segunda-feira, abril 17

PTC na CMFor

O auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sediou hoje o Encontro Estadual do PTC. Na mesa as vereadoras Bá e Cláudia Gomes

I Fórum BNB de Infraestrutura

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Marcos Holanda, recebe agentes do mercado e gestores públicos de toda a Região, na próxima quarta-feira (19), na sede do BNB, em Fortaleza. A empresa realizará o I Fórum BNB de Infraestrutura, com o objetivo de mapear projetos financiáveis pelo FNE Infraestrutura – linha de crédito que dispõe este ano de R$ 11,4 bilhões para investir em obras estruturantes na Região. 
Segundo o Banco Mundial, países da América Latina e Caribe investem em média 2,8% do PIB em infraestrutura. A região supera apenas a África Subsaariana, onde se investe apenas 1,9%. Para países de demais regiões em desenvolvimento do mundo, os percentuais variam entre 4% e 8,5. Na Índia, por exemplo, o percentual ultrapassa 4,5%. Na China, o percentual supera 8%. No Brasil, a média dos últimos anos é de 2,2%.
“Ampliar e melhorar a infraestrutura dos estados nordestinos é fator preponderante para a redução das desigualdades inter-regionais. Por isso, o Banco do Nordeste destinou parte significativa da programação do FNE 2017 para investimentos em bens públicos de qualidade que promovam o bem-estar das famílias, tais como água, esgoto, energia, telecomunicações e infraestrutura urbana”, afirma Marcos Holanda.
Para o presidente do BNB, a intenção é também injetar esses recursos na economia para ampliar a competitividade das empresas sediadas no Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, cumprindo a missão do Banco. “Essa é mais uma forma de o Banco do Nordeste atuar diretamente para aumentar as taxas de crescimento econômico da Região”, frisa Holanda.
Entre as presenças confirmadas para o Fórum incluem-se o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang e o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz.
O FNE Infraestrutura é voltado para investimentos privados, por meio do financiamento de empresas engajadas em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões.
Serviço
Fórum BNB de Infraestrutura
Quando: 19 de abril, às 9 horas
Onde: Auditório Celso Furtado (Avenida Silas Munguba, 5700, Passaré, Fortaleza)

Cagece na Beira-Mar

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza manutenção preventiva na tubulação de grande diâmetro do sistema de esgotamento sanitário localizado na Beira Mar. O serviço, que deverá ser concluído ainda esta semana, é executado no interceptor leste, responsável por encaminhar para tratamento o esgoto produzido nos bairros Papicu, Aldeota, Praia do Futuro e Mucuripe. Somente no primeiro trecho compreendido entre as ruas Tereza Hinko e Manoel Jacaré, já foram retiradas cerca de 10 toneladas de resíduos sólidos.
As manutenções preventivas realizadas pela Cagece têm por objetivo garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Em 2016, cerca de duas mil toneladas de resíduos sólidos foram retiradas das tubulações localizadas na área. 
No total, serão percorridos cerca de 6,1 quilômetros de tubulação até a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), localizada na avenida Leste Oeste. De acordo com o gerente da Unidade Metropolitana de Macrocoleta e Tratamento de Esgoto (UNMTE), Jorge Medeiros, “a limpeza visa minimizar a ocorrência de extravasamentos e a perfeita utilização das grandes tubulações. Isso ajuda a manter a vida útil preservada da rede de esgotamento sanitário”, afirma.
Além dos esforços que a Cagece tem feito para melhorar o fluxo e assegurar o bom funcionamento da rede de esgoto, a companhia alerta a população sobre alguns cuidados, como não depositar sólidos na rede, não abrir as tampas dos poços de visita, utilizar caixa coletora de gordura, evitar óleo na pia, não dispor papel higiênico no vaso sanitário e, principalmente, evitar interligar a rede de coleta de água da chuva no sistema de esgotamento.
Serviço
A Cagece realiza limpeza preventiva das redes de esgotamento sanitário nas principais cidades do estado, como Fortaleza, Região Metropolitana e também do interior. Sempre que houver indícios de extravasamento de esgoto, a companhia conta com a colaboração da população para entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central 0800.275.0195, o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece (www.cagece.com.br) e das redes sociais da companhia (facebook e twitter).

