sexta-feira, novembro 14

Festival do Camarão


Natal Mágico

O North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, empreendimentos do grupo Ancar Ivanhoe no Ceará, se juntam na chegada do período mais importante do ano para o varejo, para fazer uma mega promoção de Natal corporativa. A campanha “Faça um Natal Mágico” acontece até 31 de dezembro e vai sortear mais de R$ 300 mil em prêmios.
“Aliar as forças dos shoppings da Ancar Ivanhoe só traz benefícios para os clientes dos quatro shoppings. Por isso, o grupo espera um crescimento de vendas de em média de 20%”, afirma Girlaine Caldas, gerente de marketing do North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping.
Promoção
Os clientes dos quatro shoppings concorrerão, em conjunto, a quatro (4) carros Onix zero quilômetro e 320 smartphones Nokia Lumia 630. A cada R$ 100,00 em compras em qualquer um dos shoppings participantes, o cliente terá direito a concorrer aos carros e aos celulares. Para isso, basta se dirigir ao posto de troca, retirar os cupons e depositar na urna do shopping em que a compra foi realizada.

Para os clientes Caixa e Cielo as vantagens ainda são maiores. O cliente que comprar com cartão Caixa na máquina da Cielo ganha três cupons e aqueles que pagarem com cartão da Caixa Bandeira Elo, na máquina da Cielo, também ganham três cupons e um brinde exclusivo.

Sorteios
O sorteio dos celulares acontecerá em cada um dos shoppings, aos sábados (15, 22 e 29 de novembro; 6, 13, 20 e 27 de dezembro), sempre às 17h. No dia 10 de janeiro, às 17 horas, além dos celulares, será sorteado o carro. O regulamento da promoção pode ser conferido no site de cada shopping, a partir desta sexta, dia 9 de novembro.

Assessoria de Comunicação

No Dragão



 III Festival Internacional de Folclore do Ceará
De 20 a 23 de novembro, o Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com a promoção da Encena Produções, recebe em Fortaleza 18 grupos de tradições e cultura popular de vários estados do Brasil e da Colômbia para a terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará, que já é um dos maiores do Norte-Nordeste. A programação abre no dia 20 com a realização de um seminário e apresentação artística em comemoração ao dia da Consciência Negra. 

A programação acontece de forma itinerante tendo o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura como palco principal, porém outros espaços e equipamentos culturais receberão também essa Mostra Artística, como: Mercado dos Pinhões, Cagece, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Centro Cultural Bom Jardim, Teatro Carlos Câmara, Colégio Agnus, North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Cuca Mondubim, Asilo Casa de Nazaré e projetos sociais.  Além de apresentações, o festival propicia aos artistas do Ceará oficinas e vivências, aula espetáculo e encontros de formação. 

O Festival busca contribuir para o intercâmbio e disseminação dos saberes e fazeres culturais entre os povos fortalecendo a cultura popular, simbolizada pela integração e qualidade artística dos grupos presentes ao evento. Trata-se de um evento que trabalha formação, capacitação e entretenimento com oficinas, vivência, seminário, intercâmbio, aula-show e apresentações de Danças Populares envolvendo Grupos Folclóricos de Projeção Nacionais e Internacionais. 

Um dos destaques é o grupo colombiano Corporación Dancística Matices – (Medellin), além das atrações já confirmadas de Pernambuco, Pará e Mato Grosso e 12 grupos cearenses sendo 10 de Fortaleza e dois do interior do Ceará, Senador Pompeu e Umari. Aguardamos a confirmação da Bolívia e do Rio Grande do Sul. 

Sobre o projeto
O Festival Internacional de Folclore do Ceará já recebeu mais 1.400 artistas e 44 grupos de projeção até sua 2ª edição, recebendo inclusive o reconhecimento como um dos maiores encontros das tradições folclóricas do País.  Em 2012 o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Em 2013 ampliou a programação, passou pelo crivo de folcloristas, pesquisadores, jornalistas e críticos, fixou-se no calendário oficial e torna o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira que vem sendo procurado pelos grupos internacionais e nacionais. 

A organização do Festival Internacional de Folclore do Ceará, em sua 3ª edição, homenageia Lourdes Macena (professora, folclorista e pesquisadora da cultura popular); Lyrysse Porto (pioneira e incentivadora dos grupos de danças folclóricas de idosos, ex-diretora do Teatro São José e do Museu do Maracatu Cearense) e Francisco Silva de Freitas (in memorian) (professor, folclorista e pesquisador da cultura popular), além do Grupo Parafolclórico Terra da Luz. 


