terça-feira, abril 30

Morre Beth Carvalho

Morreu às 17h33 desta terça-feira (30), a cantora e compositora Beth Carvalho. Ela completaria no próximo domingo (cinco), 73 anos de idade. Beth Carvalho estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o início do ano. Segundo a Globo News, ela teve uma septicemia.
Uma das maiores sambistas do país, com mais de 50 anos de carreira, Beth era parceira de Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Os problemas de saúde da cantora começaram em 2009, quando ela precisou fazer uma pausa no trabalho por causa de uma fissura na região do osso sacro, na base da coluna vertebral. Mesmo com a mobilidade limitada, a sambista ainda fez alguns shows, inclusive um deitada, em setembro do ano passado ao lado do Fundo de Quintal.
Em janeiro agora de 2019, Beth Carvalho ganhou uma roda de samba no quarto do hospital, junto com a dupla Os Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira.
A Assessoria de Imprensa de Beth Carvalho informou que os detalhes do sepultamento serão divulgados em breve.
"Queridos amigos e fãs, nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17h33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de “Andança”, até chegar a Marte com “Coisinha do Pai”, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento", destaca nota da Assessoria de Imprensa.
Trajetória - Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em cinco de maio de 1946. O primeiro contato da artista com a música aconteceu na infância, quando aos 8 anos, ganhou um violão dos avós.Por conta da Ditadura Militar, que prendeu o pai da cantora, a artista teve a ideia de dar aulas de música para conseguir dinheiro e ficou ainda mais próxima do universo artístico. Depois disso, deslanchou.
O primeiro disco de Beth foi gravado em 1965, com a música “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Já o seu grande sucesso, “Andança”, é o título do primeiro disco, lançado em 1969. Nesta mesma época, Beth começou a participar de vários festivais.
Em 1968, por exemplo, a madrinha do samba conquistou a terceira posição no Festival Internacional da Canção (FIC) com “Andança”. Depois de 1973 iniciou o projeto de lançar um disco por ano e com isso acabou emplacando vários sucessos, como “1.800 Colinas”, “Saco de Feijão”, “Olho por Olho”, “Coisinha do Pai”, “Firme e Forte” e “Vou Festejar”, canção conhecida por todas as gerações.
A sambista cantou jazz, bossa nova, toada, forró, canção de protesto, música de festival. Mas o chamado das rodas e dos terreiros, do som dos subúrbios e dos botequins, bateu-lhe mais forte nas veias.
No livro "A Canção no Tempo (1958-1985)", os pesquisadores Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello contam que, num show de Beth Carvalho em São José dos Campos (SP), as mulheres da plateia espontaneamente tiraram os sapatos de grife, marcando neles o ritmo de "Vou Festejar", num momento contagiante.
Era a prova definitiva de que a inovação do subúrbio começava a ganhar o país. O chamado "pagode pop" ou "pagode romântico" foi uma contrafação, surgida por imposição das gravadoras nos anos 1990, do som criado no Cacique e divulgado pela cantora carioca.
Fora da música, teve duas paixões: na política, Leonel Brizola, para quem gravou um jingle em 2000, quando o ex-governador se candidatou a prefeito do Rio. No futebol, o Botafogo de Futebol e Regatas. Seu jogo inesquecível foi a final do Campeonato Brasileiro de 1995, quando o clube de General Severiano sagrou-se campeão com gol de Túlio.
Um amor tão louco que levou a cantora a fazer algo raro na sua longa carreira de mais de 30 discos e cinco DVDs: gravar um samba boi-com-abóbora, "Esse é o Botafogo que eu Gosto", de Dom Elias: "Esse é o Botafogo que eu gosto/ Esse é o Botafogo que eu mereço/ Tanto tempo esperando esse momento, meu Deus/ Deixa eu festejar que eu mereço".

Sinpol-CE convoca assembleia para primeiro de maio

O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE) convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária para esta quarta-feira (primeiro de maio), às 10 horas (primeira convocação) e 10h30 (segunda e última convocação).
Em pauta, apresentação e deliberação de tabela correspondente à Reestruturação Salarial de Nível Superior de Escrivães e Inspetores de Polícia Civil, a ser protocolada e apresentada ao governo do estado.
A Assembleia Geral será realizada no auditório do anexo do Sinpol-CE (Rua Jaime Benévolo, 816, José Bonifácio, Fortaleza).

