terça-feira, outubro 8

Fala Sarto

 


Pedro Matos é reeleito vereador



edro Matos é reeleito e amplia votação em todos os bairros de Fortaleza.
 vereador Pedro Matos (Avante) consolidou sua trajetória política ao conquistar uma expressiva ampliação de sua votação nas eleições de 2024. Com forte atuação legislativa e um compromisso contínuo com o desenvolvimento da cidade, o parlamentar conseguiu expandir sua base eleitoral, recebendo votos em todos os bairros da capital cearense, totalizando 8.868, aumento de mais de 70% no comparativo com o seu desempenho eleitoral de 2020, quando obteve 5.139 votos na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza.
Com uma campanha pautada em projetos voltados para o empreendedorismo, inclusão e educação, Pedro Matos destacou-se pelo diálogo aberto com a população e por sua presença constante nas comunidades.
- É gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido em todos os lugares de Fortaleza. Isso nos dá ainda mais força para continuar lutando pelo que acreditamos: uma cidade mais justa, segura e com oportunidades para todos”, celebrou Matos.
Com a ampliação de sua base eleitoral, o vereador se posiciona como um dos nomes mais promissores para a próxima legislatura, reforçando sua relevância no cenário político de Fortaleza.

Dia do Nordestino Betânia


Em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, a Betânia, marca de lácteos com profundas raízes no semiárido nordestino, lança a Campanha “Coragem que vem das nossas raízes”. A ação exalta a força, a fé e a coragem do povo nordestino, características que marcam a trajetória de superação da região e são parte essencial da identidade da marca.
A campanha tem como embaixadora Cleane Sampaio, apresentadora do programa “Todo Mundo Ama”, exibido pela TV Jangadeiro. Natural do Nordeste, Cleane personifica a nordestinidade em sua vida e carreira, encantando o público com seu carisma e autenticidade. Sua conexão genuína com a cultura nordestina reflete o espírito da campanha, reforçando o orgulho regional e a resiliência do povo.
O conteúdo da campanha será veiculado totalmente no meio digital, com vídeo institucional e uma série de reels colaborativos nas redes sociais. “Coragem que vem das nossas raízes” leva uma mensagem vibrante e poética, destacando a herança nordestina da Betânia e o valor da perseverança. A peça central é o poema “Coragem que vem das nossas raízes”, escrito pela equipe de marketing da marca, que homenageia a força que emana do sertão e o orgulho de ser nordestino:
No sertão o sol brilha,
Bem forte ele acende.
Do Nordeste vem a coragem,
não há tristeza que se alimente.
Todo dia uma vitória
Pense num povo inteligente.
A vida é um desafio,
e a fé é a nossa guia.
O dia a dia é uma luta,
e sempre vivido com muita alegria.
Aqui é terra de esperança e esplendor
O amanhecer fortalece esse povo trabalhador.
Nosso orgulho, reflete em nossa essência,
De gente valente, cheia de resiliência.
Que o nosso brilho cada vez mais se propague,
Que a força do sertão sempre se espalhe.
Porque o semiárido é desafiador e repleto de riqueza,
Por isso nunca se esqueça.
A coragem que vem das nossas raízes é nossa maior fortaleza.
A campanha é um convite para que todos se conectem com a força arretada do Nordeste, reconhecendo as riquezas e a resiliência que brotam do semiárido. Através da parceria com Cleane Sampaio e do conteúdo emotivo, a Betânia reafirma seu compromisso com as suas raízes e celebra o orgulho de pertencer a essa terra. Afinal, “a coragem que vem das nossas raízes é nossa maior fortaleza”.
Sobre a Betânia-Com mais de 50 anos de história, a Betânia é uma marca de lácteos que nasceu no coração do semiárido nordestino. Com raízes profundas na cultura e no modo de viver da região, a marca busca valorizar as famílias nordestinas, oferecendo produtos de alta qualidade que refletem a força e a tradição do seu povo.
Sobre a Alvoar Lácteos-A Alvoar Lácteos é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil, com faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões em 2023, 7 fábricas e 17 centros de distribuição. Reúne marcas líderes em seus segmentos, como Betânia, Camponesa, Betânia Kids, Yobem e Caramelos Embaré, e atua com um portfólio forte e diversificado com mais de 250 produtos vendidos em mais de 50 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 30 países. A Alvoar Lácteos conta um time de mais de 4,5 mil colaboradores diretos e trabalha em parceria com mais de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas no Nordeste e em Minas Gerais.

