quinta-feira, agosto 10

Dimas Macedo recebe medalha Boticário Ferreira


O escritor e jurista Dimas Macedo recebeu nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Fortaleza, a medalha Boticário Ferreira. A homenagem é conferida a personalidades que prestaram serviços de importância para a cidade. O autor da proposta foi o vereador Doutor Porto (PRTB).




Ouça a seguir os agradecimentos do escritor:
Confira abaixo a fala do parlamentar sobre o homenageado:

Inácio Arruda destaca importância da Federação de Entidades de Bairros e Favelas

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda (PCdoB) destacou nesta quinta-feira (10) a importância da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), organização da qual foi o primeiro presidente. A fala aconteceu durante sessão solene realizada na Câmara Municipal em decorrência dos 35 anos da entidade.

Federação de Entidade de Bairros e Favelas faz 35 anos


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (10), uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF). A proposta foi da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), que já presidiu a entidade.









Confira a seguir, a fala da parlamentar sobre a federação:

Na UFC

Oito horas de desafio, inovação, troca de experiência e conhecimento. Assim começa, no próximo domingo (12), em Fortaleza, a segunda etapa regional do Inovathon Logistics Challenge, competição entre universitários realizada pela Scania Latin America. O programa tem como objetivo aproximar o mundo acadêmico da realidade da indústria e colocar a Logística na agenda dos estudantes. “Trabalho em equipe, gestão de tempo e visão de sustentabilidade são os componentes chave desse desafio”, explica Patricia Acioli, responsável pela área de Comunicação da Scania Latin America.
Lançada em 2016, a iniciativa ganhou um novo formato para a sua segunda edição, com etapas regionais que vão selecionar os estudantes que seguem para a fase final, realizada em 24 horas (de 30 de setembro a 1º de outubro), em local ainda a ser anunciado. “No ano em que comemoramos 60 anos de presença no país, queremos mostrar que onde tem Brasil, tem Scania, e onde tem Scania, terá Inovathon em 2017”, explica Patrícia. “Depois de Fortaleza, será a vez de Brasília (DF) e, na sequência, Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP). A cidade da final ainda é surpresa. Com isso, serão seis eventos em uma única competição. Uma maratona logística também para a Scania”, completa.
Em Fortaleza, o evento acontece na Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir das 10 horas, os universitários inscritos em toda região Sul passarão por uma maratona de desafios cronometrados no relógio. “Teremos avalição teórica e prática, mas o principal é fazer todos pensarem na eliminação de desperdício, em melhorias, na sustentabilidade financeira e ambiental, tudo isso por meio da logística”, diz Patrícia.
De acordo com a dinâmica, os 25 melhores classificados seguem na disputa divididos em grupos e, em equipe, precisam criar um projeto inovador que solucione uma problemática logística, a ser apresentada pela Scania no dia do desafio. Aquele que tiver a melhor resposta para o problema dará a chance, para um dos grupos, de ir à final e competir pelo grande prêmio: uma viagem de inovação pela Suécia. A avaliação dos trabalhos será feita por banca de professores e especialistas em Logística.
Ao término das etapas regionais, será divulgada a cidade onde acontece a final, que mantém o formato de 24 horas de maratona, com direito a aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática dentro de um ambiente real de uma empresa.
Serviço
Inovathon Logistics Challenge
Etapa Regional (Nordeste): Universidade Federal do Ceará - Avenida da Universidade, 2853 - Benfica.
Data: 12 de agosto, a partir das 10 horas

