terça-feira, setembro 13

Saúde em Fortaleza

“Fizemos mais pela Saúde em quatro anos que as últimas gestões em 12 anos”. Quem afirma é a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, que usou como referência para sua argumentação, as políticas públicas na área de saúde realizadas pelas gestões que antecederam a administração Roberto Cláudio (PDT) nos últimos 12 anos e também o Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha (REM-F).
Trata-se de uma ferramenta lançada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Instituto Datafolha neste ano eleitoral, que mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação e saneamento que calculou a eficiência da gestão e apresentou dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Socorro Martins apresentou esses dados durante evento realizado ontem, no comitê central do prefeiturável Roberto Cláudio, que reuniu os profissionais de saúde das seis regionais da Prefeitura de Fortaleza onde foram apresentadas as realizações e as propostas de campanha para a pasta da saúde.
“A pesquisa da Datafolha mostra que a missão da Saúde não é só um desafio de Fortaleza e sim de todas as capitais do pais. Se você for comparar, estamos um nível acima da média do pais. O que prova que quem usa, gosta dos nossos serviços e equipamentos de saúde”, revelou a secretária.


Fortaleza é uma cidade eficiente, segundo pesquisa Datafolha

De fato, um dos parâmetros da pesquisa revela que entre as cidades acima de 500 mil habitantes (que incluem municípios eficientes, com alguma eficiência, pouca eficiência ou ineficientes), Fortaleza está na 10ª posição, integrando o grupo das 14 cidades consideradas eficientes pela pesquisa, à frente de municípios como Curitiba, Recife, São Paulo, Londrina, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Ao analisar as ações da atual gestão com as anteriores, a secretária de saúde de Fortaleza utilizou como exemplo os postos de saúde. “Para se ter uma ideia que realizamos mais, em 12 anos as gestões que nos antecederam inauguraram dois postos de saúde em 12 anos, nós já entregamos 18 novas unidades”, comparou a gestora.

Hospital da Mulher
Francisco Alencar em meio à profissionais de saúde

Na mesma linha comparativa, o coordenador do Hospital da Mulher, Francisco Alencar, citou as melhorias realizadas por Roberto Claudio nesse importante instrumento da saúde da mulher, herança da admiração de Luizianne Lins (PT), “Recebemos o Hospital da mulher funcionando com apenas 30% da sua capacidade, hoje funciona plenamente e com a ampliação que está sendo feita, terá mais 118 leitos além de uma policlínica dentro da unidade”, destacou Alencar.
SAMU
Francisco Alencar disse também que o Ceará vem revolucionando no setor de Saúde com a inauguração dos os hospitais regionais e que Fortaleza não fica atrás. “Reformamos 78 postos, construímos 12 Upas, além das reformas dos Frotinhas e Gonzaguinhas da Barra do Ceará e do Bairro Nossa Senhora da Conceição, sem com o SAMU que teve sua base descentralizada ei ampliada na quantidade de ambulâncias e na qualidade do atendimento”, enumerou o médico.


Simulação em base descentralizada do SAMU

Sobre a base descentralizada do SAMU, o gestor informou ainda que o objetivo é diminuir o tempo reposta das ocorrências e disse também que a frota do SAMU, em 2012, era composta por 12 ambulâncias e foi ampliada na atual gestão para 19 unidades de Suporte Básico (USB), quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), e quatro motolâncias.
Críticas à política de saúde da PMF
Mesmo com números convincentes, a administração Roberto Cláudio tem recebido muitas críticas sobre sua atuação na área da saúde, principalmente dos demais candidatos à prefeito através dos debates políticos de rádio e televisão e na propaganda de Rádio, Tevê e Internet. Sobre esse assunto, Socorro Martins reconheceu ter feito muito, mas que precisa fazer muito mais, por ser, a saúde, um bem coletivo.
Novo IJF
Maquete do IJF 2