Sobre as atrações
Na abertura teremos o espetáculo CeArial com o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão de Senador Pompeu/CE. Em homenagem a Ariano Suassuna o grupo apresenta o caldeirão de cultura popular brasileira sobre Movimento Armorial fazendo a ligação de ritmos como o maracatu rural de Pernambuco e o Maracatu do Ceará, xote, xaxado, forró coco e baião fazendo uma dobradinha cultural.  CeArial traz os encantos do Movimento Armorial e invadem os terreiros cearenses. 

Coorporación Dancística Matices de Medellín da Colômbia é um dos destaques internacionais. O trabalho se caracteriza pela criação de montagens coreográficas onde a tradição é representada pela cultura e costumes de várias regiões do país. Desta forma, dá ao espectador uma mostra de folia das próprias danças, as idiossincrasias das danças do interior com sua espontaneidade e sentimento, a elegância da dança de salão e o foowork desafiador das planícies oriental. Tudo isto acompanhada de uma proposta cênica onde dança mesclada de forma sutil folk com elementos técnicos da dança clássica, recria um novo estilo, onde predomina a elegância e versatilidade.  

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é um musical de dança de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. É um dos maiores divulgadores da dança xaxado e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos - exatamente da cidade que nasceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião - que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates. O espetáculo conduz o espectador a um mergulho no mundo místico do sertão. 

Os grupos convidados apresentam uma diversidade de ritmos e danças: maracatu, ciranda, lundu, siriri, carimbó, boi, curussê, coco, dança do congo, baião, xote, xaxado, puxada de rede, caninha verde, cumbia, pasillo, vueltas antioqueñas, merengue campesino, fandango, abozao, jaleo sanjuanero, bambuco, porro chocano e danças espanhola.
_Dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, a partir das 19h, na Praça Verde. Acesso livre. Informações: (85) 3023.3064. Site:  www.festivaldefolcloredoceara.com.br
Assessoria de Imprensa: Aécio Santiago (85) 8723.1539 /9906.2147 aeciofsantiago@gmail.com



 Show Histórias de Luz – Calé Alencar & Pingo de Fortaleza
100 anos sem Dragão do Mar e 130 anos da Abolição no Ceará em Livro e CD
O show Histórias de Luz, com os artistas Calé Alencar & Pingo de Fortaleza acontecerá no dia 20 de novembro de 2014, Dia Nacional da Consciência Negra, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura. Por ocasião do show, será lançado o projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará, composto de livro e CD, abordando através das linguagens da literatura, artes visuais e música a figura do líder abolicionista Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, e o acontecimento da abolição no Ceará, além de temas correlatos a estes segmentos.
Parceiros de muitas andanças, o caminhar compartilhando de Calé Alencar & Pingo de Fortaleza tem início pelo fato de ambos serem nascidos sob o mesmo sol de Fortaleza, e pelo exercício do diálogo mantido em suas respectivas carreiras artísticas, entre casos e ocasos com os quais, ao longo das trajetórias individuais e coletivas, a vida os presenteou com momentos de parceria e partilha. A união dos dois artistas já resultou em outros projetos, a exemplo do CD Dragão Vivo, em parceria com o cantor e compositor Dilson Pinheiro, lançado no ano de 2000.
O projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará, organizado por Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, resultou em livro com textos assinados por Alex Ratts, Descartes Gadelha, Francisco Pinheiro, Gilmar de Carvalho, Guaracy Rodrigues, Hilário Ferreira, Ivaldo Paixão e Zé Melancia, além de um texto assinado pelos próprios organizadores, que dialogam com as ilustrações de Descartes Gadelha e as canções de Calé, Pingo e os parceiros Alan Mendonça, Carlos Pitta, Henrique Beltrão, Descartes Gadelha e Dilson Pinheiro, gravadas no CD que acompanha o livro.
Assim, textos canções e desenhos destas Histórias de Luz do livro e CD dialogam não só em torno do Dragão do Mar e da temática da libertação dos escravizados no Ceará, mas vão mais além e refletem sobre nós mesmos e a presença do negro em nossa terra com suas lutas, sua (in)visibilidade, suas irmandades e comunidades, seus entrelaçamentos e casamentos, suas festas, figuras históricas, movimentos, formas de viver e de se organizar, suas magias, paixões e sobre a produção artística que tudo isso inspira e faz criar, porque estas Histórias de Luz são também as nossas histórias aqui (re)cantadas e (re)desenhadas pelas luzes de todos que se agruparam para sua construção.
O CD Histórias de Luz, produzido por Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, contou com a direção musical de Edmundo Júnior e Luizinho Duarte, a participação dos músicos Adelson Viana, Cristiano Pinho, Felipe Cazaux, Heriberto Porto, Marcus Vinnie e Pantico Rocha, além da participação dos músicos da banda Donaleda, do Quarteto Cearense de Cordas e do Trio de Metais.
No show de lançamento, que ocorre no próximo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Calé Alencar e Pingo de Fortaleza estarão acompanhados dos músicos Luizinho Duarte, Edmundo Júnior, Marcus Vinnie, Descartes Gadelha e Kadu Lopes, entre outros.
O projeto Histórias de Luz – 100 Anos sem Dragão do Mar e 130 da Abolição no Ceará é uma realização da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar em parceria com a Casa da Memória Equatorial, contando com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Coelce, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Ceará (Lei do Mecenato). O show de lançamento é uma iniciativa do Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura e da Ceppir – Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, com entrada franqueada ao público.
_Dia 20, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Contato: Calé Alencar (8890.1317) / Pingo de Fortaleza (9987.2365)




