sexta-feira, setembro 11

Pé da Fama

A Luarenas, responsável pela administração da Arena Castelão, recebe nesta terça-feira (15), às 11 horas, mais uma cerimônia de homenagem do Foot Fame. Desta vez, a calçada da fama receberá duas “pegadas”: Falcão (craque do futsal) e Popó (ídolo do boxe) serão eternizados no projeto instalado na Arena Castelão. As marcas vão inaugurar a categoria de esportes olímpicos do “Foot Fame”. 
“Daremos um grande passo na nossa história homenageando grandes representantes de dois esportes inéditos no Foot Fame. Eternizaremos Falcão e Popó com muito orgulho, por tudo o que fizeram e por honrarem a bandeira do Brasil pelo mundo”, declarou Marco Tuunelis, diretor do Foot Fame. 
Para Luarenas, o projeto é mais uma forma de homenagear nomes importantes do esporte nacional. “A Arena Castelão é sede do museu cearense do futebol, nele acolhemos memória do esporte local retratada por meio de troféus, fotos, camisas, vídeos e depoimentos de jogadores. Em 2014, o museu da Arena Castelão ganhou mais uma atração: o “Pé da Fama”. O projeto que contribui para a eternização de craques do esporte nacional e valorização do esporte”,destacou Aymeric Magne, COO da Luarenas. 
A cerimônia de homenagem aos atletas Falcão e Popó acontece na Arena Castelão e será fechada para convidados e imprensa. O evento é uma realização da Foot Fame em parceria com Luarenas, Secretaria de Esportes do Ceará e Vila Galé Hotéis.
Calçada da Fama na Arena Castelão
A calçada da fama está localizada no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, acervo histórico do futebol cearense instalado na Arena Castelão. Atualmente, o projeto conta com mais de 10 pegadas e entre elas as dos craques Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Cafu e Roberto Carlos, além de ídolos do futebol cearense. O espaço é aberto de segunda a sexta para visitação do público. A ideia é que o local receba mais de 100 nomes de personalidades que tiveram contribuição significativa para o esporte. 
O Foot Fame
Movido pela responsabilidade social, o Foot Fame tem como objetivo eternizar grandes ídolos e atrair maior público para sedes esportivas no país. Iniciado na Arena Castelão, o projeto também está disponível para visitação no Museu Pelé e já atraiu milhares de visitantes com pegadas de mais de 20 ídolos, incluindo os lendários Pelé e Garrincha.