Informou ainda, que o foco é a integralidade da saúde nos próximos quatro anos.“Vamos priorizar a atenção primaria que corresponde a 85% do bolo da saúde, melhorar a questão dos medicamentos, colocar mais médicos nos postos e ampliar as especialidades com a construção do IJF 2”, detalhou Socorro Martins.Ainda sobre o novo IJF 2, a secretária de saúde falou ainda que a previsão para entrega do equipamento, em sua 1ª fase, é para o 2ª semestre de 2017 e que a população não terá só melhoria no aumento de leitos, mas também nos diagnósticos com a implantação da 1ª ressonância do serviço público municipal e a parte de hemodinâmica.
“A nossa visão é da linha do cuidado e da melhoria. Vamos dar mais atenção às condições crônicas, ao hipertenso, ao diabético, ao que sofre AVC. É disso que a população adoece. Vamos focar nosso olhar para o perfil epidemiológico da nossa população”, priorizou Socorro Martins.

Sayonara Santos, presidente do Conselho de Saúde e Socorro Martins 

Por fim, a gestora destacou que as políticas públicas na área da saúde, são as que mais as pessoas observam com o olhar crítico. Sobre essa ótica mandou um recado para os cidadãos de Fortaleza: “No dia 31 de dezembro vamos entregar Fortaleza muito melhor do que recebemos”, concluiu Socorro Martins.

Serviço
Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha disponível em:
Link da Maquete Eletrônica do Projeto do IJF 2 :
Reportagem: Uerbet Santos
Fotos: Tebreu

Mês do Alzheimer em Fortaleza

No Mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer's Disease International (ADI).
Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas.
Para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) promove o Mês do Alzheimer agora em setembro, em parceria com o Aché.

Em todo o Brasil, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês, inclusive no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que ocorre em 21 de setembro.
Em Fortaleza, a campanha contará com diversas ações, como o III Fórum Científico Sobre Demências, além de cursos de orientação ao familiar e ações de conscientização.
Em 2016, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês. As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. “Também é fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais”, explica Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz.
Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.
Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.

Programação de atividades em Fortaleza

  • V Curso de Orientação ao Familiar Cuidador de Idosos com Demência. “Demência: da Prevenção ao Tratamento”. 16 e 17/9, de 8 às 17 horas, no Lar São Vicente de Paulo.
  • Dia Mundial da Doença de Alzheimer – Ação Nacional Informativa. 21/9. Shopping Rio Mar Fortaleza, de 10h30 às 18h30. Shopping Del Paseo, de 11 às 17 horas.
  • III Fórum Científico Sobre Demências: Avaliação Diagnóstica. Universidade de Fortaleza. 23/9, às 19 horas. 24/9, de 8 às 16 horas. Público Alvo: Profissionais e estudantes. Convidados: Fabiano Moulin e Letícia Décimo.

Ceará 0x1 Sampaio


  • O Ceará perdeu hoje à noite, na Arena Castelão, pela 25ª rodada da Segundona do Brasileirão 2016, de 1 a 0 para o lanterna, Sampaio Correa (MA).
  • Com o resultado o oitavo sem vencer seguidamente, o cargo do treinador Sérgio Soares está a prêmio.
  • O Ceará á o sexto colocado com 38 pontos, vindos de dez vitórias e oito empates.
  • Com a derrota de hoje acumula a sétima no certame.
  • A renda de hoje foi de R$ 35.806,00, proporcionada por um público de 7.106 pagantes. O público não pagante foi de 539.

Praia Acessível

O Praia Acessível recebe amanhã (14), a partir das 9 horas, a visita de 60 pessoas da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência e Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado todo dia 21 de setembro. A realização é da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, da Apabb e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef).

O projeto, realizado pelo Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Hotel Sonata, tem como objetivo promover a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia. Os visitantes participarão das atividades do projeto, que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias possibilitando o acesso do público ao mar. O local ainda conta com estrutura com tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.
Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.
A iniciativa funciona de quarta a domingo, de 9 às 14 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.
Serviço
Visita de 60 pessoas da Apabb ao Praia Acessível
Data: 14/9
Horário: a partir das 9 horas
Local: Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema

Jangurussu na Caixa Cultural

Cena de Jangurussu (foto Mila Petrillo)
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta de 20 a 25 de setembro, o Balé Jangurussu, da companhia cearense Edisca. Com 21 anos de existência, a montagem de dança contemporânea carrega uma grande beleza plástica e carga dramática. Quem assina a criação é a coreógrafa e diretora geral da Edisca, Dora Andrade, que comemora, junto à companhia, 25 anos de fundação da escola de dança.
A inspiração para o balé – que gravou seu nome na história da dança local – veio após uma visita que a bailarina fez ao aterro sanitário de Fortaleza, localizado no bairro do Jangurussu. Dora ficou muito sensibilizada ao ver centenas de famílias catando do lixo as suas sobrevivências. Crianças disputando com urubus pedaços de alimentos em decomposição, mães amamentando bebês sentadas nas montanhas de lixo e homens duelando pelo domínio da melhor parte dos dejetos.
Com essa montagem, a Edisca ganhou o prêmio Funarte de melhor coreografia de 1996, além de ter sido o espetáculo de maior público no Theatro José de Alencar, no mesmo ano. No total, foram mais de 47 mil espectadores, em 70 apresentações por sete capitais do Brasil.
Mesmo passado 21 anos da primeira apresentação do Balé Jangurussu, Dora Andrade fez questão de preservar a mesma essência, emoção e drama artístico representados em 96. “Por ser um espetáculo icônico, não tiramos a sua originalidade. Resolvemos manter as mesmas coreografias, justamente por elas traduzirem exatamente o sentido que a companhia Edisca propõe”, relata.
Ao avaliar os 25 anos de existência da Edisca, a fundadora firma ainda mais o compromisso que escolheu para a sua vida. “Durante todos esses anos tivemos um nível de resistência descomunal. Conquistamos muitas coisas, perdemos outras. Se alguém me perguntar o que eu quero fazer daqui para frente, responderei que continuarei fazendo exatamente a mesma coisa”, revela a coreógrafa.
Oficina
Além dos espetáculos, a Edisca vai realizar uma oficina gratuita de dança contemporânea para bailarinos. A oficina acontece no sábado (24), das 14 às 15h30 e é indicada para pessoas acima dos 14 anos. Para se inscrever em uma das 25 vagas, é necessário enviar um email para edisca@edisca.org.br, entre 12 e 23 de setembro.
Sobre a Edisca
A Edisca é uma organização educacional sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza. Desde 1991, ela tem como missão a promoção do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades que apresentam risco para a infância e a adolescência.
A organização tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos de dança, que a credenciaram a receber, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda da cultura de nosso país, concedida pelo Governo Federal. No entanto, o trabalho desenvolvido pela Edisca ultrapassa a formação artística. Os programas e ações desenvolvidos, cujas metodologias estão sistematizadas, também abrangem a área educacional e capacitações para educadores da rede de ensino, como o projeto A Vida é Feminina, que tem foco no fortalecimento das mulheres, mães dos educandos, por meio da formação cidadã, capacitação profissional e geração de renda. Com ele, o grupo recebeu o Prêmio ODM, concedido pela Presidência da República. Na área de saúde, são desenvolvidas ações curativas e, principalmente, preventivas, articuladas com um setor de psicologia.
Ficha técnica
Coreografia: Dora Andrade/ Assistente Coreográfico: Valério Oliveira/ Colagem Musical: Chico Sales/ Figurino, Material Cênico e Cenografia: Marcelo Santiago/ Produção: Gerusa Pacheco/ Direção Geral: Dora Andrade.
Site oficial: http://edisca.org.br/
Serviço
Dança: Edisca - Jangurussu
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 20 a 25 de setembro de 2016
Horário: terça a sexta, às 20h | sábado, às 18h e 20h | domingo, às 17 e 19 horas.
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 20/9, às 10 horas, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito
Informações gerais | Caixa Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Carne suína

Com o objetivo de reforçar o potencial da carne suína e seus benefícios nutricionais quando inclusa nos hábitos alimentares do brasileiro, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), por meio das bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, apoia a 4ª Semana Nacional da Carne Suína. A ocasião, promovida pela Associação Brasileira de Carne Suína (ABCS) e apoiada pelo Sebrae Nacional.
Durante a semana, o GPA negocia descontos especiais com seus fornecedores, reduzindo o preço de venda e beneficiando clientes de todas as lojas com diferentes cortes suínos em média 20% mais baratos no período de hoje (13) a 29 de setembro. Adicionalmente, os clientes do Extra e Pão de Açúcar poderão conferir os materiais de comunicação com sugestões de receita com a carne.
Por meio da estratégia de descontos, a companhia espera um crescimento de 20% na categoria de suínos. 


