quinta-feira, agosto 3

Luos em debate na CMFor

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT), durante a sessão ordinária de hoje esclareceu sobre a tramitação da Lei de Uso e Ocupação de Solo (LUOS). Segundo Salmito, a matéria que já tramita há um ano e sete meses cumpriu todo o trâmite legal e deve ser apreciada em segunda discussão na próxima terça-feira (oito).
“Preciso, para ser correto e justo, esclarecer alguns pontos; ninguém desta Casa e nem da cidade de Fortaleza, pode dizer que a Lei de Uso e Ocupação do Solo está tramitando aqui de forma rápida. Pelo contrário, a matéria já tramita há 19 meses e ao longo deste período, a Câmara já realizou oito audiências públicas oficiais, contando com a participação de diversos setores da sociedade”, destacou.
Conforme explicou Salmito, a matéria da Lei de Uso e Ocupação do Solo deveria ter sido apreciada ainda na legislação passada, em dezembro de 2016, porém com a votação da Lei Orçamentária Anual, que tinha um prazo regimental para ser apreciada, teve sua votação adiada para o primeiro semestre de 2017. “Na abertura dos trabalhos, eu disse aqui que dentre as prioridades dessa legislação, seria a votação da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A matéria voltou para a pauta em maio, mas nunca saiu da sua tramitação. Então é equívoco afirmar que não teve discussão da matéria.”, ressaltou o presidente, diante da fala do vereador Plácido Filho (PSDB) em audiência pública realizada ontem no Ministério Público.
Segundo o líder da Oposição, vereador Plácido Filho (PSDB), os novos 27 vereadores eleitos não tiveram a oportunidade de participar exaustivamente da discussão da matéria. “A Câmara teve uma renovação de 27 vereadores, e esses não puderam participar da discussão realizada em 2016. Nós queremos participar do debate, e inclusive ontem na audiência muitas dúvidas foram tiradas, então para quê a pressa de aprovar logo a LUOS?”, questionou.
O presidente esclareceu que a matéria tramitou por tempo suficiente para ser discutida com os pares, a sociedade civil, empresários, universidades, pesquisadores, e promotoria. “É normal, às vezes a gente se engana, mas temos que ter o zelo e cuidado para não passar uma informação errada. Dizer que os 27 vereadores que entraram não têm condições de votar nesta matéria é um equívoco. Nós íamos votar e deliberar em junho deste ano. E atendendo à promotoria, adiamos a votação. Poderíamos não ter atendido o pedido e ter votado, pois nenhum dispositivo legal foi descumprido nessa tramitação.”, pontuou.
De acordo com o presidente, os 43 vereadores também tiveram a oportunidade de apresentar emendas à matéria. “Foi feito e garantido um amplo debate e mais do que isso, os 43 vereadores puderam fazer emenda individual, com assinatura somente do autor da emenda. Todos tiveram a oportunidade de apresentar emendas, ainda no começo do semestre, sem necessitar das quinze assinaturas.”, frisou.
Salmito encerrou sua fala enaltecendo o bom debate que vem sendo realizado pela Câmara. “Essa Casa é do bom debate e aqui todos os vereadores, de forma autônoma e independente exercem o mandato, de forma plural. Mas o debate deve ser realizado no padrão respeitoso, ético, mesmo que a verdade apresentada pelos pares sejam divergentes. Eu não estava lá e por isso solicitei ontem mesmo, o vídeo oficial da audiência, mas pelas informações que tive, o vereador Plácido não foi feliz e nem correto com a Casa e seus colegas. O vereador tem meu respeito e admiração, por isso peço que acolha essa minha fala com respeito e sinceridade e converse com sua assessoria, pois cometeram um equívoco e aqui temos que ser claro e sincero para não faltar com a verdade com a população”, destacou.

