domingo, janeiro 11

Bloco Chão da Praça

A alegria do Carnaval já se anuncia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A partir da próxima quinta-feira (15), toda a gente vai balançar ao som do melhor da música retrô carnavalesca do Brasil. É o Bloco Chão da Praça com Os Transacionais que, pelo terceiro ano consecutivo, faz uma das mais quentes festas de Pré-Carnaval da Cidade. Para agitar ainda mais, convidados especiais vão marcar presença. Nesta primeira quinta-feira, Nayra Costa empresta a força de sua voz ao Carnaval.
Como de praxe, o Bloco Chão da Praça adianta a curtição carnavalesca durante as quatro quintas-feiras que antecedem a semana momina. Faz a festa, portanto, nos dias 15, 22, 29 de janeiro e 5 de fevereiro, sempre às sete da noite, no Espaço Rogaciano Leite Filho. O acesso é gratuito. Pode vir gente de toda a idade, com fantasia, serpentina e alegria.
Com um repertório que faz passear no tempo, o Pré-Carnaval d’Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.
Para este ano, cada quinta-feira trará um convidado diferente, prometendo esquentar ainda mais o bloco. O dia 15 apresenta a cantora cearense Nayra Costa, uma das vozes mais potentes da música local hoje. Nayra subirá ao palco junto d’Os Transacionais, cantando o Carnaval, em uma apresentação inédita. As demais atrações serão anunciadas em breve, bem como as do Baile à Fantasia do Dragão do Mar, que vai repetir o sucesso de 2014.
SERVIÇO
Bloco Chão da Praça com Os Transacionais + convidados
Quando: dias 15, 22 e 29 de janeiro e dia 5 de fevereiro de 2015
Hora: sempre às sete da noite.
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito
Sobre Os Transacionais - Os Transacionais têm em sua proposta de trabalho fazer releituras da música popular brasileira, principalmente das décadas de 1960 e 1970, o que convencionaram chamar de “Música Retrô Brasileira”. Dentro dessa perspectiva, além do repertório geral, a banda tem feito alguns projetos específicos dentro desse universo de possibilidades da tão rica música brasileira dessa época. 
Dentre esse projetos estão “O Chão da Praça”, trazendo um repertório de antigos carnavais, o “Arraiá Transacional” fazendo a festa de São João bem ao estilo da banda, “Tropicália” reverenciando a música de vanguarda nacional, “Cabaré Transacional” com o melhor do brega, “Dia de Rei”, um tributo a Roberto Carlos, dentre outros.
Atualmente a banda apresenta “Os Transacionais no País do Futebol”, com a proposta de resgatar canções que tratam do esporte que é a grande paixão nacional. Músicas dos melhores compositores de várias épocas da nossa música, indo de Noel Rosa à Jorge Ben, canções inspiradas e feitas para a festa.
Com a Copa do Mundo no Brasil, esse é o melhor momento da celebração desse repertório e a combinação Transacionais e futebol não poderia ser melhor, unindo o já festivo repertório da banda com a mais pura expressão da canção futebolística brasileira. 

Nasce Pedro para Cid-Maria Célia

  • Nasceu Pedro para o ministro da Educação, Cid Gomes e dona Maria Célia.
  • É o terceiro filho de Cid Gomes.
  • Já tinha com Maria Célia, Matheus (sete anos).
  • Do primeiro casamento teve Rodrigo (16 anos).