 Espetáculo Made in Ceará [teatro adulto]

Imaginem as diferenças culturais entre brasileiros e americanos. Agora, imaginem estas diferenças do ponto de vista do humor cearense, através do olhar criativo e particular de um cearense naturalizado americano. É neste contexto que se insere o espetáculo "Made in Ceará", monólogo protagonizado por Edmilson Filho, premiado ator de cinema, que iniciou sua carreira como humorista. Tocando em assuntos diversos, o ator leva o público a uma viagem fascinante de lembranças e comparações sobre as realidades dos dois países de uma forma engraçada e original.

Da diferença entre um mero diálogo em uma fila da Disney nos EUA e uma fila em um terminal de ônibus qualquer no Ceará a assuntos mais complexos, como as formas de abordagens das professoras infantis aos pais dos alunos, o espetáculo discorre com muito humor e um olhar único e inédito do contraste cultural que, ao contrário do que muitos imaginam, diferenciam drasticamente Brasil e EUA.

Se os EUA tem no Super-Homem, Homem-Aranha, dentre outros, suas referências de histórias de super-heróis, no Brasil temos o Saci-Pererê. Em compensação, quando o Saci resolve lutar, todo chute é uma "voadora".

Sem perder a autoestima diante das dificuldades sofridas para a adaptação em um país "estranho" e sem falar a língua, o exemplo do Saci reflete o olhar observador e bem humorado de Edmilson, que a partir de tais observações começou a criar um paralelo entre as duas culturas, resgatando memórias de infância e unindo-as às novas experiências que transitam por temas como as relações familiares, inseguranças, sexualidade, festas, consumo de bebidas, linguagens e expressões corporais, dentre vários outros temas divertidos e até mesmo insólitos.

O espetáculo MADE IN CEARÁ não é só humor, mas um brinde a nossa cearensidade. As sutilezas da vida passam ali, mostrando especificidades nossas que só um cearense entende de verdade. A comparação ao povo americano nos faz pensar o quanto somos diferentes, mas o quanto somos de verdade, o quanto somos a nata do lixo, o luxo da aldeia, somos do Ceará, como diz Ednardo em Terral.

Carregamos na bagagem um palavreado só nosso, repleto de afetações, transgressões, mas que representa o que há de mais importante em um povo: a sua cultura. Dizer “o cão comendo mariola”, “menino amofinado”, “Aí dentro” é tão legítimo quanto um “Oh my God” dos americanos, e não nos faz grosseiros ou rudes, pelo contrário, nos faz gente, gente com toda a intensidade da palavra. Edmilson incorpora o cearense feliz e realizado que traz na pele as sentenças de um povo de bem com a vida. Por ser cidadão americano e presenciar as especificidades desse povo, consegue como ninguém retratar o seu dia a dia. Comparar as várias situações do cotidiano desses povos (cearenses e americanos) é no mínimo inusitado, pois quem os conhece sabe que há uma cratera entre os dois. Mas aí é que está o grande charme de MADE IN CEARÁ, mostrar que as diferenças muitas vezes aproximam e que apesar de tão diferentes sempre há uma intersecção. O humor consegue deixá-los em um único patamar: povos diferentes, sem superioridade nem inferioridade.

