terça-feira, abril 19

Nova Praça Portugal

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) diz que na nova Praça Portugal não haverá supressão de árvore, mas sim aumento.
"Terá mais mobilidade urbana para todos", garante Evaldo Lima.
As obras começam na próxima semana.
Fala prefeito Roberto Cláudio:
"A ideia original de revitalizar e requalificar a Praça Portugal surgiu há pelo menos dois anos. Depois de um longo debate com a cidade, acredito que chegamos a um projeto conciliador que atende ao desejo da maioria dos fortalezenses. O projeto foi norteado por 3 premissas principais: tornar a praça um espaço frequentável com acessibilidade e aumento da área pública; melhorar a fluidez dos variados modais de tráfego, dando continuidade à ciclofaixa e priorizando o transporte público; preservar o aspecto rotatório da praça e os elementos que remontam a história da nossa colonização. Com isso, ganha a cidade mais espaço público – a praça terá área 40% maior –, ganha a mobilidade urbana, pois garantiremos mais fluidez ao transporte, em especial à bicicleta e ao transporte público. E ganha também a memória afetiva da cidade ao se preservar o aspecto rotatório e a esfera armilar, referência à chegada dos portugueses, tudo isso, sem que recursos públicos sejam envolvidos. 
É muito importante também dizer que, nesse projeto, além de juntarmos as quatro pracinhas com a calçada, ganhando área pública, uma série de novos equipamentos – iluminação, paisagismo, novos bancos, bicicletar, paraciclo etc, uma série de novas intervenções serão feitas para torná-las mais acessíveis, confortáveis e estimuladoras do uso público. A gente quer ver crianças, jovens, casais, ocupando a Praça Portugal de novo. Isso será possível com essa intervenção.
Graças a uma iniciativa compartilhada com o setor privado, em especial com quatro adotantes, C. Rolim, Marquise, Fujita e Mercurius a gente vai viabilizar um projeto que concilia as boas ideias do projeto original com as observações e desejos de parte da população que foram incorporados ao longo dos meses em que a cidade debateu esta intervenção.
A obra começa segunda-feira, terá aproximadamente quatro meses de duração e, esperamos, até a segunda quinzena de agosto entregar a praça Portugal requalificada, revitalizada.

Paulo Gomes volta à CMFor

  • Paulo Gomes (PEN) assume cadeira de Luciram Girão (PDT), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Em Fortaleza

Chega na próxima quinta-feira (20/04) a Fortaleza, o francês Laurent Simon. Voluntário da Plan International Brasil, ele viaja pelo mundo em uma bicicleta levando a causa dos direitos da criança e do adolescente e pedalou por todo o sul do Brasil, por Mina Gerais e Bahia a caminho de Fortaleza, seu último destino no país.
Ao 40 anos de idade, Laurent realiza o sonho que tem desde os 12 anos de idade de conhecer o mundo. Ele é voluntário da Plan Internacional e em todas as comunidades por onde passa, realiza ações em defesa das crianças, visita escolas e realiza doações, a partir do que elas decidem que mais precisam no momento. As consultas são realizadas com apoio dos escritórios da Plan, espalhados por 70 países do mundo.
Desde 2012 viajando com sua bicicleta, Laurent já percorreu mais de 56 mil quilômetros. Tendo passado por outros 15 países, ele chega a Fortaleza vindo Salvador, onde conversou com jovens participantes de projeto da Plan no Colégio Salesiano do Salvador.
 
Laurent Simon em encontro com estudantes do Colégio Salesiano do Salvador. Veja mais fotos.
 
Esta é a segunda visita dele ao país. Na primeira vez, no ano passado, cruzou parte do Rio Amazonas, de barco, em um trajeto que levou 11 dias para percorrer. Em agosto iniciou a mais recente viagem de bicicleta em Peru, percorrendo por Colômbia, Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai, até chegar ao Brasil. De Fortaleza ele retorna para sua terra natal, França.
 