Suzuki Off-Road Fortaleza-Aquiraz

Foto de Tom Papp
Nordeste, sinônimo de praias, calor e, por que não, off-road! No dia 12 de agosto, os suzukeiros irão se aventurar por dunas e percorrer belíssimos visuais dos arredores de Fortaleza na etapa do rali de regularidade Suzuki Off-Road. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.suzukiveiculos.com.br.
Assista e conheça: https://youtu.be/d7sXLqQ9eBk
"Queremos nos aventurar. O carro vai bem a gente se diverte bastante", comenta a participante Thais Locatelli, que participa junto com o marido Rafael Gheller. "A motivação é o 4x4, o carro, a Suzuki e a natureza. Tudo muito bom", explica ele.
Não é necessário experiência, nem carros preparados para participar da prova. No rali de regularidade, o objetivo é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização.
“A etapa no Nordeste é sempre um show a parte. Além dos visual incrível, Fortaleza é tem muita tradição off-road, o que garante uma prova repleta de emoção e adrenalina para os participantes”, garante Fernando Julianelli, diretor de marketing da SuzukiVeículos.
Não há taxa de inscrição e cada carro faz a doação de uma cesta básica, que é destinada a entidades assistenciais do munícipio. Podem participar os veículos 4x4 das linhas Grand Vitara, Vitara, Jimny, Samurai e Sidekick.
"É uma oportunidade de se divertir. É possível colocar o carro na terra em qualquer momento, mas no rali é muito mais legal", comenta o participante Gustavo Dafferner.
Acompanhe as novidades através das redes sociais: Facebook (www.facebook.com/SuzukiBR), Instagram (www.instagram.com/suzukibr), Twitter (www.twitter.com/suzukiveiculos) e YouTube (www.youtube.com/suzukiveiculos).
O Suzuki Off-Road tem patrocínio de Mobil, Itaú, Axalta, W. Truffi, Clarion, Pirelli, Autoport Vix, Miolo e Made in Silk.

Programação – Suzuki Off-Road Fortaleza (CE)
11 de agosto - Sexta-feira
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 21h30
Local: Concessionária Sol
Avenida Santos Dumont, 6211 - Manoel Dias Branco - Fortaleza (CE)
12 de agosto – Sábado
- A partir das 8h - Início da largada
Local: Praia do Futuro (ao lado do restaurante Terra de Sol)
- A partir das 13h - Chegada, almoço e premiação
Local: Parque Engenhoca
Rua Raimundo Coelho, 200 - Centro - Aquiraz.

Calendário 2017 – Suzuki Off-Road
4ª etapa - 12 de agosto - Fortaleza
5ª etapa - 30 de setembro – Campos do Jordão (SP)
6ª etapa - 28 de outubro – Adventure Sports Fair (SP)
* Datas sujeitas a modificações.

Na CMFor na próxima semana

Programação dos dias 7 a 11 de agosto na Câmara Municipal de Fortaleza


Dia
Evento
Assunto
Local
Hora
Proposição
08/08
Terça
Missa
Missa em Celebração ao Dia dos Pais.
Auditório
12h
Ver. Jorge Pinheiro
08/08
Terça
Sessão Solene
Homenagem ao Dia do Economista.
Plenário
19h
Ver. Salmito Filho
10/08
Quinta
Sessão Solene
Comemoração aos 35 anos de luta da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, jubilado em 10 de agosto.
Auditório
14h30
Verª Eliana Gomes
10/08
Quinta
Sessão Solene
Entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Escritor Dimas Macedo.
Plenário
19h
Verº. Dr. Porto
11/08
Sexta
Audiência Pública
Alusiva ao Aniversário da Lei Maria da Penha,
Comemorado em 7 de Agosto.
Auditório
14h30
Verª. Larissa Gaspar
11/08
Sexta
Sessão de Espaço
Cerimônia de Colação de Grau do Semestre 2017.1
Auditório
19h30
Universidade Metodista de
São Paulo



Semana do Aleitamento Materno

Larissa Gaspar critica portaria que proíbe "mendigos" nos terminais


A vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, Larissa Gaspar (PPL) criticou, nesta quinta-feira (3), a portaria da Etufor que determinava a proibição da circulação de "mendigos", "vadios" e "mascates" nos terminais de ônibus de Fortaleza.




Iraguassú Filho comenta votação de denúncia contra Temer

O vereador Iraguassú Filho (PDT) usou seu tempo de discurso, na sessão plenária dessa quinta-feira (3) da Câmara Municipal de Fortaleza, para comentar a falta de entusiasmo dos deputados na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer.

Protagonismo juvenil na construção da democracia

O vereador Gardel Rolim (PPL) apresentou um requerimento que pede a realização de uma audiência pública para discutir o protagonismo juvenil na construção da democracia.












