terça-feira, novembro 29

General Marco Antônio agradece homenagem

O general Marco Antônio Freire Gomes agradeceu a homenagem feita pela Câmara Municipal na sessão solene realiza nesta terça-feira (29), que o agraciou com o título de cidadão de Fortaleza. Na sua fala ele também explicou a sua relação com a cidade.



General Marco Antônio é homenageado na Câmara Municipal

O general de divisão Marco Antônio Freire Gomes foi homenageado nesta terça-feira (29) com o título de cidadão de Fortaleza. A cerimônia de entrega aconteceu durante sessão solene na Câmara Municipal e partiu de uma iniciativa do vereador José do Carmo (PSL).

Fala Guilherme

O vereador Guilherme Sampaio deu entrada, na Câmara Municipal de Fortaleza num projeto de indicação que cria o Sistema Municipal de Dados e Estatísticas de Violência contra a Mulher. 
"É de conhecimento público, a partir das reportagens divulgadas pela imprensa, que a cidade de Fortaleza registra, diariamente, casos de violência e de homicídios contra mulheres, na maioria das vezes, promovidos por seus cônjuges e companheiros. Os dados referentes a estas ocorrências ficam circunscritos aos órgãos que prestaram atendimento às vítimas, impossibilitando um diagnóstico aproximado da realidade, a partir do estudo e do cruzamento das informações. É essencial, para a proposição de políticas públicas eficazes de combate à violência contra a mulher, que o Legislativo, Executivo e os órgãos e instituições que trabalham com esta causa tenham dados que apontem em que áreas, classes sociais, faixa etária e com que frequência ocorrem estes delitos, inclusive para que haja uma medição do impacto de futuras ações neste âmbito", explica o parlamentar. 
A partir deste entendimento, Guilherme propõe criação do Sistema Municipal de Dados e Estatísticas de Violência contra a Mulher, que se constitui em estratégia de prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres de todas as idades e de melhoria na qualidade do atendimento às vítimas.

Fórum Cocó

O Ministério Publico Federal (MPF) sedia amanhã nova reunião do Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó (Fórum Cocó).
A reunião começa às 14h30, no auditório da Procuradoria da República no Ceará (PR/CE), e foi convocada pelo procurador da República Alessander Sales tendo em vista que não houve nenhum ato efetivo para a criação do Parque até então.
Com o objetivo de somar esforços pela implantação e, sobretudo, preservação do Parque Ecológico do Cocó, o Fórum Cocó foi proposto em manifesto público divulgado no dia 20 de janeiro de 2015.
Por meio de reuniões sistemáticas, o fórum reuniu periodicamente mais de 20 entidades com o objetivo de subsidiar o Governo do Estado do Ceará no processo de tomada de decisão para implantar, com consistência técnica e jurídica, o modelo de gestão ambiental capaz de conferir proteção eficaz e definitiva aos ecossistemas que integram a região do Cocó, integrando a área ao patrimônio ambiental, cultural, social e econômico da cidade de Fortaleza e do estado do Ceará.
Em agosto de 2015, o relatório final das deliberações do Fórum Cocó foi entregue ao governador do Ceará, Camilo Santana.
SERVIÇO:
Reunião do Fórum pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó
Data: Quarta-feira, 30 de novembro
Hora: 14h30
Local: Auditório do MPF/CE – Rua João Brígido, 1260 (Reunião aberta à imprensa)

Amanhã


Chapecoense-V

'O Ceará Sporting Club lamenta profundamente a tragédia envolvendo o avião da delegação da Chapecoense, que vitimou 76 pessoas, incluindo atletas, membros da comissão técnica e jornalistas. O acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira, 29/11, em Medellín, na Colômbia. O clube se solidariza com familiares e amigos. O Presidente Robinson de Castro decretou luto oficial de três dias. Neste período, a bandeira alvinegra em Porangabuçu permanecerá a meio mastro.
“Que Deus conforte a família e amigos de todos que faleceram nessa tragédia. A Chapecoense estava impressionando o Brasil todo pelo trabalho que estava fazendo e que virou uma referência nacional. Era uma equipe que contava com a torcida do Brasil inteiro por ter alcançado em tão pouco tempo uma grande representatividade. Estavam em um momento de ápice em suas carreiras e tiveram a vida interrompida de forma tão brusca. Meu voto de solidariedade se estende também a todo o povo de Chapecó”, declarou Robinson de Castro.
Dos mortos no acidente aéreo tragédia, o zagueiro Thiego e o atacante Kempes já defenderam o Ceará, além de Mário Sérgio, que treinou o Alvinegro em 2010. O volante Matheus Biteco, irmão de Guilherme Biteco, que jogou pelo Ceará em 2016, estava no voo e não sobreviveu'.

Cidadania fortalezense

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entrega nesta noite o título de cidadania fortalezense ao general de divisão Marco Antônio Freire Gomes, durante sessão solene, no Plenário Fausto Arruda.
A proposta foi aprovada por unanimidade na CMFor numa proposta dos vereadores Salmito Filho e José do Carmo.

No Parangaba

O Shopping Parangaba apresenta hoje, show de humor com Anderson Justus. O comediante já venceu o festival de piadas do “Show do Tom”, além de ter participado do programa “Curral”, uma sátira de “A Fazenda”, imitando o cantor Marlon.
O humorista conta piadas com fatos do cotidiano e é conhecido por suas expressões faciais que imitam Zacarias e o cantor Daniel. A apresentação acontece às 19 horas, na praça de alimentação, piso L3. A atração faz parte do projeto “Parangaba é Show”, que leva diversão gratuita aos clientes.


