sexta-feira, janeiro 20

Eleição na Câmara dos Deputados

O candidato a presidente da Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT-Ceará) usou sua conta no twitter nesta tarde para divulgar a decisão da Justiça Federal de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se abstenha de concorrer a reeleição.
Através de três postagens, André Figueiredo disse: "O magistrado afirma que a tentativa de reconduzir Maia ao posto demonstraria "tratamento privilegiado ao candidato que postula a recondução"; "O juiz determina que Maia se abstenha de se candidatar, sob pena de R$ 200 mil em caso de descumprimento" e "A candidatura à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi cassada hoje pelo juiz Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal, de Brasília".
Também pelas redes sociais, André Figueiredo faz campanha. Uma das promessas caso seja eleito é que "as sessões de votação serão diurnas com dias da semana definidos para não atrapalhar o trabalho das comissões e a população acompanha".

Biblioteca Rachel de Queiroz

A Biblioteca Rachel de Queiroz está de volta ao seu torrão natal. Após 10 longos anos distante do povo e da terra que tanto lhe deram inspiração para obras maravilhosas, a Biblioteca da escritora retorna ao Ceará. Graças à parceria entre a Fundação Edson Queiroz e o Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, a valiosa biblioteca de Rachel de Queiroz, composta de 3.063 itens, sendo 2.800 livros e 263 periódicos, ficará à disposição de pesquisadores e do público em geral em dois espaços da Universidade de Fortaleza (Unifor): a Biblioteca Central e a Biblioteca Acervos Especiais.
A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, explica que o acervo foi adquirido pelo IMS em 2006 e desde então ficou abrigado na sede do instituto, na Gávea, Rio de Janeiro. “A ideia da transferência desse acervo, da coordenadora de Literatura do IMS, a escritora Elvia Bezerra, foi prontamente acolhida pela Unifor e rapidamente formalizamos a doação”, acrescenta. O acervo, já devidamente catalogado e despachado do Rio de Janeiro por via terrestre, deverá chegar a Fortaleza nesta segunda-feira, 9. A expectativa da Unifor é que ele já esteja à disposição dos interessados em fevereiro, coincidindo com o reinício das aulas.
Para a reitora Fátima Veras, a iniciativa da Unifor e IMS se reveste da maior importância na medida em que permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira. “É com misto de orgulho e satisfação que trazemos a biblioteca de Rachel de Queiroz para os cearenses. Na Unifor, ela se unirá a outros grandes e importantes acervos, mas certamente esta biblioteca receberá carinho especial de alunos, professores e colaborares da universidade e do público em geral por toda a sua relação com a história de todos nós, cearenses”, salienta.
Elvia Bezerra, do IMS, diz-se bastante feliz com a doação da biblioteca, apesar de ter que se desfazer de um acervo tão valioso. O motivo é também de ordem natural e afetiva. Isso porque Elvia é cearense da gema. Natural de Mombaça, “bem pertinho de Quixadá”, terra natal da autora de O Quinze, Elvia acha mais do que justo que Rachel de Queiroz retorne para o seu estado e, claro, para mais perto de sua fazenda, Não Me Deixes. “Rachel de Queiroz dormiu de rede até a sua morte, conservou o sotaque cearense e se manteve fiel às raízes ao longo da vida. Por todos esses motivos, e por considerar que os pesquisadores cearenses se beneficiarão do acesso aos livros, não houve nenhum empecilho para a concretização da doação. A ideia da transferência da biblioteca foi submetida ao Conselho de Acervos do Instituto Moreira Salles, que rapidamente a aprovou”, ressalta.