Confira mais sobre a proposta abaixo:

Adail Júnior elogia Vitor Valim

O vereador Adail Júnior (PDT) usou nesta quinta-feira (3), sua fala na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza, para elogiar a decisão do deputado federal Vitor Valim (PMDB-CE), de contrariar a orientação do seu partido e votar para a admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer (PDMB).

Semana do Economista


Pauta de hoje da CMFor

Pauta da Sessão Plenária 62ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura 
3 de Agosto de 2017 (Quinta-Feira)
Matérias do Expediente 
1 VET 1/2017 - Veto Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 0001/2014, DE AUTORIA DO VEREADOR IRAGUASSÚ TEIXEIRA QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO DE BULA EM MEDICAMENTOS MANIPULADOS, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO
2 PLC 26/2017 - Projeto de Lei Complementar Autor: Emanuel Acrízio PROÍBE O ESTACIONAMENTO DE CARROSFORTES EM VIAS PÚBLICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS PARA COMISSÃO
3 IND 395/2017 - Indicação Autor: Michel Lins FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CELEBRAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, PARA ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL NA INSTITUIÇÃO, NA FORMA QUE INDICA. PARA COMISSÃO 
4 IND 396/2017 - Indicação Autor: Didi Mangueira AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE EXEMPLARES DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NOS CARTÓRIOS DE REGISTRO DE NASCIMENTOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO
5 IND 397/2017 - Indicação Autor: Carlos Mesquita AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A NOMEAR UMA CRECHE NO BAIRRO CURIÓ DE OLINDA MARIA FEITOSA PARENTE. PARA COMISSÃO 
6 REQ 2172/2017 - Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A EXPEDIÇÃO DE CONVITES AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HABITAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E AO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE. PARA COMISSÃO
7 REQ 2340/2017 - Requerimento Autor: Gardel Rolim REQUER QUE SEJA REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PROTAGONISMO JUVENIL NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, SOB A ÓTICA DA ATUAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO
8 PRT 1237/2017 - Protocolo da Casa Autor: Caixa Econômica Federal (CEF) INFORMA SOBRE LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO FGTS, DESTINADOS AO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO
9 PRT 1271/2017 - Protocolo da Casa Autor: Caixa Econômica Federal (CEF) OFÍCIO Nº 869/2017 - C.E.F - INFORMA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DESTINADOS AO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO A GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOPNAFM- FASE II PROJETO 2 - CONTRATO 473.892- 83 - VALOR R$ 7.000.000,00. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO
10 PRT 1347/2017 - Protocolo da Casa Autor: Caixa Econômica Federal (CEF) COMUNICA RESCISÃO CONTRATUAL, COM FUNDAMENTO NO ART. 79, INCISO I, DA LEI N. 8666/93. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO 
11 PRT 1349/2017 - Protocolo da Casa Autor: Tribunal de Contas dos Municípios INFORMA JULGAMENTO DO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO DA SECRETARIA DE TURISMO DE FORTALEZA, RELATIVO AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2007. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO
12 PRT 1364/2017 - Protocolo da Casa Autor: Ministério da Educação INFORMA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS AOS PROGRAMAS DE FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO
13 PRT 1376/2017 - Protocolo da Casa Autor: Ministério da Educação COMUNICADO CM068719/2017 - LIBERAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DO FNDE, CORRESPONDENTE A 5ª PARCELA EMITIDA EM 05/06/2017 NO VALOR DE R$ 2.320.478,51. (WWW. FNDE.GOV.BR) PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO
14 REQ 2323/2017 - Requerimento Autor: Adaíl Júnior REQUER A OUTORGA DA MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA PARA O EX- VEREADOR DE FORTALEZA, EDGAR MENDES. PARA ORDEM DO DIA
15 REQ 2324/2017 - Requerimento Autor: Marília do Posto REQUER TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "CHIKUNGUNYA: 95% DOS BAIRROS VIVEM EPIDEMIA ", VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE EM 01 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
16 REQ 2327/2017 - Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CÂMARA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DE 01/08/2017, INTITULADA "PREFEITURA QUER ESTENDER HORÁRIO DAS LOJAS DE RUA". PARA ORDEM DO DIA
17 REQ 2331/2017 - Requerimento Autor: Benigno Júnior REQUER QUE SEJA REGISTRADA NOS ANAIS DA CASA, MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, EDIÇÃO DE 20 DE JUNHO - BINÁRIO E NOVO SEMÁFORO COMEÇAM A FUNCIONAR PRÓXIMA SEMANA NO BAIRRO DE FÁTIMA. PARA ORDEM DO DIA 
18 REQ 2332/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2017, INTITULADA: " PREFEITO VAI À CHINA ATRAIR INVESTIDORES PARA PPPS". PARA ORDEM DO DIA
19 REQ 2333/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 31 DE JULHO DE 2017, INTITULADA "A FORÇA DO CEARÁ E DOS CEARENSES DIANTE DA CRISE". PARA ORDEM DO DIA 
20 REQ 2334/2017 - Requerimento Autor: Eliana Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 29 DE JULHO DE 2017, INTITULADA "REDUZIR DEFICIT DE 293 MIL CASAS É DESAFIO". PARA ORDEM DO DIA
21 REQ 2339/2017 - Requerimento Autor: Gardel Rolim REQUER A REALIZAÇÃO DE UMA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 15 ANOS DE INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA. PARA ORDEM DO DIA 
22 REQ 2347/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: " PREÇOS VARIAM MAIS DE 250% EM SUPERMERCADOS DA CAPITAL" VEICULADA NO JORNAL O ESTADO EM 02 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
23 REQ 2348/2017 - Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "NA CAPITAL. GOVERNADOR AFIRMA QUE NÃO TERÁ RACIONAMENTO" VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE EM 02 DE AGOSTO DE 2017. PARA ORDEM DO DIA
24 REQ 2351/2017 - Requerimento Autor: Mairton Félix REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE ,DO DIA 02 DE AGOSTO DE 2017,INTITULADA: PORTARIA PROÍBE AMBULANTES E MENDIGOS NOS TERMINAIS. PARA ORDEM DO DIA
25 REQ 2352/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A REALIZAÇÃO DE UMA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 35 ANOS COMUNIDADE FACE DE CRISTO. PARA ORDEM DO DIA
26 REQ 2364/2017 - Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER O ENVIO DE VOTOS DE PESAR Á FAMÍLIA DA DONA MÁRCIA MARIA DE MATOS. PARA ORDEM DO DIA
Grande Expediente
1 CÉLIO STUDART/SD
2 CLÁUDIA GOMES/PTC
3 DIDI MANGUEIRA/PDT
4 DR. PORTO/PRTB
5 DUMMAR RIBEIRO/PPS
6 ELIANA GOMES/PCdoB
7 LIDERANÇA PARTIDÁRIA: PR/PRTB/PPL/PEN/PPS
8 LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
9 LIDERANÇA DO EXECUTIVO

