sábado, novembro 22

Campeões do Cine Ceará

  1. O Cine Ceará 2014 premia os longas:
  2. A Vida Privada dos Hipopótamos - Edição.
  3. Os Fenômenos - Fotografia, Trilha Sonora e Roteiro.
  4. Dólares de Areia - Som.
  5. A Estrada 47 - Direção de Arte.
  6. Obediência Perfeita - Direção.
  7. Ator - Sebastião Aguirre, de Obediência Perfeita.
  8. Atriz - Loreta, de Não Sou Lorena.
  9. Troféu Mucuripe para:
  10. Visita ao Filho - primeiro lugar.
  11. Amaral - segundo lugar.
  12. Tempo Branco - terceiro lugar.
  13. Melhores curtas:
  14. Melhor roteiro - Marina Não Vai à Praia.
  15. Melhor direção - Menino de Gamboa,
  16. Joaquim Bralhador e Guida recebem menção honrosa.
  17. Melhor produção cearense: Joaquim Bralhador.
  18. Troféu Oscarito para Paulo José, do Joaquim Bralhador.
  19. Reportagem Joyce Pedrosa.

Cine Ceará 2014 fecha as cortinas


O Cine Ceará 2014 premia os longas:
A Vida Privada dos Hipopótamos - Edição.
Os Fenômenos - Fotografia, Trilha Sonora e Roteiro.
Dólares de Areia - Som.
A Estrada 47 - Direção de Arte.

Ceará depende dele e de quatro times

  1. Ceará 2x1 Portuguesa, na Arena Castelão para uma renda de R$ 96.320,00.
  2. Público
  3. 7.081 pagantes.
  4. 772 não pagantes.
  5. Ceará vai ao 57 pontos com 16 vitórias.
  6. Pode chegar a 60 pontos e 17 vitórias para se classificar e torcer por derrotas do Boa, Atlético-GO e Avaí e empate do América-MG.
  7. O Boa vencendo o Icasa garante a quarta vaga para Série A de 2015, onde já asseguraram:
  8. Joinville.
  9. Ponte Preta.
  10. Vasco da Gama.
  11. Os resultados da penúltima rodada da Segundona do Brasileirão hoje:
  12. Ceará 2x1 Portuguesa.
  13. Vasco 1x1 Icasa.
  14. Sampaio 1x2 Atlético-GO.
  15. América-RN 1x0 Náutico.
  16. Bragantino 1x1 Paraná.
  17. Vila Nova-GO 3x5 ABC.
  18. Ponte Preta 0x1 América-MG.
  19. Joinville 1x1 Luverdense,
  20. Boa 1x0 Oeste.
  21. Santa Cruz 0x1 Avaí.

Primeiros vencedores do Cine Ceará 2014

Troféu Mucuripe para:
Visita ao Filho - primeiro lugar.
Amaral - segundo lugar.
Tempo Branco - terceiro lugar.
Melhores curtas:
Melhor roteiro - Marina Não Vai à Praia.
Melhor direção - Menino de Gamboa,
Joaquim Bralhador e Guida recebem menção honrosa.
Melhor produção cearense: Joaquim Bragador.
Troféu Oscarito para Paulo José, do Joaquim Bralhador.

Futricas Cearenses

  • Amanda Gomes e Deo Luiz são as novidades na equipe Paulino Rocha da 810 Verdinha.
  • Fernanda da Escóssia é agora repórter especial do O Globo.

Placar de segundo tempo

  1. O Ceará segue vencendo a Portuguesa por 2 a 1, na Arena Castelão.
  2. Atlético-GO virou em cima do Sampaio, no Castelão, em São Luís, para 2 a 1.
  3. Dois últimos jogos da penúltima rodada da Segundona do Brasileirão 2014.

Seu Lunga...

Famoso por suas respostas sem papas na língua, morreu nesta manhã de sábado, em Barbalha, no cariri cearense, o sucateiro Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga". Ele estava internado no hospital São Vicente e não resistiu ao câncer no esôfago. Tinha 87 anos, era natural de Caririaçu e residia em Juazeiro do Norte.
A fama de homem mais bruto do Nordeste correu o Brasil. São inúmeros os causos atribuídos a ele. Sua notoriedade começou em 1983 com a publicação do cordel "As Histórias de Seu Lunga – o Homem mais Zangado do Mundo", sem autorização do protagonista. O autor, Abraão Batista, coletou os casos contados no sertão sobre o comerciante sem paciência. Com um pouco de invencionice, o cordelista criou um personagem que entrou para o folclore nordestino.
Foi tamanho o sucesso de vendas que, a partir dessa obra, surgiram outros 77 títulos de 39 cordelistas diferentes, com títulos como "Discussão do Seu Lunga com um Corno", "Seu Lunga na Fila do INSS", "Seu Lunga, Tolerância Zero", "A carta de Seu Lunga para FHC sobre o Apagão" e "Seu Lunga, um caipira na ONU".
Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra Abraão Batista. "Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome" disse à época em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.
(Carmen Pompeu).