Elvia relembra com carinho a visita que fez a Rachel em 1993, em seu apartamento no Leblon. “Fui entrevistá-la para a redação de um ensaio sobre Manuel Bandeira, de quem era amiga. Ela me recepcionou com um sorriso acolhedor e me mostrou, emoldurado na parede, o original do ’Louvado para Rachel de Queiroz', que o poeta lhe tinha dedicado. Ao nos sentarmos para dar início à entrevista, me deu um branco terrível, mas, graças a Deus, logo a conversa deslanchou e fluiu, muito gostosamente”, relata, rindo. O ensaio sobre Rachel de Queiroz foi publicado em 1995, com outros dois, sobre o poeta Ribeiro Couto e a psiquiatra Nise da Silveira, no livro A trinca do Curvelo.
Depois, já em 2009, Elvia voltaria a ter novo contato com a obra de Rachel de Queiroz. Ela foi responsável pela organização e pelo prefácio do livro 'Mandacaru', que reuniu 10 poemas escritos por uma Rachel ainda menina, antes mesmo de se aventurar no romance. “Foi uma homenagem linda no centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, comemorado em 2010”, informa. Segundo Elvia, os poemas desses livro são fundamentais para se entender a extraordinária prosadora que surgiria em ‘O Quinze’, dois anos depois. “Toda a temática do romance fermenta ali, nos versos de ‘Mandacaru’, avalia.
A edição em facsímile do IMS traz a escrita em letra cursiva elegante da menina, além de fotografias. “No prefácio, ela se dirige aos modernistas de São Paulo e se oferece para participar do movimento”, conta Elvia. Os poemas datam de 1928, quando o modernismo já estava na sua segunda fase. Os três mil quilômetros que separam o Ceará e São Paulo atrasaram a chegada do movimento capitaneado pelos paulistas.
Mais recentemente, Elvia voltou a encontrar-se com a obra de Rachel de Queiroz, desta vez para organizar a 104ª edição de 'O Quinze', que acaba de ser publicada pela editora José Olympio, enriquecida com material inédito encontrado no arquivo da escritora.
Elvia não tem dúvida de que a Unifor tem todas as condições para manter os livros e os periódicos em excelente estado de uso e conservação. “O Instituto Moreira Salles se sente muito tranquilo quanto a isso. Conhecemos a Unifor e sabemos que a universidade é qualificada para manter o alto padrão de cuidados estabelecido pelo IMS. Trata-se de uma bela parceria”, enfatiza.
Antes de homologar a doação, o IMS submeteu a decisão a Maria Luíza de Queiroz Salek, irmã da escritora. “Visitei-a em novembro de 2016, e ela concordou plenamente com o destino do acervo de Rachel”, declara Elvia. Mesma posição teve o bibliófilo José Augusto Bezerra, presidente da Academia Cearense de Letras e dono de vasto acervo sobre Rachel de Queiroz. “Todos reconhecem que a Unifor tem condições não só de preservar mas também de difundir esse rico material de pesquisa”, salienta.
Rachel de Queiroz, motivo de orgulho para os cearenses
Após o falecimento de Rachel de Queiroz, em 2003, a família doou para o bibliófilo José Augusto Bezerra, atual presidente da Academia Cearense de Letras, parte do acervo pessoal de livros e obras autorais. Amigo da escritora, José Augusto ressalta que todas as obras de Rachel de Queiroz se complementam, dialogando entre si. “Eu já era colecionador há 40 anos quando recebi a doação da família de Rachel. O acervo dela foi dividido entre o museu Rachel de Queiroz, em Quixadá, a doação feita a mim e o que foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles”, acrescenta.
“Acredito que a volta deste acervo é imprescindível para o Ceará e toda a sua literatura. Ter esse acervo alocado na Universidade de Fortaleza é algo muito bom não apenas para a universidade, mas também para todos que quiserem consultar Rachel. Parabéns à Unifor e ao Instituto Moreira Sales por essa decisão”, salienta.
