quarta-feira, outubro 25

Fala Bolsonaro

Em entrevista hoje pela manhã pelo telefone, no programa "A Hora da Notícia", com André Capiberibe, Luciano Clever e Renato Abreu, na Rádio Assunção Cearense, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSC) elogiou o presidenciável Ciro Gomes (PDT), dizendo que "temos muito em comum", mas criticou Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Está polarizado entre o lado Lula e o outro lado eu. Mas Lula não sabe de nada e vem sendo hostilizado em Minas Gerais e não está conseguindo falar nada".
Bolsonaro em uma hora de entrevista defendeu a extradição de Cesare Battisti e afirmou que a maioria dos homossexuais "têm uma postura exemplar".
Bolsonaro destacou que vem crescendo nas pesquisas porque "estou ganhando simpatia do brasileiro, que está sendo traduzida em voto. O que eu sempre defendi a esquerda fez o contrário. Eles começaram a me rotular disso e daquilo e ai o brasileiro começou a se perguntar se este cara é tão mal assim. E estão vendo que não. Eu quero chegar ao poder para servir ao meu País, não a qualquer custo".
Sobre Lula disse "que ela representa um esquerda retrógrada. Eu sou de direita com orgulho. Temos propostas para o Brasil e Lula não tem. Então ninguém pode temer o Lula, porque ele sempre disse que não sabe de nada. Se ele não sabe de nada, ele vai ficar calado no debate".
Quanto a Ciro Gomes, Bolsonaro primeiro destacou "ai no Ceará tem um ex-governador que me critica e fala que não concorda nada de mim. Eu quero debater com ele, que tem bagagem cultural enorme. Tem experiência administrativa, mas ele apoiou o Lula e a Dilma que não tinham experiência administrativa e cobra de mim que não tenho experiência administrativa. Temos muitas coisas em comum. Nossa defesa é pelo Brasil, mas pecamos às vezes pelas palavras que dizemos. Ele uma vez perdeu a eleição presidencial porque falou que a missão mais importante da mulher era dormir com o marido. Qualquer palavra nossa que somos pré-candidatos o mundo cai em nossa cabeça".
O pré-candidato lembrou que "a política é um terreno pantanoso e que ainda não temos aliança política para nossa candidatura. Mas vai aparecer alguém que vamos apresentar as regras do jogo que é trabalhar pelo Brasil e inicialmente estamos trabalhando com grupos de direita".
"Este tal elemento Cesare Battisti é um bandido. Ele matou quatro pessoas na Itália. Ele integrou um grupo terrorista. Esse grupo tinha ligação com grupos aqui no Brasil no passado. Quando ele fugiu para o Brasil e graças a Lula ganhou status de exilado. Esse bandido vai para Itália cumprir pena lá. Então de vez em quando o Governo Temer acerta e está trabalhando para extraditar Batisti para lá. Se depender de mim ele vai terminar seus dias vendo o sol nascer quadrado na Itália", disse sobre Cesare Batisti.
Bolsonaro encerrou a entrevista dizendo que "a maioria dos homossexuais no Brasil têm uma postura exemplar".

Jornada Científica


PDT contra Temer

O líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Iraguassu Teixeira Filho defende o afastamento do presidente Michel Temer:

Fala Acrísio

O vereador Acrísio Sena (PT) destacou hoje no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) as ações para se combater o assédio sexual nos ônibus da capital cearense:

Dia do Dentista

O vereador Iraguassu Filho (PDT) homenageou na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) os dentistas que comemoraram o seu dia hoje:

Escola sem partido

O vereador Professor Elói é contra a "Escola sem partido":

Nota sobre saúde de Temer

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República liberou a seguinte nota oficial sobre a saúde do presidente Michel Temer:
"O presidente Michel Temer teve desconforto no fim da manhã de hoje e foi consultado no departamento médico do Palácio do Planalto. O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército onde se encontra para realização de exame e devido tratamento. Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República".


Temer está internado no Hospital do Exército em Brasília

Presidente Michel Temer passou mal hoje à tarde no Palácio do Planalto e foi levado para o Hospital de Base (foto Beto Barata)
O presidente Michel Temer está internado no Hospital do Exército em Brasília.
Ele passa por atendimento urológico depois de se sentir mal no Palácio do Planalto.
Pela manhã Temer cumpriu esta agenda:
  • Deputado Caio Narcio (PSDB/MG)

     Palácio do Planalto
    VCAL
  • Moreira Franco, ministro de estado chefe da Secretaria Geral da Presidência da República

     Palácio do Planalto
    VCALAdicionar ao meu calendário
  • Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República; Deputado Aluisio Mendes (PODE/MA), vice-líder do Podemos na Câmara dos Deputados, Deputado Ademir Camilo (PODE/MG), e Deputada Jozi Araújo (PODE/AP)

