domingo, fevereiro 14

Caucaia ameaça deixar Cearensão e desistir do Brasileirão 2021


Confira a Nota Oficial sobre a possível desistência do Brasileirão Série D 2021 e a saída do Cearensão Série A 2021:
- O Caucaia Esporte Clube torna a público, a sua atual situação dentro do departamento Futebol Profissional. 
É da sabedoria de todos que em razão ainda da Pandemia do Covid-19, desde do ano passado até a presente data, sofremos impactos financeiros significativos, onde as únicas receitas do clube como bilheteria, patrocinadores, pouco a pouco foram diminuindo, chegando ao estado limite financeiro do clube. 
Um dos principais fatores para nossa situação é a não renovação do convênio entre o clube e a Prefeitura Municipal de Caucaia.
Por conta disso e demais problemas existentes no dia a dia do clube, estamos a prestes a SOLICITARMOS junto a Federação Cearense de Futebol (FCF) a EXCLUSÃO DO CAUCAIA ESPORTE CLUBE NO ATUAL CAMPEONATO CEARENSE SÉRIE A 2021 e também de solicitar junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a nossa DESISTÊNCIA no CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D–2021, o qual seria o primeiro campeonato brasileiro da história do Caucaia Esporte Clube.
Buscamos muitas vezes, viabilizar uma reunião definitiva junto a SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE, PODER LEGISLATIVO e PODER EXECUTIVO do município, para renovarmos o contrato de patrocínio e, por conseguinte, a participação honrosa em todos os campeonatos, representando de forma digna nossa cidade e munícipes.
No entanto, o comprometimento financeiro necessário para prosseguirmos, a falta de apoio, a drástica redução de nossas receitas e as dívidas já assumidas, IMPEDEM-NOS DE CONTINUAR.
Atualmente estamos liderando o Campeonato Cearense Série A 2021 e a poucos meses da inédita estreia em um Campeonato Brasileiro. 
Esclarecemos ainda que temos um Projeto pronto, totalmente voltado as Categorias de Base (Futebol Amador), onde atingiríamos diversas localidades do Município, com a participação de crianças e adolescentes da faixa etária de 13 aos 20 anos do Município.
Caucaia-CE, 14 de fevereiro de 2021.
- Dionísio da Silva Pacheco
- Presidente do Caucaia Esporte Clube".

Há nove anos morria Ivonete Maia

Confira o Arquivo Nirez para 14 de fevereiro na História de Fortaleza:

1807 - Formada uma junta composta pelo ouvidor Francisco Afonso Ferreira, o tenente Francisco Xavier Torres e o vigário de Aquiraz, José Pereira de Castro, que substitui João Carlos Augusto de Oeynhausen e Grevembourg, que foi nomeado Capitão da primeira plana da Corte.
1889 - Trocam de comando, a Capitania do Porto do Ceará e a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. Assume a Capitania o capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo, substituindo o também capitão-tenente Alexandre Faria de Alencar (Almirante Alexandrino), que assume a Escola, em substituição ao capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo.
1897 - Suicida-se, com um tiro no ouvido, à noite, em sua residência, na Rua Tristão Gonçalves, 596, aos 29 anos de idade, o poeta Paulo de Castro Laranjeira (Paulo Laranjeira), engenheiro fiscal das obras do Porto, motivado por uma paixão não correspondida. Deixou a modinha “Teu desprezo”, com música de Raimundo Nonato (pai). Nascera a oito de junho de 1868.
1899 - Terça-feira de carnaval, morre, em Fortaleza, Almino Álvares Afonso (Almino Afonso), abolicionista e senador pelo Rio Grande do Norte. Era latinista nascido em Patu, hoje Almino Afonso-RN, no dia 17 de abril de 1840. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.
1905 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda., por iniciativa do Centro dos Proprietários de Fortaleza. Iniciou suas atividades em 28 de junho. Funcionava em prédio da Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 775). Em 1938 mudou o nome para Banco dos Proprietários; depois fundiu-se com o Banco Industrial do Ceará-BIC.
1914 - O Círculo de Operários e Trabalhadores Católicos São José é fundado sob os auspícios do Arcebispado.
1914 - Inaugurada mais uma linha de bondes de tração elétrica, desta feita, a do Outeiro que vai pela Rua Floriano Peixoto, Travessa Crato, Rua Sobral, Rua São José, Rua Visconde de Sabóia, Rua Coronel Ferraz, Avenida Santos Dumont, Colégio Militar, onde volta pelo mesmo caminho.
1915 - Inaugura-se o Teatro São José, do Círculo Operário Católico, na Rua 25 de Março entre a Rua Rufino de Alencar, a Rua Franco Rabelo e a Rua Boris, com frente para Praça do Cristo Redentor. Hoje, com a abertura da Avenida Marechal Castelo Branco (Leste-Oeste), desapareceu a Rua Franco Rabelo que ficou no leito da avenida.
1916 - Morre, aos 70 anos de idade, o bacharel em Direito Manuel Ambrósio da Silveira Torres Portugal, ex-deputado provincial e geral, nascido em Aquiraz no dia sete de dezembro de 1845. Hoje é nome de Rua no Parque Araxá.
1917 - Abre-se o Cinema São José, ainda existente, como teatro, na Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), o Teatro São José.
1926 - Inaugura-se, no primeiro dia de Carnaval, armado na Praça Visconde de Pelotas (atual Praça Clóvis Bevilacqua), o Coney Island Park.
1928 - Inaugurada, em Fortaleza, na Rua Senador Pompeu, 4 (antigo), a Padaria Princesa do Norte, de Argemiro Carvalho e Francisco Carvalho.
1930 - Chega a Fortaleza a Caravana da Aliança Liberal, chefiada por Batista Luzardo, fazendo propaganda da chapa Getúlio Vargas e João Pessoa. Faziam parte da caravana Raul Bittencourt, Gustavo Capanema, Cônego Marcos Pena, Paulo Duarte, Cônego Matias Freire e os jornalistas José Abreu, Paulo Mota Lima, Manuel Gonçalves e Henrique Figueiredo.
1934 - Quarta-feira de cinzas, inaugura-se o novo edifício dos Correios e Telégrafos com planta dos engenheiros Humberto Menescal e Santos Maia, no estilo Art-Déco, construção iniciada em sete de julho de 1932. Na ocasião discursou o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara.
1944 - O jovem Luís Gentil, em Fortaleza, torna-se Campeão de Xadrez.
1951 - Morre, em Fortaleza, após meses de sofrimento, o gráfico Lafite Barreto Brasil, aos 58 anos de idade. Orador fluente, viga mestra do Sindicato dos gráficos, era nascido em Parangaba.
1951 - O monsenhor Expedito Eduardo de Oliveira é nomeado cura da Sé de Fortaleza. 
1952 - Os ônibus que tinham ponto na Praça do Ferreira são proibidos de ali estacionarem, parando apenas para apanhar passageiros, fazendo ponto nos fins de linhas.
1954 - Realiza-se, na igreja-matriz da Jacarecanga, a primeira missa vespertina de Fortaleza, celebrada pelo padre Francisco Hélio Campos. 