José Augusto ressalta ainda a beleza, a inteligência e a capacidade de Rachel de Queiroz, afirmando o que a história já provou: Rachel foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, tornando-se também a primeira escritora a se destacar na literatura da década de 30 junto, a outros grandes, como Graciliano Ramos e José Lins do Rego. “Ela era uma mulher de cultura vasta. Quando participou da revista 'O Cruzeiro', produziu centenas de crônicas e matérias sobre os mais diversos assuntos ao longo de trinta anos. Rachel também foi uma das mais fecundas tradutoras do Brasil, traduzindo mais de 100 obras”, conta. Para ele, Rachel sempre será mais que uma inspiração e viverá para além de seu tempo, perpetuada em suas obras e na eterna dedicação que a mesma direcionou para o Brasil.
O secretário de Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, ressalta a importância de Rachel de Queiroz e a figura feminina dentro da literatura brasileira. “A Rachel é patrimônio cultural deste país. Para o nosso mais intenso orgulho, ela é cearense. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e suas obras literárias são repletas de sentimentos, afeto, identidade histórica e cultural”, disserta. “A Universidade de Fortaleza reforça essa tradição histórica. Ela possui acervo fabuloso de artes plásticas e obras literárias. Eu acredito que o acervo da Rachel estará muito bem guardado e disponível para toda a população cearense e brasileira”, alega.
Preciosidades do Acervo Rachel de Queiroz
“Mafuá do malungo”: jogos onomásticos e outros versos de circunstância, de Manuel Bandeira. Editora O Livro Inconsútil, 1948.
Nota: esta edição consta de 110 exemplares em papel de linho, e foi impressa para os amigos de Manuel Bandeira, por João Cabral de Melo Neto.
“10 Romancistas falam de seus personagens”. Editora Condé, [1946].
Nota: publicação com tiragem de 220 exemplares, todos em papel imperial Ledger. O exemplar da coleção de RQ é o de número 14.
“O defunto”, de Pedro Nava. Editora Macunaíma, [1967]
Nota: Publicação com tiragem limitada de 50 exemplares assinados pelo autor e pelo ilustrador, José Júlio Calasans Neto.
“O Quinze”. Confraria dos Bibliófilos do Brasil. 1995.
Notas: Publicação com tiragem única de 250 exemplares. Sendo o de Rachel o de número 217. Ilustrada com oito gravuras de Abraão Batista.
Xilogravuras, de Lasar Segall.
Nota: Publicação com tiragem de 200 exemplares, em cartolina "Internacional" de 175 gramas, assinados por Jenny Klabin Segall, viúva do aritsta.
Primeiras edições
“O Rio de Janeiro no século dezessete”, de Vivaldo Coaracy. Primeira edição, 1965.
“Fala, amendoeir’a, de Carlos Drummond de Andrade. Editora do Autor, 1957.
“Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade. José Olympio, 1951.
Dedicatórias selecionadas
Carlos Drummond de Andrade
"A Rachel de Queiroz - pra quê adjetivos? – a admiração de Carlos Drummond de Andrade, Rio dezembro de 1954".
(“Fazendeiro do ar & Poesia até agora”. José Olympio, 1955)
"A Rachel de Queiroz, não uma pedra no meio do caminho, mas um abraço amigo do Carlos Drummond. Rio, IX. 1967".
(“Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema”. Editora do Autor, 1967)
"A Rachel de Queiroz, com estes versos de brincadeira, a admiração - a sério - do violeiro amigo Carlos Drummond de Andrade. Rio, II.VIII.1935"
(“Viola de bolso”, novamente encordoada. José Olympio, 1955)
Graciliano Ramos
"Rachel, este livro não é meu: é nosso. O seu trabalho para arrancá-lo foi pelo menos igual ao meu, sem exagero. Diga-me uma coisa: por que é que v. não transforma em romance o 'Retrato de um brasileiro'? Seria admirável. Abraços, Graciliano. Rio, 1947".
(“Angústia”. José Olympio, 1947)
"Rachel, as histórias não prestam, mas foi necessário publicá-las. abraço, Graciliano. Rio, 1947"
(“Insônia”. José Olympio, 1947)
Manuel Bandeira
"A grande e cara Rachel mando este livro, no qual ruim é a parte de Manuel, ótima a do João Cabral. Rio, 1948."
(“Mafuá do malungo”. Editora O Livro Inconsútil, 1948)
A seleção acima é uma amostra da coleção de Rachel. A biblioteca, toda catalogada pelo Instituto Moreira Salles, poderá ser visualizada em http://www.acervo.ims.com.br/