Edmilson consegue ser engraçado não só pelo texto, mas pela apresentação corporal. Os gestos, a fisionomia, os trejeitos dão equilíbrio ao que um ator precisa em cena. O palco é dele e de mais ninguém.
_Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de novembro, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos e horário a definir.

Contato: Telefone: 85 8920.9123. Email: tkdusa70@hotmail.com




Recital e Feira Cordel com a Corda Toda 
Tão característica da cultura nordestina, a literatura de cordel tem vez e lugar no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Todo mês, tem Recital e Feira Cordel com a Corda Toda, realizado em parceria com a AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará, instituição que congrega boa parte dos poetas populares do nosso estado. A Feira ocorre sempre paralelamente ao recital com os principais expoentes da Literatura de Cordel na atualidade, das 17h às 21h. Os artistas declamarão versos autorais e de vários outros poetas populares.
_Dia 21, às 17h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Contato: Klevisson Viana (3217-2891 | 9675-1099 | 8515-8028 / aestrofe@gmail.com)





 Mostra As Travestidas
O Coletivo Artístico As Travestidas, atuante desde 2008 em Fortaleza e outras cidades do Nordeste, consiste em um grupo de oito artistas de diferentes vertentes, como teatro, dança, música, vídeo e performance, visando a legitimação da cultura Trans, tão presente em nossa sociedade, mas sempre vítima de preconceito. 
A Mostra As Travestidas irá trazer para o público alguns dos espetáculos que fizeram deste coletivo um dos destaques do cenário cultural do Ceará: 
21 de Novembro
"UMA FLOR DE DAMA" (50 min) - Texto e direção: Silvero Pereira
22 e 23 de Novembro
"BR-TRANS" (70 min) - Texto: Silvero Pereira - Direção: Jezebel de Carli

_Dias 21, 22 e 23, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia) + 1kg de alimento não perecível
Contato: Fábio Vieira (8681-9930 / fabinho1979@yahoo.com.br)






 A Arca – Acústico [show musical]
Tributo à banda Legião Urbana

Através da música, num novo show acústico, a banda procura mostrar grandes sucessos da Banda Legião Urbana. A banda natural do Bairro Bom Jardim já toca a bastante tempo, suas canções românticas, protestantes e profundas, levando o público a refletir nos assuntos abordados no evento. Com um repertório compostas pelas mais belas canções de bandas como Legião Urbana, Rosa de Saron, Engenheiros do Hawai, capital inicial e Outras. Na bagagem a banda já traz apresentações no CCBJ, CAIC, Shopping Bom Mix, Hotel Porto da Aldeia, Praça de Santa Cecília, Barraca Atlantes, Clubes dos Correios e Circo Escola do Bom Jardim. No vocal, violões e baixo Alexandre Queiros, Violões e Guitarras Dalton Victor, no teclado e violões Francisco Iran, e convidados.
_Dia 22, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

Contato: Sheila Fernandes 8723-4800 / 9677-5031 / sheilaproducao@gmail.com





 Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto Cearense é um dos grupos solos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresenta, todo mês, repertório que vai do barroco ao contemporâneo.
_Dia 23, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4 e R$ 2 (meia).
Contato: Humberto (8734-5643 / quartetocearense@gmail.com)





 Homenagem ao Dia da Consciência Negra “Contando um ponto”
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, o Museu da Cultura Cearense oferecerá uma reflexão lúdica sobre as heranças culturais do povo africano, através de contações de histórias e reflexão sobre contos africanos, discutindo assim, a identidade afro brasileira.
_ Dia 21, das 9h às 12h, no MCC. Vagas para grupos que agendarem a visita para a atividade. Informações: 3488-8621 ou educativomcc@dragaodomar.org.br




 Oficina “Meu bairro é um museu”
Como é a paisagem do bairro onde você vive? Qual a sua história nele? Qual monumento o caracteriza? Nesta atividade, você será levado a pensar sobre seu bairro, construindo um sentimento de apropriação da paisagem por meio da criação de lindos postais com fotos, figuras e desenhos de ruas, ladeiras, casas, etc...
_Dia 22, das 16h30 às 18h, no miniauditório do MCC. Vagas: 15 pessoas com 10 anos de idade ou mais. Educadores: Iarla Lima e Joice Forte. Informações: 3488-8621 ou educativomcc@dragaodomar.org.br



 Oficina Cores e Giros
Como um exercício para a pintura, focando na obra de Ione Saldanha, artista presente na Mostra Carioca, o Educativo MAC convida os visitantes a participarem de uma vivência que dialoga as cores, a visão e a cidade dentro da trajetória da artista, possibilitando, através desta experiência, novos olhares.
_ Dia 22, às 16h, no piso inferior do MAC. Vagas: 10. Classificação etária: 12 anos. Acesso gratuito. Educadores: Ada Ponte e Renata Damasceno.

