terça-feira, janeiro 12

Grupo Greenlife Academias revela as tendências fitness para 2021


2021 iniciou e este promete ser o ano em que grande parte da população deve intensificar os treinos e voltar com tudo para as suas atividades. Afinal, além de contribuir para a saúde física e mental, a atividade física também é uma grande aliada no combate à Covid-19.
Pesquisadores brasileiros constataram que pessoas fisicamente ativas costumam ser mais resistentes ao vírus; para esses pacientes, o índice de hospitalização chega a ser 34% menor.
Pensando nisso, o Grupo Greenlife vem ajudando os seus alunos a voltarem aos treinos, mantendo todos os protocolos de saúde para segurança e bem- estar de todos. 
Para este ano, a academia acredita que a volta aos treinos será mais intensa e a procura das atividades vão desde a musculação, como aulas de bike, funcional e fitdance. Já para aqueles que ainda estão um pouco receosos, a dica é optar por esporte ao ar livre como o beach tennis e não deixar de se exercitar. 
- Os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros, inclusive, quando se trata da questão imunológica. Dessa forma, a constância na atividade física se torna uma grande aliada neste momento. Nós da rede Greenlife estamos fazendo nossa parte, seguimos cumprindo todas as normas sanitárias, para proporcionar aos nossos alunos um ambiente seguro“, ressalta Keite Spessirits, gerente de marketing da rede.
Outra novidade que pretende ajudar os alunos da rede neste ano a manterem a forma é o Nutri Green. Todas as unidades estão com um time de nutricionistas auxiliando os alunos a manterem uma rotina mais saudável, aliando os treinos a uma alimentação correta com uma dieta personalizada.

Cinema da Estação da Visconde do Rio Branco era inaugurado em 1917


Eis o Arquivo Nirez referente ao 12 de janeiro da História de Fortaleza:

1689 - Tomás Canral de Olival assume o governo da Província do Ceará, substituindo Bento de Macedo Farias.

1820 - Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio) entrega o governo a uma junta formada pelo Juiz de Fora Adriano José Leal, pelo vereador Joaquim Lopes de Abreu e pelo Sargento-Mor Francisco Xavier Torres. 

1825 - Circula o primeiro número de O Cearense, jornal semanário que foi o segundo periódico editado no Ceará. 

1872 - Toma posse o 34º Presidente da Província, o comendador João Wilkens de Matos, paraense, depois Barão de Muruiá.

1909 - Falece, na vila Seabra, rio Juruá, Amazonas, o major Raimundo Antônio Borges, que ocupou no Ceará os cargos de secretário do Liceu do Ceará, procurador dos Feitos da Fazenda Estadual e diretor da Escola Normal.

1914 - Deixa o cargo de Capitão dos Portos, o capitão-tenente Gd PM João Tavares Iracema, que vinha respondendo interinamente, passando para o 1º tenente José Sérgio Ferreira, também interino.//Inaugurada a linha de bondes de tração elétrica da linha da Praia, dia em que circulou pela última vez um bonde de tração animal (puxado por burros), sendo o último da linha do Alagadiço, guiado pelo boleeiro Fialho. O caminho de ida da linha da Praia era pela Rua Floriano Peixoto, Rua Castro e Silva, Praça da Sé, Avenida Alberto Nepomuceno, Avenida Pessoa Anta, Avenida Almirante Tamandaré e Rua Tabajaras, voltando pelas mesmas vias até a Praça da Sé, onde toma a Travessa Crato, Rua General Bezerril e Rua Guilherme Rocha, chegando na Praça do Ferreira.


1917 - Inaugura-se mais um Cinema em Fortaleza, o Cinema da Estação, próximo à Estação de Bondes, na hoje Avenida Visconde do Rio Branco, 2.406, com o filme “Caçadores da noite”. 

1920 - Assume o cargo de Diretor da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), pela segunda vez, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), substituindo o engenheiro José Luís Mendes Diniz.