FGTS, 50 anos-II

Os 50 anos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi celebrado hoje (13) em evento no Ministério do Trabalho com a presença do ministro, Ronaldo Nogueira, do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e o presidente dos Correios, Guilherme Campos, e da secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Maria Henriqueta Alves. Na oportunidade foi lançado um selo comemorativo aos 50 anos e um bilhete especial da Loteria Federal. Ao final, o ministro fez a entrega da premiação aos vencedores do concurso de melhores monografias sobre o FGTS.
Presidente do Conselho Curador do  FGTS, Ronaldo Nogueira destacou a importância do fundo em prol do trabalhador e como fator de desenvolvimento do país. “São 3,5 milhões de empregos diretos gerados anualmente, como resultado de um orçamento direcionado às obras habitacionais, de saneamento e de infraestrutura. Somente para esse ano, a previsão é de uma aplicação de R$103,7 milhões. No quadriênio (2016/19), serão R$302 bilhões injetados na economia por meio de seus programas de financiamento”, destacou o ministro.
Ao setor de habitação popular, que contempla famílias com rendimentos de até R$ 6.500,00, serão destinados R$231,7 bilhões no quadriênio, que vão beneficiar 2,2 milhões de famílias. Outros R$ 31,5 bilhões serão direcionados a obras de saneamento básico e R$ 32 bilhões para infraestrutura urbana no mesmo período.
Com um total de R$498 bilhões em ativos e patrimônio líquido superior a R$100 bilhões, o FGTS se consolidou, nestes 50 anos, como um dos principais agentes de desenvolvimento do país. No período foram mais de R$426 bilhões injetados na economia no financiamento a obras de moradia popular, rodovias, portos, hidrovias, aeroportos, ferrovias, energia renovável e saneamento básico.
Contabilizados os últimos 20 anos, foram injetados R$ 408 bilhões na economia por meio de empréstimos habitacionais que possibilitaram a construção de mais de 7 milhões de moradias, beneficiando cerca de 350 mil pessoas e possibilitando a geração de 21 milhões de emprego desde 1995. “Ou seja, o papel do FGTS tem sido primordial na economia nos seus 50 anos de existência, demonstrando a importância de manutenção de suas políticas e de apoio as suas iniciativas”, avaliou Ronaldo Nogueira.
Reunião do Conselho – Após os atos comemorativos, o ministro Ronaldo Nogueira presidiu a 154ª reunião ordinária do Conselho Curador no ministério, onde foram aprovadas duas resoluções: a primeira inclui a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Grupo de Trabalho criado para discutir a governança e o direcionamento do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS). A segunda enquadra os financiamentos com recursos destinados aos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) no Sistema Financeiro de Habitação. Com essa mudança, o FGTS pode investir recursos dessa modalidade dentro das normas do SFH, ou seja, em imóveis com limites até R$750 milhões.
Em fevereiro, o Conselho liberou R$10 bilhões para investimento em CRIs. Ao vender esses papéis para o FGTS, o banco conta com novos recursos para aplicar em habitação. Essas operações foram autorizadas em duas parcelas nesse ano. A primeira - de R$4 bilhões – já foi liberada em março e outra de R$6 bilhões será disponibilizada até dezembro, dentro das novas regras aprovadas nesta terça-feira (13).