Amanhã no Let's Go Bar



O Double You se prepara para desembarcar em terras alencarinas. O grupo italiano fará show em Fortaleza amanhã (21), no Let´s Go Bar.
Fenômeno pop desde os anos 1980, o Double You se tornou sucesso em todo mundo com a regravação da música “Please Don’t Go”, em 1991. Os italianos já venderam mais de 10 milhões de discos. No Brasil, o grupo tem milhares de seguidores e já homenageou bastante o público de nosso País, como quando dedicou o disco ‘Forever’ a todos os fãs brasileiros.
SERVIÇO
Quando: 21 de janeiro de 2017
Onde: Let´s Go Bar (Praia de Iracema)
Hora: 22 horas
Valores: R$ 40 (pista-meia)| R$ 70 (front-meia)| R$ 90 (camarote-meia)
Vendas: Lojas Ferrovia
Informações: 85 3052.9900

IX Benfolia


Pré-Carnaval no RioMar Fortaleza

Os pré-carnavais de Fortaleza já começaram na cidade e estão animando os foliões. E neste final de semana, o RioMar Fortaleza entra no clima com o bloco Baqueta hoje (20), a partir das 19 horas. No domingo (22), às 17 horas, é a vez de Chão da Praça com a Banda Os Transacionais,que trará tradicionais marchinhas carnavalescas de todos os tempos, além de canções do frevo, ciranda, galopes e afoxés. As apresentações gratuitas serão no estacionamento aberto da Lagoa do Papicu. 
Na semana seguinte, a folia continua com o ensaio da bateria do tradicional Baqueta, nos dias 27 de janeiro e 10 e 17 de fevereiro, sempre às 19h. A folia ficará concentrada no Estacionamento da Lagoa do Papicu. Com entrada gratuita, o pré-carnaval contará também com food park com comidas e bebidas para o público.
Sobre Baqueta Clube de Ritmistas
O Baqueta Clube de Ritmistas foi criado em 2007 pelo seu atual diretor-geral e mestre de bateria Carlos Henrique (Carlinhos) e hoje conta com aproximadamente 200 membros na bateria. Surgido inicialmente como uma escola de percussão, o Baqueta foi diversificando suas atividades mas mantendo o objetivo inicial de divulgar a cultura do Samba no estado do Ceará. Em seu repertório constam clássicos do samba, sambas-enredos de escolas de samba do carnaval carioca e músicas adaptadas para o ritmo, de diversos cantores, tais como Chico Buarque, Jorge Benjor, Gonzaguinha e Maria Rita.
Sobre OS TRANSACIONAIS
A banda surgiu com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do iê-iê-iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega à descontração da guitarra. Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Arraiá Transacional e Carnaval Transacional.

Na CMFor

O vereador Célio Studart (SD) deu entrada em mais um Projeto de Lei ( PL) durante seus primeiros dias de trabalho na Câmara Municipal de Fortaleza - no total já foram 13. Desta vez, uma lei para fechar empresas que mantêm trabalhadores em situação de escravidão em Fortaleza.

No PL, Célio propõe a cassação do alvará de funcionamento da empresa; embargo imediato da obra em caso de atividades da construção civil e proibição de abrir outra empresa no mesmo ramo da atividade em que foi constatado o trabalho escravo ou análogo à escravidão pelo prazo de cinco anos. Já vigoram leis parecidas em São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Procuradoria Regional do Trabalho, só no ano de 2015, 70 trabalhadores foram resgatados de situação análoga à escravidão no Ceará. Em 2016, três casos foram confirmados em Fortaleza.
É considerado trabalho escravo, segundo o Ministério do Trabalho, o serviço realizado em condição que resulte na submissão de trabalhador a jornada exaustiva; a sujeição de trabalhador a condições degradantes de trabalho; a restrição da locomoção do trabalhador; a vigilância ostensiva; e a posse de documentos ou objetos pessoais do trabalhador.
OUTROS PROJETOS
Entre os demais projetos já protocolados pelo vereador, que aguardam autorização da Câmara Municipal para tramitação - o que só pode acontecer na volta dos trabalhos em fevereiro- estão os da causa animal: Hospital Público Veterinário; Veterinários nos Bairros; Multa para maus tratos animais; Programa para colocação de chips e o "cavalo de lata" para acabar com as carroças que utilizam animais, dando uma alternativa sustentável aos carroceiros.

