segunda-feira, junho 1

SOP

Existe uma relação estreita da condição clínica "síndrome metabólica" versus "síndrome do ovário policístico" (SOP) com reprodução humana. Mulheres que tenham a SOP possuem várias características semelhantes à síndrome metabólica. Mulheres com SOP possuem quase sempre alterações metabólicas associadas com resistência à insulina, tais como aumento dos hormônios androgênicos, que levam a intolerância à glicose (aumento da glicemia), acúmulo central de gordura (aumento de circunferência da cintura), aumento de pressão arterial, e alterações nos lipídios plasmáticos (triglicerídeos e HDL). Ou seja, exatamente os fatores envolvidos na síndrome metabólica.
De acordo com o médico Fábio Eugênio, especialista em reprodução humana, a presença de obesidade, caracterizada por índice de massa corporal acima de 30 kg/m2, e que é muito comum em mulheres com SOP, acentua ainda mais as características da síndrome, tanto do ponto de vista da síndrome do ovário policístico, como da síndrome metabólica. Segundo Eugênio, trabalhos científicos de grupos brasileiros, como da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, atestam que a síndrome metabólica é muito comum em mulheres com SOP. "No estudo feito naquela universidade a síndrome estava presente em 17% das pacientes magras, e até 64% das pacientes obesas com SOP. É muito frequente!", ressalta o médico.
Mulheres com SOP e síndrome metabólica têm sua fertilidade alterada basicamente por fatores ovulatórios (anovulação), como é tradicional nos casos de síndrome do ovário policístico. Entretanto, neste grupo de mulheres, existem características particulares de disfunção metabólica que requerem especial atenção do especialista que está tratando a subfertilidade associada.
"Há evidências científicas inequívocas de que a obesidade em si já é um fator de subfertilidade. Estas mulheres, além de maior dificuldade para conseguirem engravidar, quando conseguem, sofrem de uma série de riscos adicionais, tais como aumento da possibilidade de aborto precoce, diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva na gravidez (pré-eclâmpsia), e risco de vida para o recém-nascido", explica o doutor Fábio.
Tratamento
A linha de tratamento básico passa sempre por um grande esforço no sentido de correção das alterações metabólicas, antes da tentativa de gravidez propriamente dita. A linha mestra desta etapa inicial é a perda de peso, através de reeducação alimentar e programa de atividade física. Tudo sempre supervisionado por profissionais especializados, já que nestes casos existe dificuldade adicional de perda de peso pela própria doença (SOP).
"Esta perda de peso, com consequente diminuição dos riscos metabólicos, é tão importante que muitas vezes é o único tratamento necessário. Com perda de peso e gordura corporal, principalmente abdominal (cintura), muitas mulheres regularizam seus ciclos menstruais, voltam a ovular, e até engravidam naturalmente", observa o médico Fábio Eugênio.

Parceria

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima
Em pronunciamento pela Liderança do Governo, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), anunciou a parceria firmada entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, a fim de desenvolver ações e projetos voltados para a segurança, saúde e educação.
Segundo o parlamentar, a iniciativa traz benefícios para a população, na medida em que serão desenvolvidas ações conjuntas na cidade de Fortaleza. Evaldo destacou a primeira ação do projeto Ceará Pacífico. “Nós teremos em todos os terminais da cidade, uma cabine da polícia militar e outra da guarda municipal, com quatro profissionais em cada, 24 horas por dia. Além disso será implantado um sistema de monitoramento por câmeras, que serão acompanhadas diretamente pelo CIOPS”, frisou.
De acordo com Evaldo, o projeto se inicia primeiramente no Terminal do Antônio Bezerra, e depois será implantado nos demais. Além das cabines, terá também uma viatura policial circulando nos arredores dos terminais. No terminal, também já está disponível o Totem, onde o cidadão pode fazer o B.O.
Evaldo também pontuou sobre as ações da Prefeitura voltadas para o Meio Ambiente. “A prefeitura irá promover a Semana do Meio Ambiente 2015, com o tema “Todos Juntos pelo Uso Consciente da Água”, onde serão desenvolvidas várias ações na cidade”, destacou.