No Rally Dakar

Foram dois dias com 1.380 quilômetros sem o contato com a equipe e qualquer assistência. Mas a Equipe Mitsubishi Petrobras completou a etapa maratona e chegou à Iquique, no Chile, pronta para a segunda metade da prova.
Carlos Sousa e Paulo Fiuza completaram o dia entre os 10 melhores da prova. "A sensação de chegar é muito boa. As especiais desses dois dias foram muito bonitas. Toda a população está muito animada com a passagem do Dakar. O objetivo está cumprido e, com o Guiga vindo atrás de nós, a segurança é muito grande", comentou o piloto. A dupla completou a especial de hoje na 10a colocação e estão em 9º na classificação geral.
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ganharam uma posição, ocupando agora o 15º lugar na classificação geral. "Ontem foi extremamente atípico, com muita chuva, lama e trechos alagados. Tivemos uma parte de piso bom, sinuoso, alternando com longas retas. Depois entramos em um piso ruim e fomos limitados pela nossa suspensão. No fim do dia, percebemos que um dos amortecedores havia quebrado, mas fizemos uma mudança na configuração da suspensão para compensar isso. Hoje viemos com muito cuidado e atrás do Carlos e do Paulo, que é nosso objetivo", explica Guiga, que ficou com o 11º lugar nesta etapa.
A prova de hoje teve dois ingredientes marcantes na largada e na chegada. Logo no início da manhã, os veículos se posicionaram no Salar de Uyuni e largaram lado a lado, em grupos de cinco. Para fechar o dia, a descida pela maior duna urbana do mundo, com mais de um quilômetro de altura e quatro de extensão.
"Nunca tinha feito esse tipo de largada em linha, além de termos visto o sol nascendo no Salar. São coisas como essa que marcam o Dakar. Em Iquique é essa chegada maravilhosa", disse Paulo. 
"O Salar não tinha limite de largura", contou Guiga. Foram mais de 100 quilômetros em linha reta por um campo aberto de sal branco em alta velocidade. "A grande dificuldades da maratona foi a chuva de ontem, que mudou a história desses dois dias. Nunca fiz uma etapa com tanta chuva e tanta dificuldade para navegar, não enxergava nada, o pneu destracionava e mudava o hodometro. E acabou complicando também a especial de hoje, já que era na mesma região", comentou Youssef. "Na última duna, quem olha a partir do acampamento não tem noção de como é. Não é fácil. Pra descer, tivemos que seguir por muitas outras dunas, vamos ganhando altura", completa. Guiga ainda explica: "É inacreditável. O ângulo é tão acentuado que a sensação é que estamos caindo, e vai ficando negativo e mais inclinado conforme vamos descendo. O visual é o mais impressionante. Do alto temos a visão do oceano e do acampamento."
Amanhã (12) é dia de descanso para os pilotos e muito trabalho para os engenheiros e mecânicos, que farão a manutenção completa dos dois ASX Racing. "O mais importante será conversarmos com a equipe e definir a estratégia para a reta final, se atacamos mais, se mantemos o que temos feito, se mudamos algo na condução. É um dia muito importante para isso também", explica Carlos.
Mas, claro, o repouso para encarar a metade final do Dakar será fundamental "Vamos descansar bastante e não pôr despertador para acordar", brinca Youssef.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

Ceará segue na Copinha

Treinador do Vovozinho: Juninho Chicchinato

  • O Ceará para pegar o Palmeiras (SP), na segunda fase da 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha 2015).
  • Será o confronto dos vencedores do Grupo I (Ceará) e do Grupo J (Palmeiras).
  • O Vovozinho terminou a primeira fase sem perder:
  • 0x0 Gama (DF).
  • 3x0 Monte Azul (SP).
  • 2x1 Ferroviária (SP).
  • Destaque dos comandados de Juninho Chicchinato para o atacante Robinho.

Na Vila das Artes

Abrindo a programação de 2015 do Cineclube Vila das Artes, o Telas Abertas realiza a Mostra FaustoCine, com curadoria de Washington Motta, pesquisador de Artes e Semiótica da Universidade Federal do Ceará (UFC).
As exibições, gratuitas, acontecem toda quarta-feira, às 18h30, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor).
A mostra "FaustoCine" pretende enfatizar alguns desdobramentos cinematográficos do mito do pacto fáustico, um dos mitos mais intrigantes da história teatral. 
O mito remonta ao início do primeiro milênio da Era Cristã. As histórias são várias e diversificadas, mas a que ficou para a posteridade foi a do Dr. Fausto. Dr. Johann Faustus teria sido um médico alquimista alemão que viveu no início do Século XIV.
Segundo a lenda, era dado ao ocultismo e, em um processo ritualístico, vendeu sua alma ao diabo em troca de conhecimento médico e sabedoria sobre a existência.
A potencialidade humanista desse mito é tamanha que vários tratamentos foram dados ao tema, desde montagens medievais de rua com bonecos e atores mambembes até propostas plurissemióticas do Século XX.
O mito do pacto fáustico prolifera nas várias linguagens, sendo tema de filmes, peças, romances, óperas, pinturas e tratados de Psicanálise, Teologia e Antropologia.
Embora varie em seu conteúdo, com mudanças de tempo, espaço, enredo e mesmo personagens, a estrutura mítica do pacto fáustico se mantém intacta sob a mesma questão: o que pode ser cambiado em troca da nossa alma? O conhecimento, a juventude, a fama, a beleza, a vida eterna...tudo é passível de troca. A alma humana não aceita limitações humanas e almeja ultrapassar seus poderes e capacidades...
Telas Abertas - O Projeto Telas Abertas consiste na realização de curadorias para mostras do Cineclube Vila das Artes. No processo seletivo de 2014, ao todo, foram selecionadas 11 Mostras que comporão a programação do Cineclube da Vila entre os meses de setembro de 2014 e julho de 2015.
O Cineclube é promovido pela Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes.
Sobre os debatedores:
  • Washington Motta é pesquisador de Artes e Semiótica (UFC). Atualmente, desenvolve a pesquisa O corpo tensivo no dispositivo videoclipe. Por vezes, é artista. Elaborou (em co-autoria) o projeto cênico Fáustica – um réquiem árido.
  • André Dias é realizador e instrutor de animação, quadrinista e ilustrador.
  • Diego Akel trabalha com ilustração, artes plásticas, fotografia e filmes de animação.
  • David Leitão é pesquisador de Cinema e Semiótica (UFC) nas áreas de filosofia e história da arte, teoria da comunicação e cinema e teoria da imagem.
Programação:
14/01 – Fausto 5.0, 2001, terror / Espanha, Álex Olle, Isidro Ortiz e Carlos Padrissa, 1h35min
Enquanto se prepara para participar de um congresso de medicina, Dr. Fausto encontra um sujeito que alega ter tido o estômago removido por ele, há quase dez anos. Contrariando todas as adversidades, este homem ainda vive. O suposto antigo paciente começa a colocar a sanidade mental do Dr. Fausto em xeque.
21/01 – A lenda do Fausto, 1994, terror/ fantasia / República Tcheca, Jan Svankmajer, 1h37min (Bate-papo com André Dias e Diego Akel).
O filme utiliza uma mistura de atores com bonecos animados, dando vida ao mito de Fausto. Um homem comum que, após ser atraído por Mefistófeles para um sinistro teatro de marionetes, encontra-se imerso em uma estranha peça. Uma versão surreal da história de um homem que vende sua alma para o diabo.
28/01 – Fausto, 2011, drama / Rússia, Alexander Sokurov, 2h14min (Bate-papo com David Leitão)
O doutor Johannes Georg Faust é um cientista brilhante mas desiludido, que aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca de prestígio e do amor de sua adorada Gretchen. Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, 2011.