1954 - Morre, aos 78 anos de idade, a compositora e instrumentista, professora de línguas, pintura e música, Maria Leonie Ehret Lôbo (Madame Leonie), alemã de Strasburg, radicada em Fortaleza. Foi professora de Branca Bilhar.
1955 - Fundada em Fortaleza a União Cearense de Compositores, tendo na primeira presidência o capitão Otávio Pereira da Silva.
1959 - Toma posse no comando geral da Polícia Militar do Ceará-PMC, o coronel PM Guilherme Ferreira Lima substituindo o coronel do Exército, Manuel Expedito Sampaio. 
1962 - Inaugura-se em Fortaleza, na Rua Floriano Peixoto, 892, a agência do Banco Auxiliar do Comércio S. A., que tem sede no Recife.
1962 - Incêndio irrompe no depósito da Sociedade Comercial Ltda-Socil, na Rua José Avelino, 210, destruindo mais de 20 mil quilos de algodão.
1965 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1964 encerrou-se com o jogo entre Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club no Estádio Presidente Vargas, saindo Campeão o Fortaleza.
1967 - O coronel aviador Nelson Dias de Sousa Mendes passa o comando da Base Aérea de Fortaleza ao coronel aviador Edívio Caldas Sanctos, que chefiava a 3ª Seção do Estado Maior da Aeronáutica.
1968 - Muda de comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, recebendo o capitão de fragata Gilberto Amaury Achè Pillar, que substitui Afrânio de Paiva Moreira, do mesmo posto.
1969 - Chega na Prainha e em Euzébio a energia de Paulo Afonso, com festas de inaugurações.
1973 - A nova Rainha do Carnaval cearense chama-se Maria José Costa, Manequim da Romac, curso secundário completo - já foi Rainha do Algodão - 1968, tem 21 anos, nasceu em Quixadá, eleita em festa realizada na Sociedade Esportiva e Cultural Arco Íris-SECAI, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças (Pirambu).
1975 - Inaugurada a primeira torre da Catedral Metropolitana (Sé), pelo cardeal Aloísio Lorscheider. Do piso até a ponta da torre são 75 metros.
1976 - Morre em Fortaleza o ex-presidente do Rotary Clube de Fortaleza, Hermano Chaves Frank, presidente da Chaves S. A. Mineração e Indústria e da Refranor-Refratários do Nordeste S. A.
1985 - Morre, aos 79 anos incompletos, o médico ginecologista Lercy de Holanda.
1992 - Morre, na Gastroclínica, em Fortaleza, o brigadeiro-do-ar José Sampaio Macedo, primeiro comandante da Base Aérea de Fortaleza e precursor do Correio Aéreo Militar-CAM, depois Correio Aéreo Nacional - CAN. Nascera na cidade do Crato em 17 de outubro de 1907, onde foi sepultado.
1997 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Carlos Renato Seabra de Almeida, que recebe o cargo das mãos do seu colega de posto, José Aloísio de Melo Pinto.
2003 - O diretor-presidente e fundador do Centro Sócio Educacional Sanitário Madonnina del Grappa, padre Alfredo Nesi Ricardo Moreti, morre em consequência de uma insuficiência respiratória e é enterrado às 15 horas no dia seguinte, na capela da instituição, localizada no bairro Guadalajara, no distrito de Jurema (Caucaia). Nascido em 17 de junho de 1923, na Itália, o padre, que pertencia à Arquidiocese de Florença, fazia parte da Obra da Divina Providência Madonnina del Grappa porque desde jovem tinha tendência para o trabalho missionário, embora a saúde não o ajudasse muito.
2004 - Morre às 22h15, aos 80 anos, devido a uma parada cardio-respiratória o ex-prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura, que é sepultado na tarde do dia 15 no Parque da Paz. Também atuou como deputado federal.
2004 - Coroados o Rei Momo e a Rainha do Carnaval para 2004, Renato Fagundes Diógens Viana, e Amanda Lopes Veloso, na festa do Carnaval da Saudade, no Náutico Atlético Cearense-NAC e o Rei Momo e Rainha do Carnaval infantis, Ranier Oliveira e Caroline Albuquerque, em festa no BNB Clube.
2012 - Morre a jornalista Maria Ivonete Moreira Maia (foto), presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Ocupara antes a direção de vários órgãos de imprensa, entre eles o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará. Foi professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC. Era nascida em Jaguaruana em quatro de outubro de 1938.



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...