quinta-feira, outubro 18

Opinião sobre o segundo turno presidencial

Após um período considerável (14 anos efetivos) no poder o Partido dos Trabalhadores vê-se sob um risco iminente de perder as eleições nesse segundo turno no dia 28/10/2018. Parte desse risco, segundo depoimento recente de Cid Gomes, deve-se a falta de humildade do PT em reconhecer a avalanche de seus descontroles econômicos, o descaso com as contas públicas, os desdobramentos da operação Lava-Jato e a queda, por assim dizer, de seu maior líder, Luís Inácio Lula da Silva. A arrogância dos principais membros do partido, ainda segundo Cid, criou a figura de Jair Bolsonaro, concorrente direto à presidência do país. Cid mencionou em alto e bom som durante um evento pró Haddad, que o PT tentou se tornar "dono" do Brasil e que a nação "não aceita dono". Dito isto o ex ministro da educação arrematou em seu discurso dizendo que o presidenciável Jair Bolsonaro nada mais é do que fruto dessa indignação dos muitos brasileiros que não suportam mais uma nação de poucos donos...
Isto posto, acredito que o Brasil enfrenta mais uma vez um momento político bem tenso em sua pouca história de democracia, pois de um lado tem-se a permanência de um poder que apesar de seus feitos no país, pouco investiu em políticas de engrandecimento da economia, pouco investiu no ensino de base dos brasileiros e por essa razão tem-se 11 milhões de analfabetos e estudantes de escolas públicas que não acompanham o ensino superior; inúmeros escândalos de corrupção, tendo como carros-chefes o mensalão e a operação Lava-Jato. Do outro lado tem-se um militar da reserva com discursos afiados sobre posse de armas, legitimação de tortura para casos de tráfico de drogas e sequestro, homofobia, dentre outras opções polêmicas, contudo seu plano de economia parece pura e simplesmente vestida de um liberalismo barato com o único intuito de conquistar as massas (estratégia inclusive usada por Lula e outros políticos do passado).
O brasileiro vai às urnas com essa duas opões... Com esperança? Com desilusão? Com desespero que justifica uma ávida mudança de poder? Apenas para cumprir o direito cívico? Sob quais circunstancias utilizam-se palavras de uma etimologia carregada de significado para descrever a personalidade de um presidenciável? 
Votando ou não, ditaduras da ideologia e qualquer outra que se possa efetivar são iminentes nos próximos quatro anos dessa república. 
Acredito que chegamos nessa situação por falta de compromisso e conhecimento sobre os nossos governantes. Sob o slogan do "mito" ou "Haddad é Lula" estamos correndo o risco de termos mais uma vez nossa nação jogada ao ostracismo da discussões mais importantes e planejamentos efetivos na construção de uma nação mais forte economicamente.
Rafael Silva

Radioweb

Segundo Turno das Eleições 2018 está acirrado

"De acordo com o último levantamento do segundo turno das eleições 2018, no intuito de estimar as intenções de voto aos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), em disputa à Presidência do Brasil. Bolsonaro tem 60,9% dos votos válidos, contra 39,1% de Haddad, mostra pesquisa.
Como a diferença na intenção de votos é alta – 21.8 pontos –, Haddad precisaria não apenas atrair os votos que foram para outros candidatos no primeiro turno, mas convencer alguns dos que votaram em branco e nulo a se posicionarem. Isso porque, na prática, esses votos ajudam quem está na frente na disputa - como não são contabilizados entre os votos válidos, facilitam a obtenção de maioria pelo líder nas pesquisas. A mesma lógica vale para as abstenções.
Embora historicamente o número de brancos e nulos sempre seja menor no segundo turno, os especialistas afirmam que não necessariamente a tendência vai se repetir no segundo turno em 2018, porque o pleito deste ano é extremamente atípico. Para disputar os votos do segundo turno, apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) têm mudado suas estratégias nas redes sociais, principal campo de batalha das Eleições Presidenciais deste ano. 
Levando em conta o desempenho de seus candidatos, militantes decidiram concentrar esforços para atrair os eleitores que os esnobaram na primeira votação. Enquanto as páginas pró-Bolsonaro reforçam a união com o Nordeste, onde o capitão reformado do Exército teve menos votos, as simpáticas a Haddad desejam conquistar o eleitorado religioso ao mostrar o ex-prefeito de São Paulo na igreja. Os petistas também passaram a evitar a cor vermelha em suas mensagens. Agora, usam verde e amarelo.
O PT passou 13 anos assumindo e não soube ser governo. Com Bolsonaro na frente dos votos, o desespero dos petistas chegar a ser até um nível perigoso. Disciplina e hierarquia são dois pilares que não podem faltar a um país e que não temos hoje. Bolsonaro viveu isso em sua carreira militar e fará um bom governo. Precisamos de alguém de pulso firme.
Elizabeth Mendes Mesquita" 



Toinha Rocha recebe Medalha Boticário Ferreira

Numa proposta do vereador Edmar Freitas (PRP), a ex-vereadora e atual coordenadora municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, recebe, na noite desta quinta-feira (18), a Medalha Boticário Ferreira.
A solenidade começa às sete da noite, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se têm ou que os seus planos nunca vão dar certo ou que você nunca vais ser alguém...' Ficarei muito feliz e honrada em poder compartilhar esse momento com você. Forte e carinhoso abraço, Toinha Rocha sentindo-se emocionada em Câmara Municipal de Fortaleza", escreveu Toinha Rocha sobre a homenagem em suas redes sociais.

Fortaleza Esporte Clube comemora 100 anos de fundação



A cidade amanheceu nesta quinta-feira (18) tricolorida pelos 100 anos de fundação do Fortaleza Esporte Clube (FEC).
A Federação Cearense de Futebol (FCF) lembra do Primeiro Centenário do Fortaleza numa mensagem do presidente Mauro Carmélio:


O presidente do Ceará Sporting Club (CSC), Robinson de Castro, homenageia os 100 anos de fundação do Fortaleza com uma mensagem de paz:



A diretoria do Floresta também parabenizou o Centenário do Fortaleza: 


PROGRAMAÇÃO

17 horas - Entrevista coletiva do presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, na Sala de Imprensa do Estádio Alcides Santos, no Pici.
17h30 - Ato Ecumênico, no Alcides Santos, no Pici.
18 horas - Pontos turísticos (Forte da 10ª Região Militar, Estátua de Iracema Guardiã, Catedral Metropolitana, Mercado dos Peixes, Praça Portugal, Ponte Metálica, Espigão da Praia de Iracema e Estádio Alcides Santos) iluminados com as cores do Fortaleza (azul, vermelho e branco).
19h18 - Queima de fogos, na Ponte Metálica e no Alcides Santos.
20 horas - Jantar do Centenário adesão limitado a 300 torcedores, no Rasco Steakhouse (Avenida Beira-Mar, 2500).

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...