CSP

A presença da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) no Ceará deve injetar mais de R$ 350 milhões na economia local, entre compras diretas (produtos e serviços) e massa salarial. Em fase de implantação, com investimento total de US$ 4.8 bilhões, a siderúrgica é um dos empreendimentos mais aguardados da história do estado.
Por se tratar de um empreendimento de grande porte, estruturante e binacional, a presença da CSP na região gera oportunidades de negócios e empregos, mas para serem totalmente aproveitadas, é necessária participação ativa de todos os atores envolvidos. Para otimizar essa participação e apresentar a dimensão do empreendimento, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove em 19 de novembro, às 18h30, na FIEC, o evento CSP – Momento atual, oportunidades e futuro da primeira siderúrgica integrada do Ceará.
O embaixador da Coreia no Brasil, Bon-woo Koo, estará presente e falará sobre o empreendimento e as relações comerciais entre Coreia e Brasil. O presidente da FIEC, Beto Studart, apresentará o contexto econômico do estado e o papel da FIEC como propulsora do desenvolvimento da indústria, e o presidente da CSP, Sérgio Leite, apresentará o status da obra da siderúrgica e falará sobre as oportunidades que o empreendimento oferece.
O objetivo é apresentar aos principais líderes do Ceará no plano econômico, político e social o andamento das obras do empreendimento e as oportunidades presentes e futuras que a siderúrgica oferece nos contextos regional, nacional e internacional.
Neste sentido, para demonstrar como ficará a siderúrgica quando pronta, uma maquete será exibida durante o evento. A maquete é composta pelo detalhamento do Projeto CSP e entorno paisagístico, incluindo vegetação, caracterização das instalações portuárias do Porto do Pecém e das correias transportadoras de minério de ferro e carvão. A maquete também contém demarcação dos limites das áreas operacionais da usina, por meio de iluminação com controles independentes.
Potencial da CSP
A CSP é o maior investimento privado, neste momento, no Ceará e no Brasil (US$ 4.8 bilhões) e a única siderúrgica integrada em construção no ocidente. O empreendimento está 62% concluído, considerando engenharia, construção e montagem de equipamentos. Finalizada, a CSP produzirá 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, contribuindo para o aumento das exportações brasileiras e incremento de 6% no PIB estadual.
Por se tratar de um projeto estruturante, de grande porte, sua implementação traz inúmeras oportunidades para a economia local, geração de empregos e promoção de negócios (produtos e serviços), tanto para sua fase atual de construção quanto para as que virão no futuro, com a siderúrgica em operação.
Serviço: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) – Momento atual, oportunidades e futuro da primeira siderúrgica integrada do Ceará
Data: 19 de novembro, às 18h30
Local: FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980 – Auditório Waldyr Diogo)
Evento para convidados

Paulo Henrique Amorim

Com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim, falando sobre as “Perspectivas do varejo no novo cenário político brasileiro”, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza lança a Campanha Fortaleza Liquida 2015. O evento acontece na próxima terça-feira, às oito horas, durante café da manhã, na sede da Entidade.
A campanha Fortaleza Liquida acontece na primeira quinzena do mês de março/2015, de 7 a 15, logo após o Carnaval.
Em sua 6ª edição, a campanha pretende ultrapassar a marca de R$ 300 milhões em vendas no comércio no próximo ano, superando os R$ 270 milhões neste ano, segundo Freitas Cordeiro, Presidente da CDL Fortaleza. Em 2015, estima-se que mais de quatro mil lojas da Capital e Região Metropolitana devem aderir à ação promocional, que já se consagrou no calendário do Comércio cearense.
A campanha tem como objetivo aquecer as vendas do comércio varejista sempre no mês de março de cada ano, tradicionalmente um período considerado de baixo desempenho nas vendas. Para dar uma melhor aquecida no volume de vendas no comércio, a campanha propõe estratégias que estimulam às lojas a oferecerem descontos que variam numa margem até mais de 70%. 
Nesta edição, a premiação será de cinco automóveis Toyota Etios, cinco caminhões de prêmios e cinco bolsas de estudo na Faculdade CDL. A cada R$ 25,00 em compras, o cliente/consumidor tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios.
SERVIÇO: Lançamento da sexta edição da campanha Fortaleza Liquida 2015, em 18 de novembro, às 8 horas, na sede da CDL de Fortaleza, Rua 25 de março, 882 – Centro.