Na Bienal do Livro


Fala RC

'Recebi hoje, com muita alegria e orgulho, aqui no Paço Municipal, os 98 alunos selecionados no Programa Juventude Sem Fronteiras, que vão viajar para o Canadá e para a Espanha. Essa é a primeira porta aberta para o futuro vencedor desses jovens, que estudaram em escolas públicas, participaram do Academia Enem e agora estão tendo essa excelente oportunidade de vivenciar novas experiências em outros países.
O Programa, que tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promove uma experiência de estudo e vivência internacional aos alunos que alcançarem as melhores notas no Enem.
Em Toronto e Vancouver, no Canadá, e Salamanca, na Espanha, os jovens serão beneficiados com curso de idiomas (Inglês ou Espanhol), despesas básicas pagas e ajuda de custo, permanecendo nessas cidades por um período de dois meses.
Sabemos que, por meio da educação, muitas vidas podem ser transformadas. E esta é a nossa missão: dar oportunidade para que os nossos jovens realizem grandes sonhos e garantam um futuro melhor.' (Roberto Cláudio - prefeito de Fortaleza). 

Amanhã na UFC

Leão da Cidadania

A Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza realiza, na próxima quinta-feira (20), a palestra "Leão da Cidadania – Faça seu imposto valer a pena". O objetivo do evento é fazer a população entender que 6% da sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – 2017 pode ter um destino diferente e com causa social, destinando-o para a Fundação da Criança e da Família Cristã (Funci). O encontro acontecerá, a partir das 8h30, no auditório Raimundo Cabral, na Faculdade CDL.
De acordo com o coordenador-geral da AJE, Fernando Laureano, a ideia é esclarecer que, ao invés de repassar o valor integral do imposto a pagar para o Governo Federal, o contribuinte poderá deixar uma parte desses recursos no município onde reside para serem utilizados em programas sociais voltados para crianças e adolescentes. "O objetivo é deixar esse dinheiro na cidade onde o contribuinte reside para que seja utilizado em uma missão tão nobre. Descobrimos essa possibilidade no fim do ano passado, em uma conversa com o promotor Luciano Tonet e começamos a fazer toda a articulação entre os apoiadores para podermos colocar em prática essa situação".
MISSÃO REGIONAL – Outra atividade da AJE Fortaleza neste mês é a realização da Missão Regional que, neste ano, visitará o Cariri. No próximo dia 26, o grupo, formado por 15 jovens empresários, viajará ao Cariri ao Triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Eles ficarão três dias no Sul do Estado fazendo visitas técnicas a diversas empresas como Grendene, Cajuína São Geraldo, K&K Couros, para trocar experiências, processos produtivos, história, mercado. "Teremos encontro com representantes da Prefeitura de Juazeiro, conhecendo quais práticas e modelos estão sendo utilizadas para fomentar o empreendedorismo, bem como dando sugestões de ideias. A Fajece, também, se reunirá com jovens empresários locais e demais entidades como representantes Fiec no Cariri para formatarmos a AJE Cariri".

Amanhã na CMFor

Amanhã, às dez da manhã , no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) terá treinamento do uso do Desfibrilador Cardíaco. Proposta da coordenadora da Unidade de Saúde da CMFor, Lúcia Baima.

BeeTech

Com os serviços de compra e troca de moedas estrangeiras e transferências internacionais, acaba de chegar em Fortaleza a BeeTech, primeira empresa brasileira focada em soluções financeiras que integram processos consolidados durante as operações cambiais.
Por meio de um processo simples, humanizado e transparente, agora os interessados na compra, troca ou transferências internacionais de valores poderão realizar todo o processo via Chat, WhatsApp, Telegram, Skype, e-mail ou telefone e receber os valores onde desejar.
A BeeTech oferece esses serviços por meio de seus dois produtos, BeeCâmbio, primeira correspondente cambial presente em mais de 40 cidades do país, e Remessa Online, primeira plataforma independente para transferências internacionais autorizada pelo Banco Central do Brasil 100% online.
Ao todo, são 26 moedas disponíveis para compras, trocas e transferências internacionais.
Sobre a BeeTech
Fundada em 2016, a BeeTech é a primeira empresa brasileira focada em soluções financeiras que integram processos consolidados durante as operações cambiais por meio de seus dois produtos: a BeeCâmbio e a Remessa Online. A empresa tem como como missão levar um atendimento humanizado, no qual a experiência de compra e troca de moedas estrangeiras ou transferências internacionais, seja simples, rápida, prática, totalmente online e a transparência nas transações como seus maiores diferenciais. Com atendimento online, a BeeTechoferece relacionamento multicanal por meio de Chat, Whatsapp, Telegram, Skype, e-mail e telefone. Com a BeeCâmbio é possível fazer a compra da moeda estrangeira pelo site, receber via delivery, criar alertas para obter as menores cotações do mercado, além de contar com sistema exclusivo de desconto progressivo a partir da quantidade de câmbio comprada. Já a Remessa Online é a primeira plataforma independente para transferências internacionais autorizada pelo Banco Central do Brasil que funciona 100% online.