Carroceiros fundam Associação em Fortaleza


Com o apoio do Grupo de Estudos Político-Constitucionais Avançados (Época), projeto de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhadores da área de coleta de entulhos e grandes volumes de resíduo criaram a primeira Associação de Carroceiros de Fortaleza. A criação foi formalizada, na Academia do Professor, e contou com a presença de cerca de 50 carroceiros (foto Ribamar Neto).
A criação da entidade é resultado de uma parceria inédita entre os carroceiros e os professores e estudantes da UFC. Os carroceiros são hoje o segmento mais vulnerável dos profissionais que trabalham com resíduos sólidos. Eles operam com material de construção civil e grandes volumes, como entulho e podas de árvore. São contratados por pessoas físicas para recolher restos de construção e levam os materiais aos ecopontos em carrinhos puxados por tração humana. Frequentemente, “puxam” mais de 600 quilos em uma viagem, expostos a sol e chuva.
Diferentemente dos catadores de resíduos sólidos e recicláveis, os carroceiros não possuíam qualquer grau de formalização. A partir de um encontro com os professores e alunos da UFC, eles definiram como queriam que a Associação funcionasse. A equipe do Época, então, elaborou o Estatuto e ajudou a realizar a primeira eleição de diretoria da entidade.
“Com essa medida, os carroceiros agora têm uma identidade coletiva e podem participar de programas governamentais e internacionais de incentivo à reciclagem, o que pode melhorar suas condições de trabalho e melhorar a remuneração”, disse o coordenador do Grupo Época, Prof. Emanuel Furtado Filho. “É a extensão universitária em ação: construindo pontes, conectando saberes acadêmicos à realidade e criando oportunidades para uma cidade mais justa e sustentável”, complementou.
O presidente eleito da Associação, Marcos Costa, também comemorou. Ele resume os desafios da Associação: “Queremos ter voz ante o Ministério Público, a Prefeitura e o Governo do Estado, e até ante as instituições internacionais. Queremos ter voz e representar os carroceiros onde for”, disse.
Costa dá um exemplo das demandas imediatas dos trabalhadores. Segundo ele, recentemente alguns ecopontos registraram roubo de balanças, o que prejudica o pagamento dos carroceiros e da própria comunidade. A Associação pretende representar à Polícia Civil para pedir investigação, bem como solicitar das autoridades a instalação de câmaras 360º.
CATADORES DE RECICLÁVEIS – O Época também se prepara para apoiar catadores de resíduos sólidos e recicláveis que buscam criar ou regularizar suas associações. O movimento dos catadores possui mais de uma década de organização. São cerca de 15 associações, com cerca de 500 pessoas reunidas em torno da Rede de Catadores de Resíduos Sólidos e Recicláveis do Ceará.
Essas entidades existem juridicamente, inclusive com estatuto social, mas a maioria não possui as licenças urbanísticas e ambientais necessárias para, por exemplo, fazer funcionar um galpão de coleta. Sem esses documentos, as associações também têm dificuldades de acessar políticas públicas e demandas privadas importantes para o setor.
A situação é atenuada porque os catadores utilizam os documentos da Rede, a quem são filiados, para ter acesso a essas políticas, como explica Leina Mara Duarte, presidente da entidade.
É por meio da Rede, por exemplo, que a maioria das associações pode participar do Re-Ciclo, programa municipal de coleta seletiva. É também o caso do auxílio catador, programa do Governo do Estado, que existe desde a pandemia. “As associações também teriam mais acesso a editais e projetos. Com a regularização, elas teriam mais independência”, conta Leina.
As entidades também poderiam se beneficiar de programas de logística reversa, na qual empresas privadas pagam valores mais expressivos pela coleta das embalagens descartadas de seus produtos. Para ter acesso a esse tipo de contrato, as entidades precisam ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o que nem todas possuem.
Para esses casos, o Grupo Época está promovendo análise do caso de cada entidade para entender as pendências e como resolver as questões. É um trabalho longo, que vai exigir análises individuais, como explica o professor Emmanuel.
Além de colaborar com um segmento vulnerável da sociedade, o professor também espera contribuir para o aprendizado de jovens estudantes de Direito. “Da parte dos alunos, penso que o aspecto de aprendizagem mais valioso é o da sensibilização social. Muitos deles não conheciam essa realidade. Além disso, há um aprendizado técnico-jurídico, afinal, sob orientação, estão sendo apresentados a uma rica experiência prática”, relata.