II Encontros das Assessorias Esportivas

Cada vez mais a corrida de rua tem encontrado adeptos em todo o país, pessoas que querem apenas manter a forma até àqueles que pegam o gosto e até viajam mundo afora para participar das provas mais comuns nas distâncias de 5k, 10k, 21k e 42k, a conhecida maratona. Só em Fortaleza existem mais 120 assessorias esportivas atuando espalhados pela cidade, em pontos variados como a Avenida Beira-Mar, Shopping Iguatemi e o Lago Jacareí, para citar os principais. Destas existem as que focam apenas a corrida, mas também há as que atendem ao público do Duathlon ou Triatlon.
A 2ª Edição do Encontro das Assessorias Esportivas irá reunir, de 17 a 20 de setembro, especialistas e as melhores marcas do mercado em uma programação que abordará assuntos ligados à bioquímica e ao aperfeiçoamento dos atletas. O evento acontecerá no BNB Clube – Sede Aldeota (av. Santos Dumont, 3646) e tem entrada gratuita para a feira e programação paralela, quem tiver interesse em participar nas clínicas esportivas, basta levar uma lata de leite. No último dia, domingo (20), o encontro se encerra com a realização de uma Corrida com distâncias de 5 km e 15 km.
Além da vasta programação de clínicas esportivas e feira de produtos e serviços, quem for conferir poderá ainda participar de treinos de yoga, dança, poli fitness, Kangoo jump, crossfit, fitflight, além de uma primeira consulta com um nutricionista de plantão durante o evento e as oficinas de bandagem elástica e medicina preventiva. O 2º Encontro das Assessorias Esportivas envolverá todas as Assessorias Esportivas, Grupos de Corrida e Equipes de Corredores de Fortaleza e Região Metropolitana, assim como corredores de rua independentes. “O sucesso da primeira edição foi tão grande que fechamos uma programação ainda mais extensa, como mais assessorias e atividades envolvidas. Para a corrida, as inscrições encerraram rápido, mas estamos de porta aberta durante os quatro dias de evento para receber o público interessado, gratuitamente”, explica o coordenador do evento, Ricardo Ramalho, diretor da RR Solução em Eventos.
A programação conta com cerca de vinte expositores locais e nacionais, entre assessorias esportivas; representantes de suplementos e alimentação para atletas; Studio de pilates, roupas, acessórios e estética para corridas e bem-estar entre outros. O público poderá encontrar roupas, tênis, artigos esportivos e moda fitness, cosméticos, nutrição, massagem, suplementos e assessorias esportivas.
Programação esportiva gratuita
A estrutura do evento irá contar com estacionamento totalmente gratuito (HVM na Avenida Santos Dumont, esquina com Virgílio Távora), segurança no percurso com motos e seguranças fixos em lugares estratégicos, 06 pontos de hidratação, 01 ponto de hidratação com Gatorade; 02 ambulâncias e staff com 150 pessoas.
A organização do evento espera um público médio de 5 mil pessoas durante os quatro dias do Encontro, entre educadores físicos, nutricionistas fisioterapeutas, médicos, atletas profissionais e amadores e interessados no tema. A segunda edição do Encontro das Assessorias Esportivas tem patrocínio da Unimed, Gatorade, Indaiá, Mercadinho São Luiz, Café Santa Clara e Prefeitura Municipal de Fortaleza, conta ainda com o apoio da Viverde, Skol Ultra, Estação Leme, e Truke Midia.
Clínica Esportiva
Serão ao todo quarto painéis, realizados na sexta-feira e no sábado, debatendo assuntos ligados à prática esportiva, com mesas redondas e palestras de grandes nomes da área. O primeiro painel acontecerá na sexta-feira (18), das 9h às 12h, com o tema “Moda e Estética”, abrangendo as tendências, depilação, drenagem, alimentação nutricional para corredores, protetor solar desenvolvido especialmente para atletas, entre outros. No mesmo dia, na parte da tarde, das 14h às 18h, o painel sobre “Lesões” debaterá as lesões mais comuns, questões relativas à coluna vertebral, tratamento e prevenção, além de pisadas e aplicação de bandagem elástica.
Já no sábado (19), das 9h às 12h, o terceiro painel tem como tema “Cardiologia e Medicina Esportiva”, quando serão tratados assuntos sobre exames preventivos, primeiros socorros, doenças mais frequentes, tratamentos e prevenção. A partir das 14 horas o último painel se transformará em um Workshop da Associação das Assessorias Esportivas em Atividades Físicas do Estado Do Ceará (AEAF-CE), Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Federação Cearense de Atletismo (FCAT). Os órgãos irão debater regulamentação de espaços das Assessorias Esportivas em Fortaleza, parceria do Conselho Regional de Educação Física (CREF) com a AEAF-CE, funções dos órgãos competentes, entre outros.
Programação completa
Dia 17 (quinta-feira)
17 horas – Aulão gratuito de Yoga (Profa. Debora)
18 horas – Aulão gratuito de Ritmos (Prof. Netinho Show)
19 horas - Abertura da Feira de Produtos e Serviços (Expo Sports, Run & Fun)
19 horas – Aulão gratuito de Hit (Prof. Rainer)
20 horas – Consulta grátis com nutricionista.
Dia 18 (sexta-feira)
9 horas às 12 horas – Painel 1 – Moda e Estética
Mediador: Josimeire Gomes
Assessoria: Taiana Fortime
Mesa Redonda: Kamila Carvalho, Monalisa Cavalcante, Dra. Tatiana Brito e Melina Jovino (Pinkcheeks);
14 horas às 18 horas – Painel 2 – Lesões
Mediador: Eduardo Parente
Assessoria: Thiago Mohana Triativo
Mesa Redonda: Dr. Guilherme Colares, Dra. Patricia Melo, Dr. Rafael Vieira e Dr. Leonardo Mota
17 horas – Aulão gratuito de Kangoo Jumps (Prof. Santiago, Erica e Anderson)
18 horas – Aulão gratuito de Crossfit (Prof. Lucas)
19 horas – Aulão gratuito de Fit Fight (Prof. Debora)
20 horas – Consulta grátis com nutricionista
Dia 19 (sábado)
9h, 10h, 11h - Aulão gratuito de Cycling Indoor (Equipe Central do Corpo)
9 horas às 12 horas – Painel 3 – Cardiologia do Esporte e Medicina Esportiva
Mediador: Diogo Rolim
Assessoria: Eduardo Parente - Limiar
Atleta Convidada: Lia Campos
Mesa Redonda: Dr. Assis Carvalho 
14 horas – Oficina de bandagem elástica
14 às 18 horas – Painel 4 – Workshop AEAF-CE / PMF / FCAT
Mediador: Romulo Veras
Assessoria: Flávio Freite – Tio Flavinho
Mesa Redonda: Aeaf-Ce FCAt e Prefeitura
Dia 20 (domingo)
6h30 – Largada da corrida (5 km e 15km) em frente ao BNB Clube.
· 2º Encontro das Assessorias Esportivas
Data: 17 a 20 de Setembro
Horário: 17/09 (17h às 22h), 18/09 e 19/09 (9h às 22h) e 20/09 (5h às 11h)
Local: BNB Clube – Sede Aldeota (avendia Santos Dumont, 3646)
Feira e atividades abertas ao público