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa foi especial para as crianças do Lar Amigo de Jesus. Mais de 20 crianças receberam alimentos e ovos de páscoa provenientes das doações arrecadadas pelo Complexo Gastronômico Imprensa Food Square. A ação também fez parte do aniversário de dois anos do estabelecimento.
Além da arrecadação, as crianças também estiveram presentes no local para participar de brincadeiras e momentos de descontração.

No Festeja Fortaleza

Uma mistura de ritmos vai marcar a segunda edição do Festeja Fortaleza no dia 20 de maio, na Arena Castelão. E para levar o público à loucura com o swing baiano, ninguém melhor do que Léo Santana para representar o axé. "Esse é o melhor momento da minha carreira. Estou muito mais maduro, mais profissional, mais centrado no que eu faço. Acertamos no repertório, e isso é muito mais bacana do que ter apenas uma canção na boca da galera.”, afirma Léo. Além de "Santinha", Léo se destaca com músicas como "Um tal de toma", "Vidro fumê" e "Bumbum no paredão".
O Festeja Fortaleza chega à segunda edição cearense em 2017 e está marcado para acontecer dia 20 de maio, na Arena Castelão. Passam ainda pelo palco do Festival, a cantora Marília Mendonça, as gêmeas Maiara e Maraisa, a banda Aviões do Forró, os irmãos Henrique e Juliano e o cantor Léo Santana.
 
SERVIÇOS:
Festeja Fortaleza 2017
Atrações: Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Aviões do Forró, Maiara e Maraisa, Luan Santana e Leo Santana.
Quando: 20 de maio
Onde: Arena Castelão
Hora: 17 horas
SETORES E VALORES:
ARENA FESTEJA - R$50 (meia)
FRONT VIP - R$135 (meia)
CAMAROTE PREMIUM - R$160 (meia)
CAMAROTE ABSOLUT FEMININO - R$265 - OPEN BAR (Whisk, Vodka, Cerveja, Refrigerante e Água)
CAMAROTE ABSOLUT MASCULINO – R$290 - OPEN BAR (Whisk, Vodka, Cerveja, Refrigerante e Água)
FORMAS DE PAGAMENTO: Nas lojas à vista dinheiro ou cartões: Visa, MaterCard, Elo, American Express e Dines Clube e pelo site parcelado em até 12X.
PONTOS DE VENDA FÍSICOS:
Lojas Blinclass (Benfica, Iguatemi, Maranguape, Maracanaú, North Shopping Fortaleza, North Shopping Joquei, Shopping Parangaba e Via Sul Shopping)
Lojas Soyler (North Shopping Joquei e Shopping Parangaba)
Lojas Farell (Av. Luciano Carneiro, 1400 - Loja 39 Ceará Moda Shopping )
VENDAS ONLINE: www.bilheteriadigital.com
INFORMAÇÕES: 85 98773.7330 | 85 3052.9900