Rally Dakar 7º dia

  1. Começou a etapa maratona no Rally Dakar. Desde a chegada em Uyuni, na Bolívia, as equipes de apoio não podem prestar assistência mecânica aos competidores. Um desafio a mais para a Equipe Mitsubishi Petrobras.

    "Além de confinar os carros no parque fechado, a organização irá limitar o acesso aos competidores. Teremos que dormir todos juntos em área controlada em forma de acampamento. É um dia crítico em todos os aspectos", explica Guilherme Spinelli que, ao lado do navegador Youssef Haddad, terminou o dia na 16ª posição, mesma colocação que ocupa na classificação geral.

    "Os dois ASX Racing estão em ordem. Iremos fazer uma manutenção básica e dar uma atenção especial ao conjunto de suspensão de competição, no qual, o fornecedor ainda não conseguiu resolver os problemas que temos enfrentado nos último dias", explica Guiga.

    As duplas tiveram um elemento surpreendente durante a prova de ontem, incomum nessa região. "Encaramos muita chuva, trechos alagados e até com lama. Por conta dessa mudança de temperatura, o parabrisa estava embaçando muito. Diminuímos um pouco o ritmo e até chegamos a parar para limpar, pois estava ficando perigoso", disse Guiga. 

    A prova de hoje foi entre Iquique, no Chile, e Uyuni, na Bolívia, com 717 quilômetros e 321 km de trechos cronometrados. A dupla Carlos Sousa e Paulo Fiuza terminou o dia em 17º e se mantém entre os 10 melhores, na 9ª colocação.

    "Começamos em um ritmo muito forte", afirma Carlos. "Mas depois diminuímos um pouco por ser etapa maratona. Melhor terminar os dois dias do que só um. Também embaçou nossos vidros e perdemos tempo limpando. Assim como nos outros dias, a suspensão de competição ainda não está 100%", completa o piloto.

    Etapa 8 - 11 de janeiro
    Uyuni (BOL) / Iquique (CHL)
    Deslocamento: 24 km
    Especial: 781 km
    Total: 805 km

    Na segunda parte da etapa maratona, a Equipe Mitsubishi Petrobras encara o famoso Salar de Uyuni. A especial passará por um trecho de 100 quilômetros em estrada lisa de sal branco, com alta velocidade. Mas logo após esse trecho, a velocidade cairá bastante e o percurso fica mais travado. Os últimos 40 quilômetros serão nas dunas, com direito à famosa chegada em Iquique, onde fica a maior duna urbana do mundo. No ponto mais alto, está a 250 metros de altura, com direito a uma descida que se estende por quatro quilômetros.

    "Esta será a maior especial em quilometragem, mas teremos um longo trecho de deslocamento dentro dela, que é feito em velocidade controlada. Os dois ASX Racing estarão nas mesmas condições de hoje. Teremos pela frente um salar gigante, com alta velocidade. Mas já na segunda-feira teremos um dia de descanso, onde nossa equipe poderá fazer um check-up completo dos carros", afirma Guiga.

    A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

Futebol Amador


Capas de jornais



Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...