Dia do Profissional de Eventos


Comida di Buteco até domingo


Comemorando 20 anos em 2019, o concurso Comida di Buteco se tornou um negócio de impacto, que liga estabelecimentos comerciais, indústria, poder público, parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. Entre abril e maio, quando ocorre o concurso, os botecos, muitas vezes pequenos empreendimentos, têm seu faturamento e movimento alavancados. Realizado em 21 cidades do país, o concurso chama a atenção e serve como plataforma de conexão de grandes marcas com os clientes. Em Fortaleza, o Comida di Buteco segue até domingo (cinco de maio), com 20 estabelecimentos participantes. 
As marcas patrocinadoras têm longevidade de permanência junto ao Comida di Buteco, seja pela abrangência da ferramenta como pelos resultados atingidos, tanto em termos de interação e conexão com os consumidores como pelas vendas no canal “butecos”, se é uma categoria com comercialização on premise. O público que participa do concurso tem como target e core a classe AB 25 a 49 anos (Fonte: Pesquisa Quantitativa Observatório – 2017).
A categoria cerveja oficial junto com a marca Apresentadora, lidera a visibilidade no concurso, tanto no merchandising nos butecos como na mídia e ativações. Em Fortaleza, a cerveja Devassa, que faz parte do portfólio do grupo HEINEKEN no Brasil, patrocina o Comida di Buteco pelo terceiro ano consecutivo. A proposta é proporcionar experiências gastronômicas exaltando a criatividade do brasileiro, capaz de transformar petiscos em pratos incríveis e o Puro Malte de Devassa em Tropical. Outras marcas de cerveja que atuam em outras praças são a Brahma Extra (em 18 cidades), Tijuca (Belém) e Eisenbahn (São Paulo e Porto Alegre).
Já a Perdigão é a apresentadora em todas as 21 cidades do concurso. Neste ano, a marca lança o Desafio Perdigão, em que bares são convidados a criar um petisco com a calabresa defumada Perdigão. Os pratos são avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e também por chefs consultores da BRF. Os eleitos em cada cidade recebem uma premiação em dinheiro. “Estamos animados com mais uma edição do Comida di Buteco e com a ação proposta pela marca, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida que é uma das premissas da Perdigão”, ressalta Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Perdigão.
Outra marca que terá uma forte presença no Comida di Buteco é o Santander, banco oficial do concurso. Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios da instituição, que tem como objetivo associar a marca a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.
Participando pela primeira vez do concurso, a Coca Cola está presente em todas as cidades que realizam o Comida di Buteco de Norte a Sul do Brasil. “A Coca-Cola acredita no poder que a comida tem de unir as pessoas. Nossa parceria com o Comida di Buteco reforça nosso propósito de promover e celebrar esses momentos de confraternização. Queremos estar cada vez mais presentes, facilitando a vida do consumidor e expandindo sua experiência com a marca”, destaca Raoni Lotar, gerente Sênior da marca Coca Cola.
Em Fortaleza, uma boa cachaça é companheira dos butequeiros. A Reserva 51, linha premium, da Cia Muller de Bebidas é a oficial do concurso na capital cearense. Para a empresa, o projeto é uma oportunidade única de incentivar e patrocinar a cultura de boteco no país, reforçando suas origens e DNA brasileiro. Na edição de 2019, os bares participantes receberão materiais e descontos exclusivos dos rótulos de Reserva 51, além de ações promocionais para o consumidor como a compra do menu-degustação para ganhar um copo de dose personalizado.
Por sua vez, a Trident também aproveita o momento para divulgar a nova linha Xfresh Crystals. A goma, recheada com cristais de refrescância, está disponível nos sabores menta e tangerina. “Pela sétima vez consecutiva, Trident apoia o Comida di Buteco, o concurso que elege os melhores “butecos” do país. Para a marca, esse é um canal que possibilita uma grande oportunidade de mostrar ao consumidor que a goma pode ser consumida em qualquer hora do dia ou ocasião, inserindo o chiclete cada vez mais no cotidiano do público. Além de também incentivar o potencial empreendedor desse segmento, exibindo mais uma opção de produto que pode fazer parte do negócio’’, declara Julia Salgado, gerente de Marketing de gomas da Mondelēz Brasil.
Além destas marcas, estarão presentes no Comida di Buteco 2019 – 20 anos em múltiplas cidades:
Mc Cain - Nacional – 21 cidades
LVMH – Chandon - Nacional – 21 cidades
Dickies/Santanense – 21 cidades
Uber – MG e RJ – 7 cidades
Tabasco – MG – 6 cidades.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...