Outubro Rosa 2024


Clínica Sollirium: Dputor Evangelista Torquato, fala sobre Fertilidade e Câncer no Outubro Rosa 2024.
No Outubro Rosa, é importante discutir a fertilidade das mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Sabendo disso, o doutor Evangelista Torquato, ginecologista e atuante em reprodução humana, destaca as principais opções de preservação da fertilidade disponíveis para essas pacientes.
O médico, atuante na Clínica Sollirium, destaca, para começar, que após o diagnóstico de câncer, o tempo disponível para congelar os óvulos pode ser curto, pois os tratamentos oncológicos, como quimioterapia ou radioterapia, geralmente precisam ser iniciados rapidamente. 
- No entanto, em muitos casos, é possível realizar a estimulação ovariana e o congelamento de óvulos em um intervalo de 2 a 3 semanas antes do início do tratamento", lembra.
O processo envolve a estimulação dos ovários para a coleta dos óvulos, o que pode ser feito de forma segura e eficiente mesmo em situações urgentes. A decisão e o tempo exato dependem do tipo de câncer e da urgência do início do tratamento, por isso é essencial discutir com a equipe médica logo após o diagnóstico.
O doutor, na ocasião, fez questão de lembrar que a quimioterapia e a radioterapia podem causar danos aos ovários, levando à redução na quantidade e qualidade dos óvulos, o que pode resultar em infertilidade. Dito isso, a quimioterapia pode induzir a menopausa precoce, afetando permanentemente a capacidade reprodutiva. Já a radioterapia na região pélvica pode comprometer diretamente os ovários ou o útero.
Logo, as principais opções de preservação da fertilidade para mulheres diagnosticadas com câncer de mama incluem o congelamento de óvulos, embriões ou tecido ovariano.
- O congelamento de óvulos é o método mais comum, enquanto o congelamento de embriões pode ser uma alternativa para quem já tem um parceiro ou deseja utilizar doação de esperma. O congelamento de tecido ovariano pode ser indicado em casos onde a quimioterapia ou radioterapia apresentam um risco significativo de comprometer a função ovariana", detalha 
doutor Evangelista Torquato,.
Consequentemente, o doutor enfatizou que o diagnóstico precoce é crucial, pois quanto mais cedo o câncer de mama é detectado, maior é a chance de a paciente ter tempo de discutir e optar por estratégias de preservação da fertilidade antes de iniciar tratamentos como quimioterapia ou radioterapia.
- Isso aumenta significativamente as chances de a mulher ter filhos após o tratamento, já que procedimentos de preservação, como o congelamento de óvulos, são mais eficazes quando realizados antes da exposição a tratamentos que podem prejudicar a fertilidade", explica o doutor.
Em seguida, o profissional enfatizou avanços como a criopreservação de óvulos e embriões, além do congelamento de tecido ovariano, opções que têm sido cada vez mais utilizadas. Há também a opção de proteger os ovários durante o tratamento com medicamentos que suprimem temporariamente a função ovariana.
- Além disso, o desenvolvimento de técnicas mais eficazes de estimulação ovariana permite coletar óvulos de forma segura e rápida, mesmo antes do início dos tratamentos oncológicos", finaliza 
doutor Evangelista Torquato,.

Dia do Nordestino O Boticário


O Boticário lança mais uma Campanha especial para celebrar o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro. Desde 2018, a marca celebra a data de um jeito especial e, este ano, com o tema “Um Xêro, só no Nordeste!”, apresenta uma homenagem, exaltando a maneira única como o povo nordestino se expressa.
A campanha, que terá uma presença forte nas redes sociais, dá voz a influenciadores representando os nove estados Nordestinos, que irão compartilhar histórias de afeto, saudade e orgulho – tudo aquilo que faz do "um xêro" um gesto tão simbólico. Os depoimentos reforçam a riqueza cultural da região e mostram que, para o Boticário, o Nordeste representa um lar repleto de boas histórias a partir de essências especiais.
Com foco nas fragrâncias de Celebre, que ganharam forma a partir de verdades contadas por pessoas nativas do Nordeste, na força e alegria de viver desse povo, o Boticário reforça sua conexão com a terra e a cultura nordestina. Além disso, o squad da campanha foi convidado a contar qual “xêro” que faz lembrar de histórias, pessoas queridas e momentos especiais. Com isso, o Boticário pode identificar que cada fragrância escolhida tem uma conexão genuína, representando a pluralidade, força e beleza do Nordeste. O objetivo da ação é reforçar que, desde 2018, quando a marca começou a comemorar o Dia Nordestino, encontrou um jeito ainda mais especial de mandar “um xêro” à população, um carinho e um abraço por meio de produtos.
Para amplificar o amor da marca pelo Nordeste, neste ano, a influenciadora Laura Brito (@laurabrito), de PE, lidera a campanha, levando "um xêro" do Boticário para todo o Brasil, e mostrando como a região é uma fonte inesgotável de amor, cultura e autenticidade. A campanha digital ainda será reforçada por um time de 9 criadores de conteúdo, um de cada estado da região, como o apresentador e comediante baiano Raoni Oliveira (@raonioliveira) e a maranhense Alexia Brito, também conhecida como “Bota Pó” (@botaa_po), que terão a missão de traduzir o que é "um xêro" e compartilhar esse sentimento com seus seguidores, criando uma onda de amor que vai além das fronteiras regionais.
Para além do Dia do Nordestino, a marca também investe em outros movimentos que reforçam a importância da região e dos consumidores que nela habitam, por exemplo, o São João, que, este ano, contou com Alceu Valença e Mari Fernandez protagonizando a campanha “a beleza se encontra do São João”, a qual celebrou a beleza dos encontros nesse período festivo. Além disso, é importante destacar a fábrica do Boticário em Camaçari, BA, que foi a primeira fábrica de cosméticos no Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), reafirmando o compromisso da marca com o planeta.
"Há mais de cinco anos, homenagear as belezas das terras e do povo nordestino é motivo de grande celebração para a nossa marca. Nossa conexão intensa com a cultura, economia e a expressão da beleza da região também materializam a nossa forma de falar de amor no Boticário. É por isso que trouxemos uma campanha tão afetiva e autêntica para marcar o 8 de outubro, falando de uma expressão tão linda e representativa para o Nordeste e, ao mesmo tempo, para nossa marca. 'Um Xêro, só no Nordeste!' é a nossa maneira de homenagear cada nordestino”, destaca Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
Para mais informações sobre as fragrâncias que fazem sucesso no Nordeste, acesse: O Boticário - Fragrâncias do Nordeste
Sobre O Boticário-O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais, e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – o Boticário não realiza testes em animais.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2022. Total Brasil, 3079 lares.