Seu Lunga...

O olhar de Seu Lunga pelas lentes de Iana Soares
  1. Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como “Seu Lunga”, morreu às 9h30 de hoje, em Barbalha.
  2.  Seu Lunga foi internado na quarta-feira (19) por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou ontem levando ao falecimento hoje.
  3. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.
  4. De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem.
  5. A previsão é que o corpo seja velado na Capela de São Vicente, em Juazeiro no Norte, próximo à sua residência. O sepultamento deve ocorrer no Cemitério do Socorro. Os horários ainda não estão definidos.

  6. Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.

De olho no lance


  1. O Icasa está rebaixado para a Terceirona de 2015.
  2. Ao empatar hoje em 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã, o Verdão do Cariri desceu.
  3. Está com 40 pontos e mesmo ganhando o Boa (MG), no Romeirão na última rodada, não passa do América (RN) e do Bragantino (SP) que estão com 43 pontos.
  4. O Icasa tem dez vitórias e ganhando do Boa iria a 11.
  5. Mas o América de Natal já tem 12 vitórias com 43 pontos.
  6. O Bragantino tem 12 vitórias também com 43 pontos.
  7. O último rebaixado está entre Oeste (SP) com 45 pontos, Bragantino (43) e América-RN (43).
  8. Um deles se junta a:
  9. Vila Nova (GO).
  10. Portuguesa (SP).
  11. Icasa (CE).
  12. Com o empate com o Icasa, o Vasco garantiu acesso à Primeirona de 2015.
  13. Juntou-se a:
  14. Joinville.
  15. Ponte Preta.
  16. Lutam pela quarta vaga:
  17. Boa (59).
  18. Avaí (59).
  19. América-MG (58).
  20. Atlético-GO (56).
  21. Ceará (54).
  22. Não sobem, mas também não descem e ficam para a Segundona 2015:
  23. Sampaio Corrêa (MA).
  24. Santa Cruz (PE).
  25. Náutico (PE).
  26. Paraná (PR).
  27. Luverdense (MT).
  28. ABC (RN).

Para Camilo

A primeira semana do processo de transição foi encerrada com a realização de mais duas reuniões: com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Até ontem já aconteceram encontros com nove secretarias e seus órgãos vinculados. 
As reuniões são comandadas pelo governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), e delas participam a comissão de transição - composta pela vice-governadora eleita, Izolda Cela Pros), e pelos deputado Mauro Filho (Pros), secretário adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, chefe de gabinete do Governo Cid Gomes, Danilo Serpa, e coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana. 
A Sefaz abriu a série de reuniões com a comissão de transição e equipe de plano de governo, na última terça-feira (18). No mesmo dia, ainda participaram Seplag e CGE. Na quarta-feira (19), o governador eleito recebeu as pastas das Cidades, Turismo e Esporte. A quinta-feira (20) foi dedicada à cúpula da Segurança Pública do Ceará. Na ocasião, foram ouvidas a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Controladoria Geral de Disciplina (CGD).
Secitece e STDS
O secretário René Barreira apresentou a estrutura da Secitece, seus projetos, estratégias e ações, além de todas as informações sobre as suas vinculadas. Cabe à Secitece, ainda, a gestão das universidades estaduais do Ceará (Uece, Urca e UVA), além do Instituto Centro de Educação Tecnológica (Centec), Funcap e Funceme.
Pela STDS, o secretário Josbertini Clementino apresentou a estrutura, programas, projetos e ações da pasta. Entre eles, os Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITs), os ABCs e ações integradas com o Pronatec. O objetivo é promover iniciativas que promovam a qualificação social e profissional com foco na empregabilidade e inclusão social.
As reuniões da transição continuam na próxima segunda-feira (24).