Seja Digital

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, está orientando síndicos e administradores de condomínios sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá em 27 de setembro em Fortaleza e em mais 14 municípios do entorno.
O primeiro passo para síndicos e administradores de condomínios se prepararem é verificar a antena coletiva. Para captar o sinal digital, a antena deve ser digital (UHF/VHF) e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma emrpesa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada para a tecnologia do sinal digital. Outro alerta é para o aparelho de TV que também precisa estar preparado para receber este sinal.
“Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. Se tiver dúvidas, o ideal é consultar o manual do fabricante”, comenta a gerente regional da Seja Digital, Vejuse Oliveira.
A busca de canais também é importante, pois os condôminos podem ter o televisor já preparado, mas continuar assistindo os canais analógicos. Este é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores.
Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis em sua região e exibirá a programação com imagem e som de cinema. Para mais informações é só entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

No Cine Ceará

Parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes e o Cine Ceará, o programa “Diálogos – Cine Ceará e Porto Iracema” inicia na próxima segunda-feira, 7. O programa consiste numa série de bate-papos com diretores dos filmes selecionados para as mostras competitivas do festival, que este ano chega à 27ª edição como um dos mais importantes do país.
Os Diálogos, abertos ao público, acontecerão no auditório da escola Porto Iracema das Artes, sempre das 14 às 17 horas. A cada dia um novo convidado debaterá um tema diferente envolvendo o cenário do cinema latino-americano contemporâneo.
No primeiro dia, 7 de agosto, o tema da conversa é “Direção: O Olhar Argentino”, com Júlia Solomonoff. Já no dia 10, o cineasta Alejandro Andújar e o ator Héctor A. Estrella discutem “República Dominicana: O novo Cinema do Caribe”. Na sexta-feira, dia 11, será a vez de se debater o “Cinema Cubano Contemporâneo”, com Carlos Lechuga, Jorge Martínez e Patricio Wood.
Além das discussões, no dia 9, quarta-feira, tem também o lançamento dos livros “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro”, com um dos organizadores, Orlando Margarido, e “Desvendando A Ancine”, de Vera Zaverucha. Haverá apresentação das obras e sessão de autógrafos.
Leia mais informações sobre os convidados e a programação completa do programa.
Diálogos #01: “Direção: O Olhar Argentino”
Com Julia Solomonoff
JULIA SOLOMONOFF é diretora, roteirista, atriz e produtora. Nascida em Rosário, Argentina, formou-se pela Enerc e obteve uma bolsa para fazer mestrado em cinema na Columbia University de Nova York, onde atualmente ministra oficinas de direção. Seu primeiro trabalho, Hermanas (2005), participou de oficinas no Sundance, estreou no Festival de Toronto e participou de vários festivais internacionais. Foi premiada no Cine Ceará por seu segundo longa El último verano de la boyita.
Onde: Auditório Porto Iracema Das Artes
Quando: 7/8, das 14h às 18h
Diálogos #02: “República Dominicana: O Novo Cinema do Caribe”
Com Alejandro Andújar e Héctor A. Estrella
ALEJANDRO ANDÚJAR, dominicano, estudou jornalismo e comunicação social na Unibe. Em 2004 formou-se em roteiro na EICTV (Cuba). Em 2005, fez pós-graduação em roteiro na Escac, Catalunha, e mestrado em roteiro na Fundación para la Investigación Audiovisual de Valencia. Em 2008, de volta à República Dominicana, dirige o documentário Un dia en el mercado. Trabalhou como assessor de roteiro e corroteirista em filmes premiados internacionalmente como o mexicano Cochochi. Foi corroteirista e assistente de direção do premiado longa Jean Gentil. Em 2010, escreveu o roteiro de Lotoman, fenômeno de público em seu país. Assina também os roteiros de Cristo Rey, La extraña e Maria Montez. El hombre que cuida é seu primeiro longa de ficção como diretor.
HÉCTOR A. ESTRELLA é protagonista do filme “O Homem que Cuida”.
Onde: Auditório Porto Iracema Das Artes
Quando: 10/8, das 14h às 17h
Diálogos #03: “Cinema Cubano Contemporâneo”
Com Carlos Lechuga, Jorge Martínez e Patricio Wood