Waldonys


No Parangaba

O Shopping Parangaba preparou uma atração especial para a garotada se divertir neste domingo, 13: crianças um momento arrepiar pelo universo de Monster High. Às 17 horas, a criançada presente no shopping poderá caprichar no visual com penteados e maquiagem no Salão Fashion Mix das Monster High. Frankie Stein, Draculaura e suas amigas estarão presentes no salão para animar a garotada. A atração é gratuita e acontece no piso L2, em frente a Hering Kids.
Todos os domingos são ofertados gratuitamente atrações para o público infantil como shows, peças, histórias e brincadeiras lúdicas, pelo projeto “Parangaba é Show”. No dia 20, o Grupo Encantos vai entreter o público com contação de histórias sobre a importância da boa alimentação. No dia 27, a peça “Carrossel” vai encerrar a programação infantil deste mês. A apresentação vai contar a história da professora Helena e a rotina de Maria Joaquina, Cirilo, Jaime, Valéria, Laura e das outras crianças da Escola Mundial.
PROGRAMAÇÃO
13/set - As Monster High e o Salão Fashion Mix
20/set - O Maravilhoso Mundo Saudável
27/set - Peça: Carrossel
SERVIÇO
Parangaba é Show Infantil
Dias 13, 20 e 27 de setembro
Sempre às 17 horas
No piso L2 – em frente a Hering Kids

Eduardo Girão

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) inicia na próxima segunda-feira (14), ampliação do serviço de substituição de novo trecho do coletor tronco na rede de esgoto localizada na Avenida Eduardo Girão. Ao todo, serão substituídos mais 121 metros de tubulação, que serão interligados aos serviços de melhorias já realizados pela Companhia desde o cruzamento com a rua Deputado Oswaldo Studart, até a rotatória da Avenida Aguanambi. Com a ampliação do serviço, a previsão de término da obra será estendida em mais 15 dias, ou seja, a obra deverá ser concluída até o final de outubro.
A continuidade da intervenção foi possível porque a Cagece concluiu, um mês antes do prazo estabelecido, o assentamento das tubulações do primeiro serviço de substituição da tubulação informado. Desde agosto, quando a Companhia interditou a avenida Eduardo Girão, foi realizada a substituição de 135 metros de tubulação na rede de esgotamento sanitário da área.
Ao todo, 256 metros de tubulação nova serão instalados na avenida Eduardo Girão. Para a execução do novo trecho, serão investidos cerca de R$ 314 mil, provenientes de recursos próprios da Cagece.
A interdição da via permanece a mesma, entre as ruas Deputado Oswaldo Studart e Luciano Magalhães. A alternativa de desvio indicada para quem circula na avenida Eduardo Girão, sentido av Aguanambi, continua da seguinte forma: entrar à direita na rua Deputado Oswaldo Studart, à esquerda na rua Francisco Lorda, à direita na rua Edmundo Raimundo Filho, realizar o retorno na rua Via Láctea, à direita na Borges de Melo e à esquerda na avenida Aguanambi.
O projeto de desvio do tráfego foi aprovado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e é o mesmo utilizado pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na área.
As vantagens de ampliação da obra
- Redução de custos com sinalização da obra;
- Redução de custos com maquinário (que já está disposto no local);
- Redução de transtornos em relação aos desvios, uma vez que o atual já está consolidado;
- Utilização de pessoal já designado para o serviço;
- Melhor funcionamento da rede coletora no local;
- Contribuição direta para a preservação ambiental;
- Melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.

Expoece 2015

No próximo domingo (13) o Parque de Exposições Governador César Cals abre suas portas para a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). A abertura oficial da Feira acontece às 16 horas, com a presença dos secretários da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. A 61ª é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Associação dos Criadores do Ceará (ACC).
“Além de toda a estrutura montada para exposição dos animais, a comercialização de produtos e troca de informações, onde podemos aprender novas tecnologias e apresentar o nosso conhecimento no setor, fazem da Expoece um evento de vital importância para a economia cearense e o setor como um todo. Assim como é fundamental a Secretaria estar inserida nesse momento, pois demonstra o compromisso de todos que fazem a Seapa em apoiar exatamente um segmento que produz muito para o Ceará e que precisa de todas as atenções voltadas devido a esse período de estiagem que se encontra em nosso Estado”, destacou o secretário Osmar Baquit.
A Expoece acontece até 20 de setembro, reunindo criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, empresários e agricultores do Ceará e do Brasil. A Seapa, em parceria com a SDA, estará com um stand montado no local demonstrando as ações desenvolvidas nas secretarias voltadas para o setor. Durante os sete dias de Feira também acontece a 8ª Feira Estadual da Agricultura Familiar, espaço voltado para a exposição e comercialização de produtos dos pequenos produtores rurais.
Além da exposição de animais e produtos, acontece o julgamento de animais de bovinos, caprinos, ovinos e equinos; leilões; concurso leiteiro; concurso de acasalamento da raça Pardo Suiço; apresentações folclóricas; casa de farinha e engenho; casa de mel; e um setor voltado para a filetagem de peixes. A exposição de máquinas, equipamentos, serviços, empresas de empreendimentos em geral da construção civil, tratores, carros, bicicletas e motos também é parte da programação da Feira. Os shows artísticos de bandas regionais e nacionais são atrações durante todos os dias da Expoece 2015.
Expoece 2014
Na edição de 2014 a Expoece contou com a participação de 25 expositores, com criadores do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Além da participação de 60 empresas e instituições. Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Governador César Cals. Foram gerados cerca de R$ 12,5 milhões em negócios a curto, médio e longo prazo.