Urina escura

Sobe para cinco. no Ceará, os casos notificados de mialgia aguda não esclarecida, conhecida como doença da urina escura.
Através de nota técnica a Secretaria de Saúde do Estado revela que são casos de origem em Fortaleza(três), um residente em Salvador e outro de São Paulo. São três mulheres e dois homens com a doença no Estado. Até semana passada eram três casos no Ceará.
As autoridades de Saúde do Ceará orientam profissionais sobre a importância da notificação e coleta de amostras para o tratamento dos casos de “mialgia aguda a esclarecer”.
Segundo a nota técnica da Secretaria de Saúde do Ceará, "a mialgia aguda a esclarecer não é doença de notificação compulsória, mas pode se tratar de um evento de saúde pública inusitado. Por isso, precisa ser notificado e monitorado para identificação do agente causador da doença. As pessoas que apresentaram urina escura também tiveram dores musculares intensas e de início súbito nos membros inferiores e superiores, como também na região cervical, principalmente".
As secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza monitoram a ocorrência e investigam os casos com objetivo de esclarecer a causa desses sintomas, considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.
Os acometidos apresentaram dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Foi realizada coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e diferencial (leptospirose, dengue e hepatite).

Hoje no Amici's

O poeta e músico Emeson Bastos apresenta ao público de Fortaleza show autoral com repertório de seu primeiro disco, “relacionamentos afetivos romanticamente políticos”, nesta sexta-feira (20), às 20 horas, no Amici´s Bar (Dragão do Mar). O público vai poder conferir a prosa poética de emersoN embalada pelo som alternativo da banda O Jardim de Acordes, uma viagem entre o folk, a MPB e o rock. A entrada custa R$ 10 e o Bar fica na Rua José Avelino, 349 (Praia de Iracema).
Emerson Bastos considera suas letras "prosas poéticas romântico-política-existenciais”. Sem amarras regionais, ele canta a cidade, a relação das pessoas com a cidade, das pessoas entre si e delas consigo mesmas. O disco, produzido por Matheus Brasil, foi finalizado há quase um ano e teve venda iniciada pelo próprio artista nas suas andanças pela Boemia de Fortaleza. De lá pra cá, o trabalho já teve mais de mil unidades distribuídas entre discos físicos e Streaming.
Sem incentivos privados ou governamentais, o poeta optou pela rua como espaço de repercussão para sua poesia e é de lá que tira seu sustendo diário, a partir de sua arte. “Essa ideia surgiu do desejo de me libertar da escravidão moderna que o trabalho formal impõe para as pessoas pobres”, explica. Emerson Bastos lembra que esse foi um passo difícil, precisou considerar os riscos que corria e o medo de não conseguir suprir suas necessidades básicas como aluguel e alimentação, por exemplo. Mas resolveu fazer acontecer.
“Comecei com os poemas”, lembra, “produzi por conta própria meus livretos e saí pelos bares noturnos da Praia de Iracema oferecendo nas mesas”. Os impulsos criativos que resultaram nas composições do disco autoral vieram simultaneamente. “Com as músicas prontas”, conta, “meu desafio passou a ser, além de me sustentar, levantar dinheiro para gravar o meu primeiro álbum”. A estratégia foi aumentar a meta de vendas dos livretos e procurar músicos, produtores que pudessem ter interesse no projeto.
“As coisas foram dando certo”, resume Emerson, que sobe ao palco pela primeira vez nesta sexta-feira (20) para cantar seu próprio repertório acompanhado de sua banda que é composta pelos músicos Alan Sales (Baixo), Samara Sampaio (Violino), Bee Mesquita (Guitarra) e Ayla Lemos (Bateria). O trabalho pode ser ouvido na íntegra e baixado gratuitamente no site do artista www.emersonbastos.com
SERVIÇO
EMERSON BASTOS E O JARDIM DE ACORDES
AMICI´S BAR (Dragão do Mar)
Sexta (20), às 20 horas.
R$ 10,00

Hoje no Country Hall

O forró vai invadir o Country Hall nesta sexta-feira (20), a partir das 22 horas. O Forró Boca a Boca leva seu xote swingado com uma pegada diferente para se unir ao forró elétrico da banda Seu Minino e a mistura de ritmos da cantora Fabrícia. O público pode ir preparado para dançar até o dia amanhecer.


