Um local acessível para a população do Bairro de Fátima fazer o descarte adequado e gratuito de pequenas porções de entulho de obras de pequeno porte, restos de poda, móveis e estofados velhos. Ali, também poderão ser recebidos papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. Esse é objetivo do primeiro Ecoponto de Fortaleza, localizado na Avenida Luciano Carneiro Eduardo Girão (Regional IV), e inaugurado pelo prefeito Roberto Cláudio na manhã deste sábado.
Conforme o prefeito, o papel da população é fundamental para a manutenção de uma cidade limpa. “Nós vivemos um grande desafio na cidade há muitos anos que é o da limpeza urbana. Parte dessa tarefa é a coleta e fiscalização, que são de responsabilidade do Município. Mas não não adianta aumentar a coleta se estamos produzindo mais lixo e disponibilizando nas ruas da cidade”, disse o Prefeito. “Nossa ideia é que esse lixo acumulado pelo cidadão possa ser acondicionado de forma segura, inclusive com material de reciclagem. Quem tem papel, plástico, metal e vidro e queira ajudar na reciclagem do lixo, vai ter esse espaço”.
Maior limpeza
Simultaneamente, a Prefeitura de Fortaleza lançou o Projeto Maior Limpeza, que consiste numa grande ação de limpeza na cidade com blitze de educação ambiental em vias e bairros das Regionais, no sentido de conscientizar a população e comerciantes quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos, envolvendo também a distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas, incentivando o cuidado com o verde. O Projeto Maior Limpeza será desenvolvido periodicamente, nos últimos sábados de cada mês.
“Cremos que, de um lado a gente está trabalhando o aumento da coleta nos finais de semana, do outro, estamos trabalhando estratégias para a coleta do lixo reciclado e pequenos volumes residenciais com os Ecopontos e, em terceiro lugar, a educação ambiental e a responsabilidade do cidadão pelo lixo que ele produz. Essas três coisas juntas vão, progressivamente, ajudar a cidade a ter uma nova atitude em relação a um problema que é crônico aqui em Fortaleza”, afirmou Roberto Cláudio.
Até o final de 2016, a Prefeitura de Fortaleza vai implantar um total de 25 Ecopontos, que serão as unidades administrativas das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) de cada bairro com estruturas bem mais qualificadas.