Confira a Programação da Expoece 2015

DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
13
16h
Solenidade de Abertura com Desfile de Animais
 
18h
Zeragem Concurso Leiteiro CAPRILEICE
13 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Bovinos)
14
08h
1ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
 
20h
2ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
14 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Caprinos e Ovinos)
15
8h
Curso de Domar Puxadores da Raça Pardo Suíço
 
8h
3ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
 
14h
Palestra Raça Boer
 
20h
Última ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
14 a 17
8h às 18h
Julgamento de Bovinos
15 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Equinos)
 
8h às 18h
Julgamento de Ovinos
15 a 18
8h às 18h
Julgamento de Caprinos
16
8h às 18h
Curso de Acasalamento Raça Pardo Suíço
 
14h
Palestra Raça Anglonubiana
 
19h às 21h
Cozinha Interativa c/ Carne Samta Inês
17
8h
Reunião do Agropacto
17 a 19
8h às 18h
Julgamento de Equinos
18
8h às 18h
Curso de Escrituração Zootécnica da ABCZ
 
18h
Solenidade de Entrega dos Troféus
19
11:15h
Grande Campeonato Supremo Caprino
 
16h
Leilão das Festas (Anglo/Boer/Dorper/Santa Inês)
  Prova de Tambor
20
12h
Saída dos Animais
 

Mag

  • A Fill Sete reúne, no próximo domingo (13), colaboradores, parceiros e revendedores para um workshop especial de apresentação da nova Mag com a coleção Verão 2016. 
  • No dia seguinte, é a vez do lançamento das peças para o atacado. Na nova revista, a Fill Sete faz uma analogia à cidade dos sonhos da Disney com o que seria a Jeansland, um mundo dos sonhos do Jeans, com matérias sobre a combinação de cores, ícones de moda e peças temáticas, além de um editorial ousado que vai mostrar uma Amazônia como nunca se viu antes, em uma coleção cápsula.
  • Tudo a partir de fotos clicadas pelas cunhas – as índias mais belas da tribo - Poranga Maria Azevedo e Verena Ferreira, que representam a tradicional festa dos bois de Parintins.
  • A publicação traz ainda o esperado ensaio exclusivo com a modelo e atriz Agatha Moreira, um dos principais destaques da novela "Verdades Secretas", que vai mostrar como descobriu o seu "jeans perfeito" durante o ensaio das nova coleção da Fill Sete.

Fundo Brasil

A coordenadora de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Taciana Gouveia, visitará na próxima quarta-feira (16), grupos apoiados pela fundação no Ceará. As visitas fazem parte das atividades de monitoramento do Fundo Brasil, que tem a missão de promover os direitos humanos no país por meio de um modelo inovador de apoio a projetos, fortalecendo organizações sociais e desenvolvendo a filantropia de justiça social. 
Entre os grupos visitados está o Instituto Negra do Ceará (Inegra), apoiado pela fundação por meio do edital anual de 2015. O projeto apoiado é o “Pelas Asas de Maat: ampliando o acesso à Justiça das mulheres em situação de privação de liberdade no Ceará”.
O projeto do Inegra tem o objetivo de conhecer o perfil e a realidade de mulheres que cumprem pena no Instituto Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, observando o cumprimento dos direitos humanos e contribuindo para a formação política em relação a temáticas de gênero, étnicas, racional, violência institucional e direitos humanos. 
Também será visitado o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), que tem o projeto “Educação é Justiça: garantia dos direitos à educação no sistema socioeducativo do Ceará” apoiado por meio do edital Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. 
O projeto é realizado por meio de uma campanha de comunicação, mobilização de órgãos e instâncias nacionais e internacionais sobre a violação ao direito à educação de adolescentes internos e elaboração de propostas para regulamentar o direito à educação nas unidades de internação. 
Outro grupo que será visitado é o Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política, que tem projeto apoiado por meio do edital anual 2014. A organização acompanha casos de violência policial e aciona as instâncias competentes para apuração dos fatos, promove debates, realiza seminários, faz visitas sistemáticas a comunidades da periferia, levando material de divulgação e incentivando o engajamento e faz contatos com entidades de vítimas, movimentos comunitários, associações/sindicatos de trabalhadores do sistema de segurança. 
Desde 2007, mais de 100 projetos apoiados pelo Fundo Brasil já foram visitados em todo país. Além dos monitoramentos, a doação de recursos e a realização de atividades de formação fazem parte do trabalho realizado pela fundação, que tem sede em São Paulo. 
Fundo Brasil
Em quase dez anos de atuação, o Fundo Brasil já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras. Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil começou suas atividades em 2006. Trabalha para alcançar dois objetivos principais: dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado. 