Na Bienal

Música, literatura e teatro para contar - e cantar – a música cearense. Foi a partir dessa premissa que a Dona Zefinha idealizou o espetáculo “Invocado que só”, que será apresentado no próximo sábado (22), às 21 horas, dentro da programação oficial da 12ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará. A apresentação é gratuita e vai contar com a participação do cantor Neopinel. 
Com um repertório que diverte e, ao mesmo tempo, propõe uma reflexão ao público, a banda aproxima o som do batuque à música de câmara, passando pelas contribuições do maestro Alberto Nepomuceno, em uma verdadeira homenagem à cultura musical do nosso Estado. “Invocado que só” é homônimo ao livro-CD “Invocado um jeito brasileiro de Ser musical”, de Flávio Paiva (Armazém da cultura – 2014), com ilustrações musicais de autores cearenses e gravações acústicas exclusivas de Dona Zefinha.
Assim como o livro e o espetáculo, o disco, que contou com a produção musical do músico e produtor paulistano André Magalhães, traz um relicário da diversidade musical cearense, organizado dentro do conceito de “música Invocada”, com sons que vão de Abdoral Jamarcaru, Neo Pinel, a Evaldo Gouveia, passando ainda por Luis Fidelis, Xerém, Petrúcio Maia, entre outros.
Intercâmbio e conexões
Orlângelo Legal, dramaturgo, diretor teatral, compositor e um dos fundadores da Dona Zefinha, explica que o intercâmbio com artistas locais foi essencial para o enriquecimento do “Invocado que Só”, a exemplo das turnês por onde o espetáculo já passou. “Prezamos muito por esses encontros com grandes artistas, pessoas que admiramos, pois agregam novas possibilidades, ideias e ampliam ainda mais as possibilidades, tanta para a banda, no que se refere à novas referências, quanto para o espetáculo em si.
Em agosto de 2015, por exemplo, durante a ocupação Elomar no Itaú Cultural (SP), a cantora e dançarina africana Fanta Konatê e a artista paulistana Suzana Salles participou de “Invocado que só”. Em Fortaleza, no Maloca do Dragão 2016, subiram ao palco o cantor e compositor Messias Holanda e Karine Alexandrino. Mais recentemente, no Festival Música na Ibiapaba, foi a vez da cantora Inês Mapurunga.
O espetáculo será exibido, ainda em 2017, nas cidades de Sobral, Iguatu e Independência.
Serviço – Espetáculo “Invocado que só” na Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data - 22/4
Local – Centro de Eventos do Ceará – Auditório Principal - Térreo
Horário - 21 horas
GRÁTIS
Ficha Técnica:
Cenomusical: 60 minutos
Direção Artística: Orlângelo Leal
Direção Musical: André Magalhães
Figurinos: Joélia Braga
Concepção/Argumento: Flávio Paiva/Orlângelo Leal
Elenco:
Orlângelo Leal (voz e guitarra), Ângelo Márcio (percussão e sax), Paulo Orlando (locução, percussão e voz), Joélia Braga (percussão e voz), Tamily Braga (vocal, violoncello e ukulelê), Samuel Furtado (rabeca, tuba, trombone e trompete), Joel Rocha (trombone, baixo e pífano), Maninho (bateria), Yago Fernando (piano, guitarra e sanfona), Vanildo Franco (pífano e percussão).

No RioMar Kennedy

O Shopping RioMar Kennedy recebe amanhã (18), a humorista Nany People, com o novo show “De Boca Cheia”. O espetáculo acontece com Ciro Santos e relata de maneira irreverente os problemas do dia a dia. Na apresentação, a artista, conhecida nacionalmente por diversas participações em programas conhecidos promete interage com o público e ensinar como encarar a vida com bom humor.
O show será gratuito e inicia a partir das 19h30, na Praça de Eventos do Piso L3 do shopping. Este mês o Humor na Praça trouxe a youtuber, Camilla Uckers, e o espetáculo “Elas Cansam Roberto”.
Sobre Nany People
Fez curso de Extensão Universitária de interpretação pela Unicamp, além de ter estudado teatro na Escola Macunaíma. Trabalhou por 10 anos no Teatro Paiol (SP) com a Família Goulart/Bruno em diversas funções. Projetou-se no cenário nacional, em 1997, como repórter do programa “Novo Comando da Madrugada” de Goulart de Andrade (Extinta Rede Manchete) e foi jurada residente do programa “Guerra é Guerra”, da Rede Mulher. Participou também do programa humorístico “A Praça é Nossa” no SBT, de 2006 a 2010; do reality show “A Fazenda” 2010 3ª Edição – Rede Record; do programa “Cante Se Puder” no SBT, de 2011 a 2013; e recentemente programa da MultiShow #PartiuShopping ao lado de Tom Cavalcante.
Serviço
Show “De Boca Cheia” com Nany People
Quando: 18 de abril, às 19h30
Onde: Praça de Eventos, Piso L3 do Shopping RioMar Kennedy (Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy)
Entrada gratuita
Mais informações: (85) 3089.0909

Cidadão fortalezense

Nascido em Goiânia (GO), mas com alma de cearense, o jornalista televisivo Rodrigo Vargas recebe hoje (17), o Título de Cidadão de Fortaleza. A entrega vai ser feita pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT), em Sessão Solene, no Plenário Fausto Arruda, da CMFor. 
O jornalista comenta que ficou emocionado ao receber a notícia:
"No ano passado, o secretário de Cultura do Município, Evaldo Lima, disse que estava indicando meu nome para ser cidadão fortalezense, eu fiquei muito feliz pela lembrança. Sempre falo que a gente não escolhe onde a gente nasce, a gente escolhe onde a gente fica, então quando as pessoas desse lugar reconhecem isso é muito gratificante".

