domingo, agosto 15

Professor de Fisioterapia alerta para cuidados ao praticar Esporte


Com a presença dos brasileiros no pódio dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o interesse pelo Esporte cresceu e a busca por equipamentos registrou alta procura na Internet, é o que mostra a plataforma OLX, que destaca que a busca por pranchas de Surf aumentou em 40% após o ouro de Ítalo Ferreira. Já a conquista da medalha de prata pela Rayssa Leal no Skate fez crescer o interesse por esportes radicais. De acordo com dados publicados pelo GetNinjas, as buscas por aulas de skate aumentaram 165% em julho, em comparação com o mês anterior.
Entretanto, é preciso cuidados. 
- O principal ponto é respeitar os limites do seu corpo. Por exemplo, se a pessoa está sem realizar exercício físico a mais de 1 ano, ela não deve retornar à atividade com alta intensidade, pois isso pode favorecer o aparecimento de lesões musculoesqueléticas. Uma outra sugestão é que um cardiologista seja consultado nesse retorno para averiguar a condição do sistema cardiovascular. Também é preciso destacar a importância do aquecimento antes do início de alguma atividade física ou esportiva, pois ele é um elemento auxiliar na prevenção de lesões”, ressalta o docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro (Unifametro),  Fleury Junior,.
De acordo com o profissional, a realização de um bom aquecimento começa devagar e vai gradualmente evoluindo na intensidade do esforço que está sendo realizado. Para ele, os principais benefícios da prática esportiva para o corpo são inúmeros. 
- Você tem uma melhora no tempo e na eficiência da resposta contrátil dos músculos, além disso, tem um benefício muito maior, que é o mental, que vem através de respostas biológicas e químicas, como a liberação de endorfina, além de outros hormônios e neurotransmissores”, destaca professor Fleury Júnior.
Diante deste cenário, o fisioterapeuta pontua que a prática esportiva consegue minimizar também dores crônicas de origem musculoesquelética. “Estaremos sempre à disposição para cuidar e devolver ao atleta a rotina dele, atuando em sua plena recuperação ou prevenindo lesões”, finaliza o Fleury Junior.
Sobre o Curso de Fisioterapia do Unifametro - O Curso de Fisioterapia do  Unifametro é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 5 (nota máxima). Com o resultado, o curso é considerado um dos melhores do Brasil, segundo o MEC. 
O egresso do Curso de Graduação em Fisioterapia da Unifametro será capaz de aplicar os conhecimentos técnicos, científicos e metodológicos para atuação interdisciplinar em todos os níveis de atenção à Saúde, com enfoque na perspectiva biopsicossocial dos sujeitos e coletividades, bem como na gestão e administração de instituições públicas e privadas, consultoria, ensino e pesquisa.




Unifametro oferece atendimento odontológico gratuito para pacientes com Câncer da Cabeça e Pescoço


O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio do Complexo Odontológico, disponibiliza atendimento gratuito a pacientes com câncer. Segundo o coordenador do Curso de Odontologia da Unifametro, professor Paulo André Carvalho, esse serviço faz parte do Projeto de Atendimento Odontológico ao paciente do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), que possui convênio assinado com o curso de odontologia da Instituição desde 2019.
A criação do projeto aconteceu através da coordenação do curso, juntamente com as alunas Livia Rayane e Marcia Luz, que procuraram o Crio para oferecer o tratamento. 
- Criamos um canal de atendimento às terças e quartas-feiras, com o objetivo de atender os pacientes com Câncer na região da Cabeça e Pescoço que serão submetidos à radioterapia para tratamento dos tumores. Ressaltamos que o projeto além do caráter educativo é muito importante em termos de responsabilidade social. É um ambulatório especializado que tem o propósito de atender à comunidade externa, mas que precisa ter uma limitação do número de atendimentos diários para melhor organização e assim oferecer um serviço de qualidade a cada paciente”, destaca Paulo André. O ambulatório conta com o apoio dos professores João Eudes e Aline Benevides, além da aluna do nono semestre, Jeniffer Ribeiro.

