quinta-feira, fevereiro 23

Próxima semana na CMFor

 Próxima semana na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):

  • Segunda-feira (27/2), às 19 horas - Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, no Plenário Fausto Arruda.
  • Terça-feira (28/2), às 10 horas - Solenidade de filiação da Escola do Parlamento da CMFor (EPFor) à Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas-Abel e formalização de Acordos de Cooperação com Enridades Parceiras, no Plenário Fausto Arruda.
  • Quinta-feira (2/3), às 19 horas - Sessão Solene de Entrega da Medalha Doutor Periguary de Medeiros à Associação Brasileira de Doenças Genéticas, no Plenário Fausto Arruda.

No Sala desta quinta

O Programa Sala de Redação, das quatro da tarde às seis da noite, na Rádio Fortaleza FM 90,7 desta quinta-feira (23 de fevereiro de 2023) apresenta:

Abertura.
Datas-Aniversários.
69 anos de Marta Maria Carneiro.
Jornalista Danielber Castro Noronha.
Jornalista Inês Prata Girão.
Radialista Antônio Elson Pereira Sales.
Radialista Francisco Wilson Rodrigues.
Radialista Osias Uchôa Sá Neto.
Desembargador Carlos Facundo.
Iranou Pinheiro.
Elainy Castro.
Venício Guimarães.


Jaqueline Fiúza


Leonardo Albuquerque


Alfredo Marques


Edson Capelo


Ana Carolina Cabral

Dia Nacional da Guiana.
22 anos de criação do Instituto Butantan (1901)
66 anos de criação do Município de Bela Cruz-1957.
Com informações do Facebook, Antônio Viana, Frisson News, Apcdec e Arquivo Nirez.
Arquivo Nirez para 23 de fevereiro na História de Fortaleza.
Kilmer de Campos.
Sessão Plenária 8ª Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Fortaleza.

Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para 23 de fevereiro na História de Fortaleza:
  • 1885 - Distribuído em Fortaleza o jornal "Província do Ceará", que substitui o jornal "Libertador", que deixa de circular.
  • 1902 - Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, no Colégio da Imaculada Conceição, a Irmã Vicência, que no século chamava-se Virgínia Machado dos Santos. Era mineira de Diamantina.
  • 1926 - Estreiam, no Cine Teatro Majestic, os cançonetistas Os Geraldos, formado por Geraldo Magalhães e Nina Teixeira. Gravaram muitos discos na famosa Casa Edson, de Fred Figner.
  • 1934 - Na ausência do comandante do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, coronel Manuel Colares Chaves, assume o comando o major Faustino Cândido Gomes.
  • 1938 - A censura da polícia proíbe a execução no carnaval, das músicas "Perna Cabeluda", marcha; "Cabra de Soutien" marcha; e "Mulungu", batuque; todos de autoria de Vicente Paiva Ribeiro e José Luís Calazans Rodrigues “Jararaca”, consideradas indecorosas.
  • 1941 - Primeiro dia de Carnaval, irrompe grande incêndio, no depósito do Cock Bar, na Travessa Pará, atingindo o Mictório Público e o Posto Pará. Os três prédios pertenciam à Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Cock Bar ficava na Rua Guilherme Rocha, Praça do Ferreira.
  • 1950 - Inaugura-se o Cine Jangada, na Rua Floriano Peixoto nº 899, da Empresa Cinematográfica do Ceará - Cinemar, pertencente a Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal). É outra concorrente do grupo Luiz Severiano Ribeiro. O novo cinema exibe o filme “Monsieur Vicent, capelão das galeras”, da França Films, a vida de São Vicente de Paulo.
  • 1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo governador César Cals de Oliveira Filho e pelo general Valter Menezes Paes, comandante do IV Exército, e contando com a presença dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Ceará,  Thomás Pompeu Neto e Francisco José Andrade Silveira, é inaugurado, na Barra do Ceará, o Centro Social Doutor Thomas Pompeu de Souza Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), homenagem ao pioneiro da industrialização do Ceará, tendo como administrador o coronel Antônio Alexandrino Correia Lima, atual superintendente do Departamento Regional do Sesi.
  • 1981 - O juiz de menores José Maria Melo decreta intervenção na Organização do Pequeno Brasileiro, instituição que abriga três mil menores.
  • 2019 - Morre, em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o pesquisador e escritor Francisco de Sena Rodrigues. Trabalhou no Armazém de Genésio Queiroz, pai de Edson Queiroz como conferente e depois sócio da firma. Publicou o livro "Cascavel - Retalhos de sua história". Seu corpo é velado na Funerária Ethernus (Rua Padre Vadivino, 1668) e sepultamento no Cemitério de Cascavel às 15 horas do dia seguinte. Nascera em Cascavel-CE, em 21/9/1931.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...