Dia do Nordestino Assaí


Para celebrar o Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, o Assaí vai promover a Semana do Nordestino, entre os dias 7 e 10/10. Com o mote “Somos feitos de Nordeste”, a campanha destaca a diversidade cultural e a importância do Nordeste para o atacadista, reforçando sua estratégia de regionalização, atuando de maneira próxima às praças onde opera. O Assaí já conta com 82 lojas distribuídas por todos os nove estados que compõem a região, sendo a segunda com maior número de unidades.
Toda a comunicação tem a participação do renomado poeta e cordelista nordestino, Bráulio Bessa, que ainda narra um vídeo com o Manifesto, criado pelo Assaí, em celebração à data. A campanha também contempla spots de rádio, ofertas de produtos locais, além de KV e sacolas retornáveis personalizadas com estampas de pontos turísticos de cada estado:
  1. Ceará (CE) - Garrafinhas de Areia
  2. Maranhão (MA) - Centro Histórico
  3. Alagoas (AL) - Farol de Ponta Verde
  4. Paraíba (PB) - Farol do Cabo Branco
  5. Rio Grande do Norte (RN) - Forte dos Reis Magos
  6. Pernambuco (PE) - Sombrinha de Frevo
  7. Bahia (BA) - Elevador Lacerda
  8. Sergipe (SE) - Caju
  9. Piauí (PI) - Ponte Estaiada João Isidoro
- A Semana do Nordestino é uma forma de homenagearmos todo o Nordeste, celebrando a identidade e potencialidades de cada estado, além de reforçar nossa conexão com todos(as) os(as) nordestinos(as). Estamos presentes na região desde 2008 e sempre fomos muito bem recebidos pela população. Cada vez mais, o Assaí quer oferecer uma experiência de compra melhor e de qualidade aos(às) seus(suas) clientes, e esta campanha reforça esses atributos”, afirma Kátia Leite, Gerente de Marketing Regional Nordeste do Assaí.
Confira o texto e o vídeo do Manifesto-SOMOS FEITOS DE NORDESTE

O Assaí Atacadista
Tem alma nordestina
E tal qual as belezas do Nordeste
Coisa tão linda que desatina
Nossa qualidade fascina
Essa verdade, não há quem conteste
Somos feitos de Nordeste
O Nordestino sabe que é arretado
No trabalho, na arte, no sabor
O Brasil inteiro reconhece, sim senhor!
São cinquenta anos de Assaí,
E com um orgulho danado de bom,
A certeza é que já somos daqui
Essa verdade, não há quem conteste
Somos feitos de gente, de cultura, tradição, economia, cidade e agreste.
Somos feitos de Brasil,
Somos feitos de Nordeste!

Assaí Atacadista. 50 anos de preço baixo para todos! Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5HBSAgvKkEY

Sobre o Assaí Atacadista-O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes.
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo - Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry - da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.

Agenda de Evandro nesta terça

 


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...