quinta-feira, março 30

Fala Emerson Damasceno

O coordenador de políticas para deficientes físicos de Fortaleza, Emerson Damasceno, fala à AFN:

Fala Célio Studart

O vereador Célio Studart (SD) presidiu agora há pouco audiência pública sobre o Dia Mundial do Autismo, no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Fala Moroni. Fala Salmito

Confira entrevista coletiva do prefeito em exercício de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM) e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT), concedida hoje para Agência Fortaleza de Notícias, Rádio Fortaleza FM, TV Fortaleza e TV Diário:

Na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMfor), em sua sessão plenária de hoje, respeitou um minuto de silêncio em sufrágio de Luzia Maria da Conceição, mãe do vereador licenciado Antônio Henrique.

Na CMFor agora

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), no seu auditório Ademar Arruda sedia nesta tarde audiência pública proposta pelo vereador Célio Studart em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Diário do Nordeste

capa

O Povo

Edição impressa do Jornal O POVO

No Pinto Martins

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) oferece atendimento ao turista, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Os visitantes contarão com atendimento bilíngüe e material informativo dos principais pontos turísticos da capital.
O balcão de atendimento ficará localizado próximo à área de desembarque e funcionará diariamente, de 8 às 20 horas. Já na alta estação, a recepção será ampliada até a meia noite.
Para o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira o novo serviço será mais uma oportunidade de receber bem os turistas, além de divulgar as potencialidades turísticas da capital. “Em reunião agora pela manhã com a superintendente da Infraero, Elenilda Cunha fechamos o espaço e já na próxima semana estaremos no Aeroporto. Os turistas poderão sair de lá com um prévio roteiro do que irão conhecer em Fortaleza e ainda sentirão amparados com nossa receptividade”, enfatiza.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor já oferece outros postos de atendimento aos turistas na capital, localizados na Beira Mar e Mercado Central.

Hoje na sessão da CMFor

Na sessão plenária de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Fornecimento de livros em braile para deficientes visuais nas bibliotecas públicas de Fortaleza (vereador Didi Mangueira).
Programa Adote uma Escola (Didi Mangueira).
Zonas de Livre Estacionamento no entorno dos templos religiosos (Jorge Pinheiro).
Programa de Orientação de Exercícios Físicos para Idoso em espaços públicos que possuam equipamentos para a prática de exercícios (Eron Moreira).
Instalação de Câmeras 360 graus com infravermelho no Parque do Cocó (Mairton Félix).
Medalha Boticário Ferreira para o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota (Benigno Júnior).
Audiência Pública sobre Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais Médicos (Eron Moreira).
Exposição Infância Refugiada (Larissa Gaspar).
Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima (Eron Moreira).
Horário de Funcionamento do Comércio de Fortaleza (Salmito Filho).