Laurent Simon e sua bicicleta, companheira de viagem
 
Sobre a Plan
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.

FMF 2016

A moda comunica, expressa e liberta. Com esse conceito e o tema "Moda é nossa causa", o Maraponga Mart Moda, maior shopping atacadista do Norte/Nordeste, reunirá, de 25 (próxima segunda-feira) a 29 de abril, lojistas, compradoras, revendedoras e corretores de moda do interior cearense e de diversos Estados brasileiros, em especial os das regiões Norte e Nordeste, para as atividades da 36ª edição do Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2016).
O evento é um dos mais tradicionais do país e une moda e negócios, com grande papel indutor da moda popular na região Nordeste. Além de lançar tendências, o FMF movimenta o comércio e estimula as vendas dos mais de 300 lojistas presentes no Maraponga Mart Moda.
Os desfiles serão concentrados no primeiro dia do evento, segunda-feira (25), contando com a participação do modelo e ator Luciano Szafir. A partir das 17 horas, o primeiro desfile contará com a apresentação da nova coleção da marca Handara, intitulada “Exuberância Dark”, que tem como garota propaganda a modelo e assistente de palco do programa Domingão do Faustão, Carol Nakamura. Em seguida, às 17h30, será realizado um desfile coletivo com 30 looks trazendo o melhor das coleções de 300 lojas do Maraponga Mart Moda. Já às 18 horas, o público poderá conferir o lançamento da nova coleção da grife Amy Tshirts, que apresentará um novo conceito de camisetas. 
Nos demais dias, as lojas do Maraponga Mart Moda farão diversas ações promocionais e mini-desfiles para seus clientes, reunindo revendedoras e convidados. “Nossa expectativa é que o evento ajude a elevar as vendas dos lojistas em 5% em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a uma movimentação de 2 milhões a 2,2 milhões de peças comercializadas”, prevê Cid Holanda, diretor do Maraponga Mart Moda.
"Moda é nossa causa"
A ideia da temática do FMF 2016 está estampada na campanha publicitária criada pela agência Focus, responsável pela produção e planejamento do evento. “O tema do FMF remete ao momento de ativismo vivido no país. Nossa luta é pela moda. A moda representa o nosso ideal. Uma moda livre e sem amarras”, explica Juliana Melo, coordenadora dos desfiles do FMF 2016. "Nada mais impede as pessoas de vivenciarem o fenômeno da moda. Vamos então aproveitar essa moda democrática e acessível que chegou para todos nós", complementa.
Desfiles do Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2016)
Data: 25 de abril (segunda-feira) 
Local: Shopping Maraponga Mart Moda (Rua Francisco Glicério, 590)
17 horas – Handara: Coleção “Exuberância Dark”. 
17h30 – Desfile Coletivo especial com o melhor do Maraponga Mart Moda. 
18 horas – Amy Tshirts - Nova coleção