SERVIÇO
Quando: Sexta-feira, dia 20 de janeiro
Hora: 22 horas
Local: Country Hall (Av. Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz)
Ingressos antecipados: R$ 30
Venda: Antecipada no Country Hall (Av. Washington Soares, 3500 - Edson Queiroz) ou no local com valor atual de lote.
Lista Free Feminina: Direct para @countryhallfortaleza
Informações: (85) 99658.7620 / 3273.6033
Instagram: @countryhallfortaleza
Estacionamento: Sim (pago)
Aceita cartão de crédito

Inflação nordestina

A inflação na região Nordeste apresentou crescimento de 0,42% no último mês de 2016, resultado superior ao índice de novembro (+0,20%) e ao índice nacional (+0,30%). As maiores elevações ocorreram nos grupos de Despesas Pessoais (+1,28%), Vestuário (+0,83%) e Transportes (+0,73%).
A avaliação é do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste, e complementa as informações divulgadas mensalmente, no âmbito nacional, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice regional de inflação do Etene é elaborado a partir de metodologia própria e utiliza dados oficiais para construir base de análise ampla, válida para toda a Região.
Capitais
Entre as regiões metropolitanas, Fortaleza apresentou a maior elevação de preços na Região nos grupos de Despesas Pessoais (+1,99%) e Transportes (+1,06%). Salvador registrou maior crescimento no grupo de Vestuário (+1,06%) e Recife superou as demais capitais nordestinas nos grupos Artigos de Residência (+0,79%), Alimentos e Bebidas (+0,70%) e Habitação (+0,5%).
No ranking nacional, Fortaleza (+0,60%) figurou na quarta colocação entre as regiões metropolitanas com maior inflação em dezembro.
2016
Apesar da aceleração dos preços em relação ao mês anterior, a inflação divulgada para o ano de 2016 na Região foi de 7,2%, maior que a nacional (+6,3%), mas inferior à verificada em 2015 (+10,4%), a maior da série histórica analisada pelo Etene.
A região metropolitana de maior inflação no ano de 2016 continua sendo Fortaleza, ao apontar crescimento de preços de 8,34%. Alimentos e bebidas, além de saúde e cuidados pessoais e despesas pessoais têm pressionado a inflação na capital cearense.

No Vila Azul do Mar

Dando continuidade à programação especial do “Pôr do Sol da Vila” no mês de janeiro, a Vila Azul do Mar do Beach Park, espaço de referência em diversão e entretenimento, apresenta, amanhã (21), duas atrações que prometem agitar o espaço de convivência que é a porta de entrada para o melhor parque aquático da América Latina.
A partir das 17 horas, o DJ Pedro começa os agitos e apresenta uma playlist contagiante com os hits da atualidade. Logo após, o público poderá aproveitar um tributo aos deuses da guitarra, como Jimi Hendrix, Jimmy Page e Eric Clapton, com Rafael Balboa. Em seguida, a banda Rubber Soul sobe ao palco da Vila Azul do Mar para tocar os sucessos dos The Beatles que marcaram época e fazem sucesso entre os fãs do grupo de rock britânico.
Além da programação musical, os frequentadores da Vila poderão aproveitar também o evento “Estar Bem”, com atividades que aliam bem estar e equilíbrio entre corpo e mente.
Sobre o Beach Park - Com mais de 30 anos de história, o Beach Park é uma empresa genuinamente cearense que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia do Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas do país inteiro. Atualmente, ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além de Restaurante de Praia e a Vila Azul do Mar, espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, que conta com 18 grandes atrações, recebeu no último ano a notável marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua na categoria tornado do mundo. Também foi eleito o 5º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários doTripAdvisor, em 2016. O empreendimento oferece mais que um destino de férias e, hoje, se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio, a TV e a Revista Beach Park; o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio; e a recente criação do Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado. Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park também acaba de ganhar um reconhecimento internacional de gestão ambiental, o selo ISO 14.001 - norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios. 
Serviço
Beach Park