     Palácio do Planalto
    VCAL
  • Marcelo Miranda, governador do estado do Tocantins

     Palácio do Planalto
    VCAL
  • Maurício Quintella Lessa, ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação Civil

     Palácio do Planalto
    VCAL
  • Deputado Dr. Sinval Malheiros (PODE/SP)

     Palácio do Planalto
    VCAL
  • Sergio Etchegoyen, ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República


    VCAL
Michel Temer assinou na semana passada decreto modernizando o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Na visão de Temer, o ato vai incentivar e aumentar o aproveitamento de órgãos no País.
De acordo com o texto, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU), o papel dos familiares de um possível doador é fortalecido. Como já está previsto na legislação brasileira, cabe aos parentes próximos a autorização para a coleta dos órgãos.
“Hoje, o aproveitamento dos órgãos não é tão intenso como deveria ser, e eu penso que esse ato vai incentivar exatamente a utilização desses órgãos para serem transplantados”, afirmou Temer, após assinar o decreto presidencial. “Tenho absoluta convicção de que ele produzirá os melhores efeitos.”
Entre as novidades do decreto, está o atendimento a um pedido feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que retira a obrigação de um neurologista diagnosticar a morte encefálica para poder ocorrer o transplante.
Além disso, o decreto aumenta o prazo de validade das autorizações dos estabelecimentos de saúde e equipes de transplantes no Brasil. Antes, eram dois anos; agora, serão quatro. Também entrou no documento a determinação de Temer para que a Força Aérea Brasileira (FAB) deixe um avião de sobreaviso para o transporte de órgãos.

Partido Novo

Hoje, o Partido Novo recebe Geraldo Rufino, em Fortaleza, para bater um papo sobre política e empreendedorismo. O encontro será no Centro de Treinamento FEBRACIS, localizado no Empresarial RioMar, a partir das 19h30, e contará com a participação especial de Paulo Vieira – CEO do Grupo Febracis.
Geraldo Rufino é filiado e participante do processo seletivo das eleições de São Paulo em 2018. Autor do livro O Catador de Sonhos, iniciou a vida como catador de latas na periferia de SP, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos. De office-boy à diretor de operações no PlayCenter, ele sempre entendeu que precisava empreender fora do emprego para garantir sua estabilidade e segurança familiar. Hoje a empresa é avaliada em nove dígitos, teve receita de R$ 50 milhões em 2014 e segue na perspectiva de quintuplicar essa receita em cinco anos.
SERVIÇO
Quando: Hoje, quarta-feira (25)
Hora: 19h30
Onde: Centro de Treinamento Febracis (Empresarial RioMar – Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Sala 1301)
Entrada: Duas latas de leite em pó
Informações: 85 99236.7451

Endividados em Fortaleza

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em outubro de 2017, pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revela que 63,1% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio -3,3 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de setembro (66,4%) e inferior ao índice de outubro do ano passado (66,2%). Apesar da redução na taxa geral de endividamento, tanto o indicador de contas em atraso quanto o de inadimplência potencial tiveram piora.
A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +4,1 pontos percentuais, passando de 18,8% dos consumidores em setembro, para 22,9% neste mês, aponta o levantamento. Os problemas financeiros afetam mais os homens, com 23,8%; além dos consumidores com idade entre 25 e 34 anos, 26,3%; e com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos 24,5%.
O tempo médio de atraso é de 71 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro, ou seja, a diferença entre a renda e os gastos correntes, citado por 57,9% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 24,9%, seguido da contestação da dívida, 17,2%.

Agenda de Camilo hoje

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Universo Estácio na Moreira Campos


Sexta na CMFor


Projeto Proama

O Centro Universitário Estácio do Ceará recebeu da Assembleia Legislativa prêmio em reconhecimento do trabalho com as mulheres mastectomizadas no projeto Proama. Na foto professora Cleo e a reitora Ana Flávia 