Circuito BB aqui

O Ceará é famoso por ser um celeiro de craques do vôlei de praia.
Daqui saíram lendas como Shelda Bedê, Franco Neto, Roberto Lopes, Márcio Araújo e diversos outros nomes de peso.
Fortaleza é a capital da modalidade a partir de hoje (19), quando se inicia a última etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2015/2016.
Os jogos ocorrem na Praia do Futuro, na Praça 31 de Março, com entrada franca à torcida.
O Circuito Banco do Brasil Nacional será o primeiro de uma série de três torneios na cidade. Será a oitava e última etapa da competição na temporada 2015/2016. Na sequência, também na Praia do Futuro, ocorrem as etapas do Circuito Brasileiro e do Circuito Mundial. 
lém de abrir a maratona de vôlei de praia na cidade, a etapa também marca a última chance para que duplas consigam pontos para a disputa do Superpraia, que será realizado em João Pessoa (PB), de 6 a 8 de maio, encerrando a temporada.
O Superpraia é formado pelas 14 melhores duplas do ranking geral da temporada, além de dois convites, e possui premiação especial. Com isso, a etapa de Fortaleza será a chance de equipes melhorarem a posição e conseguirem uma vaga no torneio.
O nível também é alto, com a presença de um atleta olímpico (Benjamin, nono colocado nos Jogos Olímpicos de Atenas), além da campeã pan-americana Andréa Teixeira, ouro em 1999 jogando pela seleção feminina de quadra.
Serão 12 times em cada naipe na capital cearense, oito classificados direto à fase de grupos pela pontuação no ranking de entradas, além de outras quatro duplas definidas na disputa do qualificatório, que acontece nesta terça-feira (19.04), em jogos eliminatórios diretos.
Já estão garantidos no naipe masculino Gilmário/Daniel Lazzari (PB/SC), Averaldo/Fábio (TO/CE), Daniel Souza/Benjamin (RJ/MS), Vinícius/Allison (ES/SC), Ferramenta/Guto (RJ/SP), Luizão/Lipe (AM/CE), Marcus Borlini/Eder (ES), Álvaro Andrade/Ralph Cabral (SE/RJ). Outros 31 times disputam as últimas quatro vagas no qualificatório.
As oito já classificadas no feminino são Bruna/Semírames (PB/SP), Izabel/Camila (PA/RJ), Sandressa/Victoria (AL/MS), Andréa Teixeira/Leize (SC), Fernanda Nunes/Solange (RJ/DF), Eunyce/Bárbara Ferreira (BA), Aline/Mayana (BA/TO), Juliana Simões/Paula Hoffmann (PR/RJ). As últimas quatro vagas serão disputadas por outras 22 duplas no qualificatório.
As equipes serão divididas em três grupos com quatro times e jogam dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiros colocados) avançando às quartas de final. Todos estes jogos ocorrem na quarta-feira (20.04). Na quinta (21.04) são disputadas as partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.
Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.
SERVIÇO - CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL
Quando: De hoje (19) a quinta-feira (21)
Onde: Praia do Futuro, altura da Praça 31 de Março
Horário: Das 8h30 às 18 horas.
Entrada Franca

Redução de 3,2%

Apesar da aplicação de mecanismo tarifário, Fortaleza e Região Metropolitana, que já entram para o quinto mês com tarifa de contingência, ainda não conseguiram reduzir o consumo de água nos 10% esperados. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) registrou, em março de 2016, redução de 3,2% no consumo de água, em relação à média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015.
O percentual representa uma redução de aproximadamente 386 mil m³ no volume consumido. Para atingir os 10%, os municípios com tarifa de contingência teriam que economizar aproximadamente 1.200.000 metros cúbicos.
Em março, aproximadamente 253 mil clientes da Cagece pagaram tarifa de contingência em suas faturas, o número representa 24,5% do total de clientes da companhia em Fortaleza e RMF. Em fevereiro, a cobrança foi aplicada em cerca de 239 mil clientes da RMF.
Quando observado os resultados de consumo acumulado desde dezembro do ano passado, quando a tarifa de contingência foi implantada, a redução de água não chegou a 10% do que deveria ser economizado nos quatro meses. 
Arrecadação
A Cagece arrecadou em março de 2016 cerca de R$ 5,3 milhões com a tarifa de contingência. 
Consumo aumenta no estado
Em março, os demais municípios operados pela Cagece no interior do estado tiveram um aumento de 2,9% no volume de água consumido, quando comparado com a média calculada entre os meses de outubro de 2014 e setembro de 2015.
O aumento de consumo nos municípios que não possuem tarifa de contingência impactam ainda mais no resultado total do estado. Quando considerado de forma geral, incluindo todos os municípios operados, independente de terem ou não tarifa de contingência, a redução no consumo de água foi de apenas 1,3%.
Saiba mais
A tarifa de contingência é aplicada aos clientes da Cagece que não reduzirem o consumo de água, conforme meta definida para cada cliente e informada nas contas de novembro. O mecanismo, autorizado em novembro do ano passado pelas agências reguladoras no Estado, tem por objetivo estimular a redução do consumo de água durante período de escassez hídrica. A tarifa entrou em vigor na capital a partir do dia 19 de dezembro de 2015, e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no dia 20 de dezembro.
De acordo com as resoluções das agências reguladoras, ficam isentos da cobrança da tarifa clientes que consomem dentro da demanda mínima da categoria de seu imóvel, bem como hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e as unidades de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei. 
Serviço
Para saber mais sobre como funciona a tarifa de contingência, a Cagece disponibilizou na internet um guia explicativo sobre o mecanismo.O material pode ser acessado através do portal da Cagece (www.cagece.com.br). Para baixar o conteúdo, acesse o portal da Cagece e escolha a opção “Revisão e Tarifa de Contingência”, no menu à esquerda da tela, em seguida, clique em “Fique por dentro”.
Além disso, para facilitar, a Companhia também lançou na internet um simulador que permite conhecer a meta estabelecida pela contingência e calcular a conta. Para simular, é necessário ter em mãos o número de inscrição e o CPF ou CNPJ do cliente. O simulador está disponível no portal da Cagece (www.cagece.com.br), na aba de “Atendimento Virtual”, na opção “Tarifa de contingência”. Quem preferir, também pode acessar o simulador pelo celular, por meio do aplicativo Cagece Mobile.