Entre os serviços prestados, estão: 
  • Preparo de boca para iniciar a radioterapia e acompanhamento durante o processo.
  • Tratamento da mucosite oral com ambulatório de aplicação de laser de baixa potência.
  • Acompanhamento pós-radioterapia e confecção de prótese bucomaxilofacial. 
- Já foram atendidos cerca de 50 pacientes. Inclusive, durante a pandemia, nosso curso ajudou a Associação Nossa Casa, organização sem fins lucrativos apoiadora de pessoas portadoras de Câncer e em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, finaliza o coordenador do curso de Odontologia da Unifametro.
Sobre o Curso de Odontologia da Unifametro - O Curso de Odontologia da Unifametro é reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e figura entre os melhores do Brasil. Possui uma infraestrutura exclusiva, composta de laboratórios e um Complexo Odontológico moderno para realização de aulas práticas e atendimento gratuito à população.
O cirurgião dentista formado pela Unifametro será um profissional generalista, com possibilidades de aprofundamento em áreas específicas, consciente de suas responsabilidades no processo saúde/doença, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética. Será orientado para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase à prevenção das doenças bucais prevalentes na região, atendendo às exigências e peculiaridades da população do contexto da vida social do Ceará e do Brasil.




Unifametro inscreve para II Concurso de Ideias em Arquitetura e Urbanismo


Com o objetivo de estimular a criatividade e promover a reflexão acerca da importância do Maracatu, manifestação cultural experienciada há mais de um século em Fortaleza, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) realiza o segundo concurso de ideias direcionado para estudantes de cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo residentes no Ceará. 
As inscrições são gratuitas e seguem até primeiro de setembro pelo site: unifametro.edu.br/concursosdeideias.
A proposta de intervenção urbana e arquitetônica segue em formato de estudo preliminar, voltado para um trecho do bairro Centro, em Fortaleza. Nele, a prática cultural do Maracatu deverá ser a protagonista do projeto, sendo consideradas também soluções para as demandas urbanas vinculadas ao local selecionado. Logo, o propósito é a requalificação de um trecho da via para a qual deverá ser apresentada uma proposta que contemple, entre outros aspectos: acessibilidade universal, iluminação pública, mobiliários fixos ou móveis, arborização e pavimentação - atentando para o fato de que o trecho selecionado deverá continuar recebendo o seu fluxo normal de veículos nos dias de semana e em horário comercial. Além da dimensão urbana, solicita-se o projeto de um edifício de apoio aos grupos de Maracatu.
Premiação - Para o 1º lugar, será destinado R$ 1 mil, treinamento com a Escola Diorama e certificado; já o 2º lugar receberá R$ 200,00 em livros, treinamento com a Escola Diorama e certificado; por fim, o 3º lugar ganhará treinamento com a Escola Diorama e certificado. Além disso, todos os projetos entregues e dentro das orientações do edital serão publicados na página do evento assim como nas redes sociais.
Entre o júri, estão: 
  • Cláudia Sales, conselheira federal, pelo Estado do Ceará, no Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU-BR.
  • Virginia Pitta, arquiteta e urbanista.
  • Raquel Morano, arquiteta e urbanista e professora da Unifametro.
Podem participar os estudantes matriculados em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo residentes no Ceará, em grupo ou individualmente. 
As equipes podem ser constituídas por até três membros, todos matriculados em cursos de Arquitetura e Urbanismo ofertados no estado do Ceará. Já os membros da equipe não necessariamente precisam ser da mesma instituição de ensino. Além disso, é vedada a participação de professores orientadores de curso como integrantes de equipes.

Serviço
  1. II Concurso Estadual de Ideias em Arquitetura e Urbanismo
  2. Inscrições até primeiro de setembro de 2021.
  3. Edital e inscrição: unifametro.edu.br/concursosdeideias


Futricas Fortalezenses

Nesta segunda-feira (16 de agosto) no Sala de Redação da Rádio Fortaleza FM 90.7 tem:

  • IGOR VERAS-AGOSTO BRANCO-COMBATE AO CÂNCER DE PULMÃO.
  • FERNANDA BARROCAS-UFC PESQUISA CÂNCER COLORRETAL.
  • FERNANDA BARROCAS-EXIGÊNCIA CONSENTIMENTO DIU.
  • CORONAVÍRUS-Diego Sigales-Brasil soma mais 270 mortes por Covid-19
  • BOLETIM COVID-INTEGRASUS (foto recuperado da Covid)
  • CPI fará acareação entre Miranda e Onyx nesta semana-POLÍTICA-Hiury Wdson'
  • LEONARDO PEDREIRA-RECADASTRAMENTO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL-PROVA DE VIDA.
  • LEONARDO PEDREIRA - TÍTULO DE ELEITOR NET
  • Boletim.leg-Enviado para sanção projeto que regulamenta videochamada para paciente que não pode receber visita. Licenciamento ambiental e regularização fundiária vão passar por comissões antes de votação em plenário.
  • Entenda causas e consequências da volta do Talibã ao Afeganistão-INTERNACIONAL-Breno Zonta
  • BRASILEIRÃO A
  • JUAN PABLO
  • FERNANDO DINIZ
  • GUTO FERREIRA
  • SILVINHO
  • BRASILEIRÃO B
  • BRASILEIRÃO C
  • BRASILEIRÃO D
  • BRASILEIRÃO SUB-20
  • Barcelona vence no primeiro jogo sem Lionel Messi-FUTEBOL INTERNACIONAL-Danielle Esperon
  • PAINEL ELETRÔNICO-CICLO OLÍMPICO
  • LEONARDO LEAL-F-1
  • MULHERES DE LUTA-Luiza Trajano fala sobre ascensão da mulher e representatividade
  • LEONARDO PEDREIRA-REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO CEARÁ MENEZES PIMENTEL.
  • FERNANDA BARROCAS-INSCRIÇÕES PARA CURSO DE LIBRAS.
  • Língua Portuguesa se firma cada vez mais como idioma de negócios-INTERNACIONAL-Mônica Greyley
  • Autores e Livros-Trono de Cangalha, por Aroldo Veiga-No Autores e Livros dessa semana, uma conversa com o escritor sergipano Aroldo Veiga, autor de “Trono de Cangalha”. O livro acompanha a vida de Laércio Ramalho, desde sua infância na caatinga até sua vida adulta. Parte 1.
  • KILMER DE CAMPOS.
  • OPEN BANK-RÁDIO JUSTIÇA.
  • DUDA MENDONÇA.

Futricas Fortalezenses para 15 de agosto

 Eis o Arquivo Nirez para 15 de agosto na História de Fortaleza:

  • 1854 - Funda-se em Fortaleza a Casa Vilar, iniciativa do comerciante João da Silva Vilar, que ocupa todo o quarteirão da Rua São Paulo entre a Rua Major Facundo, 72 (antigo, atual 336) e Rua Barão do Rio Branco até novembro de 1959 quando, já pertencendo à firma J. Torquato & Companhia Ltda., mudou-se para outro prédio na Rua Barão do Rio Branco, onde demorou pouco, fechando em seguida.
  • 1859 - Morre, em Baturité, aos 43 anos de idade, o magistrado Manuel Teófilo Gaspar de Oliveira, que foi presidente do Poder Legislativo em 1852. Nascera em 17 de março de 1816.
  • 1863 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Gazeta Oficial do Ceará, que substitui a Gazeta Oficial, propriedade de Francisco Luís de Vasconcelos.
  • 1865 - Deu-se a instalação do Colégio da Imaculada Conceição, administrado por Irmãs de Caridade.
  • 1894 - Funda-se, em Fortaleza, a Academia Cearense, mais tarde Academia Cearense de Letras, iniciada com Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), Justiniano José de Serpa (Justiniano de Serpa), Raimundo de Farias Brito, Antônio Luís de Drummond Miranda (Antônio Drummond), José Domingues Fontenele (José Fontenele), Álvaro Gurgel de Alencar (Álvaro de Alencar), Benedito Façanha Sidou (Benedito Sidou), Marcos Franco Rabelo, Antônio Augusto de Vasconcelos, Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedro de Queirós), Francisco Alves Lima, Valdemiro Cavalcante, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, Raimundo de Arruda, Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), José Carlos da Costa Ribeiro Júnior (José Carlos Júnior), Virgílio Augusto de Moraes, José de Barcelos da Silva Sobrinho, Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Eduardo Guilherme Osvaldo Studart (Eduardo Studart), Adolfo Frederico. Luna Freire (Adolfo Luna Freire), Eduardo da Rocha Salgado (Eduardo Salgado), Joaquim Lopes de Alcântara Bilhar, Antonino da Cunha Fontenele (Antonino Fontenele), Antônio Teodorico da Costa (pai), Francisco Valdivino Nogueira e Henrique Théberge (fundadores). Depois entraram outros nas duas outras fases. Sua fundação deu-se na Fênix Caixeiral, na época ocupando o andar superior do sobrado da esquina da Rua São Paulo com Rua Floriano Peixoto, mesmo sobrado onde depois estariam a Casa Bordalo, o Banco do Brasil, o Banco de Crédito Comercial, o Bradesco e hoje são algumas lojinhas de venda de quinquilharia após vários anos abandonado.
  • 1908 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, substituindo Paulino Nogueira Borges da Fonseca.
  • 1913 - Sai o primeiro número do jornal "O Trabalho".
  • 1924 - Inaugura-se, na Rua Antônio Pompeu (antiga Prado Velho), a Fábrica de Fiação Santo Antônio, de Monteiro, Andrade & Companhia Ltda. formada por Vicente Alves Monteiro, Álvaro Alves Monteiro, Manuel Leiria de Andrade e João Cesário de Andrade.
  • 1926 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, no Campo do Alagadiço, quando o Fortaleza Esporte Clube sai Campeão.
  • 1926 - Inaugurada em Fortaleza a Capela do Colégio Cearense, sendo celebrante o monsenhor João Alfredo Furtado (Monsenhor Furtado).
  • 1928 - Reinaugurada, com missa celebrada pelo padre capelão José Barbosa Magalhães, após reforma, a Capela de São Francisco de Paula, na Avenida Bezerra de Menezes, 2590, na Vila Góes. Fora construída em 1865. A reforma e ampliação foi procedida por Braz de Francesco Ângelo.
  • 1929 - No Rio de Janeiro, é diplomada, pelo Conselho Superior de Belas Artes a escultora cearense Iaiá Castro, candidatando-se ao prêmio de viagem à Europa, com o seu trabalho denominado ''Primeira Observação de História Natural''.
  • 1931 - Ordenação de nove padres no Seminário Arquiepiscopal da Prainha: Francisco José de Oliveira, Domingos Rodrigues de Vasconcelos, Demétrio Eliseu de Lima, Antônio de Oliveira Nepomuceno, José Gaspar de Oliveira, Luís Braga Rocha, Pedro Alves Ferreira, Antônio Bezerra de Sousa Menezes, e Hélder Pessoa Câmara.
  • 1934 - Reinauguração, em Fortaleza, da Confeitaria Cristal, na Rua Major Facundo, 230 (antigo), atual 604, vizinha ao Cine Moderno.
  • 1934 - Promulgada a Constituição do Estado do Ceará, que determina entre outras coisas que a eleição do presidente do Estado deverá ser feita indiretamente.
  • 1937 - O Fortaleza Esporte Clube é o time vencedor, do Campeonato Cearense de Futebol de 1937, ao derrotar o Ceará Sporting Club, no Campo do Prado, pelo escore de 7x6.
  • 1937 - Fundado, em Fortaleza, o Fortaleza-Bar, de propriedade de João Veríssimo Carvalho.