FGTS, 50 anos

'O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) completa nesta terça-feira 50 anos de existência. Criado em 13 de setembro de 1966, no regime militar do então presidente Castelo Branco, o Fundo agora pode ser alterado, causando vários prejuízos ao trabalhador. O Governo estuda várias propostas de mudança no modelo do FGTS, entre elas, a de o fundo gerir o seguro-desemprego e de criar um regime de aposentadoria complementar para os trabalhadores da iniciativa privada. 
“Em um ambiente de crise política, jurídica, institucional e econômica, e sob o pretexto de flexibilização de direitos trabalhista, o Governo Federal analisa alterações no Fundo. Essas reformas podem alterar direitos sociais consagrados na Constituição Federal de 1988”, alerta o professor de Direito Constitucional, Roberto Leitão. Para ele, as mudanças propostas violam princípios constitucionais, ocasionando repercussão social, econômica e jurídica. Na avaliação do professor, as alterações representam um retrocesso na garantia dos direitos trabalhistas.
O FGTS equivale a uma espécie de poupança em nome do trabalhador, que visa ampará-lo em caso de dispensa sem justa causa. Também subsidia políticas públicas por meio de programas de habitação popular, de saneamento ambiental e infraestrutura urbana. O trabalhador pode sacar o Fundo quando for dispensado do trabalho sem justa causa, quando houver a extinção da empresa, aposentadoria pela Previdência Social, falecimento do trabalhador, acometimento de doença grave, pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamento habitacional concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), entre outros.
É formado por contribuições mensais de 8%, em regra, efetuadas pelo empregador sobre a remuneração do empregado, em contas individuais vinculadas e ainda dotação orçamentária específica, resultados das aplicações dos recursos do FGTS, multas, correções monetárias e juros moratórios, e demais receitas patrimoniais e financeiras.
*** Roberto Guilherme Leitão é Mestre e Doutorando em Direito Constitucional, professor do Curso de Direito da DeVry|Fanor. É procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU)'.

Fala Salmito III

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), destacou nesta terça-feira (13), durante sua fala na sessão legislativa, o desempenho do ensino básico das escolas públicas cearenses.

Fala Salmito II

O vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal, comentou nesta terça-feira (13), durante a sessão plenária, a pesquisa divulgada no último dia oito pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Durante sua fala ele ressaltou o avanço da educação nos municípios cearenses.

Fala Salmito I

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), falou nesta terça-feira (13), durante sessão plenária, sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento para a Educação Básica.

Ronivaldo Maia comenta cassação de Eduardo Cunha

O vereador Ronivaldo Maia (PT), comentou nesta terça-feira, na Câmara Municipal, a cassação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB). 

Evaldo Lima comenta resultado do Ideb

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do executivo na Câmara Municipal, comentou nesta terça-feira (13), no plenário do legislativo de Fortaleza, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Deodato Ramalho comenta visita de Roberto Cláudio

O vereador Deodato Ramalho (PT) usou nesta terça-feira (13), seu tempo no pequeno expediente da Câmara Municipal para comentar a visita do prefeito Roberto Claúdio (PDT) ao legislativo municipal, no último dia oito de setembro.

Acrísio Sena defende admissibilidade de diplomas do Mercosul

O vereador Acrísio Sena (PT) falou nesta terça-feira, durante seu tempo no pequeno expediente da sessão plenária da Câmara Municipal, sobre a importância da admissibilidade dos diplomas de pós-graduação no âmbito do Mercosul.

Vereador Robert fala sobre irregularidades das campanhas

O vereador Robert Burns (PTC) falou nesta terça-feira (13), no pequeno expediente da sessão plenária da Câmara Municipal, sobre as irregularidades que acontecem durante o período eleitoral.

Agenda de Camilo hoje

Agenda do governador Camilo Santana para esta terça-feira, 13 de setembro de 2016: 

9h: Reunião com governadores e a ministra Cármen Lúcia, presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF)

15h: Reuniões internas

*Agenda sujeita a alterações ao longo do dia

13.09.2016


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Cãominhada do Capitão

Fala Evaldo Lima

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Em pronunciamento realizado, na manhã de hoje, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo a 2015, divulgados pelo Ministério da Educação. Os números apontam que no ensino público, das 100 melhores escolas do Brasil, 77 estão no Ceará. E dentre ela, as 24 melhores escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental também são do Ceará. “Além de bater as metas no Ensino Fundamental estabelecidas pelo Ministério da Educação, nosso Estado alcançou os melhores resultados do Nordeste e notas gerais bem acima da média”, ressaltou.
O vereador Evaldo Lima que também é professor, destacou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado pelo governo do estado e colocado em prática em todo o Brasil, como um dos potencializadores para tantos avanços e bons resultados na educação. “Um avanço significativo pode ser visto desde a implantação dessa política que começou com a alfabetização e foi ampliada, em dezembro do ano passado, pelo governador Camilo Santana (PT), até o nono ano do ensino fundamental, e recebeu o nome de Mais PAIC. Parabéns alunos, professores, coordenadores e educadores de todas as escolas cearenses”, parabenizou.
http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/evaldo-lima-comemora-avaliacao-positiva-da-educacao-no-ceara