Feira do Conhecimento

A imagem pode conter: texto

Pollo Fashion Night

A noite que antecede a maior semana de moda do Ceará, o Pollo Fashion Night, terá hoje como palco o Ilmar Gourmet, que irá embalar a magia e sofisticação ímpares assinadas pelo colunista VIP da revista Luciano Rocha juntamente com a idealizadora do evento, a Editora-Chefe Johanna Joplin 
A programação abre as cortinas para o grande espetáculo que promete ser o Pollo Fashion Week, que este ano, conta uma mega estrutura montada na Estação Ferroviária de João Felipe, localizada no Centro da cidade, celebrando os 80 anos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A entrega da 5ª edição do Troféu Pollo Fashion, será feita pelas mãos do diretor da revista e PFW Laurindo Lima que premia as grandes personalidades. Entre os principais homenageados estão o Secretário de Cultura do Estado Fabiano Piúba, a Presidente da Sinditextil/CE Kelly Whitehurst e a empresária Clecilda Beserra da marca Ferrovia Eyewear.
Segundo Laurindo Cap da Revista e do PFW, o encontro é de grandes expectativas pela celebração de vários dos nossos maiores patrimônios, a moda regional e o resgate cultural da nossa cidade que comemora um importante momento de transformação que ganha cada vez mais força e notoriedade.
A ocasião terá muitos agitos durante o cerimonial, conduzido por Elen Bezerra no salão principal, assessora de imprensa Lúcia Ribeiro que terá no line-up o som de Tenor Philipe Dantas, Banda Etc & Tall ,em um ambiente sofisticado com a decoração assinada por Nascimento Júnior Decorações.
A recepção será realizada pelo sólido time de parceiros que acreditam no sucesso do evento como o próprio Ilmar Buffet além de Pão de Casa, Bolo Ana Durand, Valéria Chocolates Finos, Costa Brasil Balões, Itaipava, a Cerveja oficial da Comunidade Clube Beer, Gráfica Nossa Cópia, Clístenes Estrutura, e Gráfica Digital, Vinhos Galiotto, Cockteria, Espumantes Queijos & Vinhos, entre outros, além da energia contagiante do DJ Rodrigo César que animará o Baile Pollo Fashion Night. Portanto, contamos com a presença de todos os convidados e parceiros a somar nessa grande festa.
SERVIÇO
Pollo Fashion Night / 5ª Edição Troféu Pollo Fashion
DATA: Hoje (25), às 19 horas.
LOCAL: Ilmar Gourmet - Rua Luiza Miranda Coelho, 1111 - Luciano Cavalcante.

Cheques devolvidos

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados1 foi de 1,75% em setembro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,25 p.p.).
Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a agosto (quando o nível foi de 1,79%), sendo o resultado registrado pela queda de 9,8% dos cheques devolvidos e queda de 7,7% para os cheques movimentados.
O gráfico abaixo mostra a evolução recente dos dados citados.
1 Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. 
Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos. 

Empresariado otimista

O empresariado brasileiro que atua nos ramos do comércio e serviços está um pouco mais otimista para realizar investimentos neste fim de ano. Dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que entre setembro de 2017 e setembro do ano passado, passou de 19% para 27% o percentual de micro e pequenos empresários que têm a intenção de realizar algum investimento nos próximos três meses. Os dados deste ano também superam o observado no mesmo período de 2015, quando estava em 24%. Os que não vão realizar investimentos somam 66% da amostra e 6% não sabem se pretendem investir ou não.

Na escala, o Indicador de Demanda por Investimento ficou em 28,1 pontos em setembro deste ano. No mesmo mês do ano passado, ele se encontrava em 24,1 pontos e em agosto de 2017 estava em 25,7 pontos. Pela metodologia, quanto mais próximo de 100, maior a propensão para o investimento. Quanto mais próximo de zero, menor a propensão.
mpe1
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a sondagem indica que ainda não há intenção significativa de investimento por parte dos empresários de micro e pequenos negócios, mas que a retomada lenta e gradual da economia tem refletido em uma melhora tímida desses números. “A partir do momento em que observarmos quedas reais dos juros e um ambiente econômico mais estável, haverá certamente um estímulo maior ao investimento. Infelizmente, o ritmo de melhora da confiança ainda é muito sutil, mas esse é mais um dos sinais que mostram que os setores do comércio e serviços vislumbram um fim de ano com vendas melhores e movimento mais aquecido”, afirma Pinheiro.

Com a proximidade das festas de fim de ano, 45% dos que pretendem investir miram o aumento das vendas

O indicador ainda revela que aumentar as vendas é o principal motivo para esses empresários realizarem investimentos, mencionada por 45% de entrevistados. Em seguida, aparecem a necessidade de atender ao aumento recente da demanda em seus estabelecimentos (20%) e a adaptação da empresa a uma nova tecnologia (19%).

Por outro lado, considerando os motivos para não investir estão a ausência de necessidade, citada por 47%, enquanto 25% mencionam os efeitos negativos da crise e 12% declaram estar aguardando o retorno de um investimento realizado recentemente.

Como a maior parte dos empresários que pretendem investir têm a motivação de vender mais, a ampliação dos estoques é o principal tipo de investimento a ser realizado nesse período de fim de ano, escolha de 33% da amostra. Outras formas de preparo são na área de divulgação, como mídia e propaganda (23%), reforma das instalações da empresa (23%), compra de equipamentos e maquinário (20%) e ampliação de portfólio (14%).