  • 1939 - Lançada a pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Fortaleza (Igreja da Sé), no mesmo local da que fora demolida a antiga Igreja de São José, cerimônia oficiada pelo arcebispo Metropolitano dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1940 - No Excelsior Hotel, na Praça do Ferreira, na amurada de seu terraço, uma combinação feérica de luz formando um artístico anúncio do vinho Quinado Imperial, da firma gaúcha Luís Antunes & Cia., fabricante do vinho Quinado Imperial, representados em Fortaleza por T. S. Ferreira & Cia., sendo o maior anúncio luminoso do Norte e Nordeste do país.
  • 1941 - Inaugura-se o carrilhão elétrico da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Avenida Visconde de Cauhype (Avenida da Universidade), no Benfica.
  • 1942 - Fundada a Congregação Mariana Feminina da Paróquia de Santa Luzia, pelo padre Francisco de Assis Pita.
  • 1946 - Instala-se, no Porangabuçu (Rodolfo Teófilo), a Escola Demócrito Rocha, onde é inaugurado um retrato do saudoso jornalista, fundador do jornal "O Povo".
  • 1948 - Publicado o primeiro número do jornal "A Voz dos Práticos", órgão dos práticos de farmácia e odontologia. Diretor e redator, Josué de Carvalho. Redação: Rua Major Facundo, 746/748.
  • 1948 - Falece, em seu sítio no Pici, o advogado Daniel de Queirós Lima, pai da escritora Rachel de Queirós. Nascera a três de fevereiro de 1886 na fazenda Califórnia, em Quixadá, onde foi sepultado.
  • 1950 - Inaugurada em Fortaleza, na Avenida Monsenhor Tabosa, 1054 (foto Aba Film), uma fábrica da bebida Coca-Cola, da firma Fortaleza Refrigerantes S. A., do Grupo Sérgio Philomeno, a primeira no gênero em nossa Capital. As pessoas ficavam na grande janela de vidro vendo a máquina de encher e tampar as garrafas.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos incompletos, o missionário capuchinho frei Teobaldo de Monticello, italiano de nascimento. Suas últimas palavras foram “Morro satisfeito e tranquilo”.
  • 1951 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, Antônio Martins Filho, Raimundo Girão, Francisco Martins (Fran Martins), o professor Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro), Joaquim Alves de Oliveira, Joaquim Braga Montenegro, o poeta Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) e o poeta Antônio Filgueiras Lima. A saudação foi feita por Manuel Antônio de Andrade Furtado e pelos recipiendários falou Antônio Filgueiras Lima.
  • 1952 - Inaugura-se o Cine Samburá, da Empresa Cinematográfica do Ceará- Cinemar, de Amadeu Gomes Barros Leal (Amadeu Barros Leal), na Rua Major Facundo, 802 - onde depois foi o Cine Fortaleza - com o filme Pompéia, Cidade Maldita.
  • 1953 - Toma posse, à noite, na Academia Cearense de Letras-ACL, ocupando a Cadeira 11, cujo Patrono é o Barão de Studart, o professor e poeta José Valdivino de Carvalho, diretor do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, sendo saudado pelo historiador Raimundo Girão.
  • 1956 - Chega a Fortaleza o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira que entre outras coisas encerrará o XIII Congresso Brasileiro de Higiene e participará da entrega de espadas aos aspirantes do CPOR.
  • 1957 - Lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz de Santa Luzia, na Aldeota, em triângulo entre a Rua Tenente Benévolo, Rua Deputado Moreira da Rocha e Rua Antônio Augusto.
  • 1958 - Lançada a pedra fundamental da sede da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará mantida pelos Irmãos Maristas, na Rua Jaime Benévolo, entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Clarindo de Queirós. Obedeceria a um projeto do arquiteto José Liberal de Castro. Durante as obras foi construído apenas um pavilhão e o projeto foi bastante alterado.
  • 1959 - Entra no ar mais uma emissora de rádio da “Cadeia Iracemista de Emissoras”, a Rádio Iracema de Maranguape. Depois seria vendida, transformando-se na Rádio Cidade do Grupo Patriolino Ribeiro.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, o violonista Armando Correia Paiva, presidente do Violão Clube do Ceará, vítima de câncer pulmonar. Foi sepultado no cemitério de Maranguape, sua terra natal. Hoje é nome de rua em Parangaba.
  • 1966 - Toma posse o escritor, poeta e historiador Nertan Macedo de Alcântara, na Academia Cearense de Letras-ACL, na vaga deixada por Mário Rômulo Linhares (Mário Linhares), sendo saudado pelo historiador Hugo Catunda Brasil Fontenele.
  • 1968 - A Praça do Mercado Público de Messejana passa a chamar-se Praça Cândido de Alencar Castelo Branco - homenagem ao irmão do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco que faleceu juntamente com ele no desastre aviatório.