Dia do Índio


Cidadania para Jeovani Aires

  1. O empresário Jeovani Costa Aires receberá a cidadania fortalezense.
  2. Proposta do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT).


Cidadania fortalezense para Sonia Pinheiro

  • A jornalista Sonia Pinheiro receberá o título de cidadania fortalezense.
  • Proposta do vereador Pedro Matos (PSDB).


Cidadania fortalezense para Crioulo

  1. Vereador João Alfredo (Psol) apresenta pedido para cidadania fortalezense para o cantor Kléber Cavalcante Gomes (Crioulo).

Fala Ciro Gomes


Vejam o comentário sobre o golpe em marcha no Brasil feito na TV de Portugal
0:00
Curtir
Comentar
Comentários
Fernandes Filho Realmente é um erro que alguem manchado pela corrupção venha a julgar a outro, não vou entar no mérito jurídico sobre o chamado crime de respoonsabilidade da Presidente, uma vez que a única tese dos governistas é que ela não cometeu crime algum. Entret...Ver mais
CurtirResponder3 h
Carlos Teofilo E qual seria a outra tese? O processo de impeachment só pode ser instaurado se houver crime. Não se pode destituir um presidente pelo simples fato de que ele não faz um bom governo. O Brasil não é um parlamentarismo. Sem falar que o Congresso só aprova o que é maléfico ao país, pois quer tirar a popularidade da presidente.
CurtirResponder102 h
Diego Monteiro Ainda estão falando em Golpe ??? Nem Dilma fala mais nisso...
Rejane Noronha NOSSA IMAGEM É PÉSSIMA PERANTE O MUNDO LAMENTÁVEL. EU TENHO VERGONHA.

