quinta-feira, julho 31

Enel inscreve para Incubadora de Negócios em Caucaia


O Programa Enel Compartilha Empreendedorismo, da Enel Distribuição Ceará, em parceria com o Sebrae, anuncia o lançamento da nova turma do projeto Incubadora de Negócios, voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa busca apoiar microempreendedoras de Caucaia, oferecendo formação, acompanhamento e incentivo para fortalecer pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da Região.
A Incubadora de Negócios contará com uma estrutura completa para atender às participantes, com treinamento, mentoria e assessoria especializada em diversas áreas do empreendedorismo. O projeto contará com profissionais qualificados da área para ministrar todo o processo educativo. O objetivo é oferecer suporte integral para que os negócios locais possam crescer com um olhar mais dinâmico, plural e sustentável.
Ao longo de duas etapas, as participantes receberão formação em temas como marketing, estratégias de negócio, elaboração de planos e gestão financeira. Ao final, três empreendedoras serão premiadas com um capital semente de R$ 5 mil cada, para aplicar diretamente no desenvolvimento de seus negócios.
- As inscrições para a nova turma da Incubadora de Negócios estão abertas, com o objetivo de ampliar o alcance do programa e oferecer suporte qualificado para as empreendedoras de Caucaia. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em estimular o crescimento econômico local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios, que são a base da nossa economia”, destaca Ana Cilana Braga, responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Ceará.
Critérios para participação:
  • Residir em Caucaia
  • Identificar-se com o gênero feminino
  • Ter 18 anos ou mais
  • Ensino Fundamental concluído
  • Estar adimplente com a Enel
Etapas do Projeto:
  • Inscrições: De 28 de julho a 10 de agosto, via formulário online
  • Capacitações presenciais no Instituto Myra Eliane (Av. Central, s/n – Esplanada do Araturi):
  • Primeira etapa: de 12 a 22 de agosto
  • Segunda etapa: dias 26 e 27 de agosto
  • Sempre no turno da tarde – das 13 às 17 horas
Observações:
  • Os custos de transporte serão uma contrapartida das participantes.
  • Será oferecido lanche durante as formações.
Sobre o Enel Compartilha Empreendedorismo-Criado em 2007, o programa foi repaginado e hoje busca promover o desenvolvimento local através da iniciativa Incubadora de Negócios. A Incubadora de Negócios tem como missão apoiar microempreendedoras de comunidades vulneráveis no Ceará. Por meio de capacitação técnica, desenvolvimento de gestão, vendas e qualidade, a iniciativa contribui para a profissionalização e fortalecimento de negócios locais, promovendo inclusão social e geração de renda.
Sobre a Enel Distribuição Ceará-A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, distribui Energia para cerca de 4,3 milhões de unidades consumidoras, atendendo 184 municípios e abrangendo 100% do território do Ceará, com uma área de 148.825 km². A companhia possui 29 unidades operacionais, 189 pontos de atendimento, 3 unidades móveis e 6 pontos de atendimento em Vapt-Vupt. Além disso, conta com 128 subestações e mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é orientada pelo seu Plano de Sustentabilidade e pelos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas-ONU.

Abertas inscrições para ONEE 2025


A partir desta sexta-feira (1º de agosto de 2025), estão abertas as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que pretende alcançar cerca de 500 mil estudantes das Redes Pública e Privada de Ensino em todo o Brasil. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição tem como objetivo estimular a conscientização sobre o uso responsável da Energia Elétrica, Sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de Recursos Naturais.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, a ONEE é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Em 2025, a edição tem como empresa proponente a RGE, distribuidora do grupo CPFL Energia, e conta com a participação de 48
distribuidoras de Energia de todas as regiões do país.
A Enel Distribuição Ceará é uma das parceiras da iniciativa e reforça seu compromisso com a promoção da educação e da sustentabilidade em nossa área de concessão. 
Para Ana Cilana Braga, responsável por Sustentabilidade na Enel Ceará:
- A participação da Enel na ONEE reforça nosso compromisso com a promoção de uma cultura de consumo consciente de Energia e com o incentivo à educação como ferramenta de transformação. Acreditamos, que iniciativas como essa contribuem diretamente para a formação de uma geração mais engajada com a sustentabilidade e o futuro do nosso país.”
Com expectativa de ser a maior edição já realizada, a ONEE mobiliza alunos e professores em uma programação dinâmica, que inclui curso de formação para docentes, desafios interativos no formato de games e provas objetivas. A competição será encerrada com uma cerimônia nacional de premiação em 6 de novembro de 2025, em Brasília (DF), reunindo os destaques de cada Estado.
Como participar-As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações.
Etapas da competição
● Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
● Formação de professores: agosto e setembro
● Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
● Resultado: outubro
● Evento de premiação: 6 de novembro
Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
Premiação-A Olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ONEE desempenha um papel essencial na formação de uma nova geração de consumidores conscientes:
- É uma iniciativa, que vai muito além da conscientização. É uma ação educativa, que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro”.
O presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, reforça:
- A ONEE se tornou uma das maiores ações voltadas para a eficiência energética no país. Um projeto, que extrapola o ambiente escolar, incluindo também as famílias e as comunidades desses jovens e professores, unindo todos a esse propósito ambicioso de conscientização para uso dos recursos naturais e da Energia Elétrica".

Dia de Santo Inácio

 


Futricas Fortalezenses

 



Abertas inscrições para ONEE 2025

A partir desta sexta-feira (1º de agosto de 2025), estão abertas as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energé...