Cuca seis anos

Esta semana, o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza, o CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará, está completando seis anos. O equipamento foi construído na nossa gestão como prefeita de Fortaleza (2005-2012) e foi inaugurado em 10 de setembro de 2009, com a presença do então presidente Lula. Trata-se do maior equipamento do gênero na América Latina, com mais de 14 mil metros quadrados de área e capacidade para atender mais de 3500 jovens. O complexo é formado por estruturas como um cineteatro, ginásio de esportes, campo de futebol, piscina olímpica, entre outras. Tudo voltado para reinventar e fortalecer as políticas de atendimento aos jovens e adolescentes das áreas carentes de nossa cidade.

Amanhã na Cultura

Depois do sucesso do Recital em homenagem à Phill Collins e Elton John, a Duetos Escola de Música apresenta, amanhã, uma edição especial em tributo aos Beatles. O recital terá a participação de, aproximadamente, 30 alunos da Duetos, que vão executar, ao vivo, os maiores sucessos do grupo britânico que marcou a história da música.
Entre os destaques da banda dos estudantes de instrumentos da Escola está o jovem João Gabriel, de 20 anos, que teve paralisia infantil e vai tocar bateria na apresentação, mostrando como a música pode ser uma aliada na terapia para a superação de qualquer dificuldade.
O Recital Beatles acontece no sábado (12), às 16 horas, no auditório da Livraria Cultura Fortaleza (Avenida Dom Luís, 1010 - Bairro Aldeota). O evento é gratuito, sujeito a lotação do espaço.
Serviço
Recital Beatles - Duetos Escola de Música
Dia: 12 de setembro de 2015
Horário: 16 horas
Local: Auditório da Livraria Cultura (Avenida Dom Luís, 1010 - Aldeota)
Entrada: gratuita

Adiada

"
Informamos que a Sessão Solene em alusão a Semana Social dos Cegos e Comemoração de 30 anos da Associação de Cegos do Estado do Ceará -ACEC, requerimento de autoria do vereador Salmito Filho, que seria no dia 16/9, no Plenário, foi ADIADA para cinco de outubro, às 16 horas, no Plenário. 
Cerimonial CMFor."

Mais imposto


O fôlego de Camilo

Camilo Santana adicionou 28 novas fotos.
33 minEditado
Com uma visita ao Centro de Eventos do Ceará, encerramos as agendas desta sexta-feira com a comitiva do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O local serve de apoio para os organizadores e delegações dos Jogos Escolares da Juventude, com espaço de convivência, administrativo e refeitório. Na primeira semana dos jogos, o equipamento sediou as competições de lutas e xadrez. Aproveitei para fazer um rápido teste ergométrico e atestei que o fôlego está em dia. Muito obrigado ao presidente Carlos Arthur Nuzman e a todos do COB pela visita.
Fotos: Carlos Gibaja

Forróneja

A Cervejaria Devassa Sul, uma das principais referências em happy hour com atrações de qualidade em Fortaleza, traz o cantor Guto Ribeiro na "Quarta Forróneja", que começa a partir de 16 de setembro. Com música boa acompanhada de chopes, promoções exclusivas de cervejas e transmissão dos jogos de futebol nas televisões da casa, o projeto chega para antecipar o "esquenta" do fim de semana com muita animação em plena quarta-feira.
Para a estreia, a casa oferece cerveja dobrada a noite inteira e traz a energia de Guto Ribeiro, um dos principais nomes da música cearense atual e que não deixar ninguém parado com os melhores hits do forrónejo. A Cervejaria Devassa Sul funciona no Shopping Reserva Open Mall.
SERVIÇO
“Quarta Forróneja” – Cervejaria Devassa Sul
Data: 16 de setembro de 2015
Local: Avenida Washington Soares, 3000. Shopping Reserva Open Mall
Horário: a partir das 20 horas

Fala Ciro Gomes

Ciro Gomes comentou o rebaixamento do Brasil em termos de grau de investimento pela agência de classificação de risco Standar & Poor’s. "Isso é o que se chamaria de uma crônica de uma morte anunciada", afirmou.
De acordo com Ciro, os números do Brasil estão se deteriorando há algum tempo e a tendência é a situação piorar. "O problema é que o governo perdeu a capacidade política de tomar a iniciativa. Então, é muito improvável que haja uma solução dentro desse esquema conservador que está aí", avaliou.
Ele também criticou a forma que o governo está conduzindo a situação. Também voltou a criticar Congresso que, nas palavras dele, está dominado por uma maioria de "picaretas, incompetentes e inimigos do Brasil".
"Basicamente, nós temos um problema e estamos conduzindo as coisas de um jeito errado. Estamos conduzindo as coisas de um jeito a piorar o problema. 
Você vai ter agora consequências positivas desse desastre que é a desvalorização da moeda. Isso ajusta selvagemente as contas externas. Mas a política do Banco Central, de taxa de juros elevada, e a política de contração de investimentos fizeram com que a receita pública caísse e a despesa pública subisse explosivamente. De maneira que o ano vai ser mais desequilibrado do que o ano passado", disse.
Na opinião dele, a redução de despesa teria que ser feita de forma inteligente. "E o governo, por exemplo, no ano passado, fez renuncia fiscal de 84 bilhões de reais para as multinacionais do automóvel, que transformaram tudo em remessa de lucro para o estrangeiro. Só para vc ter uma comparação, 84 bilhões de reais dariam para fazer três refinarias de petróleo. Para você ver a estupidez", comparou.
As declarações de Ciro foram feitas, ontem, a jornalistas no aeroporto de Fortaleza. No próximo dia 16, em Brasília, ele vai se filiar ao PDT.

