domingo, abril 1

Cearensão 2018 será decidido no Clássico Rei com vantagem para o Fortaleza

O Ceará perdeu para o Uniclinic por 1 a 0 e desperdiçou a chance de jogar por dois empates na final do Cearensão 2018 contra o Fortaleza, que eliminou hoje à tarde, o Floresta por 6 a 2 no placar agregado na semifinal. A vantagem é do Fortaleza que será campeão com dois empates. O primeiro jogo final será na quarta-feira (4), às 21h30 e a grande final no domingo (8), às 16 horas. Os dois jogos na Arena Castelão.
O Ceará está na final, mas a melhor campanha ao longo do Cearensão é do Fortaleza com 37 pontos (12 vitórias, um empate e três derrotas) contra 33 pontos do Ceará (10 vitórias, três empates e três derrotas).
O gol do Uniclinic foi Marciel, de cabeça, aos 15 minutos do primeiro tempo.
O Ceará perdeu com Everson; Leandro Silva, Rafael Pereira, Patrick e Romário; Raul, Naldo (Ricardinho) e Leandro Canhoto; Douglas Coutinho (Felipe Azevedo), Elton e Roberto (Wescley) - Treinador: Marcelo Chamusca. Cartão amarelo: Leandro Canhoto.
O Uniclinic ganhou com Artur; Thiago Garça, Anderson Sobral e Zé Aquiraz; Fábio Leite (Guilherme), Dan, Alan Fabrício e Victor Hugo; Marciel e Iury - Treinador: Luan Carlos. Cartão amarelo: Anderson Sobral.
Renda de R$ 21.760,00. Público: 5.352 pagantes e 426 não pagantes, totalizando 5.778.

AL-CE promove seminário Fake News

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, promove, amanhã (2), a partir das 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar, o seminário “Os desafios da comunicação frente ao fenômeno fake news e o uso consciente das mídias sociais”. Com o apoio da Mesa Diretora e do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o evento tem como objetivo esclarecer servidores e sociedade sobre as implicações que podem ocorrer com quem curte ou compartilha uma notícia falsa.
De acordo com o chefe da Coordenadoria de Comunicação Social, jornalista Ilo Santiago Jr., durante o seminário será lançada uma campanha editorial e publicitária, a ser veiculada nos diversos órgãos que compõem o complexo de comunicação da Casa (rádio, TV, Agência de Notícias, mídias sociais, revista e jornal), para tratar do tema. “A campanha durará até o fim do ano e ganha mais importância ainda em ano de eleição, porque nessas ocasiões sabemos que o número de fake news tende a aumentar”, explica.
O chefe do setor de Mídias Sociais da AL, Rafael Alves, reforça esse argumento e ressalta que, por se tratar de um ano eleitoral, haverá um embate muito forte nos meios digitais. “Temos que ir trabalhando desde já a consciência da população, para que ela saiba separar aquilo que realmente são notícias de fontes confiáveis, de veículos sérios, das notícias que são plantadas simplesmente para atender a certos tipos de interesse e gerar factoides que não colaboram com o debate político”, pontua.
PROGRAMAÇÃO
O seminário apresentará o painel “As fake news e o cenário atual do jornalismo”, mediado pelo assessor de imprensa do Ministério Público do Ceará (MP/CE), Reginaldo Aguiar.
O tema será debatido pelo jornalista do Blog Verminosos por Futebol e do Tribuna do Ceará, Rafael Luís Azevedo; o jornalista do Sistema Verdes Mares, Roberto Maciel; o editor-executivo de Política de O Povo, Guálter George, e pelo presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro.
Também será apresentado o painel “As consequências do mau uso das mídias sociais”, mediado pelo jornalista Inácio Aguiar, do Sistema Verdes Mares. Foram convidados como debatedores o promotor do Ministério Público do Ceará (MP/CE), Emanuel Girão; o professor e delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará, Julius Caesar Rocha Bernardo, o procurador geral da AL-CE, Rodrigo Martiniano; e o presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Renato Torres de Abreu.
O evento conta ainda com a apresentação das mídias sociais da Assembleia Legislativa pelo chefe do Setor de Mídias Sociais da AL, Rafael Alves, e com a palestra “O uso das redes sociais como ferramenta de marketing pessoal”, ministrada pelo professor Serginho Aragão.
O seminário é aberto ao público e o credenciamento será a partir das 13h, no local do evento.