Os Sete Cearás para Camilo

Os Sete Cearás foram o tema da Conferência Planejamento Participativo e Desenvolvimento Sustentável, realizada hoje para apresentar o documento preliminar do Plano de Governo do governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT).
"O objetivo desta conferência é abrir o processo de consolidação do nosso plano de governo. Ao longo da campanha, ouvimos os cearenses sobre suas demandas, seus anseios e propostas. Com isso, identificamos Sete Cearás: o Ceará do Conhecimento, o Ceará Democrático, o Pacífico, o de Oportunidades, o Ceará Acolhedor, o Saudável e o Sustentável. Esta é uma experiência de participação da população que, além de ajudar a fazer o plano de governo para os próximos quatro anos, vai também poder fiscalizar a execução deste plano", avalia Camilo.
O coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana, informou que o seminário a ser realizado nos dias 2,3 e 4 de dezembro vai não só consolidar as propostas recebidas pela população, por meio da sociedade civil organizada, como também preparar o Plano Plurianual de Governo. "Este é um documento muito importante para o Estado do Ceará, que prepara as ações deste governo. Mas nós vamos fincar as bases de um planejamento estratégico de longo prazo", observou.
A conferência foi aberta pelo economista Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia. Dowbor destacou a importância da participação na sociedade moderna. "O grande fato norteador é o sistema participativo. Só funciona quando as pessoas se apropriam de seus destinos e mudam o conceito de política", disse. "As pessoas precisam se organizar de maneira participativa", acrescentou.
Também participou da conferência o ex-presidente do Ipea, economista Márcio Pochmann. Segundo ele, a sociedade está em transição, vivendo uma crise de serviços. A participação social pode ser o caminho para resolver estes gargalos. "Há problemas sérios nos serviços de habitação, saúde - tanto pública como privada - , transporte, no setor bancário e em serviços de tecnologia. "Quem, hoje no Brasil, está satisfeito com o seu serviço de Internet", questionou.
O Seminário de Consolidação e Validação das Propostas do Plano de Governo acontece nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará.

Oposição propositiva

O senador Eunício Oliveira, presidente do PMDB no Ceará, se reuniu com os deputados eleitos para o próximo mandato na Assembleia Legislativa e que tomaram a iniciativa de formar um bloco de oposição na Casa. Eunício confirmou apoio ao bloco, que, de acordo com ele, tem a proposta de fazer uma oposição fiscalizadora e propositiva, cobrando as promessas feitas aos cearenses durante a campanha eleitoral. “Saímos dessa eleição com um capital político importante que a gente precisa preservar e alimentar no dia a dia", considerou.
A reunião contou com 12 dos 13 parlamentares que formam o bloco. O candidato a vice-governador nas últimas eleições, Roberto Pessoa; o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena e o ex-governador Lúcio Alcântara também estiveram presentes na discussão, que teve como pauta principal o fortalecimento do grupo de oposição.
De acordo com Eunício, sua participação será de alguém que foi candidato ao Governo do Estado e que tem um mandato de senador, tendo, portanto, a responsabilidade de ajudar nesse processo de fiscalização. Ele reforçou que como representante do Estado no Senado, continuará sua luta em defesa dos interesses do Ceará, trabalhando para garantir os recursos necessários ao crescimento do Estado.
O senador destacou que os cearenses deram um recado muito claro nas urnas, quando garantiram quase 50% dos votos ao peemedebista, e agora os parlamentares eleitos pelo povo para atuar na oposição têm que corresponder à confiança depositada pela população. “Vamos buscar unidade desse grupo, dessa aliança que construímos no Ceará e, se possível, ampliá-la para corresponder esse sentimento da população”, pontuou.
Na avaliação do senador, o papel principal do bloco é de fiscalização, principalmente das promessas feitas durante a campanha, lutando para que elas sejam efetivadas, e isso deve ser cobrado pelos deputados da oposição. “Não é fazer oposição por oposição, mas oposição propositiva e fiscalizadora daquilo que foi prometido para os cearenses”, reiterou.
Danniel Oliveira (PMDB), deputado reeleito, pontuou que o encontro com Eunício confirmou o apoio integral do senador ao bloco, lembrando que os deputados já se reuniram com o senador eleito, Tasso Jereissati (PSDB), que também deu seu aval ao grupo. “Tínhamos o aval e apoio do Tasso e hoje confirmamos o apoio integral do Eunício e do candidato a vice-governador e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Desse modo, nosso grupo nasce com uma capilaridade forte”, comentou.
Segundo Danniel, os parlamentares têm buscado, nas discussões, avançar nos questionamentos e missões que o bloco terá nos próximos quatro anos. Ele garante que não será feita uma oposição “raivosa”, mas progressiva e que tenha fundamento. “É importante para a população ter um grupo opositor unido e articulado para debater os temas essenciais”, ponderou, ressaltando ainda que o bloco fará da Assembleia uma Casa onde o debate seja corriqueiro.
O deputado informou também que o bloco apresentará ao povo cearense um manifesto, expondo a vontade dos parlamentares em formar um bloco de oposição unido e coeso. Conforme Danniel, o documento irá mostrar que o voto do cearense estará sendo respeitado na oposição.
Além de Danniel Oliveira, a reunião contou com a participação dos deputados Carlomano Marques (PMDB), Audic Mota (PMDB), Walter Cavalcante (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Tomaz Holanda (PPS), João Jaime (DEM), Roberto Mesquita (PV), Fernanda Pessoa (PR), Carlos Matos (PSDB), Ely Aguiar (PSDC) e Capitão Wagner (PR).