CARLOS LECHUGA é formado em direção no Instituto Superior de Arte de Cuba e continuou seus estudos na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, com especialização em roteiro. Seu trabalho como diretor inclui vários curtas-metragens, como Los bañistas e Cuca y el pollo, ganhadores de diversos prêmios nacionais e internacionais. Como roteirista assina cinco longas, entre eles: Club Habana, vencedor do prêmio de roteiro inédito no Festival Internacional de Cinema Pobre; El Edén perdido, vencedor do prêmio do público no I Festival de filmes de TV para Málaga, e Penumbras.
JORGE MARTÍNEZ é um dos grandes atores da cena cubana. Sua carreira divide-se entre o rádio, televisão e o cinema. Graduado na Escuela Nacional de Artes. Estrela o último filme do mestre Fernando Peréz.
PATRICIO WOOD, ator cubado, graduado no Instituto Superior de Arte en Licenciatura en Artes Escénicas. Participa do Grupo de Expertos del Ministerio de Cultura de Cuba. Estrela o último filme do mestre Fernando Peréz.
Onde: Auditório Porto Iracema Das Artes
Quando: 11/8, das 14h às 17h
LANÇAMENTO DE LIVROS
“Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro”
Com Orlando Margarido
Para marcar os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e a editora Paco lançaram, em Curitiba, “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro”. O livro propõe a retomada de suas reflexões pela voz de críticos, pesquisadores e cineastas diretamente influenciados por este que é o mais longevo teórico do cinema brasileiro.
Desde a década de 1960 Bernardet dialoga ininterruptamente com as principais vertentes do cinema nacional, seja nos 20 livros publicados ou nos quase mil artigos e ensaios para jornais e revistas. A publicação, organizada pelos críticos Ivonete Pinto e Orlando Margarido, demonstra as ramificações desta influência através de artigos escritos por nomes ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).
Conforme os organizadores, o livro utiliza o termo “impacto”, que remete à ideia do choque de uma molécula contra outra, gerando uma terceira, para ilustrar o que acontece com o pensamento de Bernardet, sempre inovador, não raro polêmico. A produção do professor, teórico, crítico, roteirista, diretor e ator é analisada por 15 autores: Arthur Autran, Cristiano Burlan, Daniel Feix, Ismail Xavier, Ivonete Pinto, Kiko Goifman, Lúcia Nagib, Luciana Corrêa de Araújo, Luiz Zanin Oricchio, Maria do Socorro Carvalho, Mateus Araújo, Orlando Margarido, Roberto Moreira, Rubens Rewald e Tata Amaral. Cacá Diegues assina o prefácio, José Geraldo Couto e Paulo Henrique Silva escrevem os textos de apresentação. A capa de Renato Cabral, com fotos de Júnior Araújo, remete ao perfil multifacetado de Bernardet.
“Desvendando A Ancine”
Um Livro de Vera Zaverucha
Desvendando a Ancine é um livro fundamental para todas as produtoras que trabalham com uma das indústrias que mais cresce no mundo, a indústria audiovisual. E hoje, no Brasil, essa indústria também cresce. Para que as obras independentes conseguissem chegar às telas de TV foi criado o Fundo Setorial do Audiovisual, que é a principal fonte de financiamento com cerca de R$ 400 milhões ano. Além disso, a Ancine, que atua como agencia reguladora do mercado, garante que as obras ocupem um mercado nunca antes ocupado.
O livro dá todas as dicas sobre como regularizar as empresas e obras que estão aptas a participar deste mercado. Com as informações necessárias para que as produtoras acessem os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual ou as leis de incentivo, “Desvendando a Ancine” está sendo visto como o ‘livro de cabeceira’ das produtoras brasileiras.
Para os produtores que já conhecem esse passo a passo, o livro servirá de apoio para seus colaboradores. Já para os que estão começando, o livro poderá ser um início para que o caminho até a Ancine menos pedregoso. Para o setor de games, o livro certamente será muito útil, já que agora a Ancine também financia jogos eletrônicos por meio do Fundo Setorial do Audiovisual.
Escrito de forma bem didática e organizada para que as instruções normativas e os editais do FSA sejam compreendidos mais facilmente, o livro está dividido em nove capítulos: Registro de empresas; Classificação de nível das empresas; Fomento indireto; Prestação de contas; Certificado de Produto Brasileiro; Certificado de Registro de Título; Condecine; A Lei 12.485/11 – Cotas nas Tvs; Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e seus editais.
A obra foi realizada por meio de financiamento coletivo. Assim como a maior parte dos seus compradores (produtoras brasileiras independentes), o livro também é uma produção independente, vendido apenas em eventos ou pelo site www.desvendandoaancine.com.
Onde: Auditório Porto Iracema Das Artes
Quando: 9/8, das 14 às 17 horas.