No Parangaba

O Shopping Parangaba recebe, de hoje (17) a 30 de abril, o 1º Feirão de Consórcios Classificados do Diário do Nordeste, que vai reunir várias empresas de consórcios do ramo imobiliário, de veículos e eletrodomésticos. O evento será realizado no piso L1,em frente a loja C&A, e vai oferecer planos e condições facilitadas para fechar negócios.
O feirão terá algumas diferenças dos consórcios tradicionais, para quem contratar uma das ofertas do evento: além de poder utilizar o FGTS, vai ter uma ampla forma de parcelamento chegando até 120 meses sem juros, taxas ainda são menores e menos burocracia. Tudo isso fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, para garantir mais segurança a todos os clientes. 
A documentação necessária para fechar um negócio é apenas o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado. O 1º Feirão de Consórcios é uma realização dos Classificados do Diário do Nordeste, com o patrocínio do Shopping Parangaba e Acal. 
Serviço 
1º Feirão de Consórcios dos Classificados
Local: Piso L1.
Funcionamento: 17 a 30 de abril. Segunda a sábado, das 10 às 22 horas e domingos e feriados de 14h30 às 20h30.

Hoje e amanhã no ICC


Contra a gripe


Na quinta


Jornais



O Povo


Hoje na CMFor

Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) hoje:
V Encontro Estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC), de 15 às 19 horas, no Auditório Ademar Arruda.
Sessão solene para entrega do Título de Cidadão Honorífico de Fortaleza ao jornalista Rodrigo Coelho Vargas, às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda. Proposta do vereador licenciado Evaldo Lima, por iniciativa da vereadora. Eliana Gomes.

