Um dos mais tradicionais eventos de moda do País, o Ceará Summer Fashion busca sempre inovar, o Maraponga Mart Moda abriu espaço no evento para realização do 1º concurso Ceará Moda Acessível que aconteceu na manhã de hoje, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, por meio do Centro de profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) que tem capacidade de atender 1.200 jovens e adultos. O concurso tem como objetivo criar roupas para pessoas com os mais diversos tipos de deficiência. Conversei com a pedagoga Crismar Vieira que faz parte do Cepid.
Iraneide Lima - Em que área o Centro de profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) age para ajudar jovens e adultos com algum tipo de deficiência?
Crismar Vieira - O Cepid é um centro de capacitação para deficiente, onde agente forma para uma determinada função e insere no mercado de trabalho. Nós também temos atendimento na àrea do esporte.
I.L.É a primeira vez que o Cepid participa do Ceará Summer Fashion. Como é estar envolvida com um evento tradicional e conhecido por todo país?
C.V. Nós estamos numa expectativa muito grande, porque foram de quatro a cinco meses nos preparando para este evento.
I.L. Os Looks apresentado hoje foram feitos pelos próprios alunos?
C.L. Nós abrimos um concurso para escolhermos os estilistas que iriam criar as roupas para todo mundo, preparamos nossos alunos para desfilarem, escolhemos os melhores maquiadores e fotografos.
I.L. Quem lançou a proposta para que o Cepid vinhesse participar do CSF?
C.L. Bom, quem lançou a idéia fomos nós, para participar desse evento tão grandioso e deu certo essa parceria.