De Primeira



Academia do Palestra
Rede de lojas oficiais do Palmeiras desde o início da gestão Paulo Nobre, em 2013, a Academia Store acredita que chegou o momento de expandir seus serviços para o Nordeste. A capital escolhida é Fortaleza, considerada um dos locais com maior concentração de palmeirenses em todo país, além da enorme participação junto às redes sociais do clube. “Não abrimos lojas só para fazer número. Realizamos um minucioso estudo, baseado em projetos e pesquisas, que indicam se determinado local será rentável para todas as partes envolvidas, incluindo franqueado e clube. A Região Nordeste já carecia de uma loja oficial do Palmeiras há algum tempo, e agora chegamos à conclusão que era o momento”, explica o gerente de expansão da Meltex Franchising, Danilo Verrillo, empresa que administra as lojas oficiais do Verdão. Atualmente, a Academia Store conta com 25 lojas em todo o Brasil, sendo seis no interior de São paulo e apenas uma fora, em Londrina (Paraná). Esse estabelecimento, por sinal, está entre os que mais geram arrecadação e proporcionam venda de produtos dentre todas já abertas –só fica atrás da loja conceito, localizada na Rua Augusta, em São Paulo. “Vivemos uma situação de crise econômica e contenção de gastos em todos os segmentos, mas isso não impede de ambicionarmos voos maiores. Enquanto vemos lojas de outros clubes fechando, os estabelecimentos do Palmeiras têm gerado números bastante positivos, pois nossas franquias  possuem exclusividades em produtos Meltex, com a prática de margem acima do varejo convencional, e isso gera o diferencial em nossa rede”, afirma Verrillo, que completa. “Nossa estrutura e nossos serviços nos fazem crer que esse próxima estabelecimento em Fortaleza também será um sucesso.” Para abrir um estabelecimento, os valores variam entre R$ 150 mil, para um quiosque, até R$ 300 mil, para uma loja física. O capital de giro é de R$ 50 mil, e o prazo de retorno de 24 a 36 meses. As franquias oferecem mais de 500 itens oficiais e coleções do Palmeiras. Além de se deparar com um ambiente totalmente alviverde, o torcedor encontra, entre outros produtos, linhas casuais masculinas e femininas, acessórios e souvenires.

Corre Egito
O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o cearense José do Egito Fiho, correu a 14ª Meia Maratona de Fortaleza, em seus 10 quilômetros e fez bom desempenho.

I
Sérgio Soares, depois da eliminação do São Bernardo, do Paulistão, reassumiu o Ceará.
II
Campinense (PB) x Santa Cruz, as finais do Nordestão 2016.
III
Valendo uma vaga na Copa do Brasil de 2017, a Taça Fares Lopes 2016 já tem seu regulamento conhecido.
IV
A Diretoria de Competições da Federação Cearense de Futebol convida seus filiados para o Conselho Técnico da Taça Fares Lopes 2016, para 19 de maio, às três da tarde, na FCF.
V
As inscrições vão até 18 de maio.
VI
O filiado, que deseja participar do certame deve enviar e-mail para dco@futebolcearense.com.br ou protocolar ofício na sede da FCF.
VII
No ato da confirmação de participação, deve o filiado indicar, com a aprovação da administração da praça esportiva apta, um estádio para sediar suas partidas.
VIII
Fortaleza 13x0 Atlético, pelo Cearensão Sub-13 passa a ser a maior goleada do ano no futebol cearense.
IX
Pela Segundona do Cearensão amanhã tem Floresta x Alto Santo, às 15h30, no Presidente Vargas.
X
Também às 15h30, o Itapajé recebe o Iguatu, no Vieirão. às 20h20, no Domingão, o Horizonte defende a liderança da Segundona contra o Barbalha.

Sugestão esportiva
Recebo a colaboração de Paiva Filho, assessor de imprensa do Jóquey Club Cearense: "Criadores e turfista cearenses, vivendo agradáveis doses de emoções, com a concorrida sequência de programações, com corredores Quarto de Milha e Puro Sangue Inglês (PSI), tanto nas rais do Jockey Club Cearense, como nos diferentes prados do nosso hinterland. Passada festa do Fortaleza Quarter Horse Show, no JCC, em maio, a tradicional disputa do GP Magi Averaldo (in memorian), em 2.200 metros,  Tríplice Corôa e Penca do Caju. Em junho, em Parambu, mais uma edição do tradicional GP Haras G,  com corredores Quarto de Milha, tendo como promotor, o criador e deputado federal Genecias Noronha.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...