sábado, maio 21

Amanhã no RioMar


Travessa Crato


O prefeito Roberto Cláudio assina neste domingo (22), às 11 horas, a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Travessa Crato, no Centro de Fortaleza. Um dos locais mais simbólicos da capital, onde está situado o tradicional comércio do Raimundo dos Queijos, a Travessa receberá uma grande reforma que contemplará toda a sua infraestrutura e paisagismo. O objetivo, além de revitalizar, é tornar o lugar mais agradável e seguro, e potencializar o uso do logradouro pela população.

A intervenção, que será realizada no trecho que vai da Rua Conde D'Eu à Rua General Bezerril, consiste nos serviços de recuperação da drenagem superficial e na troca de toda a pavimentação com nova paginação em piso intertravado de diversas cores. Serão criados novos canteiros nos entornos das árvores, formando pequenos jardins, instalados dois grandes toldos na área próxima à General Bezerril, além de novas marquises em todas as lojas.O equipamento ganhará ainda um novo mobiliário (lixeiras e bancos), a recuperação completa da iluminação do entorno e a instalação de 14 novos postes distribuídos por toda a Travessa. Os revestimentos das fachadas também serão restaurados e ganharão nova pintura.
Além dessas intervenções, de acordo com projeto da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para melhorar a mobilidade e o acesso à Travessa Crato e atender as solicitações dos frequentadores, a Prefeitura irá abrir o trecho da Rua Senador Alencar na altura dos Correios, permitindo que os veículos atravessem a via. Entretanto, também será preservada uma área para estacionamento.

Compromisso

Em março, o prefeito Roberto Cláudio recebeu em seu gabinete o comerciante Raimundo Oliveira Araújo (também conhecido como Raimundo dos Queijos), o vereador Acrísio Sena e os militantes da cultura Mário Nogueira e Sérgio Braga para discutir a requalificação da Travessa Crato. Na ocasião, o prefeito assumiu o compromisso de iniciar, ainda neste semestre e concluir no menor tempo possível, uma completa requalificação daquele espaço. "Assim, entregaremos à cidade um dos seus patrimônios imateriais revitalizado, muito mais agradável e adequado a uma boa conversa com os amigos. Quando estiver pronto, vamos marcar uma roda de conversa por lá", declarou Roberto Cláudio.


Tradição
Um dos lugares mais tradicionais e pulsantes do Centro de Fortaleza, a Travessa Crato abriga o Raimundo dos Queijos, comércio de queijos, doces, paçocas, manteiga, carne de sol e outras iguarias tipicamente cearenses. O proprietário Raimundo Oliveira Araújo trabalha no local há 38 anos e conta com um grande movimento de clientes aos domingos.


Serviço
Início das obras da Travessa Crato
Data: 22/05/2016 (domingo)
Hora: 11h

Manter viva nossa diversidade cultural faz parte da minha luta!
Neste domingo, 22/05, a partir das 9h, acontece a assinatura da ordem de serviço para reforma da Travessa Crato - onde está situado o tradicional comércio do Raimundo dos Queijos - e sua transformação em espaço cultural.
‪#‎ViverFortaleza‬ ‪#‎Cultura‬

Festival Fartura Fortaleza

A gastronomia é novamente celebrada na 2ª edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontece hoje e amanhã, na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores).
O evento que marca a reinauguração da praça conta com diversos espaços gastronômicos, reunindo 100 profissionais da gastronomia entre chefs de cozinha e produtores, além de atrações musicais e teatrais.
Os ingressos estão à venda online pelo site https://www.bilheteriadigital.com/ce e nas lojas Sucré Patisserie, e custam R$ 15,00.
Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para as instituições: Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha -CE, ACEPA – Associação Cultural e Esportiva do Pirambu e Adjacências, e BCAD – Grupo de Bailarinos de Cristo, Amor e Doação. As instituições foram indicadas pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