Festa das Patroas no domingo

Agora chegou a vez de Fortaleza receber o evento mais comentado e concorrido dos últimos tempos: A Festa das Patroas! As rainhas do sertanejo, Marília Mendonça e Maiara e Maraisa, trazem pela primeira vez à capital cearense o projeto que já rodou o Brasil e promete ser a maior balada das férias do Ceará, no próximo domingo (22), no Forró no Sítio.
Apesar de terem pouco tempo de carreira, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça já conquistaram o Brasil e inovaram o mercado sertanejo com letras de amor, representando a figura feminina no sertanejo. Marília Mendonça ficou conhecida graças à música "Alô Porteiro", "Infiel", "Como Faz Com Ela", entre outras. Além destas, a cantora também apresentar em seu show as faixas "Sentimento Louco", "Sei de Cor", "Impasse" e "O que Falta Em Você Sou Eu". As irmãs Maiara & Maraisa terão em seu repertório as canções "Você Faz Falta Aqui", "Cruzando os Dedos", "10%", "Medo Bobo", "Fala a Verdade", "Se Olha no Espelho" e "Quase um Casal".
Quem também se junta ao time de patroas é Paula Mattos, que estreia em terras cearenses, com show na Festa das Patroas. A cantora é o rosto por trás de sucessos interpretados por outros artistas. “Que Sorte a Nossa”, foi a canção que apresentou Paula Mattos ao Brasil. 
O alagoano Mano Walter também sobe ao palco e promete fazer todo mundo dançar ao som de hits como ‘Balada do Vaqueiro’ e ‘Playboy Fazendeiro’. Zé Cantor vai levar o melhor do forró com a sua banda Solteirões. Já os irmãos Luis Marcelo e Gabriel vão mostrar que cearense também se destaca no cenário sertanejo.
SERVIÇO
Quando: 22 de janeiro de 2017
Onde: Forró do Sítio (Eusébio)
Abertura dos portões: 16 horas
Valores: Pista R$ 60 | Fronst R$ 150 | Camarote R$ 220 (Valores de meia entrada)
Pontos de venda: Lojas Blinclass e Diamantes Lingerie
Vendas online: www.ingressando.com.br
Classificação: 18 anos
Informações: 85 98773.7330
CLIPES: 

No Parangaba

Para este fim de semana, o Shopping Parangaba preparou diversas atrações gratuitas para as famílias. Entre as atividades, estão: teatro de bonecos, brincadeiras infantis, mar de bolinhas, feira de livros, oficinas de artes e muito mais.
Amanhã (21), em parceria com a Greenlife Academias, os visitantes do shopping poderão participar de um aulão na modalidade "Ritmos", às 10 horas, e "Zumba", às 11 horas. As aulas são gratuitas e acontecem na loja do Parangaba é Show, localizada no piso L2, em frente à Ban Ban Calçados.
A partir das 16 horas, a Cia Mix da Alegria traz ao shopping diversas brincadeiras infantis, como:pintura no rosto, atividades recreativas e teatro de bonecos, com a peça “Férias da Galinha Pintadinha”, além de oficina de arte, ensinando a confeccionar adereços de super heróis (capas do batman e super homem e tiara da mulher maravilha). A atividade seguirá até às 20 horas, também na loja do Parangaba é Show.
No domingo (22), às 17 horas, as crianças irão se divertir com o espetáculo “Super Heróis em Ação”. Essa aventura será apresentada na loja do Parangaba é Show, no piso L2.
Confira outras opções de lazer:
Cenário Toddynho
O cenário temático Toddynho “Estação da Imaginação” é um espaço onde as crianças podem aproveitar gratuitamente todas as opções de aventura do local, um ambiente com diversas atividades. O parque fica localizado na praça central em frente a C&A, piso L1. Crianças de 3 a 12 anos podem aproveitar o cenário acompanhados dos pais ou responsáveis.
Hoverboard
O brinquedo futurístico é uma espécie de skate elétrico, a pista de está localizada no piso L1, em frente à Casa Pio e tem capacidade para receber 15 pessoas, e conta ainda com um circuito plano com alguns obstáculos, além de monitores e instrutores. A atração funciona de segunda a sábado, das 10 às 22; e domingo das 14 às 20 horas. O valor é de R$ 20,00 para vinte minutos, e R$ 30,00 para trinta minutos.
Mar de Bolinhas
O Mar de Bolinhas é um espaço convidativo para altas aventuras em meio às mais de 200 mil bolas coloridas. O cenário está localizado na Praça Central do shopping, piso L1. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h; já aos domingos a atração funciona das 14h às 20h30, com o valor de R$ 15,00 para quinze minutos de brincadeira. Crianças menores de quatro anos devem estar acompanhadas por um responsável, que terá acesso gratuito ao espaço.
Feira de Livros 
A Feira de Livros WRC está localizada no piso L1, em frente à loja C&A. Seu acervo conta com livros infantis, infanto-juvenis, romances, ficção, dentre outros. Os preços dos exemplares variam entre R$ 3,00 e R$ 20,00. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14 às 20h30.
Montanha Russa 3D
Os fãs de aventura poderão passear virtualmente nas melhores montanhas russas do mundo, no brinquedo “Montanha Russa 3D”. A atração está montada no piso L1, ao lado da loja Marisa e custa de segunda a quinta R$ 8,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 10,00.
Cabine do terror
Aqueles que preferem algo mais "assustador" poderão se divertir escolhendo um dos cenários da “Cabine doTerror” – cemitério, circo ou hospital. O brinquedo está montado no piso L1, ao lado da loja Marisa. De segunda a quinta no valor de R$ 12,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 15,00.