Na Bienal do Livro

Marcelino Freire e Valter Hugo Mãe, na Bienal do Livro do Ceará (foto Chico Gadelha)
Um domingo de decisões difíceis: assim poderia ser resumido o terceiro dia da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Foi complicado escolher quais atrações acompanhar, tamanha a diversidade de opções.
A escritora cearense Ana Miranda conversou com a escritora moçambicana Paulina Chiziane, com mediação da professora Vânia Vasconcelos, da Unilab. O diálogo aconteceu na Sala Moreira Campos. Chiziane é a primeira autora a publicar um romance no seu país e fez uma fala contundente. "O lugar onde o negro está é sempre subalterno. Com a literatura começo a denunciar minha identidade como negra e mulher. Escrever é uma espécie de confissão. A literatura que me escolheu e pude encontrar um espaço para tentar transformar sentimentos, opiniões e mudar o mundo. Minha arma é minha caneta", disse ao público.
Ana Miranda aproveitou para falar sobre o protagonismo feminino. "Fui criada numa casa de mulheres, num universo feminino. Quem mandava era minha mãe, meu pai não apitava em nada. Também estudei num colégio de freiras. Quando fui crescendo e me falaram que quem manda no nosso mundo são os homens, eu disse não: são as mulheres", comentou.
Já na Sala Mágica, o carioca Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia do Dartmouth College trouxe ensinamentos a respeito de ciência e filosofia, reunindo grande público. “Fico feliz de ver tanta gente aqui, tantos jovens. Essa é uma das razões para fazer o que faço”. Gleiser mostrou que a ciência não se restringe apenas ao campo acadêmico e contextualizou- a dentro de um quadro maior, longe de todos os estereótipos.
O físico e astrônomo também falou em sua palestra a respeito das origens e da evolução do Universo, inserindo ali o ser humano. “Somos parte do universo, não somos mero acidente”. Foi destacado também a necessidade da curiosidade, pois só através da busca do conhecimento a vida se torna interessante. “O ser humano é inquieto, quer saber quem é, o que vai fazer. O importante é saber que tipo de vida você vai ter para, no futuro, olhar para trás e dizer que fez diferença não apenas no mundo, mas na vida das pessoas que conviveu”, ressaltou.
Tarde plural
Na programação infantil, a adaptação do espetáculo “É duro ter cabelo duro”, apresentado pelo ator, diretor, circense e instrutor de teatro, circo, palhaçaria e sapateado Cláudio Ivo, na Sala Literatura e Circo, arrancou a atenção, risadas e aplausos de crianças e adultos.
Sempre com trabalhos voltados à manutenção e valorização da cultura popular e negra, o espetáculo encenado por Cláudio foi marcado por música, dança, sapateado e transmissão de valores essenciais através da história de Severina, uma garota que sofre bullying na escola por ter cabelos crespos.
Através da diversão, foi transmitida uma lição sobre tolerância, respeito, amor ao próximo, generosidade e a beleza que existe nas diferenças. “As pessoas estão preocupadas com a crise financeira, mas muito mais preocupante é a crise existencial”, disse Cláudio no encerramento da apresentação.
Às 14 horas, em mais um dia do IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros, representantes de revistas do Ceará, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte discutiram sobre fenômenos pertinentes ao universo dos periódicos: a virtualização dos suplementos literários impressos no Brasil e a falta de políticas públicas e empresarias para este tipo de publicação.
Na ocasião, Moacir de Souza, no site Escambau, apresentou as possibilidades virtuais, como blogs, sites e podcasts para a disseminação da cultura leitora, enquanto Tânia Lima, da revista Mangues&Letras, reforçou a importância do suporte físico, sobretudo considerando as populações marginais que não possuem acesso à Internet.
Na faixa das 16 horas, o Auditório Mestres e Mestras da Cultura promoveu o segundo dia de Rodas de Saberes “O corpo é um texto, a vida e a alegria”, com o Mestre Gilberto Calungueiro (Teatro de bonecos - Icapuí) e o Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense - Fortaleza). 
No mesmo horário, o escritor português Valter Hugo Mãe (que, na noite de sábado, extrapolou a lotação das salas 3 e 4 do mezanino 1) fez sua segunda participação na Bienal, em uma animada conversa com o autor pernambucano Marcelino Freire, do qual é amigo desde 2000. A relação de ambos inspirou a mediadora Socorro Acioli a mudar o tema da mesa para “amizade”. Para orientar o diálogo, selecionou algumas palavras como “encontro”, “generosidade” e “incômodo”, sobre as quais os autores tiveram que discorrer.
Questionado sobre sua relação com o Brasil, o escritor português foi enfático: “Eu me recuso a me sentir estrangeiro no Brasil. Em mim, há um ingrediente muito presente de Brasil”. Não muito longe dali, um Gero Camilo pequeno em estatura e gigante em talento falava também de lugares e sentimentos de pertença. O ator e poeta declamava do alto da bancada do Café Literário sobre os seus “Cearás”, que vieram do meio do mato, e de sua Fortaleza que jaz deserto, mas pode ser jardim. 
Na III Salão do Professor, o diálogo entre os escritores Jorge Pieiro e Luiz Ruffato refletiu sobre o conto enquanto produção literária na escola. Ambos narraram suas histórias como alunos, vivências com professores e experiências escolares, e como tudo isso influenciou no gosto pela leitura e na produção literária.
Luiz Ruffato teve uma infância diferente da maioria dos escritores. Pobre, filho de mãe analfabeta e pai semianalfabeto, estudava em uma escola pública muito ruim na cidade de Cataguases (MG) e não tinha incentivo à leitura. Quando conseguiu uma vaga em uma escola frequentada por muitos alunos ricos, foi hostilizado. “Tentei resolver o problema sozinho, me tornando invisível naquele ambiente. Arranjei um esconderijo ótimo e ficava lá quieto. Era uma biblioteca. Fui então contaminado pela leitura, mesmo começando de uma forma estranha e tortuosa”, contou. Jorge Pieiro deve tudo a três grandes mestres que conheceu durante sua vida escolar, cada um deles despertando características específicas da literatura que passou a produzir. “Na escola, me pediam para escrever muito, mas eu não tinha ideias para as narrativas. Escrevia palavras que vinham à cabeça e nada fazia sentido, mas isso foi criando um hábito. Queria imitar escritores famosos e não conseguia. Então comecei a escrever por inveja, uma inveja boa”, ressaltou.
Manhã
Antes de abrilhantar o III Salão do Professor, Luiz Ruffato, autor que protagonizou, ao lado de Socorro Acioli, uma das mesas de maior audiência do dia anterior, abriu os trabalhos do terceiro de evento, conversando sobre personagens cotidianos. A mesa, pertencente à programação do Café Literário, no Pavilhão Térreo, foi mediada pela curadora geral da Bienal, Mileide Flores.
Ainda na manhã deste domingo, as cantorias e os recitais promovidos na Praça do Cordel amanheceram soando em tom de homenagem. O anúncio do falecimento do poeta Gonzaga Vieira, cujo último lançamento de folhetos aconteceu neste sábado (16), surpreendeu os companheiros de poesia, que prestaram a ele uma homenagem na tarde de ontem.
Natural de Canindé, o autor autodidata, com mais de duas dezenas de cordeis rimados no currículo, militou na imprensa escrita e falada, tendo sido correspondente de vários grêmios culturais de Fortaleza (CE), Natal (RN), Campina Grande (PB) e Brasília (DF).