Quarta na CMFor


Fortaleza na final e Ceni diz favorito é o Ceará

O Fortaleza está na final do Cearensão 2018 e garantiu vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2019.
Hoje à tarde, no estádio Presidente Vargas, o Leão fez 3 a 1 no Floresta, repetindo o placar do primeiro jogo realizado domingo passado, na Arena Castelão.
O treinador Rogério Ceni disse em entrevista coletiva após a partida que "o favorito para ser campeão do Estadual é o Ceará, porque tem o melhor elenco, mais caro, mais qualificado e está no melhor momento de sua história".
Ceni lamenta, que chega a final com um elenco restrito a 16 jogadores.
"Tudo o que não aconteceu ao longo do certame, aconteceu agora nesta semana decisiva com vários jogadores lesionados. Hoje não tínhamos nem o terceiro goleiro, uma vez que Marcelo Boeck machucou-se no aquecimento. O reserva só chegou para o segundo tempo", destacou salientando que "mesmo assim vamos fazer de tudo para conquistar o título, mas será muito difícil contra um elenco de 36 jogadores".
O Fortaleza ganhou hoje com Matheus Inácio; Roger Carvalho, Ligger e Bruno Melo; Pablo, Derley, Felipe , Edinho (Alípio) e Leonan (Leo Natel); Osvaldo (Sérgio) e Gustavo - Treinador: Rogério Ceni. Cartão amarelo: Bruno Melo, Léo Natel e Sérgio.
Os gols leoninos foram de Edinho, aos 24 minutos e Felipe, aos 41 minutos do primeiro tempo; e Bruno Melo, de pênalti, aos 35 minutos da etapa final. O Floresta descontou com Erisson, aos 26 minutos do segundo tempo.

Futricas Cearenses

  • "Sim, eu participei! Obrigada, Brasil!!!! Que experiência maravilhosa!!!!!", a cearense Débora Britto não foi a escolhida para ser narradora do Esporte Interativo na Copa dos Campeões da Europa. Chegou na final dentre 12.
  • De plantão na assessoria de imprensa da Enel Distribuição Ceará durante o Feriadão da Semana Santa: Ana Carolina Pires: (85)9. 9993.9553/anacarolina.batista@enel.com.

No Benfica




Professores processados

Eis a convocação dos professores para ato na próxima terça-feira:
"29/SET/2011. GREVE DOS PROFESSORES. OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. GREVE DE FOME. VOTAÇÃO DO PLANO QUE ACABOU COM A CARREIRA DOS PROFESSORES DO ESTADO. 
Por determinação do então Presidente da Assembleia, Roberto Cláudio e do Governador de plantão, Cid Gomes, o batalhão de choque foi chamado e desencadeou uma repressão absurda, com professores sendo violentamente espancados, a exemplo dos companheiros Arivalto que estava em greve de fome e Ronaldo Rogério que foi acudi-lo.
AGORA, OS REFERIDOS PROFESSORES ESTÃO SENDO PROCESSADOS ACUSADOS DE VIOLÊNCIA CONTRA POLICIAIS E DEPREDAÇÃO DE PRÉDIO PÚBLICO!
O Ministério Público quer que os companheiros aceitem a condenação em audiência no próximo dia 3 de abril!
NÃO PODEMOS ACEITAR ESSA CLARA PROVOCAÇÃO À CATEGORIA!
Vamos manifestar nossa indignação e solidariedade aos companheiros!"

Salmito assume Prefeitura de Fortaleza


Com a viagem hoje (1º) do prefeito Roberto Cláudio-PDT aos Estados Unidos da América (EUA) e a licença do vice-prefeito Moroni Torgan-DEM; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho-PDT assume a Prefeitura de Fortaleza até a próxima sexta-feira (seis).
É a primeira vez que Salmito Filho responde pela municipalidade fortalezense.
Ele promete uma semana discreta no comando da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), mas caberá a Salmito Filho exonerar os cinco secretários municipais, que serão candidatos nas eleições 2018:

  1. Evaldo Lima (Cultura)
  2. Alexandre Pereira (Turismo)
  3. Mosiah Torgan (Desenvolvimento Econômico)
  4. Lia Gomes (Articulação Popular)
  5. Queiroz Maia (Chefia de Gabinete).
A escolha dos novos secretários caberá a Roberto Cláudio, que os empossará na volta dos EUA.
Roberto Cláudio transmite o cargo para Salmito hoje (1º), em seguida viaja rumo a Washington e volta ao comando da PMF na sexta-feira (6).
Na pauta de Roberto Cláudio nos Estados Unidos:
  1. Banco Mundial para tratar de financiamento do Programa Fortaleza Sustentável; 
  2. Instituto de Recursos Mundiais para buscar projetos de segurança viária; e
  3. Embaixada do Brasil com objetivo de debater as tarifas de importação sobre os produtos brasileiros impostas pelos EUA.
Assume a presidência da CMFor nesta semana primeira de abril, o primeiro vice-presidente Adail Júnior-PDT.
A CMFor aprovou a viagem de Roberto Cláudio e a licença de Moroni Torgan na sessão da última quarta-feira.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...