domingo, julho 4

Fortaleza lança Sequilhos Leite e Coco


Há sabores que remetem a lembranças, como aquele café da tarde com biscoitos preparados carinhosamente pela avó para toda a família.
Para resgatar memórias afetivas, a Fortaleza, marca de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, traz mais uma opção irresistível de consumo para o público ao lançar o biscoito Sequilhos. 
A novidade, disponível no Ceará, Piauí e Maranhão, é encontrada nas versões coco e leite, em embalagens de 250 gramas. Um dos diferenciais do produto é a intensidade de sabor.
A experiência é única e marcante. A versão coco, por exemplo, conta com a própria fruta na formulação. Ambos derretem na boca, parecem ter sido feitos em casa e resgatam os sabores tradicionais que fortalecem as relações familiares. A característica artesanal está em todos os detalhes, inclusive na aparência: há a marca do garfinho, assim como aqueles sequilhos com receita de família.
- Com este lançamento, Fortaleza valoriza a memória afetiva das famílias, com um produto que parece ter sido preparado em casa. A experiência de consumo é única, pois o produto tem sabor caseiro, concentrado e intenso, trazendo ao paladar aquele gostinho de infância, de carinho, de abraço, de família. O formato e tamanho dos biscoitos são personalizados, contando com a marca de um garfo para gerar ainda mais proximidade”, ressalta o gerente de Marketing de Fortaleza, André Azevedo.
Com o posicionamento “O Amor Fortalece”, a marca está cada vez mais comprometida com atributos intrínsecos a sua identidade, como memória afetiva e carinho. Os momentos em família são cenários nos quais Fortaleza participa. Sequilhos, que é um produto carregado de memória, está sempre presente à mesa, fazendo parte de momentos especiais.

Mandala oferece alimentos liofilizados


Desde 2018, a M. Dias Branco busca a inovação a partir do Programa Germinar, que visa a conexão com startups. A empresa investe em parcerias e mentoria para impulsionar o crescimento das chamadas foodtechs. A primeira empresa escolhida pela companhia, na primeira rodada do programa, é a Mandala Comidas Especiais, da empreendedora Adriana Fernandes, que se especializou na produção de alimentos congelados sem glúten, sem lactose ou outros ingredientes que podem causar reações em pessoas alérgicas, intolerantes alimentares e celíacos. A Mandala lança mais uma inovação: refeições instantâneas liofilizadas, que não precisam de congelamento e podem ser levadas para qualquer lugar.
Adriana explica que liofilização é uma técnica que permite a retirada da água dos alimentos, de forma que eles possam ser conservados por muitos anos, sem necessidade de refrigeração. As refeições são oferecidas em potes recicláveis em dez sabores, como Mexidinho de Arroz com Feijão Carioca e Couve Manteiga, Risoto Integral de Tomate Assado e Manjericão e Risoto Integral de Abóbora Cabotiá com Chia e Gengibre. Na hora de servir, basta acrescentar água até cobrir totalmente os alimentos, levar ao micro-ondas por 3 minutos e esperar mais dois minutos 2 minutos antes de consumir. A refeição final terá aproximadamente 350 gramas.
“Os produtos são totalmente naturais. O alimento é desidratado a temperaturas negativas por sublimação, o que garante a preservação de modo saudável, seguro e com todas as características nutricionais e texturas preservadas”, destaca Adriana, lembrando que a técnica de liofilização há décadas é utilizada pela Nasa para fazer a comida dos astronautas.
Mãe de um menino celíaco de 7 anos que, ao nascer, apresentava alergia a vários tipos de alimentos, e de uma menina de 12 anos intolerante à lactose, a empreendedora criou a Mandala pensando em oferecer praticidade a outras famílias que também buscam alimentos saudáveis e gostosos para pessoas com necessidades nutricionais especiais. A nova linha de produtos liofilizados foi mais um passo para oferecer acesso e praticidade a esses consumidores, pois pode ser levada para qualquer lugar sem necessidade de refrigeração. Mas a pandemia de Covid-19 foi outro fator que motivou a inovação.
- Nós comercializávamos os alimentos inclusivos também em redes hoteleiras e companhias aéreas. Tivemos que pensar em uma nova solução para o negócio. Percebemos que pessoas de todo o Brasil se interessavam pelas refeições, mas não havia condições de envio, seja pelo cuidado com a conservação da refeição congelada ou pelo frete alto, em função do peso”, explica a fundadora da Mandala. Ela destaca que as refeições liofilizadas serão comercializadas pela Loja Mandala do Mercado Livre para todo o país.
- A Mandala é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Foi uma das primeiras startups a participar do Germinar e percebemos que Adriana está sempre buscando novas soluções sem desviar de seu objetivo original de proporcionar refeições naturais, saudáveis e muito gostosas que possam ser consumidas por pessoas com alergias diversas”, afirma Fabio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco.
Serviço
Refeições naturais instantâneas – Mandala Comidas Especiais
Valor de cada prato: R$ 29,95
Peso após o preparo: 350g
Sabores:
- Mexidinho de Arroz com Feijão Carioca e Couve Manteiga;
- Mexidinho de Arroz com Feijão Carioca e Peito de Frango;
- Mexidinho de Arroz Integral com Feijão Preto e Couve Manteiga;
- Risoto de Homus de Grão de Bico com Cenoura;
- Risoto de Peito de Frango;
- Risoto Integral com Quinoa e Abobrinha ao Alho, Limão e Cúrcuma;
- Risoto Integral de Abóbora Cabotiá com Chia e Gengibre;
- Risoto Integral de Brócolis e Espinafre;
- Risoto Integral de Homus de Grão de Bico e Beterraba;
- Risoto Integral de Tomate Assado e Manjericão.
Todas as refeições são fontes de fibras, possuem baixo teor em sódio e gordura saturada, não contêm gordura trans e são livres de glúten, leite, lactose e alergênicos, conservantes, corantes, aromatizantes ou realçadores de sabor, os principais elementos responsáveis pelas alergias alimentares.