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA
Programação Bienal fora da Bienal – Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes - Aquiraz
10h - Tema: Ao som do mar e à luz do céu profundo - Convidado: Gero Camilo
Programação Bienal fora da Bienal – Caucaia – Tribo dos Índios Anacé
16h - Tema: Na Corrente dos encantados – Convidado: Valter Hugo Mãe
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - A voz é um sentimento, a palavra sertão. Mestre Dina (Vaqueira Aboiadora - Canindé). Mestre Pedro Coelho (Vaqueiro aboiador e poeta - Acopiara). Mestre Lucas Evangelista (Cordelista - Iguatu). Mediação: Otávio Menezes
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
15h - Lançamento do livro "O Sertão Encantado de Ritinha" de Marcio Lacerda
16h - Lançamento da 3a edição do livro “Ceará Terra da Luz” (Editora Terra da Luz).
17h - Conversando sobre o livro “Coração Sertão: viagens pelo interior do Ceará” do fotógrafo Gentil Barreira
18h - Lançamento de “Anjo Caído” de Grecianny Cordeiro.
19h - Lançamento do livro “O Bálsamo” de Tereza Custódio
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
18h - Lançamento do livro “Autobiografia Prosa e Poesia” de Gaudêncio Leal de Brito
17h - Lançamento do livro "Oiticica" de Mara Nóbrega
18h - Lançamento do livro” A tardinha - Relatos de 90 idosos sobre a história de Fortaleza”, resultado de 2 anos de trabalho do Programa Memória Viva.
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Jefferson Assunção (mediação de Felipe Barroso)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários.
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Chico Buarque dialogados por Thiago Chaves
16h – Pocket-shows: palavra música - Edinho Vilas Boas
17h - Performances: palavra cena - Cacau Ramos
18h - Diálogos: O corpo da palavra, com Jorge Pieiro e Pedro Domingues
19h - Na vitrine: Lançamentos - Luiza Rios/Luciana Gifoni
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Luciano Robot e Isaac Cândido
Programação Espaço do Ilustrador Audifax Rios - PAVILHÃO TÉRREO
Programação variada durante o dia
19h - Homenagem ao artistas Audifax Rios
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
11h – Performance com o palhaço Teotônio, recital com Antônio Marcos Bandeira
14h30 – Apresentação com cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias
15h30 – Recital e lançamentos com poeta Evaristo Geraldo da Silva
16h30 – Contação de cordel para criança e lançamento do livro Romeu e Julieta em cordel, de Sérgio Magalhães e Kátia Castelo Branco
18h – Recital com Raul Poeta
19h – Recital coletivo com vários cordelistas.
20h – Cantoria com os repentistas Guilherme Nobre e Gonzaga da Viola
Programação Sala Adolfo Caminha - SALA 1 – MEZANINO 1
18h30 - ACE - apresentação do grupo ESCUTA de música afronordestina, através do AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras)
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
10h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
13h - Teatro de Bonecos - O Mau Pensamento - Angela Escudeiro
14h - Contação de histórias José Bocca e Marcos Boi - Histórias para ouvidos pequenos
15h - Espetáculo “Quem quer brincar comigo?” - de Tino Freitas
16h - Deu Atchim no Jardim - Vânia Chaves
17h - Ricardo Guilherme: Literatura em cena - Aula-espetáculo (Para os Agentes de Leitura)
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
9h - Espetáculo “Quem quer Brincar Comigo?” - de Tino Freitas
10h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
13h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
15h - “O Cajueiro pequenino” - Show em homenagem a Juvenal Galeno/Humberto Teixeira com Lançamento do livro – Glaucia Lima e Vera Camelo
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Soldadinho de Chumbo e Bailarina da Lira (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - Apresentação Escolas de Circo do Ceará – Pura Magia, com Circo Teatro Escola Canoa Criança Direção: Rosângela Santos
15h - Hora do Autor: Entre a Bruxa e o Dragão, com Verônica Oliveira conversando sobre Empoderamento Feminino Infantil - Soltura de Poesias
16h - Hora do Espetáculo: As Aventuras de João Sortudo - Cia. Prisma das Artes
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
9h - Performance Poética – Paula Yemanjá