Entorno do Dragão


De Primeira



De Primeira
O Estado
11.09.2015

Portaria

O juiz diretor do Fórum de Massapê, Zona Norte do Ceará, Aldenor Sombra de Oliveira, publicou Portaria estabelecendo regras para a circulação em viagens, participação, hospedagem e entrada de crianças e adolescentes em locais onde acontecerão eventos relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A medida atende à Recomendação 20/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que considerou o interesse e a quantidade de eventos paralelos destinados aos jovens. O juiz determinou que com relação à circulação e hospedagem, as crianças e adolescentes precisam estar acompanhados de pessoa maior de 18 anos com autorização dos pais ou responsável legal. O texto fixa que a entrada de menores de 12 anos em locais onde serão realizados eventos ligados às olimpíadas só poderá ser feita com responsável. Já os adolescentes poderão ingressar desacompanhados. Está permitida a participação em atividades culturais, educacionais, celebrativas, promocionais e desportivas relacionadas aos Jogos, incluindo acompanhamento de atletas e condução da tocha, desde que autorizada pelos pais ou responsável legal. A portaria ficará em vigor até 31 de dezembro de 2016.


Árvore


Atletas olímpicos brasileiros embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude além de 30
​ ​
atletas que participam da competição representando dez estados e do Distrito Federal visitaram o Parque Ecológico do Cocó. Josuel Santos (basquete), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal) e Hélia Rogério de Souza Pinto, a conhecida Fofão (vôlei) passearam pelas trilhas guiada por educadores ambientais para conhecer as belezas naturais do Parque e o manguezal. Plantaram árvores.

​Gaúcho I - O trio quer apita amanhã à tarde, Sampaio x Ceará, no Castelão de São Luís é gaúcho.
Gaúcho II - Jean Pierre Gonçalves Lima será o árbitro principal.
Gaúcho II - Carlos Henrique Selbach e Lúcio Beiersdorf Flor serão os assistentes.
Semifinal I - As semifinais do Cearensão Sub 13 acontecem amanhã.
Semifinal II - No CT Ribamar Bezerra, às três e meia da tarde, tem Fortaleza x Estação Antônio Bezerra.
Semifinal II - No Felipe Santiago, também às três e meia da tarde, tem Juazeiro x Maranguape.
Bola Branca - Para os Jogos Escolares da Juventude que terminam amanhã em Fortaleza.
Bola Preta - Para a participação dos times do Cariri no Brasileirão 2015.

Rodada
O Brasileirão apresenta neste final de semana movimentação na rodada para os quatro times cearenses. Começa amanhã com Sampaio Correa x Ceará, às quatro e meia da tarde, no Castelão, de São Luís, pela Segundona. No domingo, pelo Grupo A da Terceirona tem Águia (PA) x Icasa, em Marabá, às quatro da tarde; e Fortaleza x Confiança (SE), na Arena Castelão às sete da noite. Tem ainda pela Quartona a despedida do Guarani de Juazeiro (já eliminado) enfrentando o Santos (AP), em Macapá, às seis da noite de domingo. Na Segundona, o Ceará espera encostar na saída da zona de rebaixamento. Na Terceirona, situações diversas. O Fortaleza já classificado administra posição; enquanto o Icasa já eliminado cumpre tabela.  ​

Surf Infantil


Visite Ceará

Repensar as estratégias do turismo de negócios de acordo com o contexto socioeconômico do País é um dos desafios para o trade de turismo e toda a sua cadeia produtiva. Com foco nisso, o Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visitors Bureau - e o Sebrae promovem um evento gratuito para os profissionais e interessados na área de criação de eventos. O workshop "Criação de Eventos Inovadores em Fortaleza" vai ocorrer em 22 de setembro e terá como palestrante a consultora internacional Tânia Trevisan. 
As inscrições podem ser feitas em contato com Visite Ceará: (85) 3258.5888 e captacao@visiteceara.com.
O evento ocorrerá no Auditório do Sebrae Fortaleza e terá duração de cinco horas. No workshop, a experiente produtora e consultora de eventos nacionais e internacionais Tânia Trevisan vai mostrar como a cadeia produtiva de negócios pode se preparar produzir e realizar eventos diferenciados aproveitando o momento econômico, além de pensar em soluções criativas para superar a crise dando um novo olhar para as oportunidades.
Tânia Trevisan
CEO (Chief Event Officer) da TEN Trevisan Event Network, Tânia Trevisan é consultora Internacional na área de Eventos e Comunicação empresarial. A sua evolutiva network dedica-se a estimular o desenvolvimento de competências-chave no event management, potenciando a geração de novos negócios no mundo corporativo. Empresária, mentora e palestrante, concebe e produz eventos de referência no Brasil, Itália, Espanha e Portugal. Atualmente embaixadora da região de Cascais e da Costa do Estoril, em Portugal.
Programação
8h30: Palestra
9h30: Discussão sobre o tema
10h: coffee break
10h30: Sugestões em grupos de 03 excelentes eventos para Fortaleza e Região
Produção de Justificativa, levantamento de tipologia e Característica do Evento:
Indicação do Local de realização
12h: Apresentação dos grupos.
13h: Encerramento.
Serviço
Workshop "Criação de Eventos Inovadores em Fortaleza"
22 de setembro
Local: Auditório do Sebrae
Horário: 8h30
Inscrições: (85) 3258.5888 e captacao@visiteceara.com
Gratuito.

