezanino 1), ás 14 horas.
Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal acontece até o próximo domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
• XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: Até domingo (14).
Local: Centro de Eventos do Ceará.
Horário de visitação: das 9 às 22 horas.
Entrada gratuita


Areninhas para Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), anuncia a construção de dezoito areninhas na capital cearense. O prefeito esteve presente na 43ª Noite das Personalidades Esportivas, ao lado do presidente do Sindicato dos Taxistas, Vicente de Paula Oliveira.

Homenagem a Edilson Pinheiro

A vereadora Ba (PTC), falou hoje sobre a homenagem ao cirurgião plástico Edilson Pinheiro na Câmara Municipal de Fortaleza.

Cidadania Fortalezense ao presidente do BNB

O vereador Salmito Filho (Pros), falou hoje (9) sobre seu projeto de lei que concede o título de cidadão de Fortaleza ao presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nelson Antônio de Souza.

Camilo em João Pessoa

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT) participa neste momento, no Centro de Eventos de João Pessoa (PB), do ‘Encontro com governadores do Nordeste’, onde apresenta aos gestores da região uma proposta inicial para o financiamento da saúde pública. “É importante ressaltar que defendemos que somente 1,2% da população brasileira pague esta contribuição. Ou seja, apenas a população mais rica do Brasil, que tem como movimentação financeira valor superior a 15 salários mínimos, pagará a nova contribuição”, destacou Camilo, em entrevista coletiva na chegada ao evento.
A nova proposta terá ainda os seguintes pontos: recursos exclusivos para a Saúde; não será submetido à Desvinculação de Receitas da União; repartição com União (40%), estados (35%) e municípios (25%) conforme critério de rateio dos fundos participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM); e os recursos serão adicionais à aplicação do mínimo obrigatório já previsto constitucionalmente de 12% para Estados e 15% para municípios. 
Outros pontos serão repassados aos governadores eleitos durante a reunião de hoje em João Pessoa e novos tópicos poderão ser incluídos após o encontro.

SAS

O Sistema Ari de Sá (SAS) premiou três estudantes com tablets pelo desempenho em simulado online gratuito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desenvolvido em parceria com o portal UOL. Os jovens foram sorteados entre os participantes que atingiram média geral igual ou superior a 500 pontos, considerando como parâmetro a correção utilizada no Exame e cuja nota máxima soma mil pontos.
Uma das sorteadas, Christyne Maria de Oliveira, avaliou positivamente o simulado porque esse teste foi o que mais se aproximou do exame de fato. “Fiz vários simulados neste ano, mas o doSAS realmente me ajudou”, conta. “Pude notar que precisaria ficar mais atenta ao tempo da prova e não ultrapassar o limite de minutos para responder as questões”, afirma outra sorteada, Cibele Amaral, de São Paulo, ao comentar sua experiência.
O simulado, elaborado pelo SAS, esteve disponível entre três de outubro e sete de novembro no Portal UOL e recebeu mais de 20 mil acessos. O teste consistiu em duas provas, cada uma com 90 questões objetivas de múltipla escolha a respeito das mesmas áreas do conhecimento avaliadas no Enem.
Sobre o Sistema Ari de Sá - Fundado em 2004, o Sistema Ari de Sá atende a instituições educacionais de todo o Brasil com elevados padrões de ensino. Criado a partir da produção de materiais didáticos para as suas quatro escolas, o Sistema está presente em 350 escolas, em 151 cidades de 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os estudantes do SAS obtêm resultados expressivos em olimpíadas nacionais e internacionais, além de ingressarem nas melhores faculdades do Brasil e do exterior. Na última edição do ENEM, o Sistema alcançou a 5ª colocação no ranking nacional, resultado de um método pedagógico aliado a um conteúdo didático de excelência, que se estende da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. O Sistema Ari de Sá oferece ainda material didático em formato digital, além de assessoria pedagógica, administrativa e de marketing.

Fala Cid Gomes-I

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) mantém a ideia de ir para Washington, após terminar a gestão em 23 dias. Ele concedeu a seguinte entrevista ao Blog do Lauriberto e a TV O Povo, através da repórter Germana Pinheiro:

Fala André Figueiredo

O deputado federal André Figueiredo (PDT) fala à Agência Fortaleza de Notícias sobre a sucessão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados:

Fala Dunga

O treinador do Brasil, Dunga, falou sobre a Seleção Brasileira em 2015, em entrevista exclusiva à Agência Fortaleza de Notícias, ao receber a cidadania cearense, na 43ª Noite da Personalidades Esportivas:


Entrevistas AFN

A Agência Fortaleza de Notícias (AFN) traz hoje entrevistas feitas na 43ª Note das Personalidades Esportivas com:
  1. Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).
  2. Treinador do Brasil, Dunga.
  3. Deputado federal André Figueiredo (PDT).
  4. Governador Cid Gomes (Pros).

Café na Ciclovia


Cid diz que vai para Washington

Cid Gomes se disse frustrado por não ter feita a Escola de Formação de Líderes, no Convento de Baturité. Deixa para Camilo concluir o Acquário, o VLT, o CFONE e a Escola de Gastronomia 
  • O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) manteve a palavra e disse que a partir de janeiro de 2015 pretende arrumar as malas e seguir para Washington servir no Banco Interamericano de Desenvolvimento.
  • "No que não tendente apenas de mim não dar para prever. Hoje o que estar ao meu alcance, pelo meu trabalho, pelo o que eu já venho conversando há algum tempo é trabalhar no Banco Interamericano", disse à Agência Fortaleza de Notícias, já na madrugada de hoje, na saída da 43ª Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, onde recebeu o Troféu Flávio Ponte.
  • Cid transmite em 22 dias o bastão do Estado para Camilo Santana (PT).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...