10h - Projeto Abraço Literário
13h - Projeto Abraço Literário
14h - Performance Poética – Paula Yemanjá/Projeto Abraço Literário
15h - Projeto Abraço Literário
17h - Projeto Bazar das Letras – Renato Abê. Mediação: Isabel Costa
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Dimas Macedo, Isabel Lustosa e José Augusto Bezerra: Rachel de Queiroz, a ABL e os acervos vivos das academias
18h - Sérgio Rodrigues em diálogo com Jefferson Assunção: O escritor sempre tem o que dizer ao mundo?
20h - Eliane Brum dialoga com Lira Neto: Toda pessoa constrói uma versão da história a ser contada
Programação Sala Moreira Campos - SALA 2 – MEZANINO 2
18h - Palestra com a Profa Dra Sele Mazza: Conversa compartilhada: falando sobre Jung.
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
9h30 - Mesa de Debate: A importância da bienal e das políticas públicas de incentivo à produção literária. Dep. Odorico Monteiro (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste), Lucinda Marques (Câmara Cearense do Livro) e Mileide Flores (Coordenadora da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará).
14h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará: Literatura em nossa casa. Convidado: José Castilho Marques Neto (Consultor na JCastilho-Gestão&Projetos: Livro-Leitura-Biblioteca). Mediação: Mileide Flores
16h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará: Literatura em nossa casa. Convidada: Valdenice Barbalho Gomes (SEDUC)
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
15h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Entre labirintos e desmundos: a fantástica realidade literária. Convidadas: Marina Colasanti e Ana Miranda. Mediação Vania Vasconcelos
16h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Palestra: Profa Maria Sárvia da Silva Martins falará sobre a homenageada. Debatedoras: Profa Vânia Vasconcelos e Mayara Albuquerque
18h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Homenagem a Lygia Fagundes Telles: Performance com atrizes com textos da autora Atrizes: Antonia Alice Queiroz Bezerra e Priscila Kelly de Lima
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14 - III Salão do Professor - Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve 
16h - III Salão do Professor - Diálogos: O novo ensino médio: da aquisição a implantação. Convidados: Profs. Valdinar Custódio (Uece) e Bosco Luna (Uece). Lançamento do livro Coerência, Referenciação e Ensino do Prof. Custódio, após a mesa
17h30 - III Salão do Professor - Conto de escola: Ana Miranda com Marilia Lovatel
20h - Bazar das Letras Sesc – Entre Acordes e Narrativas Todo o Universo – (Carlinhos Perdigão e Henrique Beltrão).
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Biologando em 3D: Exposição de peças de biologia (feitas em biscuit que simula a sequência da vida e sua organização celular nos aspectos macroscópicos e microscópicos, do vírus ao humano).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Ideias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
Espaço Vermelho
9h – Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h - Painel de Debates: Mecatrônica
Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
Espaço Verde
13h - Exposição Sensorial: Áreas da Caatinga
18h30 - Palestra: Das Obras de Rachel de Queiroz: Conhecer e Restaurar as Áreas da Caatinga
Programação Sala Elementos - SALA 8 - MEZANINO 2
9h - Fanzine da Bienal (CUCA) Fernanda Meireles e Naiana Gomes
10h - A Escolha de Páris (Paideia)
15h - Dilemas da juventude: A literatura como encontro de si e do outro – Clube de leitura de Ipanguaçu e Viva a Palavra (Socorro Acioli)
18h - O Microconto como uma possibilidade literária (Escambau)
19h - Batalhas Épicas: O Senhor do Anéis X Game of Thrones
Programação Sala Mágica - SALA 9 - 10 - MEZANINO 2
9h30 - Sarau Resistência (MARC)
10h30 - Batalha de rima temática/ Workshop Break Dance, com Manelzim VM
15h - Porte Ilegal de Inteligência: Jardson Remido
17h - Espaço FORPG – (Vila do RPG)
20h – Affonso Solano - Palestra/Workshop: Criação de mundos

Na Bienal do Livro

"História de Beco" é o livro que a jornalista Mayara Araújo lança, na XII Bienal do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará

Diário do Nordeste


Na Bienal do Livro


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...