Na CDL-Fortaleza

Sociedade é parte integrante do Pacto por Fortaleza em Ação - Foto: Evilázio Bezerra
Sociedade é parte integrante do Pacto por Fortaleza em Ação – Foto: Evilázio Bezerra
O 5° debate proposto pelos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, trouxe para a rodada de discussão o tema: “Comércio, Turismo e Geração de Emprego e Renda”, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza – CDL. A reunião foi enriquecida com a participação dos Secretários da pasta municipal, vereadores e sociedade civil, no qual puderam opinar e lançar ideias para a construção de uma cidade plural.
O Técnico convidado Erle Cavalcante Mesquita, Coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, apresentou alguns dados recentes sobre a situação do mercado de trabalho, no que tange a geração de emprego e renda em relação ao cenário econômico com a desaceleração na economia nacional.
Segundo informou o coordenador, o Ministério do Trabalho apresentou alguns dados, o primeiro positivo que mostra que o estado do Ceará é o 4° em geração de empregos com carteiras assinadas no país. E o negativo, é que o Ceará se consolida como o estado que tem pior salário do Brasil. “Esse debate se torna redundante e até simplicado. Por exemplo, os noticiários, atualmente, só dão conta somente da classificação de risco do Brasil, mas a gente não tem debatido a questão da rotatividade da mão-de-obra. O problema não é gerar mais ou menos empregos, o problema é nossa mão-de-obra entrando e saindo do mercado de trabalho continuamente impactando no comércio”, destacou.
Apesar da crise econômica, só no 2° semestre o setor terciário sentiu os efeitos. De acordo do Erle, somente ano passado no Nordeste mesmo com a desaceleração dos empregos, que ocorre desde 2011, a região Nordeste bateu recorde com 203 mil postos de trabalho, no qual um em cada três contratações ocorrids no país, um ocorreu no nordeste. O Ceará nesse ranking ocupa a segunda colocação ficando atrás apenas na Bahia, com 38% do PIB.
Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho, o Ceará tem 838 mil vínculos empregatícios e muitos deles centrado no comércio e nos serviços com a representação de 33 %. “A cada ano o Brasil demite 20 milhões de trabalhadores e mais da metade deles possui menos de um ano de carteira assinada, a rotatividade grande. No Ceará são admitidos 490mil pessoas e a demissão chega a 450 mil. Isso tem um grande impacto no comércio, pois quem está desempregado não consome”, finalizou .