Grafiteiras na CMfor

Mulheres grafiteiras homenageadas na CMFor (foto André Lima)
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, em homenagem as mulheres grafiteiras de Fortaleza, por alusão ao Dia do Grafiteiro, comemorado em 31 de março. O evento foi proposto pela vereadora Larissa Gaspar (PPL), através do requerimento 0555/2017, aprovado pela Casa Legislativa. Na justificativa, a parlamentar observa que o evento consiste em uma oportunidade ímpar de dar visibilidade e congratular as mulheres que, em Fortaleza, dedicam-se ao grafite, como relevante arte urbana, utilizada, em ampla maioria, como forma de chamar a atenção da sociedade para as questões sociais e culturais.
A sessão foi presidida pela proponente vereadora Larissa Gaspar, representando, no ato, o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa contou com as seguintes personalidades: Davi Barros, coordenador de Políticas de Juventude do Governo do Estado do Ceará; Cristiano Pereira, coordenador Executivo de Igualdade Social; Preto Zezé, presidente da CUFA; Tubarão, membro da VTS Crew; Júnior Animal, curador da Caleidoscópio Galeria de Arte
Em sua fala de boas vindas aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar, afirmou ser, “esse momento simbólico, singelo, mas recheado de significado. Foi a partir da periferia, dos guetos de Nova Iorque, onde as pessoas começaram a utilizar o grafite com sua visão de mundo. Hoje essa arte ganha uma nova dimensão. Temos muitos muros, prédios que trazem muitas formas de arte urbana e verificamos quanto isso influencia a autoestima e contribui para ao ordenamento urbano. Espaços antes marginalizados, recebem intervenções e a população abraça e assim esses locais passam a ter uma nova vida”, observou.
Para Larissa, a homenagem é uma forma de reconhecer o grafite como uma manifestação artística e que esse reconhecimento seja estendido para que a Prefeitura de Fortaleza possa ver essa arte de forma diferenciada. “Que editais possam ser abertos para valorizar estas manifestações. Estamos com um projeto de lei reconhecendo o grafite como manifestação artística, e estabelecendo a semana e o dia municipal do Grafite. Queremos discuti-lo em uma audiência”, revelou.
Com relação a homenagem às mulheres grafiteiras, ela esclareceu que por estarmos no mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e como seu mandato tem um trabalho forte nessa área, pensou na solenidade para dar visibilidade a arte que as mulheres estão fazendo no grafite. “Apesar dos preconceitos que sofrem, elas continuam com suas contribuições. Acreditamos que isso tem que ser reconhecido, valorizado e sobretudo comentado. Essa é uma noite de reconhecimento a essas mulheres que não temem mostrar seus sentimentos, pensamentos. Só tenho a agradecer a cada uma que aceitou essa nossa homenagem”, concluiu.
Em seguida foi apresentado um vídeo produzido pelo mandato da parlamentar, mostrando um pouco da história e a realidade atual dessa arte urbana. Ato contínuo, foi feita a entrega de certificados em homenagem às mulheres grafiteiras. A primeira homenagem foi para Heteia Braga Ramos (in memoriam) representada por sua mãe Margarida Paulo Braga Ramos. Em seguida: Teresa Cristina Pereira Braga; Suzan Pagani Maranhão,. Bianca Celina Migino Lomônaco; Érika Maria Gomes Miranda; Maria Rosiane Alexandre da Silva; Francisca Viviane Lima Dias; Ana Rachel Mendes Lopes, Cecilia de Queiroz Shiki, Alexsandra de Assis Santana Ribeiro e o Coletivo Mulheres no Graffiti, representado por Raquel Santos da Silva.
Algumas homenageadas falaram em nome de todas as homenageadas. Teresa Dequinta agradeceu a vereadora e as “meninas que estão fortalecendo essa luta. Sabemos a dificuldade que é a mulher atuar nesse tipo e arte. Queremos que nossa voz seja ouvida e sejamos requisitados também para os projetos, e pensar numa curadoria coletiva e não somente masculina”, destacou. Já Francisca Viviane Dias fez um agradecimento a vereadora pelo reconhecimento a cultura e observou que o grafite tem 20 anos de história em Fortaleza e pela primeira vez está sendo reconhecida nna Câmara da cidade. “Precisamos de mais momentos como esse. Se vamos construir uma semana de grafite que homenageemos a Heteia que foi quem deu visibilidade nacional a esse nosso trabalho”, pontuou. Falou, ainda, Raquel França. “Estamos aqui não só por nós, mas por todas as mulheres que fazem da sua rua um campo de batalha. Que esse passo mostre que fomos ouvidas. Vamos continuar essa luta na cidade, estado e no país. É nós, por nós!” concluiu. O presidente da CUFA, Preto Zezé também falou sobre o preconceito e a necessidade de reconhecimento da arte urbana pela população e poderes públicos.
http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-presta-homenagem-as-mulheres-grafiteiras-de-fortaleza/

Fala Mesquita

O vereador Carlos Alberto Mesquita (Pros) falou hoje ma Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre a proposta de Reforma Política.

Prefeito Moroni na CMFor-IV

O prefeito de Fortaleza em exercício, Moroni Torgan (DEM) conta com o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para que o Plano de Segurança para cidade siga em frente.

Prefeito Moroni na CMFor-III

O prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), disse hoje na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que não está na Prefeitura para brincadeira e que vai combater o crime ostensivamente.

Prefeito Moroni na CMFor-II

O prefeito de Fortaleza em exercício, Moroni Torgan (DEM), destacou hoje na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) que o Plano de Segurança da Prefeitura vai se juntar as ações para Segurança feitas pelo Governo do Estado.

Prefeito Moroni na CMFor-I

O prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), falou hoje na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre o Plano de Segurança para a cidade.

Fala Acrísio

No Pinga Fogo da sessão legislativa de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Acrísio Sena (PT) levou a questão na violência na cidade, conforme artigo do teólogo Carlo Tursi.

Fala Salmito

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho, destaca a visita do prefeito Moroni Torgan (DEM) à CMFor, onde falou hoje no Grande Expediente da sessão legislativa.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...