  • 1969 - A Academia Cearense de Letras-ACL instala-se no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos.
  • 1970 - Inaugurada a sede própria da Academia Cearense de Letras-ACL, ao completar 76 anos de existência, no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos.
  • 1974 - Toma posse na Academia Cearense de Letras-ACL, na Cadeira 8, cujo Patrono é Domingos Olímpio, o escritor Aderbal de Paula Sales (Aderbal Sales), na vaga deixada pela morte de Manuel do Nascimento Fernandes Távora, sendo saudado por Francisco Alves de Andrade e Castro.
  • 1976 - Jato Xavante da Força Aérea Brasileira-FAB cai, no mar, em Fortaleza, matando seu piloto.
  • 1978 - Toma posse na Cadeira 26 da Academia Cearense de Letras-ACL, antes ocupada pelo escritor e poeta Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara), sendo saudado por José Milton de Vasconcelos Dias (Milton Dias).
  • 1979 - Morre, aos 79 anos de idade, o desembargador Ubirajara Carneiro, cearense de Fortaleza nascido, em 28 de maio de 1900.
  • 1981 - Dom Hélder Pessoa de Torres Câmara (dom Helder Câmara), Arcebispo de Olinda e Recife, cearense de projeção mundial, está em Fortaleza e preside uma concelebração eucarística na Catedral Metropolitana, festejando o cinquentenário de ordenação de nove sacerdotes.
  • 1985 - Criada, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo intelectuais e cientistas cearenses residentes naquela cidade, a Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro, que teve como primeiro presidente Dagmar Aderaldo Chaves.
  • 1988 - Toma posse na Cadeira 33, da Academia Cearense de Letras-ACL, Noemi Elisa Costa de Soriano Aderaldo, sendo saudada por Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira.
  • 1991 - Toma posse na Cadeira 4, da Academia Cearense de Letras-ACL, o médico José Murilo de Carvalho Martins, sendo saudado por Pedro Paulo Montenegro.
  • 1994 - Toma posse na Cadeira 32, da Academia Cearense de Letras-ACL, a escritora Rachel de Queiroz, sendo saudada por Artur Eduardo Benevides. Ocupou a cadeira deixada pelo contista Moreira Campos.
  • 2001 - Durante solenidade comemorativa dos 107 anos da Academia Cearense de Letras-ACL, com início às 19h30, em sua sede, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, é outorgado o Diploma de Mérito Cultural ao jornalista e escritor José Blanchard Girão Ribeiro, ao radialista e jornalista José Edilmar Norões Coelho, a beletrista e apresentadora de TV Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé), ao músico Frederico Barreto (Fred Barreto), a Mozart Machado, ao banqueiro Newton Freitas, ao engenheiro Paulo Bandeira de Melo e a escritora Yolanda Borges Gadelha Teófilo (Yolanda Gadelha Teófilo), falando em agradecimento Newton Freitas. Na ocasião o acadêmico Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) usa da palavra para homenagear Luís Cavalcante Sucupira (Luís Sucupira) no seu Centenário. A solenidade é encerrada com coquetel após recital do violinista Fred Barreto.
  • 2014 - Em Fortaleza, no dia consagrado à padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Assunção, é devolvida à cidade a imagem bicentenária original da santa que estava sob a guarda da família do coronel Licínio Nunes de Melo que a recebeu do então bispo do Ceará, Joaquim José Vieira, em 1857. A imagem de Nossa Senhora da Assunção, trazida pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto por ocasião da transferência do Forte Schoonenborch dos holandeses para os portugueses. O forte foi reformado, sendo construído em alvenaria, recebendo o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde hoje está a imagem devolvida.

Futricas Fortalezenses

 O governamentável 2022 e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) completa neste domingo (15 de agosto), 46 anos de idade.


Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Hoje é dia de celebrar a vida deste homem público e grande amigo, ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Um jovem talento da política cearense, que tanto já serviu a nossa gente e certamente tem muito a contribuir! Desejo saúde e sucesso em seus projetos!

Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Hoje é aniversário desse querido amigo e grande homem público. Desejo a você, Roberto, muita felicidade ao lado de sua família e mais sucesso ainda na sua vitoriosa trajetória política. Um forte abraço!

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...