O Festival Fartura Gastronomia chegou a Fortaleza em 2015, e em seu primeiro ano atraiu oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas. A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.
Espaço Chefs e Restaurantes
No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, preparados especialmente para o evento.
Estão presentes:
Chef: Rodolfo Mayer (restaurante Angatu - Tiradentes, MG)
Prato: Cupim, molho de café, coalhada e farofinha cítrica
Chef: Joca Pontes (Ponte Nova – Recife PE)
Prato: paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante
Chef: Rodolfo de Santis (Nino Cucina – São Paulo SP)
Prato: cavatelli “amatriciana” de polvo
Chef: Tássia Magalhães (Pomodoro – São Paulo SP)
Prato: nhoque de beterraba
Chef: Liliane Pereira (O Banquete – Fortaleza CE)
Prato: crepe de tapioca com camarões puxados na manteiga clarificada, manga e pimenta dedo de moça ao aroma de alecrim
Chef: Rômulo Rezende (Apelo Piadineria – Fortaleza CE)
Prato: piadina de rosbife de filé com queijo do reino, molho teriaki e cebola roxa, com chips de batata doce
Chef: Marco Gil (Quintal Restaurante – Fortaleza CE)
Prato: nachos Cearenses (chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão)
Chef: Leo Gonçalves (O Mar Menino – Fortaleza CE)
Prato: panelinha de frutos do mar.
Espaço Petiscos, Lanches e Doces
Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza, CE); o pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG); os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice (Belo Horizonte – MG), a coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (São Paulo - SP); o bolinho de carne do Restaurante da Zena (Fortaleza, CE) e iscas de camarão do Boteco Praia (Fortaleza).
O evento também terá a participação dos food trucks/bike El Chancho, com hambúrgueres; Doceville, com sanduichinho de brownie; e Hortalícia, com o iogurte grego.
Espaço Produtos e Produtores
O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país, como: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE); farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé,CE), queijo canastra da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (Região da Canastra – MG); geleias, chitney e alho confitado da Doces da Christy (Ponte Nova, MG); e doce de leite da Munhoz Majestic (Alfenas, MG) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.
Espaço Cozinha Ao Vivo
Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda (Belo Horizonte- MG), com o prato Arroz Amado; Thomas Troisgros, do restaurante Olympe (Rio de Janeiro), com seu Cassoulet, a “feijoada francesa” e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (Belo Horizonte – MG), com o prato “pela égua”.
Espaço Aulas Senac
Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG). Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).
PROGRAMAÇÃO ESPAÇO AULAS SENAC
Hoje
13h às 13h45 - Aula com Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Porco, cenoura e cachaça, com Pedro Emílio (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - Queijos de Minas Gerais e afinadores de queijos, com Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG)
16h às 16h45 - A panelada mineira, com Fábio Moreira (FANOR, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Brigadeiro gourmet de munguba, com Nilza Mendonça (Senac, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - O pescado na mesa brasileira, com Lúcio Figueredo (Vojnilô, Fortaleza, CE)
19h às 19h45 - Aula Sebrae
20h às 20h45 - Aula AMBEV
21h às 21h45 - Nhoque de macaxeira com ragu de carne de sol e chips de macaxeira, com Libia Amaral e Victor Sampaio (Senac, Fortaleza, CE)
Amanhã
13h às 13h45 - Rocambole de batata doce com lombo suíno, com Naira Jucá e Citonia Cruz (Senac, Fortaleza, CE)
14h às 14h45 - Massala de camarão, com Victor e Vidal (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 15h45 - A valorização dos insumos locais para panificação, com Karliano Pereira (Rosmarino Pães Artesanais, Fortaleza, CE)
16h às 16h45 - Blinis sertanejos de tapioca com carne-de-sol e banana caramelizada com rapadura e vinagrete picante, com Hanry Sindeaux e Patricia Uchoa (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 17h45 - Doces raízes do Sertão, com Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE)
18h às 18h45 - Aula Sebrae
19h às 19h45 - Aula AMBEV
PROGRAMAÇÃO ESPAÇO INTERATIVO SENAC
Hoje
13h às 14h30 - Risoto de Carneiro Quixadá, com Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Delícia em camadas - Mini cake de chocolate, cereal, toffe de rapadura e amendoim, com Aldenizia Girão e Ana Celia (Senac, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Pão no bafo, com Rosane Radecki (Restaurante Girassol, Palmeira, PR)
19h às 20h30 - Hambúrguer Artesanal, com Erasmo Júnior e Evilazio Nascimento (Senac, Fortaleza, CE)
Amanhã
13h às 14h30 - Massa fresca com camarão picante, com Franzé Melo e Lila Mendes (Senac, Fortaleza, CE)
15h às 16h30 - Peixe com banana em emulsão de pimentão, com Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE)
17h às 18h30 - Os sabores da tradição da serra gaúcha na confeitaria atual, com Luisa Jungblut (Ló Patisserie & Chocolaterie, Porto Alegre, RS)
Atrações musicais e teatrais
Além de toda a programação gastronômica, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; e a cantora Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Veja a programação cultural completa:
Hoje
Palco Principal
10h - Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
11h - Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
13h - Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
14h - Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
16h - Carlinhos Patriolino + Macaúba do Bandolim
18h - Paula Tesser
20h - Os Bicho de Ureia
21h30 - Lorena Nunes (show em homenagem à Tropicália)
Palco Cultural
12h - Grupo Garajal com Oficina Jogo de Palhaço + Espetáculo Circo Alegria
14h - Companhia Intinerante de Malabares com oficina de Malabares + Circo Lúdico Experimental com espetáculo Tiquinho de Nada
15h30 - Dona Zefinha - CH@FURDO
19h - Siara Quarteto - Calssico dos Filmes e Videogames
21h - Di Freitas (Cariri)
Amanhã
Palco Principal
13h - Kaya no Choro
14h30 - Nayra Costa
16h - Adelson Viana e Nonato Luis
18h - Orquestra de Sanfonas do Ceará
19h30 - Marcos Lessa - No Siará é Assim!
Palco Cultural
12h KIKA ABRANTES E MAKITO VIEIRA - CANTOS BRINCANTES
13h30 Grupo Formosura de Teatro - Boi Estrela
15h Circo Tupiniquim - As estripulias do Macaco Simão
19h Marimbanda
Festival Fartura Fortaleza
O Festival Fartura Fortaleza faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas para seus eventos, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira. 
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.
Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar noFartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
Serviço
Festival Fartura Fortaleza
Local: Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) - Aldeota, Fortaleza – CE
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h
INGRESSOS: Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie
Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.
Lojas Sucré Patisserie
- Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
- Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
- República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.