Fala Acrísio Sena

Vereador integra a bancada do PT na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima
O vereador Acrísio Sena (PT) utilizou seu tempo na tribuna desta terça-feira, 13, para defender a admissibilidade dos diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado no âmbito do Mercosul em Fortaleza. De acordo com parlamentar, o próprio MEC já reconhece os diplomas de universidade parceiras-irmãs do Mercosul.
Acrísio iniciou sua fala comentando que no próximo fim de semana estará reunido com estudantes de pós-graduação de universidades do Mercosul e destacou que muitas pessoas deixam suas famílias e lares em busca de um diploma de pós-graduação, mestrado e doutorado em universidades do Mercosul. O vereador é a favor do reconhecimento desses diplomas no município de Fortaleza.
“Apresentamos um projeto de indicação aqui e já conversamos com o Secretário Jaime Cavalcante, que se prontificou em trabalhar para que os diplomas das universidades sejam reconhecidas. Diploma não é mais questão de revalidação, porque o MEC já reconhece que as universidades parceiras-irmãs do Mercosul, tenha prazo para que eles sejam revalidados. Se a universidade é reconhecida pelo MEC e tem conteúdo compatível com o do nosso país, não enxergo problema em reconhecer os diplomas”, afirmou.
O parlamentar afirmou que se não fosse por esses diplomas de universidades de fora do país, o Estado e Município não iriam conseguir atingir a meta do Plano Nacional de Educação estabelecido pelo Governo Federal e concluiu sua fala apresentando uma placa que recebeu da Universidade Interamericana, pelos serviços prestados em Fortaleza, no tocante a revalidação dos diplomas conveniados no âmbito do Mercosul.
“Queria dividir com os vereadores esta homenagem, dividir com todos os alunos que fazem curso de mestrado e doutorado, e dizer pra eles que nossa luta pela validação do diploma e admissibilidade pela Secretaria de Educação é um reconhecimento ao esforço daqueles estudantes e professores que largam famílias e lares e vão em luta de melhorar seu currículo e seus conhecimentos”, concluiu.
http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/acrisio-defende-admissibilidade-dos-diplomas-de-pos-graduacao-no-ambito-do-mercosul-no-municipio

No XX CBC-VII


Hoje na CMFor

  1. Ronivaldo Maia questiona o resultado das últimas pesquisas de intenção de votos para prefeito de Fortaleza.
  2. Na tribuna, o Ver. (PT), repercute a cassação do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB - RJ).
  3. Ruthmar Xavier destaca a colaboração de sua assessoria durante seu mandato e agradece a todos os profissionais da CMFor.
  4. No Grande Expediente, a vereadora Ruthmar Xavier (PR), realiza um balanço de seu mandato no Legislativo Municipal.
  5. Na CMFor, leitura das matérias do expediente. Pauta:
  6. No pequeno expediente, o Ver. (PT) destaca a luta pela admissibilidade dos diplomas de pós-graduação no âmbito do Mercosul.
  7. Ver. PCdoB destaca a melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, nas escolas públicas do Estado do Ceará.
  8. Ver. PT questiona alguns pontos apresentados pelo Pref Roberto Cláudio durante apresentação de propostas de governo na CMFor
  9. Acompanhe a sessão plenária da , através da TV Fortaleza (canal 61.4 digital e 6 da Multiplay), e pela Fortaleza FM 106.1
  10. 1º orador do pinga-fogo, Ver. Robert (PTC), denuncia algumas irregularidades que vem acontecendo na campanha eleitoral.
  11. Na CMFor, aberta a sessão plenária desta terça-feira (13) de setembro.
  12. Bom dia! confira a pauta da sessão plenária desta terça-feira (13) e fique por dentro das atividades da CMFor. >>

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...