Trabalho Infantil

O Ministério Público do Trabalho lança, hoje, a campanha nacional “Não ao Trabalho infantil e Sim à Educação de Qualidade”. No Ceará, a solenidade vai ser realizada no Auditório João Frederico Ferreira Gomes da Assembleia Legislativa (anexo II, 6º andar). Representantes de mais de 100 municípios receberão cartazes, panfletos, vídeos e outros materiais para divulgação da campanha em cada cidade.
A campanha coordenada mundialmente pela Organização Internacional do Trabalho terá grande repercussão no Brasil. O Ministério Público do Trabalho busca parcerias com emissoras de televisão de todo o país para veiculação de vídeos com os atores Vagner Moura e Priscila Camargo, que alertam sobre os prejuízos do trabalho precoce e incentivam a população a denunciar casos de exploração.
Além de mobilizar a rede pública de ensino, no Ceará o projeto ganhou a parceria da Rede Cuca, este ano. A programação nas unidades inclui vídeo-debates, exposições artísticas e oficinas para confecção de cata-ventos, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil. A campanha será direcionada também para as redes sociais.
12 de junho
A Organização Internacional do Trabalho estabeleceu o 12 de junho como Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Ceará passou a comemorar a data em 2008, com a Semana Estadual de Combate ao Trabalho Infantil (Lei Estadual n° 14.178/2008). Este ano, a campanha apresenta a imagem de um lápis, alusiva à educação, e um martelo, indicando o trabalho precoce.
De 2009 a 2014, o Ceará conseguiu reduzir pela metade dos casos de exploração do trabalho infantil, resultado da articulação do MPT/CE com municípios, órgãos e entidades do sistema garantia de direitos da criança e do adolescente. O estado ocupa hoje a 16ª posição do ranking nacional da exploração do trabalho precoce, com 146 mil crianças e adolescentes ocupados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE, em 2013. Em todo o Brasil, são quase 3,2 milhões de brasileiros entre 5 a 17 anos em situação de trabalho.

17 anos

Com o tema “Alegria, Alegria”, mais de 250 alunos do curso de Educação Física e da Companhia de Dança da Estácio Ceará se apresentam nesta segunda-feira, no 16º Festival de Dança. A edição deste ano é em comemoração aos 17 anos do Centro Universitário Estácio do Ceará e será realizada no Teatro Shopping Via Sul, às 19 horas.
Na ocasião, o presidente do grupo Estácio, Rogério Melzi, e a reitora da Estácio no Ceará, Ana Flávia Chaves, serão homenageados com uma placa em reconhecimento ao sucesso da instituição no Estado. Continuando as comemorações, no dia 3 de junho, acontece na unidade Via Corpvs a Festa Junina da Estácio. Com show de banda de forró e barracas de comidas típicas, cerca de 100 alunos do curso de educação física se apresentam ainda em quadrilhas juninas.
Sobre a Estácio        
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas  organizações educacionais  do Brasil  completa, em 2015,  45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia,  presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com uma estrutura de  cinco mil colaboradores e nove mil professores.
A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, nas modalidades presencial e a distância,  de Graduação (Tradicional e Tecnológica)  e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humana  e, também,  cursos de Pós-graduação lato sensu. Os  cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são  avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também,  desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC) , soluções de educação para empresas e cursos de extensão.
Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado de seus alunos.  Respeitadas as regionalidades e a contributo individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, impresso ou digital, em uma cadeia sustentável que garante o pagamento de direitos autorais e elimina a necessidade de cópias.

XVI Festival de Dança
O quê: Apresentações de 250 alunos.
Quando: 1º de junho, às 19h.
Onde: Teatro do Via Sul Shopping (Avenida Washington Soares, 4335 / 3º piso - Sapiranga).
Entrada R$20,00.