Pacto por Fortaleza

Auditório da CDL acolheu os debates do Pacto em Ação - Foto: Evilázio Bezerra
Auditório da CDL acolheu os debates do Pacto em Ação – Foto: Evilázio Bezerra
Com uma forte representatividade econômica em Fortaleza e no Estado, o Centro é responsável pela maior arrecadação de ISS e a segunda maior arrecadação de ICMS. Esta posição chamou a atenção da Câmara Municipal de Fortaleza, no quinto encontro do Pacto Por Fortaleza em Ação na quinta-feira, 10, que debateu o “Comércio, Turismo e Geração de Emprego e Renda”. O momento, que marca mais um debate de uma agenda propositiva para o bairro, evidenciou as problemáticas com o comércio ambulante, o incentivo ao resgate histórico e ao turismo, pessoas em situação de rua e o horário de funcionamento do comércio.
O presidente Salmito Filho (PROS), agradecendo o apoio de vários segmentos da sociedade e do Poder Executivo nos debates do Pacto por Fortaleza, destacou a importância de pensar no Centro para impulsionar o turismo e a economia de Fortaleza.  Ao final dos oito debates, como frisou Salmito Filho, será elaborada uma agenda propositiva, resultado de dialogo com a população, que de forma democrática, apontou is os problemas enfrentados pelo bairro.
O debate, mediado pelo jornalista Roberto Moreira, evidenciou a necessidade de projetos efetivos e que sejam executáveis diante dos recursos que Município dispõe. Responsável por 70% dos empregos gerados pelo comércio, o Centro agrega, além de bons resultados, vários problemas, como frisou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Severino Ramalho. O gestor, pedindo uma maior atenção do Poder Público para o bairro, agradeceu a iniciativa do Poder Legislativo em propor uma agenda de ações para o Centro. “Queremos uma parceria entre a CDL, Legislativo e a Prefeitura de Fortaleza para construir um Centro melhor”, evidenciou Severino Ramalho, que apresentará até o final do mês de setembro um conjunto de ideias para a agenda do Pacto por Fortaleza.
Comerciantes e empresário do Centro enfatizaram a sua preocupação com o horário de funcionamento do Centro, que sofre com a abertura de shoppings pela cidade. Riamburgo Ximenes, proprietário das lojas Ponto da Moda, pediu a atenção da CMFor e Prefeitura para a situação, que segundo ele, poderá gerar novos empregos se o horário de funcionamento for expandido, sempre respeitando as leis trabalhista regidas pela CLT.
Representando o setor de turismo, Regis Medeiros reforçou a necessidade de utilizar o Centro como atrativo turístico para a cidade, promovendo a criação de uma rota de passeio pelo bairro explorando a sua arquitetura e fatos históricos. A proposta foi reforçada pelo presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará, Flávio Alvarenga, que cobrou a implantação de um “Citi Tur Histórico” da cidade, dando aparato aos ônibus destinados à atividade turística.
Nas ponderações feitas pelos representantes do Poder Executivo, os secretários da Setra e do Centro, Cláudio Ricardo e Ricardo Sales, ponderaram sobre as ações que o Município vem criando para viabilizar a requalificação do Centro. Em relação a política para as pessoas em situação de rua, Cláudio Ricardo destacou um estudo realizado pela Universidade Federal do Ceará, que conseguiu identificar 1.718 moradores de rua. Com isso foi ampliado para três a quantidade de Centros POP, que oferece qualificação profissional e alfabetização, além da Casa de Passagem e a Pousada Social. “Não é uma política fácil, mas é uma política em crescimento e precisa do apoio de todos”, apontou.
Ricardo Sales enfatizou que os desafios para melhorar o Centro são muitos, mas que algumas ações segmentadas já estão mostrando resultados, como a demarcação dos espaços comércio ambulante. Apesar dos avanços, o secretário do Centro disse que a limpeza é um dos problemas mais sérios do bairro, que amanhece todo limpo, mas, que após a abertura das lojas, o acumulo de lixo nas ruas é uma coisa rotineira. “A limpeza é um problema sério, quanto mais limpamos mais temos que limpar, tornando o nosso trabalho muito desafiador, é preciso que a população compreenda que o Centro é dele”, ponderou.
O debate contou com a participação do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda da CMFor, vereador Gelson Ferraz (PRB); do coordenador de Estudo e Análise do IDT, Erle Cavalcante Mesquita; Carlos Ferrentini Carvalho representando a Adece;  o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos; e o empresário Assis Pereira representando o Ação Novo Centro.

Brinquedos à mão

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, de 17 de setembro a 8 de novembro, a exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de mil objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda muito presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra junto com o artista visual Zé de Rocha. O projeto é uma idealização da Trevo Produções.
As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste. Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Para chegar ao formato final da exposição, os curadores levaram em conta o diálogo entre três olhares: o olhar de quem criou o brinquedo, o olhar da colecionadora que o escolheu e o olhar do espectador que se encanta com o objeto. Em foco, a recuperação da importância e do valor pedagógico dos brinquedos populares como referência para as antigas e as novas gerações.
As peças, expostas em suportes diversos, não são apresentadas como peças de museu. Ao contrário, convidam ao movimento. Representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.
As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros.
A colecionadora: Nascida na cidade baiana de Ibirataia, Sálua Chequer é educadora, musicista, pesquisadora e brincante. Desde 1980, atua na área da cultura popular. Foi assim que observou a presença marcante dos brinquedos artesanais em feiras livres, mercados populares, exposições de artesanato em várias cidades do interior do Nordeste e nas capitais. Fascinada pelo colorido, pelas formas e pelo entusiasmo dos artesãos, a pesquisadora começou a adquirir alguns brinquedos. Mas não bastava tê-los: era preciso saber quem fez, para quem fez e porque fez.
O interesse foi crescendo e Sálua Chequer decidiu fazer Mestrado em Arte, Educação e Gestão Cultural, tendo como objeto de pesquisa o Brinquedo Popular, pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo (UIMP)/Instituto de Educação Brasil-Espanha (IEBE).
Oficina: No dia 18 de setembro, a pesquisadora realizará a oficina Resgate de brincadeiras tradicionais, parlendas e estórias. O público-alvo são professores de educação infantil, psicólogos e demais interessados. Ao todo, serão duas turmas, com 30 vagas em cada. As inscrições serão feitas online, entre 8 e 15 de setembro, através de um formulário disponibilizado através do linkhttp://goo.gl/forms/JjVBewd1lE.
A oficina vai abordar o valor das brincadeiras, cantigas, parlendas e estórias na formação da criança, além da possibilidade de associar este universo com outras áreas do conhecimento, como a literatura.


Serviço:

Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 de setembro a 8 de novembro de 2015 (abertura no dia 16, às 19 horas)
Horáriode terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura

Oficina Resgate de Brincadeiras Tradicionais, Parlendas e Estórias
Data: 18 de setembro de 2015
Horário: 10h às 12h30 e 15h às 17h30
Inscrições: 8 a 15 de setembro através do link: http://goo.gl/forms/JjVBewd1lE

Informações Gerais:
Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
(85) 3453-2770

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...