Jamón

Sempre compromissado com a missão de fornecer informação para seus clientes, o Mercadinhos São Luiz promoverá, na próxima terça-feira (24), às 19 horas um workshop com o presidente do grupo Josep Llorens I Fills, empresa produtora de algumas das mais saborosas iguarias da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, assinados por Josep Ramón Llorens Requena, considerado embaixador desses tesouros espanhóis. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas diretamente com a loja do Mercadinhos São Luiz da Santos Dumont, que receberá o evento, presencialmente ou por telefone. As vagas são limitadas.
No evento, os participantes serão recepcionados com o espumante cava Don Román do produtor Marques de Tomares importado pela Porto a Porto e Casa Flora. Na sequência, Ramón falará sobre a matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada dos produtos, que são tão especiais e minuciosos que transformam as peças de presunto em verdadeiras joias da culinária. Os participantes também poderão degustar os variados tipos de presunto produzidos pela Josep Llorens, como o Pernil Serrano com osso 24 meses, o Chouriço Serrano (com e sem pimenta) e com o Presunto fatiado com cura de 24 meses.
Jamóns
O Jamón Serrano, produto imprescindível na culinária espanhola, leva esse nome por ser elaborado em áreas montanhosas, que propiciam excelentes condições para os períodos de cura. Os suínos possuem origem celta (porco branco) e a alimentação não precisa ser apenas a base de bellotas, como no caso do Jamon Ibérico.
O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais são negros, inclusive as patas, e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha, produzidas pela árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos. É essa alimentação, e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho, que faz toda diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.
Em ambos os casos, o processo de criação, o abate dos porcos, o tempero, o tempo de cura e o modo de servir obedecem a rígidos padrões. Salgado e curado de forma natural e artesanal, cada peça é pendurada para que o excesso de gordura escorra por completo, em um processo que pode durar até 50 meses, nos casos mais especiais.
Josep Llorens I Fills
Do sul da Espanha, mais precisamente da cidade de Andaluzia, onde o clima é muito privilegiado, originam-se algumas das maiores iguarias da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura de Josep Ramón Llorens Requena, proprietário do grupo Josep Llorens I Fills. O grupo é uma empresa familiar fundada há mais de 35 anos e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos. Nos últimos tempos, a família soube conjugar os métodos tradicionais com a mais avançada tecnologia para poder abrir novos mercados. Os produtos Josep Llorens são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
SERVIÇO
Workshop com Josep Llorens
Data: 24 de janeiro
Horário: 19h
Local: Mercadinhos São Luiz Santos Dumont (Avenida Santos Dumont, 5625 - Papicu)
Inscrições: gratuitas, pelo telefone 3131.2800 ramal 2130.

Faculdade CDL



Farmacêutico


Estadão

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...