1921 - Transferida a farmácia fundada por Rodolfo Teófilo, para o farmacêutico Antônio Gonzaga, que muda o nome do estabelecimento para Drogaria Gonzaga, funcionando na Rua Barão do Rio Branco, 56/58 (antigos, atual 936). Depois foi Farmácia Gonzaga.

1923 - Antônio Escudeiro de Almeida e José Antônio da Silva fundam a firma Almeida & Silva que instala a Padaria Imperial na Avenida Joaquim Távora (Avenida Visconde do Rio Branco, 806, atual 2178). Em 1934 passou a pertencer ao português Manuel Dias Branco (M. Dias Branco).

1927 - Proclamada Rainha dos Estudantes do Ceará, a senhorita Suzana de Alencar Guimarães, que obteve 6.995 votos, ficando em segundo lugar Hortência J. Alencar, com 3.302 votos e em terceiro Ester Corrêa, com 1.370 votos. O concurso foi instituído pelo jornal Correio do Ceará.

1929 - Inaugura-se a estação rádio telegráfica da Agência Americana, na Chácara Iracema, em São Gerardo.

1931 - Começa o empedramento (calçamento) da estrada que liga Fortaleza à Barra do Ceará (hoje Avenida Francisco Sá). 

1935 - Em Fortaleza, para visita, o jurista Clóvis Bevilacqua e sua esposa, a escritora Amélia de Freitas Bevilacqua, sendo festivamente recepcionados.

1945 - Morre, em Manaus, Amazonas, aos 72 anos incompletos, o poeta Júlio Olímpio da Rocha, cearense de Fortaleza nascido em 15 de setembro de 1873. Usou o pseudônimo de Sancho Ribas.

1946 - Criada, em Antônio Bezerra, a Freguesia de Jesus Maria José.

1948 - A Assembleia Legislativa do Estado declara extinto o mandato dos deputados José Pontes Neto e José Marinho de Vasconcelos, eleitos pelo Partido Comunista do Brasil-PCB.

1949 - Morre, em Fortaleza, o famoso proprietário de uma oficina de barbearia na Rua Floriano Peixoto, 39 (antigo), Cunegundes Rodrigues da Silva, que nas horas vagas era clarinetista. Foi vereador na década de 1920. Nascera em Fortaleza a 17 de junho de 1884. Hoje é nome de Rua no Bairro Bom Futuro.

1951 - Morre, pela manhã, o coronel Antônio Botelho de Sousa, agricultor e proprietário em Maranguape. Nascera na cidade de Maranguape, em três de março de 1866, filho de portugueses. Foi político de largo prestigio em todo o Estado, tanto no Império como na República. Eleito deputado estadual em 1914, teve o seu mandato renovado até 1930. Pai de Jacinto Botelho de Sousa, diretor do Ginásio Municipal de Fortaleza; e Antônio Botelho Filho, Tabelião nesta capital. O sepultamento foi realizado em Maranguape, saindo o féretro desta capital, às 15 horas, da Rua São Paulo, 1840.

1953 - O Círculo Militar de Fortaleza elege nova diretoria, a qual deverá reger os seus destinos durante o ano de 1953, ficando assim constituída: Presidente - tenente coronel aviador Manuel Rogério; 1º Vice-presidente - tenente coronel Waldetrudes Amarante, 2º Vice-presidente - capitão de corveta José Fontenele; 1º Secretário - 1º tenente Raul Sampaio; 2º Secretário - capitão Cecil Barbosa; 1º Tesoureiro - capitão Nelson Alencar; 2º Tesoureiro - 1º tenente Aderson de Aquino. Diretores Sociais: coronel José de Ribamar Maciel Campos, coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, Fernando Eduardo Benevides (Fernando Benevides), Raimundo Arruda, major Manuel Expedito Sampaio, major Francisco Façanha, capitão aviador Hélio Eraldo Pereira Leal (Hélio Leal), major Hugo Maia, major José Maranhão, capitão Antônio Alves. Diretores Culturais: tenente coronel Virgílio Nogueira Paes e tenente coronel Murilo Moreira. Diretores Desportivos: capitão Hugo Hortêncio, 1º tenente aviador Zairo Maia, 1º tenente Adriano Pinheiro, 2º tenente Carlos Duailibe. 

