Além dos times que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos (Ágatha/Bárbara Seixas e Pedro Solberg/Evandro), várias estrelas do vôlei de praia mundial estão em Fortaleza. Casos do norte-americano Gibb, campeão do Circuito Mundial 2012, e seu parceiro Patterson, dos campeões Pan-Americanos Virgen e Ontiveros, do México, e do medalhista olímpico e campeão mundial, Márcio Araújo, natural de Fortaleza e que aos 42 anos realiza sua temporada de despedida, jogando bela última vez em casa.
"É muito importante jogar em casa, podendo representar o Brasil e o Ceará. Estou bastante feliz. Fiz um ciclo vitorioso, trouxe inúmeros títulos para o Brasil e isso me credencia como uma pessoa bem-sucedida na carreira esportiva. Fico feliz com o reconhecimento. Espero poder fazer um bom campeonato de despedida. Terminamos a temporada brasileira entre os quatro primeiros, ainda estou em alto nível, não tive nenhuma lesão nem nada que me impedisse de jogar qualquer competição", disse Márcio, que analisou a vantagem por ter disputado a etapa do Circuito Brasileiro no mesmo local.
"O fato de termos jogado aqui alguns dias antes do início do Fortaleza Open, quando disputamos o evento do circuito brasileiro, nos ajuda bastante por nos deixar mais acostumados com os fatores externos. Vento e o posicionamento das quadras são questões que influenciam a nossa forma de jogar. Estamos com a vantagem de conhecer melhor o terreno embora, nenhum jogo seja fácil", completou.
A última etapa realizada na capital cearense ocorreu em 2007, com títulos para Ricardo/Emanuel e para as norte-americanas Kerri Walsh e May-Treanor (veja a lista com todos os campeões abaixo). Fortaleza é a segunda cidade que mais recebeu etapas internacionais, atrás apenas do Rio de Janeiro (11 contra 27).
Duplas Brasileiras
O Brasil será representado por dezesseis equipes, oito em cada naipe, no Open de Fortaleza. Todos os times partem da fase de grupos (main draw). O sorteio que define o grupo de cada representante brasileiro será realizado na noite de terça-feira (26.04) para os homens, e na noite de quarta-feira (27.04) para as mulheres.
No masculino, as equipes, por ordem de pontuação no ranking de entradas da Federação Internacional de Voleibol são: Pedro Solberg/Evandro (RJ), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Ricardo/Allison Francioni (BA/SC), Guto/Saymon (RJ/MS), André Stein/Oscar (ES/RJ), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Jô/George (PB) e Thiago/Harley (SC/DF).
Já no naipe feminino, as equipes brasileiras serão Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Taiana (CE), Lili/Rebecca (ES/CE), Duda/Elize Maia (SE/ES), Carolina Horta/Ana Patrícia (CE/MG), Rachel/Ângela (RJ/DF), Val/Josi (RJ/SC) e Andressa/Tainá (PB/SE).
A parada na capital cearense encerra uma série de eventos do Circuito Mundial realizados no Brasil. Maceió (AL), em fevereiro, e Vitória (ES), em março, sediaram etapas Open. O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, recebeu um Grand Slam também em março. O torneio em Fortaleza também será da categoria Open, que vale menos pontos que um Grand Slam.
Os campeões da etapa de Fortaleza recebem 500 pontos no ranking geral e uma premiação de 11 mil dólares. Ao todo, são 150 mil dólares em premiação nos dois naipes. Após a parada na capital cearense o Circuito Mundial segue para a Europa, onde será realizado o Open de Sochi, na Rússia, de 3 a 8 de maio. Outros oito eventos ocorrem até a disputa dos Jogos Olímpicos.
CAMPEÕES DE ETAPAS INTERNACIONAS EM FORTALEZA:
Masculino
- 1994 - Franco/Roberto Lopes (foto)
- 1995 - Franco/Roberto Lopes
- 1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh (EUA)
- 1997 - Zé Marco/Emanuel
- 2002 - Márcio Araújo/Benjamin
- 2007 - Ricardo/Emanuel
- 2000 - Misty May-Treanor/Holly McPeak (EUA)
- 2001 - Adriana Behar/Shelda
- 2004 - Misty May-Treanor/Kerri Walsh Jennings (EUA)
- 2007 - Misty May-Treanor/Kerri Walsh Jennings (EUA)