Chapecoense-IV

Chapecoense-III

Um minuto de silêncio foi feito na manhã de hoje (29), na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo falecimento dos atletas e dirigentes do time de futebol Chapecoense, além dos jornalistas e tripulação, vítimas de um acidente de avião nesta madrugada, na Colômbia. “O acidente aconteceu na véspera da decisão da Copa do Brasil, mostra como a vida é efêmera e frágil. Eu manifesto a minha dor aos familiares das vítimas e a minha solidariedade à cidade de Chapecó”, lamentou o vereador Evaldo Lima na tribuna.
O vereador ainda enfatizou que neste momento, o futebol não tem camisa, não tem time, todos estão de luto por essa grande perda ao País.
Entenda
Ao menos 75 pessoas morreram durante a queda de um avião na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Entre as vítimas, estava a delegação da Chapecoense e jornalistas brasileiros. O time disputaria nesta quarta-feira (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
Alguns dos jogadores e um ex-treinador, que estavam no avião que caiu na Colômbia com a delegação da Chapecoense, dirigentes e jornalistas, já tiveram passagens pelo futebol cearense.
São eles: o atacante Kempes (ex-Ceará), o atacante Lucas Gomes (ex-Icasa), o zagueiro Thiego (ex-Ceará), o volante Josimar (ex-Fortaleza) e o ex-treinador Mário Sérgio (ex-Ceará).
O voo da empresa Lamia, proveniente da Bolívia, transportava 9 tripulantes e 72 passageiros. Ao menos 22 jornalistas da Fox TV, da Globo, RBS e rádios estavam no voo. As autoridades colombianas informaram que havia seis sobreviventes.

Chapecoense


No Cineteatro São Luiz

Imagine um Concerto Musical gratuito que reúne Orquestra de Cordas, Camerata de Violões, Duo de Piano e Violino e Coral Infantojuvenil ? As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza. O Concerto será realizado dia 3 de dezembro, às 16 horas, no Cineteatro São Luiz.   
Os músicos, educandos do Programa de Música Jacques Klein, criado pelo IBLF, fazem parte dos grupos de referência da instituição. A Orquestra Jacques Klein, formada em 2014, reúne 18 músicos. Durante o Concerto, irá interpretar compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.
A Camerata de Violões, constituída também em 2014, tem 12 integrantes escolhidos no curso de violão do Programa Jacques Klein. No repertório, Heitor Vila Lobos, Luiz Gonzaga e Pixinguinha. O Coral Infantojuvenil do IBLF é composto por 35 crianças e jovens, entre sete e 16 anos, que irão cantar músicas populares diversificadas. Dois educandos, um no piano e outro no violino, apresentarão para a plateia o 2o Minueto de Bach.  
Histórico
O Concerto é a expressão de uma formação musical que se iniciou em 2012, quando os alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, aprenderam os primeiros acordes musicais. O grupo era constituído por 60 jovens residentes do Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré. Parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro, em 2013, e a Universidade Federal do Ceará, em 2014, possibilitaram a criação de outros dois núcleos do Instituto nos bairros Henrique Jorge e José de Alencar, respectivamente.
Quatro anos marcaram uma evolução no tempo e na proposta do projeto, que hoje reúne 400 crianças e adolescentes, entre sete e 20 anos, que participam dos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e canto coral, todos tendo a iniciação musical como base comum. 
Além da música, a instituição mantém o Programa de Karatê Bushi No Te, que significa mãos de guerreiros, onde são atendidos 200 alunos entre quatro e 20 anos. Os 520 educandos da instituição e seus familiares são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais por meio do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano.

Programação
     
Duo de Piano e Violino 
2o Minueto de Bach (2’)

Camerata de violões - Regência Armando Costa
Carinhoso – Pixinguinha; 4’
Algodão – Luiz Gonzaga e José Dantas; 3’-4’
Gavota Choro - Heitor Vila Lobos; 4’-5’
   
 Orquestra Jacques Klein – Regência Maestro Arley França
Aria – Bach 
Amazing Grace – domínio público                                 
Jesus Alegria dos Homens – Bach 
Aleluia – Händel 


Coral Infantojuvenil - Regência Clara Luz
Adeste Fideles - Domínio Público
Yonder come day - Judith Cook Tucker
Here comes the Sun – George Harrison

Os três grupos de referência juntos – Orquestra Jacques Klein, Camerata de Violões e Coral Infantojuvenil 
Benke – Milton Nascimento
Agnus dei – Michael Smith


  Horário: 16 horas
  Local: Cineteatro São Luiz – Praça do Ferreira - Centro


Realização
O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza - IBLF é uma organização sem fins lucrativos, que contribui desde 2012 com o desenvolvimento humano e a transformação social através da educação musical, do karatê e da formação cidadã.

Informações:
Bia Fiuza Barros (Diretora do IBLF) – 991816000 – bia@iblf.org.br
Giovana de Paula (Assessoria de Comunicação) – 99982.0608 – giovanadepaula4@gmail.com
Facebook: institutobeatrizelaurofiuza

Patrocínios, apoios e agradecimentos 
Ministério de Cultura, Secretaria de Cultura do Ceará, Gera Maranhão, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Enel, Vivo e Clóvis Mapurunga Advogados.

Radioweb

Tragédia com avião da Chapecoense

http://esportes.estadao.com.br/aovivo/chapecoense

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...