M. Dias Branco oferece curso de capacitação profissional para pessoas com deficiência

Consciente do seu papel social, a M. Dias Branco não apenas valoriza a diversidade, promovendo a inclusão em seu quadro de funcionários, como estimula a formação profissional de pessoas com deficiência. Por isso, a líder nacional em massas e biscoitos fechou parceria com o Instituto de Educação Portal (IEP) para oferecer dois cursos de capacitação: rotinas operacionais e administrativas e promoção e vendas. No total, são 60 vagas oferecidas.
Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos e ser residente de Fortaleza ou Eusébio, no Ceará. Para participar, basta enviar o currículo para pcd@portaliep.com. As aulas serão online, com início marcado para 12 de julho. Os cursos têm duração de 100 horas cada e, além de oferecer práticas aplicáveis no mercado de trabalho, como ética, marketing pessoal, técnicas de vendas, operações fabris e administrativas fazem a imersão à rotina e aos valores da M. Dias Branco.
Ao longo da capacitação, parte dos profissionais serão selecionados para vagas oferecidas pela M. Dias Branco. O processo seletivo integra a grade curricular do próprio curso, criando oportunidades de emprego no regime CLT e experiência em dinâmicas a todos os participantes.
Atualmente, a M. Dias Branco conta com cerca de 650 profissionais com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual e deseja ampliar o quadro. “Nossa intenção é oferecer capacitação, ao mesmo tempo em que selecionaremos aqueles com melhor perfil para trabalhar conosco nas posições que estão abertas. Os currículos dos demais participantes serão mantidos em nosso banco para oportunidades futuras”, explica Sissi Machado, Gerente de Cultura e Clima Organizacional da M. Dias Branco.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos - Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.
Leia também:


M. Dias Branco abre inscrições para o Programa Germinar 2021


A inovação é um diferencial para a competitividade das indústrias. Um meio eficiente de acelerar o processo é a conexão com startups, iniciativa tomada pela M. Dias Branco desde 2018, quando criou o Programa Germinar. Na quarta edição, a líder nacional em massas e biscoitos inicia nova rodada de oportunidades para startups de todo o Brasil, visando soluções para o negócio atual e em novos negócios. As inscrições ocorrem até 30 de julho de 2021.
O Programa Germinar 2021 traz 10 desafios pré-estabelecidos: aumento do prazo de validade dos produtos mantendo as características originais; impressão 3D em alimentos, que acelere a prototipação de novos produtos, como massas e biscoitos; algoritmo para direcionamento do desenvolvimento sustentável de novos produtos e embalagens; gestão remota para execução de testes industriais; inteligência artificial para cenários de commodities; tecnologias para rastreabilidade de produtos; soluções para análise e geração de insights focadas em reputação de marca; soluções em trade marketing, buscando a loja perfeita; oportunidades em novos negócios, como foodtechs de produtos e ingredientes, alinhadas às tendências de saudabilidade e nutrição; e novos modelos de negócio, de informação ao cliente a marketplace.
Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da M. Dias Branco, está entusiasmado com o Germinar 2021 e comenta como as edições anteriores foram positivas. “O Germinar tem sido bem-sucedido na M. Dias Branco devido aos ganhos proporcionados para todo o ecossistema de inovação. A companhia oferece aos participantes do programa a oportunidade de testar e validar suas soluções através da execução de um Projeto-Piloto alinhado aos desafios. As startups poderão se tornar parceiras ou fornecedoras da empresa”, ressalta o executivo.
O Germinar 2021 será realizado em parceria com a Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. O programa foi estruturado em cinco fases: inscrições até 30 de julho; pitch day em 10 agosto; imersão no dia 27 do mesmo mês; desenvolvimento do projeto piloto a partir de 20 de setembro; apresentação e avaliação dos resultados obtidos a partir da solução proposta em 19 de dezembro. O programa será concluído em 15 de janeiro de 2022.
Um dos exemplos de investimentos já realizados pela M. Dias Branco em foodtechs nasceu na primeira edição do Germinar. A empresa escolhida na primeira rodada de inovação, em 2018, foi a Mandala Comidas Especiais, que se especializou na produção de alimentos congelados sem glúten, sem lactose ou outros ingredientes que podem causar reações em pessoas alérgicas, intolerantes alimentares e celíacos.
A inovação no processo é tamanha que, neste ano, a Mandala criou refeições instantâneas liofilizadas, que não precisam de congelamento e podem ser levadas para qualquer lugar. A técnica, que é utilizada pela Nasa na alimentação dos astronautas, permite a retirada da água dos alimentos, de forma que podem ser conservados por muito tempo, sem necessidade de refrigeração. Assim, os alimentos são distribuídos de maneira fácil e econômica para todo o Brasil graças ao investimento e apoio consultivo da M. Dias Branco para a viabilidade do negócio.
- A cada edição, alinhamos previamente os desafios com as oportunidades e necessidades da empresa. Agora, temos o foco direcionado aos avanços em P&D 4.0 e novas oportunidades em ingredientes, produtos e modelos de negócios. Esperamos encontrar soluções que nos tragam diferencial competitivo, além da oportunidade de entrada em novas categorias e diversificação do portfólio, afirma Bocchi.
Para mais informações sobre o Germinar 2021 e para fazer a inscrição, acesse: https://germinarmdiasbranco.com.br/
Histórico do Programa Germinar. A ideia nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da companhia a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtech a partir da conexão com startups.
A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar e aumentar a rentabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento das startups. Na 1ª edição do Germinar, oito startups foram aprovadas para a continuidade do relacionamento, aptas a se manterem como fornecedoras e parceiras de negócios. Dentre as empresas, o destaque, do ponto de vista de inovação em marketing, foi a WinWin. A startup desenvolveu um projeto de game em realidade aumentada para Treloso, uma das 19 marcas da M. Dias Branco.
O game proporcionou uma experiência de caçada às moedas Treloso durante um mês em quatro varejos parceiros, que foram selecionados para a execução em Recife. A ação foi aberta para todos os consumidores, sendo necessário apenas o download do aplicativo Clube Treloso e a presença física em uma das lojas selecionadas para iniciar o jogo. A cada cinco moedas caçadas, o consumidor estava apto a resgatar um brinde. O resultado foi o fortalecimento da relação comercial e o estímulo de compra dos produtos, ao mesmo tempo em que o consumidor foi cativado, fortalecendo a relação com a marca.
Em 2019, na 2ª edição, seis startups apresentaram projetos viáveis e com condições de manter a parceria comercial com a companhia. Como referência, a Desenvolve dedicou-se a projetos nos segmentos de treinamento digital rápido, criando uma plataforma online, capaz de ser atualizada em tempo real. Os aprendizados e dicas de profissionais em ambiente fabril, seja no formato de texto ou de vídeo, têm condições para serem visualizados pelos funcionários nas demais plantas industriais da M. Dias Branco, distribuídas em todo o Brasil.
O resultado foi o aumento de performance para a companhia e o engajamento do time no aperfeiçoamento de técnicas e na troca de conhecimento com pessoas fora do seu convívio diário. Outra solução de destaque foi na gestão inteligente de almoxarifado feita pela Ledcorp, com o inventário e rastreamento de peças a partir de etiquetas que usam o sistema de RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência).
A edição do Germinar Tecnologia, que iniciou em 2020, teve três startups selecionadas para a entrega do projeto-piloto. Focadas em tecnologia, a IndustryCare, a ST-One e a MInT Consultoria estão desenvolvendo soluções para a Companhia, todas com o objetivo comum de oferecer ganhos de eficiência operacional e redução de custos em alinhamento com a Indústria 4.0.
A IndustryCare foi escolhida por ter solução que apoia na geração e gestão dos dados do chão de fábrica, monitorando em tempo real o comportamento e desempenho de máquinas e processos, detectando oportunidades de melhoria em eficiência energética. A solução ST-One tem a missão de integrar todos os equipamentos, fornos, balanças e demais máquinas de, pelo menos, um processo produtivo da M. Dias Branco, criando bases de conhecimento on-line, a partir de produtividade e qualidade. Já a MInT Consultoria oferece soluções tecnológicas com condições de elevar a produtividade a partir da estabilização de processos.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos - Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.
Sobre a Innoscience - A Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados com a inovação. Já realizou mais de 40 programas de conexão com startups com mais de 3500 inscrições, alcançando 200 pilotos aprovados, que resultaram em 80 contratações entre as startups e empresas. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Germinar.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...