Olhar

  • O diretor do Instituto Olhar, Luiz Dantas, fala sobre o VI Encontro dos Portadores de Glaucoma hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):


Fala Chico Lopes


No BNB Clube

No CCBNB

  • Possibilitar que pessoas com deficiências visuais possam usufruir da arte. Este é o principal objetivo da exposição Esculturas Táteis, que integra a programação permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).
  • As visitações estão abertas e acontecem de terça a sábado, das 10 às 19 horas.
  • A entrada é gratuita.
  • São 15 esculturas pertencentes ao acervo de arte do Banco do Nordeste. Foram produzidas em madeira, acrílico e ferro, por artistas cearenses, pernambucanos e piauienses: Diomar, Dito Paixão, Manoel Graciano, Márcio Julião, Nino, Paulo Sérgio, Sérvulo Esmeraldo e Zenon Barreto.
  • “A iniciativa prima pela democratização do acesso à arte, em consonância com as práticas inclusivas desenvolvidas pela instituição”, afirma a gerente do Ambiente de Marketing do Banco do Nordeste, Luiza Cristina.
  • A consultora cultural do Centro Cultural e curadora da exposição, Jacqueline Medeiros, acrescenta que, ao tocar as quinze esculturas que compõem a mostra, as pessoas com deficiências visuais receberão informações por meio de etiquetas em dupla leitura (tinta e Braille), incluindo um mapa tátil com orientações sobre o espaço, com imagens em relevo.
  • O percurso de visitação também é orientado por um piso tátil, que permite e indica com segurança um caminho para a exploração dos objetos na galeria.
  • “A seleção das obras teve como critério a existência de fatores que facilitam a compreensão e apreciação artísticas dessas esculturas ao serem tocadas , como dimensão, forma, textura e diversidade estética, buscando não comprometer a mobilidade”, afirma Jacqueline.
  • Serviço
  • Exposição: Esculturas Táteis
  • Visitações: De terça a sábado, das 10 às 19 horas.
  • Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde d’Eu, 560, Centro. Fortaleza).

No cume do Everest

  1. Após duas tentativas de chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, frustradas por desastres naturais em anos anteriores, o montanhista cearense Rosier Alexandre conseguiu chegar, na noite desta sexta (20), ao cume do Monte Everest (8.848 metros), mais alto pico do mundo.
  2. Foram 36 dias de escalada, noites mal dormidas e clima severo.
  3. Rosier Alexandre foi o único brasileiro, que optou por fazer a escalada este ano, pela Face Norte da montanha, localizada no Tibete. 
  4. Eram 21h15, no Brasil, 8h15 da manhã, no Tibete, quando Rosier Alexandre pisou no cume do Everest.
  5. Devido à forte tempestade de vento no local, só manteve contato via áudio com a esposa, às 1h56 da madrugada, comemorando o feito.
  6. “Cume, cheguei ao cume do Everest! Lugar mais alto da Terra!”, disse, emocionado, relatando ainda a forte tempestade de vento que enfrentou, e que congelou muitos equipamentos do montanhista.
  7. O Projeto Sete Cumes, finalizado, agora, por Rosier Alexandre, começou em 2005, com escalada do Monte Aconcágua (6.962 metros, na América do Sul), seguido dos montes: Monte McKinley (6.194m, na América do Norte), Kilimanjaro (5.895m, na África), Monte Elbrus (5.642m, na Europa), Monte Carstensz (4.884m, na Oceania), Monte Vinson (4.897m, na Antártida) e, agora, do Monte Everest (8.848m, na fronteira entre o Nepal e o Tibete).

Fala Agueda Muniz


Fala Evaldo Lima-II


Fala Evaldo Lima-I


Na CMFor

  • A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sedia neste momento o Encontro dos Portadores de Glaucoma.
  • Vai até duas da tarde.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...