Festa de Yemanjá

A Festa de Yemanjá, que ocorre, anualmente, nos dias 14 e 15 de agosto, agregando mais de 150 mil pessoas e congregando terreiros, e pessoas de diferentes regiões do Estado e religiões, bem como grupo culturais e afrodescendentes, estará com a tradicional programação acontecendo na Praia do Futuro e Praia de Iracema, em Fortaleza, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).  
Na Praia do Futuro, a festa de Yemanjá, que acontece há 52 anos, a programação tem início na segunda-feira (14), às 18 horas, na Barraca Zé da Praia, com a presença da diretoria da união Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) que está completando 50 anos de existência. Também acontece às 18h30 a apresentação cultural do Afoxé Filhos de Oya, campeão do Carnaval de Fortaleza, no palco principal do evento. O início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya começam às 19h30 e seguem até meia-noite. Vale lembrar que durante toda a noite, a equipe da UECUM estará recebendo e cadastrando as caravanas vindas de Fortaleza e outras cidade do Ceará, até o encerramento do evento.
A programação tem continuidade na terça-feira (15), com a saída do cortejo às 9 horas com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da UECUM, na Rua Castro Silva, 920, no Centro de Fortaleza. A chegada do cortejo está prevista para 10 horas, na Praia do Futuro. As atividades têm continuidade, com mais apresentações culturais, palestra, e homenagens. Durante a programação, a Mãe Suzana, presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) estará entregando o certificado de participação da 52ª festa de Yemanjá.
Já na Praia de Iracema, a programação de segunda-feira começa às 16h com a saída do cortejo da Rua Amadeu Sá, 421, no Jardim Guanabara, até o aterro da Praia. A abertura oficial está marcada para 18 horas, seguida de lançamento de livro do escritor Cícero Centriny, apresentação cultural e início dos rituais, que vão até meia-noite. Na terça-feira, é dia de conferir a programação a partir de 8 horas, com apresentação de roda de capoeira, e de grupos como Maracatu Solar. Haverá também palestra, cânticos para a Rainha do Mar e partida de jangada de oferendas na Praia de Iracema. 
Festa como patrimônio
Como forma de reconhecimento à Festa, o Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) aprovou em reunião extraordinária realizada na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 28 de junho, o parecer de abertura do Processo de Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial do Ceará. 
O registro como patrimônio imaterial é de suma importância, visto que trata das referências culturais que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. O registro de patrimônio imaterial reconhece o valor das diferentes manifestações populares representativas da nossa diversidade cultural, incluindo os vários grupos sociais, suas formas de expressão, suas celebrações e seus modos de vida.
“O Conselho está dando um passo muito importante. Nós temos uma predominância em torno da questão do tombamento do patrimônio de natureza material e hoje estamos fazendo a aprovação deste parecer para o registro da Festa de Iemanjá como patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará. Isso é além de um aspecto da diversidade cultura e da memória, mas é também de uma afirmação, de uma política afirmativa da diversidade cultural e étnica brasileira”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará e presidente do Coepa, Fabiano dos Santos Piúba.
PROGRAMAÇÃO - DIA DE YEMANJÁ
PRAIA DO FUTURO - Concentração: Barraca do Zé da Praia
DIA 14 | SEGUNDA
18 horas - Abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM)
18h30 - Apresentação do Afoxé Filhos de Oya
19h30 - Anderson Monteiro e Paulo Renato cantam a Loa 2017 do Maracatu Filhos de Yemanjá.
20h10 - Pai Rafael de Ogum canta para os Orixás.
20h40 - Início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya.
24h - Encerramento no palco principal
DIA 15 | TERÇA
9 horas - Saída do Cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), na Rua Castro e Silva, 920 – Centro – Fortaleza.
10 horas - Chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal
10h20 - Abertura do evento com a presença da diretoria da UECUM
10h25 - Apresentação Cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão. 
12 horas - Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Abassa de Yemanjá do Pai Rodrigo.
13 às 16 horas - Presença de autoridades do Município e do Estado.
16 horas - Palestra sobre o tema: Yemanjá Rainha do Mar e Mãe do Acolhimento (Kelma de Yemanjá).
17 horas - Entrega das Oferendas para a Yemanjá.
18 horas - Encerramento com Apresentação Cultural do Afoxé Filhos de Oya.