RU da UVA

O Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, assinou ordem de serviço para a execução imediata da obra do Restaurante Universitário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com prazo de conclusão de 180 dias. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira, 13 de novembro, às 20h, durante a inauguração da Praça da Juventude, no bairro Vila União, em Sobral. Na ocasião, também foi autorizada a construção da sede da Defensoria Pública.
O Governador Cid Ferreira Gomes destacou, em seu pronunciamento, o atendimento a uma demanda antiga da Universidade, em Sobral, com a construção do Restaurante Universitário, ressaltando a sua importância para os estudantes e toda a comunidade acadêmica. O Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho agradeceu ao Governador e falou sobre o momento histórico para a UVA, que festejou 46 anos  de fundação no dia 23 de outubro.
Ficha técnica
O Restaurante Universitário da UVA será construído pela empresa Tecnocon Engenharia, no campus Betânia, com uma área de 920,70 m², com cozinha industrial completa, depósitos, câmara fria, área de inspeção de materiais, depósito de resíduos, dois sanitários com acessibilidade, dois vestiários para funcionários, área de carga e descarga, sala administrativa, sala de nutrição, hall de serviços, controle com catraca eletrônica, guichê de pagamentos, varanda, urbanização do entorno e paisagismo.
O valor da obra é de R$ 1.957.533.62, com recursos do Tesouro do Estado, tendo como órgão executor o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
Solenidade
Participaram da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do Restaurante Universitário, dentre outras autoridades, o Governador Cid Ferreira Gomes; a Vice-Governadora Eleita, Maria Izolda Cela Arruda; o Superintendente do DAE, Quintino Vieira Neto; o Secretário do Esporte do Ceará, Gilvan Paiva; o Prefeito José Clodoveu Arruda; o Vice-Prefeito Carlos Hilton Soares; o Presidente da Câmara Municipal, Itamar Ribeiro da Silva; o Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho; a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque; o Deputado Federal Eleito, Leônidas Cristino e o Diretor da Tecnocon Engenharia, Fernando Antônio Farias Frota.
Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA (ACMI)

Camilo do PT

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, participou na manhã desta sexta-feira (14) de reunião com executiva estadual do Partido dos Trabalhadores. Durante o encontro, foram reafirmados os compromissos de campanha e de que o PT terá participação ativa durante o governo.
"Fui eleito por uma coalizão de partidos, da qual o PT faz parte. Naturalmente o meu partido terá papel importante no meu governo, uma vez que quero trabalhar com diálogo e em parceria com todos os setores da sociedade", afirmou Camilo. "Fazemos parte de um projeto que está mudando a realidade do Ceará e ele deve ser aprofundado", ressaltou.
Segundo o presidente estadual do PT, De Assis Diniz, o partido está unido e vai trabalhar para ajudar Camilo. "O PT conhece o Ceará, sabe de seus desafios e vai contribuir muito para melhorar a vida de todos os cearenses", disse.
Dilma
O papel do PT no apoio ao segundo governo da presidenta Dilma Rousseff foi outro tema debatido durante o encontro da executiva estadual. "O PT deve trabalhar unido, garantir as conquistas e lutar por mudanças para que o Brasil continue avançando. O PT do Ceará, que conta com grandes quadros da política nacional, vai ajudar nossa presidenta", disse Camilo.
Universidades estaduais
O governador eleito ainda se reuniu com os representantes do comando de greve da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA). No encontro, Camilo reforçou o compromisso de realizar concurso para as três universidades estaduais do Estado. A reunião foi realizada no Hotel Amuarama, logo após o encontro da executiva do PT.
Assessoria de Comunicação
Camilo Santana - Governador Eleito

Petrobras

Na próxima segunda-feira (17), haverá uma conferência para analistas e investidores, seguida de coletiva de imprensa na sede da empresa, na qual serão apresentados os resultados operacionais e informações adicionais sobre o adiamento das demonstrações contábeis.
A Petrobras ainda não tem data prevista para a divulgação do resultado do terceiro trimestre com o relatório de revisão dos auditores externos, porém, assim que esta data for definida, a companhia compromete-se a comunicar com antecedência mínima de quinze dias qual será a data de divulgação.
Assessoria da Petrobras.