1956 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos incompletos, o professor Joaquim Antônio Viana Albano, da Faculdade Católica de Filosofia, da Escola Preparatória de Fortaleza e do Colégio Estadual do Ceará. Nascera no dia 11 de março de 1892 em Fortaleza.

1959 - Falece em Fortaleza, aos 86 anos de idade, a professora Ifigênia Amaral, cujo enterro é oficiado por um seu ex-aluno, o padre Teógenes Gondim.

1964 - Abre-se, no auditório da Faculdade de Direito, o Congresso Brasileiro de Esperanto, organizado pela Associação Cearense de Esperanto.

1968 - Morre, no Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento, o cearense Júlio Viana da Silva Tavares, Chefe de Contabilidade, aposentado, da RVC.

1969 - Inaugurado o Autódromo Virgílio Távora, no município de Euzébio. 

1970 - Falece, vítima de desastre automobilístico, pela manhã, o coronel Virgílio Nogueira Paes, diretor comercial da Conefor e ex-superintendente da RFFSA.

1979 - O prefeito Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques) inaugura o trecho da Avenida Beira-Mar que vai do Imperial Palace Hotel até a Volta da Jurema.

1981 - A terra volta a tremer, aos 34 minutos, em Fortaleza, como no ano anterior, sendo sentido em vários bairros.

1981 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Disraeli Joaquim de Amorim Saback, em substituição ao brigadeiro do ar Dilson Lyra Castelo Branco Verçosa, que deixara o comando em 12 de dezembro de 1980. 

1985 - Reeleito para presidente do Sindicato dos Médicos, Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas).

1995 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Padre Antônio Monteiro da Cruz, funcionando na Rua Pedestre XIII, 25, no Conjunto Fluminense.

2000 - Inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Batista Saraiva Leão, na Avenida Curió, s/nº , no Parque São Miguel.

2000 - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Ferreira, na Rua M, s/nº , no Curió, é inaugurada.

MRV integra o Índice Carbono Eficiente da B3 pela 5ª vez


A MRV, plataforma de soluções habitacionais, foi selecionada, mais uma vez, para participar da 11ª carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3) da Bolsa. Integrante do índice desde setembro de 2019, a companhia é a única construtora que, pela quinta vez consecutiva, é reconhecida por se preocupar e trabalhar para minimizar os efeitos causados pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera num trabalho contínuo para reforçar sua agenda ESG.
O novo índice foi divulgado pela B3 e vigora até 30 de abril de 2021. Neste ano, a nova carteira do ICO2 B3 aumentou o número de setores, passando de 13 para 22, reunindo 62 ações de 58 companhias. Além disso, a cada quatro meses, a carteira poderá sofrer alterações, com o objetivo de contemplar apenas ações que estão entre as 100 mais negociadas.
- Fazer parte de um índice tão importante como esse nos mostra que estamos seguindo o caminho correto, ao investir em práticas que englobem e fortaleçam a agenda ESG. De forma transparente, temos como foco reconhecer nossas ações em relação ao meio ambiente e promover discussões e engajamento sobre a mudança do clima no País”, afirma o diretor executivo de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da MRV,  Raphael Lafetá.
Signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, a MRV tem por propósito mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG, tendo como base os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). 
- Além disso, desde 2016, a MRV atua fortemente para combater as mudanças climáticas, com a compensação de 100% dos gases de efeito estufa referentes às suas emissões diretas e aquisição de energia, por meio da compra de créditos de carbono”, explica Lafetá.
Sobre a MRV - Construir sonhos que transformam o mundo é o propósito da MRV. Em quatro décadas de mercado, a plataforma de soluções habitacionais líder da América Latina tem colocado isso em prática por meio da construção da casa própria levando em conta questões ambientais, sociais e de governança. Suas ações valorizando esses pilares a fizeram ser reconhecida como integrante, pelo quinto ano consecutivo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e ser signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Para conhecer mais sobre as iniciativas da MRV baseadas no ESG (Environmental, Social and Governance) acesse o site www.mrv.com.br.