Cine Ceará 2015

Uma representação variada do melhor cinema espanhol da atualidade estará na comemoração dos 25 anos do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, de 18 a 24 de junho no Cine-Teatro São Luiz, em Fortaleza. É a Mostra Novo Cinema Espanhol, que exibirá um total de sete longas e oito curtas-metragens. A curadoria foi do roteirista, realizador e produtor Pablo Arellano, que avalia as produções da mostra como "um cinema delicado e humano, poético e singular".
A seleção passa pelo trabalho minimalista e sensível do longa "Nem Tudo é Vigília" (No todo es vigília, de Hermes Palalluelo. 2014) - filme que ainda está circulando pelos festivais e acabou de ganhar o prêmio de Melhor Filme em festivais de Uruguai e Cosquim -  e do curta "Ser e Voltar" (Ser e volver, Xacio Baño. 2014) -  que estreou no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, e foi vencedor do Prêmio do Júri em Clermont Ferrand, o festival de curtas mais importante do mundo. 
Estão presentes também os longas documentários "Costa da Morte" (Lois Patiño. 2013), que ganhou o Prêmio Cineastas do Futuro no Festival de Locarno, e "As Mais Macabras das Vidas" (Las más macabras de las vidas, Kikol Grau. 2014.50'). "Vamos mostrar ao público de Fortaleza filmes com uma sensibilidade extraordinária", diz o curador.
A mostra conta ainda com filmes premiados em importantes festivais, como os de Locarno e Rotterdam, na Holanda, como "História da Minha Morte" (Historia del la mèva mort, do catalão Albert Serra (2013), ganhador do Leopardo de Ouro em Locarno, e "Estrela Cadente" (Stella cadente, 2014), último filme do renomado produtor e diretor Luis Miñarro.
Um dos pontos altos da Mostra Novo Cinema Espanhol está em dois diretores que são considerados os 'pais do cinema moderno na Espanha', Víctor Erice e Luis Buñuel.  Erice é homenageado com a exibição de seu primeiro longa, "O Espírito da Colmeia" (El espíritu de la colmena, 1973), vencedor do primeiro festival de San Sebastián. De Luis Buñuel, o curador selecionou o clássico "Simão do Deserto" (Simón del desierto, 1965).
Dos curtas, Pablo Arellano fez uma seleção dos melhores da Espanha dos dois últimos anos, assim com uma retrospectiva do cineasta Chema García Ibarra, um dos mais promissores do novo cinema espanhol. Dele serão exibidos seus três curtas que passaram por mais de 200 festivais internacionais:  "O Ataque dos Robôs de Nebulosa 5" (2009), "Protopartículas" (2011) e "Mistério" (2013).
O curador Pablo Arellano é formado em Roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (Cuba) e pelo Instituto de Cinema de Madrid (Espanha). É também é graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
O Festival 
Comemorando jubileu de prata, o Cine Ceará reafirma sua vocação de mais tradicional evento cultural do estado, realizado ininterruptamente desde 1991. São 25 anos atuando diretamente no fazer cultural do Ceará, instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio entre realizadores, produtores e a indústria do cinema no Brasil e outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos. 
Os filmes do 25° Cine Ceará serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-MetragemMostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol, Mostras Sociais - O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Melhor Idade e Acessibilidade -e uma exibição especial. Há ainda a realização de seminários, debates e oficinas. Toda a programação do Cine Ceará é gratuita. O acesso às sessões será mediante a troca de alimentos não perecíveis por ingressos. 
Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O festival tem patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro. Patrocínio: Indaiá.

NOVO CINEMA ESPANHOL

LONGAS 
1. STELLA CADENTE (De Luis Miñarro. 2014) 
2. NO TODO ES VIGILIA (De Hermes Palalluelo. 2014)
3. COSTA DA MORTE (De Lois Patiño. 2013)
4. SIMÓN DEL DESIERTO (De Luis Buñuel. 1965) 
5. EL ESPÍRITU DE LA COLMENA (De Víctor Erice.  1973)
6. HISTÓRIA DE LA MÈVA MORT (De Albert Serra. 2013)
7. LAS MÁS MACABRAS DE LAS VIDAS (De Kikol Grau. 2014)  

CURTAS 
1. EL ATAQUE DE LOS ROBOTS DE NEBULOSA 5 (De Chema García Ibarra. 2009)
2. PROTOPARTÍCULAS (DChema García Ibarra. 2011)
3. MISTERIO (De Chema García Ibarra. 2013)
4. LANBROA (De Mikel Zataraín. 2011)
5. MUEBLES ALDEGUER (De Irene M. Borrego. 2015) 
6. LA PASIÓN DE JUDAS (De David Pantaleón. 2014)
7. SER E VOLTAR (De Xacio Baño. 2014)
8. CHIGGER ALE (De Fanta Ananas. 2013)

SERVIÇO
25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015 no Cine São Teatro São Luis, em Fortaleza. Praça do Ferreira, s/n - Centro. Acesso gratuito. Informações: www.cineceara.com. Facebook: FestivalCineCeara

PSD-Ceará


De olho no lance

  • Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Borba é indiciado por formação de quadrilha, estelionato, lavagem de dinheiro e crime contra ordem tributária.
  • A Polícia Cearense acusa Aécio de desvio de dinheiro na CBFS.
  • Cabe agora ao Ministério Público Estadual denunciar ou não.


Radioweb

Um ano


  • Hoje chegamos ao primeiro ano de funcionamento da Agência Fortaleza de Notícias...
  • Um ano de informação sobre Fortaleza.
  • Um ano de boa audiência.
  • Um ano de consolidação da AFN.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...