PRAIA DE IRACEMA - Concentração: Aterro

DIA 14 | SEGUNDA
16h - Saída do Cortejo (Rua Amadeu Sá, 421 - Bairro Jardim Guanabara).
17h- Acolhimento no Aterro da Praia de Iracema
18h- Abertura Oficial
18h20 - Lançamento do Livro do escritor Cícero Centriny
18h50 - Memorial da Umbanda
19h - Apresentação Cultural
19h30 - Início dos rituais
00h - Encerramento com as primeiras
oferenda

DIA 15 | TERÇA
8h - Roda de Capoeira
9h - Palestra - "O que é tambor de Crioula", Terecô e Tambor de Mina /Escritor Cícero Centriny
10h - Apresentação do Tambor de Crioula
11h - Apresentação de Cocos
12h - Acolhida dos Terreiros
13h - Cânticos para Yemanjá Chegada do Andor saindo do mar
14h - Gira de Caboclo
16h - Cerimônia de Casamento umbandista
17h - Apresentação do Maracatu Solar/ Nação Bom Jardim
17h30 - Partida da Jangada das oferendas
18h - Encerramento.

Suzuki Off-Road Fortaleza

Nada como começar o dia em um famoso cartão postal. E os participante do rali de regularidade Suzuki Off-Road terão este privilégio no próximo sábado (12), na etapa cearense da competição. A largada na Praia do Futuro, uma das mais badaladas da cidade, com seus oito quilômetros de orla e diversos quiosques com restaurantes e comida típica, recebem a largada da competição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.suzukiveiculos.com.br.
“Nordeste é sinônimo de praia e belas paisagens. Então não poderia ter lugar melhor para fazermos a largada do rali, com o visual único que Fortaleza nos propicia. Mais do que diversão, o Suzuki Off-Road oferece um dia repleto de experiências para toda a família”, explica Fernando Julianelli, diretor de marketing da Suzuki Veículos.
No Suzuki Off-Road não é necessário ter experiência, nem carros preparados. Na véspera da prova, a organização passa todas as instruções e dá uma aula completa de navegação. O objetivo da prova é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados. Vence quem for o mais regular no trajeto que tem cerca de 150 quilômetros.
"Adoramos viajar e o Jimny é muito gostoso", empolga-se Sara Fernandes. "O bom da prova é o desafio, a adrenalina e aprender cada vez mais", comenta Paula Acuna.
Não há taxa de inscrição e cada carro faz a doação de uma cesta básica, que é destinada a entidades assistenciais do munícipio. Podem participar os veículos 4x4 das linhas Grand Vitara, Vitara, Jimny, Samurai e Sidekick.
Acompanhe as novidades através das redes sociais: Facebook (www.facebook.com/SuzukiBR), Instagram (www.instagram.com/suzukibr), Twitter (www.twitter.com/suzukiveiculos) e YouTube (www.youtube.com/suzukiveiculos).
O Suzuki Off-Road tem patrocínio de Mobil, Itaú, Axalta, W. Truffi, Clarion, Pirelli, Autoport Vix, Miolo e Made in Silk.
Programação – Suzuki Off-Road Fortaleza
Amanhã (11)
Entrega de kits, vistoria, briefing e aula de navegação - das 17h às 21h30
Local: Concessionária Sol
Avenida Santos Dumont, 6211 - Manoel Dias Branco 
Sábado (12)
- A partir das 8 horas - Início da largada
Local: Praia do Futuro (ao lado do restaurante Terra de Sol)
- A partir das 13 horas - Chegada, almoço e premiação
Local: Parque Engenhoca (Rua Raimundo Coelho, 200 - Centro - Aquiraz)

Calendário 2017 – Suzuki Off-Road
4ª etapa - 12 de agosto - Fortaleza (CE)
5ª etapa - 30 de setembro – Campos do Jordão (SP)
6ª etapa - 28 de outubro – Adventure Sports Fair (SP)
* Datas sujeitas a modificações.

Estadão

Estadão

O Globo

A imagem pode conter: 3 pessoas

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...