Opa! oferece Planejamento de Comunicação

A Opa! Escola de Design realiza um workshop no próximo sábado (5) em Fortaleza. O curso será voltado para profissionais da área de comunicação já atuantes e estudantes. No intuito de aproximar o profissional ao processo de criação e a cultura de pensamento estratégico.
O workshop visa contemplar os profissionais da área e aprofundar temas voltados para estratégia e planejamento de comunicação. Para mais informações ligue para 3224.4753 ou acesse https://www.facebook.com/opaescola/.
Mediadora do workshop - Camilla Bracioli é especialista em estratégia de comunicação e branding. Atuou como Planner em agências de publicidade, pesquisadora. Atualmente como consultora, já atendeu clientes como Coca Cola Mucuripe FM e Maresia.
Serviço
Data: 5 de agosto (sábado)
Horário: 9 as 16 horas 
Local: Opa! Escola de Design
Rua Sabino Pires, 80, Aldeota – Fortaleza/CE.
Valor da inscrição:
R$ 320,00

Forró das Antigas

Os apaixonados por forró das antigas têm endereço certo para curtir a noite de amanhã (4). O Country Hall vai receber pela primeira vez o cantor Batista Lima (foto), que durante muitos anos esteve à frente da banda Limão com Mel. Batista é dono de uma das vozes mais marcantes do mercado forrozeiro e conhecido por interpretar músicas românticas que, até hoje, são trilha sonora na vida de muita gente. No repertório, o cantor promete trazer sucessos como ‘Toma Conta de Mim’, ‘Um Sonho de Amor’, ‘Anjo Querubim’, ‘A Noite Mais Linda’, entre outros.