Agrosabor

Com a participação de 27 jurados, selecionados entre formadores de opinião e figuras públicas, a cachaça artesanal de alambique Cedro do Líbano Extra Premium foi a bicampeã na segunda edição do Desafio Top Mundial da Cachaça, que aconteceu na noite da última quarta-feira (12), no Restaurante Cantinho do Frango, em Fortaleza. Além da vitória para a marca cearense, que concorreu com quatro das melhores cachaças do País, a atração fez parte do 1º Agrosabor, que reuniu apreciadores da boa mesa e do destilado genuinamente brasileiro.
Respeitando os critérios de avaliação do GEDEC (Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças), o resultado final do 2º Desafio Top Mundial da Cachaça ficou da seguinte forma: Cedro do Líbano Extra Premium (São Gonçalo do Amarante – CE) em 1º; Vale Verde 12 anos (Betim – MG) em 2º lugar; Weber Haus Amburana (Ivoti/RS) em 3º; Leblon Signature Merlet (Patos de Minas/MG) em 4º e Anísio Santiago (Salinas – MG) na 5ª colocação.
Após o workshop feito pelo cachacier Maurício Maia, quando os participantes conheceram a estrutura e características químicas e organolépticas (cor, aroma e sabor) do destilado genuinamente brasileiro, passando por um teste-cego, as cinco marcas de cachaça receberam notas dos jurados, que acabaram escolhendo a Cedro do Líbano Extra Premium como a campeã do evento.
Maia conta como planejou o desafio. “Para o 2º Desafio Top Mundial da Cachaça, imaginamos uma nova forma de selecionar as cachaças desafiadas. Durante 45 dias, diversos especialistas e aficionados convidados enviaram o nome das cinco cachaças que, em sua opinião, poderiam ser classificadas entre as melhores do país. Os votos foram tabulados e as quatro cachaças mais citadas carimbaram seu passaporte para Fortaleza. O critério de desempate – tivemos três empates – foi a sua colocação no I Ranking da Cúpula da Cachaça, o maior e mais abrangente ranking de cachaças já realizado no país”. 
O 1º Agrosabor contou também com uma oficina prática comandada pelo chef paulista Felipe Cilli, que elaborou quatro pratos com produtos da Granja Regina, que depois foram degustados pelos participantes do evento. Para Rodrigo Bitar, diretor de marketing do Sistema AgroValor de Comunicação, “o 1º Agrosabor tem o propósito de evidenciar a qualidade de produtos cearenses [cachaça artesanal de alambique e produtos Premium de proteína de frango] que se destacam dentre outras marcas já estabelecidas no mercado”.
Serviço
2º Desafio Top Mundial da Cachaça e o 1º Agrosabor

Vai dar praia

O novo boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) na tarde de hoje (14) indica que 25 trechos estão ideais para banho nas praias de Fortaleza. Os dados se referem ao trabalho semanal da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) em 31 pontos do litoral.
A equipe realiza a coleta nas segundas-feiras no período da manhã. A análise é feita de acordo com os critérios da Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Fatores externos como chuvas de grande intensidade podem interferir na balneabilidade dos pontos analisados pela autarquia. Além do portal da Semace, os pontos próprios e impróprios das praias podem ser acessados nas redes sociais Twitter (@semace) e Facebook (semace.gov), como também no site do Governo do Estado.

Confira o resultado dos pontos monitorados:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus

Posto 11 – Farol


SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes

Posto 14– Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário


SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes

Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Copinha São Paulo

ESTADÃO CONTEÚDO
14 Novembro 2014 | 18h 28

Tabela tem o campeão Santos em Lins, o Corinthians em Barueri, o Palmeiras em Limeira e o São Paulo em São José dos Campos 