A sondagem também mostra que, entre aqueles empresários que planejam investir, a maior parte irá recorrer ao capital próprio guardado na forma de aplicações ou investimentos (54%) ou resultante da venda de algum bem (16%). Há ainda 11% que mencionam o empréstimo em bancos e financeiras.  Quando questionados do motivo de utilizar capital próprio para investir no negócio, a maioria destes empresários justificou com o fato dos juros bancários serem muito altos (60%).


Apenas 7% dos micro e pequenos empresários pretendem tomar crédito nos próximos três meses; juros altos pesam para 40% dos entrevistados

Em linha com a constatação de que a maior parte dos empresários vai investir com capital próprio, o Indicador de Demanda por Crédito não apresentou crescimento no último mês de setembro. Na escala do indicador que varia de zero a 100, houve uma pequena variação negativa, passando de 12,0 para 10,4 pontos entre setembro deste ano com setembro do ano passado. Em agosto de 2017, o indicador se encontrava em 10,8 pontos. Quanto mais próximo de 100, maior o apetite para tomada de crédito nos próximos três meses; quanto mais distante, menor é o apetite.
mpe2
Em termos percentuais, apenas 7% dos micro e pequenos empresários dos ramos do comércio e serviços manifestaram a intenção tomar recursos emprestados de terceiros nos próximos três meses. O percentual é o mesmo que o verificado em setembro do ano passado. Os que não pretendem tomar crédito somam 87% dos empresários consultados. Entre os que manifestam a intenção de contratar crédito, as principais finalidades são formar capital de giro (31%), adquirir equipamentos (24%) e pagar dívidas (22%).

A maior parte dos micro e pequenos empresários (29%) diz considerar a contratação de crédito algo difícil. Mas há também fatia semelhante que considera fácil (28%). Excesso de burocracia (45%) e juros altos (40%) são os principais motivos entre os que veem dificuldades para tomar recursos financeiros emprestados. A contratação de empréstimo em instituições financeiras é o tipo de crédito mais difícil de ser contratado (23%) na opinião dos entrevistados, seguido dos financiamentos em instituições financeiras (18%) e do crédito junto a fornecedores (10%).

O bom relacionamento com o banco, por outro lado, é a principal razão para quem avalia a contratação como algo fácil, citado por 35%. O fato de estar com as contas em dia também é um fator que influencia na facilitação de crédito, mencionado por 23% dos entrevistados.

“Com planejamento, o crédito pode ser uma via de crescimento para os empresários que têm planos de investir. Políticas que reduzam o custo do crédito e retirem os entraves para contratação, sem aumentar o risco dos bancos do outro lado, podem abrir oportunidade de expansão dos micro e pequenos empresários brasileiros”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Metodologia

A pesquisa abrange todo o território nacional e considera somente as empresas de micro e pequeno porte que atuam no Varejo e no Setor de Serviços. Seguindo o critério do Anuário do Trabalho Sebrae/Dieese, são consideradas microempresas aquelas com até 9 funcionários e pequenas empresas aquelas com 10 a 49 funcionários. A amostra é constituída de 800.

Consumidores

Em outubro, os consumidores avaliaram mais favoravelmente tanto a situação atual quanto as perspectivas futuras. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu pelo terceiro mês consecutivo e, ao avançar 2,3 pontos atingiu 73,2 pontos, o melhor resultado desde junho de 2017 (74,9). O Índice de Expectativas (IE) avançou pelo segundo mês ao subir 0,7 ponto, para 91,8, nível próximo ao de junho desse ano (91,7).
Os consumidores se mostraram menos insatisfeitos com a situação econômica em geral. Os indicadores que medem as avaliações sobre a situação econômica no momento e no futuro próximo avançaram 2,7 pontos, exercendo influência positiva no índice de confiança deste mês.
Há um aumento da satisfação também em relação às finanças familiares. O indicador que mede as avaliações no momento aumentou 2,0 pontos, para 67,1 pontos, o maior patamar desde agosto de 2015 (70,5). E a despeito de perspectivas mais favoráveis com relação à situação financeira das famílias nos próximos meses, os consumidores continuam cautelosos na hora de planejar suas compras. O indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis recuou pelo quinto mês consecutivo, para 71,3 pontos, nível próximo ao de abril passado (71,1).
Em outubro, a confiança avançou em três das quatro faixas de renda pesquisadas. A maior alta foi registrada nas famílias com renda entre R$ 4.800,01 e 9.600,00. Para estas, houve melhora tanto da satisfação com a situação atual quanto das expectativas para o futuro próximo. Entre as famílias com renda acima de R$ 9.600,00, o nível de confiança recuou 2,2 pontos, influenciado pelas expectativas negativas em relação ao futuro.
A edição de outubro de 2017 coletou informações de 20 domicílios entre os dias 2 e 21 de outubro. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 28 de novembro de 2017.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...