Quem também promete relembrar grandes hits do forró é a cantora Laninha Show. Laninha garante que o ‘baú da Laninha’ é o momento mais aguardado do seu show e está preparando um set list de emocionar.
Nos intervalos, o DJ Caio vai colocar a pista pra ferver ao som de muito funk.

SERVIÇO:
Atrações: Batista Lima, Laninha Show e DJ Caio
Quando: Sexta-feira (4)
Hora: 21 horas
Local: Country Hall (Av. Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz)
Ingressos: R$30 (antecipado | primeiro lote) 
Vendas antecipadas: Elio Tatoo (Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy)
Informações: (85) 99622.1006/ 3273.6033
Instagram: @countryhallfortaleza
Estacionamento: Sim (pago)
Aceita cartão de crédito



Radioweb

Fala Odécio Carneiro

Aplicar o dinheiro que está parado na Câmara Municipal de Fortaleza será um dos grandes desafios do vereador Odécio Carneiro (Solidariedade), neste segundo semestre de sua gestão. Até o momento, o parlamentar economizou R$ 322.382,50. Este montante é fruto de um forte controle dos gastos dos recursos disponíveis na Câmara. Nesses primeiros meses de sua gestão, o parlamentar cortou custos, como verba de gabinete para funcionários, abriu mão de carro e motorista, vale combustível, vale alimentação e auxílio a passagens aéreas. Além disso, evitou gastos com telefonia fixa, xerox, dentre outras economias. 
“Entendemos que isto é moral, é ético. Não é admissível que se tenha recurso parado e as pessoas necessitando de serviços básicos, lá fora”, alertou.
Mas, para onde toda esta verba poderia ser empregada, diante de tantos problemas sociais e de saúde? No momento, o vereador está se movimentando com sua equipe jurídica para ver uma forma de direcionar este dinheiro, dentro das normas legislativas e da lei. Na reunião do Colégio de Líderes da última segunda-feira (31 de julho), o assunto foi discutido. Agora, o vereador vai protocolar um documento para análise do presidente da casa. 
“Não estamos propondo acabar nada, nem mexer nas verbas que vão para os gabinetes dos vereadores. Nós queremos usar o excedente, aquela verba que o nosso gabinete está economizando, para que ela se destine a uma ou várias instituições de caridade, de alta credibilidade, como a Santa Casa, Lar Torres de Melo, só para exemplificar”, disse. 
Além de favorecer essas instituições, Odécio também entende que os recursos poderiam ajudar em setores deficitários na administração pública.
“Eles estão aí, no caixa da casa, parado, enquanto têm equipamentos quebrados nos hospitais e há pessoas morrendo porque não têm exames. Por que não se pode fazer um projeto de Lei e alterar isto aí? Alguns podem argumentar que só o executivo pode fazer este tipo de mudanças, mas não estou querendo executar e sim mostrar um caminho para o executivo”, explicou.
Odécio sabe que sua pretensão não é nada fácil. 
“Tem gente contra, tem gente a favor e em cima do muro, principalmente quando se vai fazer algo novo. Mas, não vou desistir. Já tivemos conversas com vereadores, lideranças e com o comando da casa legislativa. Na reunião do Colégio de Líderes, o assunto foi bastante discutido. Agora, vamos preparar um documento para formalizar, encaminhar à direção da casa para uma análise formal. Vamos seguir todos os trâmites da Câmara, mas não vamos desistir”, finalizou.
ECONOMIA DO GABINETE – De janeiro a julho, foi economizado a quantia de R$ 322.382,50. Deste montante, R$ 180,982,50 é referente à economia de verbas com assessoria e R$ 141.400,00 com verba destinada ao Serviço de Desempenho Parlamentar.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...