Socorro Shibuya e Fabiana Marques no Alô Fortaleza desta terça

No Alô Fortaleza, a partir das nove da manhã desta terça-feira (12), da Rádio Assunção AM 620 com Júlio Salles e Paulo Santiago tem:



Parque das Fontes oferece Lazer Seguro nas Férias de Janeiro


Historicamente Janeiro é um dos meses favoritos para as famílias viajarem, aproveitando as férias escolares da criançada. 
O Setor de Turismo vem conseguindo uma boa recuperação desde a retomada de suas atividades e se adequou para garantir dias inesquecíveis de lazer e descanso com segurança durante esta alta temporada.
Nesse contexto, um exemplo é o Hotel Parque das Fontes, localizado na Praia das Fontes, à 90 quilômetros de Fortaleza, que está com uma programação repleta de atividades para entreter crianças a partir de dois anos nas Férias de Verão do Kinho. Entre elas estão oficinas de slime, de argila, de bola de sabão, gincanas, esponjaball, brincadeiras com obstáculos e corridas. Opções pensadas para devolver a interação e a socialização, tão importantes na infância, das quais muitas crianças foram privadas nos últimos meses ao ficarem em casa.
Todas essas atividades são realizadas colocando a segurança em primeiro lugar, atestadas pelo Selo Lazer Seguro, concedido pelo Governo do Ceará em reconhecimento ao cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19, como aferição de temperatura, uso de máscaras e de álcool em gel, distanciamento social, higienização recorrente dos ambientes, tapetes sanitizantes e check-in online.
O Resort é uma opção para curtir dias de Férias à beira-mar sem preocupação. Além da programação com atividades lúdicas e educativas para as crianças, o hotel tem os diferenciais da ampla estrutura de 80 mil metros quadrados, com muito espaço ao ar livre, sistema de alimentação all inclusive e de ser um estabelecimento pet friendly.
E para estimular ainda mais o lazer em família, o Hotel está oferecendo descontos de 37% na estadia, para pacotes a partir de três diárias, com direito a até três crianças de até 12 anos grátis, que podem ser parcelados em até oito vezes sem juros no cartão de crédito. Para mais informações e regulamento da promoção ligara par (85) 3105.6505.
Sobre o Hotel Parque das Fontes - Com 30 anos de história, o Hotel Parque das Fontes está localizado na Praia das Fontes, em Beberibe, no litoral leste do Ceará. Em uma área total de 80 mil m² e dividido em dois setores, o complexo possui atrações voltadas para todas as famílias em um modelo all inclusive. 
O Setor Atlantis conta com 252 acomodações entre suíte, apartamentos e chalés. Já o setor Parque possui 211 acomodações, sendo de categoria Apartamento Parque. O Hotel abriga ainda 18 salões e mais três salas de apoio para eventos, o maior deles com capacidade para 1.500 pessoas, ideais para convenções de empresas, feiras, workshops, confraternizações e acontecimentos sociais.
Entre as principais atrações está o Parque Aquático e uma ampla estrutura com estacionamento privativo, Snack Bar, Lobby Bar, duas recepções, dois Restaurantes com vista para o Mar, bem como as imponentes Falésias.
A Área de Lazer do Setor Atlantis conta com duas Piscinas para Adultos, sendo uma delas com Toboágua, uma Piscina Infantil Coberta e Snack bar com Serviço de Bebidas e Petiscos.
Para Diversão e comodidade de toda a família, o Hotel Parque das Fontes dispõe de:
  • Biribol.
  • Espiribol.
  • Cozinha do Bebê,.
  • Hotel dos Pequeninos.
  • Kids Club.
  • Lago para Pescaria.
  • Fazendinha.
  • Mini Golfe.
  • Pista de Cooper.
  • Playground.
  • Pracinha.
  • Quadra de Tênis.
  • Quadra Poliesportiva.
  • Sala Wi-fi.
  • Salão de Jogos.
  • Sauna.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...