Cine Ceará terá Nervos de Aço

A noite de encerramento da 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema traz uma programação intensa para quem gosta de cinema hoje à noite.
Iniciando a última noite de programação do festival, às 19h50, acontecerá a homenagem ao diretor argentino, Daniel Burman. O diretor, produtor e roteirista de cinema, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1972 e é membro fundador da Academia de Cinema e Artes Visuais da Argentina. Daniel Burman dirigiu e produziu, até 2014, nove longas-metragens, todos escritos por ele, e foi produtor de outros quinze longas.
Considerado uns dos mais importantes cineastas argentinos em atividade, seus filmes têm sido premiados dentro e fora do seu país, recebido aceitação da crítica e um considerável sucesso de bilheteria.

Premiações e Troféu Mucuripe
Logo após a homenagem, as premiações se iniciam às 20 horas. As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor curta, melhor longa, direção, roteiro, direção de arte (apenas para longas-metragens), melhor produção cearense (apenas para curtas-metragens), entre outras.
O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares. Os prêmios da crítica para melhor curta e longas-metragens serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). 
Os curtas e longas metragens também concorrem ao prêmio Olhar Universitário, concedido por um júri formado por estudantes de cinema de universidades de Fortaleza. O Canal Brasil premiará com 15 mil reais o melhor filme na categoria curta-metragem. 
Nervos de Aço
A exibição de Nervos de Aço, às 21 horas, fecha a noite no Theatro José de Alencar, encerrando assim a 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema.
O filme, de Maurice Capovilla, é baseado nas canções de Lupicínio Rodrigues, autor de grandes sucessos como "Esses moços, pobres moços", "Nervos de Aço", "Se acaso você chegasse", "Ela disse-me assim" e "Nunca". Com previsão de estreia para 2015, a ficção Nervos de Aço faz parte das comemorações pelo centenário do compositor gaúcho e traz no elenco Arrigo Barnabé, Pedro Sol, Juliana Thomaz e Ana Lonardi (participante da segunda temporada do The Voice Brasil).
A história enfoca o drama de um triângulo amoroso, a partir das canções de Lupicínio, durante o ensaio de um espetáculo musical. O diretor Maurice Capovilla e elenco confirmaram presença na sessão do filme. 
Show de encerramento
Finalizando a programação da 24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de cinema, começa às 23 horas, o show da banda Renegados.
O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O BNDES e a Coelce apresentam o evento. A Oi e o Grupo Aço Cearense são patrocinadores VIP, além do patrocínio do Banco do Nordeste, Indaiá e Transpetro. E do apoio cultural do Oi Futuro.
O 25º Cine Ceará acontecerá em junho de 2015 em homenagem ao Cinema Espanhol.

Morre Seu Lunga


  1. Morreu Seu Lunga, em Barbalha.
  2. O personagem mais folclórico do Cariri Cearense será enterrado amanhã, em Juazeiro do Norte.

AFN no encerramento do Cine Ceará 2014


Expansão Iguatemi


Cenas de Campinas hoje cedo






Nota sobre a intervenção na Arena Castelão

"A ARENA CASTELÃO OPERADORA DE ESTÁDIO S/A, concessionária responsável pela administração da Arena Castelão, vem a público manifestar que se surpreendeu com a intervenção administrativa realizada pelo Governo do Estado do Ceará e desconhece formalmente os motivos para tal ato administrativo, sem o devido processo legal, e que  questionará  o mesmo através de medidas administrativas e judiciais, como lhe asseguram o contrato de concessão e a Legislação Nacional.
Esclarecemos, que a concessionária cumpriu  todos os requisitos da PPP (Parceria Público Privada) firmada junto ao Governo do Estado do Ceará.
Ressaltamos que a concessionária já foi responsável pela realização de mais de 30 jogos no estádio, destacado como uma das melhores sedes da Copa Fifa 2014, tendo recebido 7 jogos com padrão internacional. Durante a operação dos 30 jogos pela atual gestão, a  Arena Castelão recebeu um público de 800 mil pessoas, sendo 350 mil pela Copa do Mundo e 472 mil pelos jogos dos campeonatos Brasileiro e Copa do Brasil.  Esse histórico credencia e garante a perfeita operação dos eventos realizados na Arena Castelão, não tendo sido, em nenhum momento comprometidas a segurança pública e a qualidade dos serviços.
Por fim, a  administração da Arena Castelão  informa que tomará todas as medidas jurídicas cabíveis em relação a intervenção do Governo do Estado, para que possa exercer seus direitos Constitucionais e Contratuais e zelar para um excelente serviço ao Estado do Ceará.
Arena Castelão Operadora de Estádio S/A".

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...