A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta sexta-feira, os 26 grupos da edição de número 46 da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Todos os 20 times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro estão representados entre os 104 participantes.
Cada grupo contém um time da cidade e um time tradicional - além dos 20 times da Série A, também Paraná, Fortaleza, Ceará, Vasco, Ponte Preta, Atlético-GO e Guarani foram ''cabeças de chave''. A única exceção é o Grupo U, que será jogado em Ilhabela. Sem uma equipe local, lá estão Criciúma e Guarani.
Atual campeão, o Santos terá sua sede na cidade de Lins, ao lado de Linense, Penapolense e Babaçu-MA. O Corinthians, time que mais vezes foi campeão - oito títulos -, está no grupo de Barueri e jogará contra Grêmio Barueri, Rio Branco-AC e Guaicurus-MS.
O São Paulo vai jogar em São José dos Campos, contra São José, 4 de Julho-PI e São Raimundo-RR. Já o Palmeiras vai reencontrar um velho algoz, a Inter de Limeira. Murici-AL e Desportiva Ferroviária-ES também compõem o Grupo J.
A capital paulista terá dois grupos. Em um deles está o Nacional, dono do Estádio Nicolau Alayon, enquanto no outro joga o Juventus, da Rua Javari. A FPF, porém, não divulgou os estádios que receberão os jogos.
A competição será disputada nos mesmos moldes de 2014. Os primeiros colocados de cada chave avançam à segunda fase, assim como os seis melhores segundos colocados, num total de 32 times.
A final da Copa São Paulo acontece no dia 25 de janeiro, a princípio no Estádio do Pacaembu, na capital paulista. A decisão sempre acontece no dia em que a cidade de São Paulo comemora seu aniversário.
CONFIRA OS GRUPOS:
Grupo A (Tanabi) - Tanabi, Paraná, Itapemirim-ES e Mirassol
Grupo B (São José do Rio Preto) - América-SP, Grêmio, Confiança-SE e Rio Preto
Grupo C (Catanduva) - Catanduvense, Goiânia, Náutico e Ponte Preta
Grupo D (Lins) - Linense, Santos, Penapolense e Babaçu-MA
Grupo E (Presidente Prudente) - Grêmio Prudente, Bahia, Audax e Comercial-MS
Grupo F (Bauru) - Noroeste, Fluminense, Comercial-PI e Luverdense-MT
Grupo G (São Carlos) - São Carlos, Botafogo, XV de Piracicaba e Itabaiana-SE
Grupo H (Leme) - Lemense, Fortaleza, Botafogo-SP e Independente-PA
Grupo I (Araraquara) - Ferroviária, Ceará, Monte Azul-SP e Gama
Grupo J (Limeira) - Inter de Limeira, Palmeiras, Murici-AL e Desportiva Ferroviária-ES
Grupo K (Sumaré) - Sumaré, Sport, Paulista e Cacerense-MT
Grupo L (Itu) - Ituano, Internacional, São Bento e Galícia-BA
Grupo M (Paulínia) - Paulínia, Coritiba, Red Bull e São José-AP
Grupo N (Atibaia) - Atibaia, Vitória, Portuguesa e Porto-PE
Grupo O (Indaiatuba) - Primavera, Cruzeiro, ABC e Araguaína-TO
Grupo P (Taubaté) - Taubaté, Vasco, Araxá-MG e Serrano-BA
Grupo Q (Osasco) - Grêmio Osasco, Flamengo, Sampaio Correa e Vilhena-ES
Grupo R (Taboão da Serra) - Taboão da Serra, América-MG, Santa Cruz e Chapecoense
Grupo S (Águas de Lindoia) - Desportivo Brasil, Atlético-GO, Avaí e Paysandu
Grupo T (São Bernardo) - São Bernardo, Atlético-MG, Sete de Setembro-AL e Unaí-DF
Grupo U (Ilhabela) - Criciúma, Vila Nova-GO, Guarani e São José-RS
Grupo V (São José dos Campos) - São José, São Paulo, 4 de Julho-PI e São Raimundo-RR
Grupo W (Barueri) - Barueri, Corinthians, Rio Branco-AC e Guaicurus-MS
Grupo X (São Paulo) - Nacional, Goiás, Rio Claro e Botafogo-PB
Grupo Y (Guarulhos) - Flamengo-SP, Atlético-PR, São Caetano e Palmeira-RN
Grupo Z (São Paulo) - Juventus, Figueirense, Santo André e Tarumã-AM

Fortaleza Liquida 2015

Com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim, falando sobre as “Perspectivas do varejo no novo cenário político brasileiro”, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza lança a Campanha Fortaleza Liquida 2015. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, às 08 horas, durante café da manhã, na sede da Entidade.

A campanha Fortaleza Liquida acontecerá na primeira quinzena do mês de março/2015, de 7 a 15, logo após o Carnaval.

Em sua 6ª edição, a campanha pretende ultrapassar a marca de R$ 300 milhões em vendas no comércio no próximo ano, superando os R$ 270 milhões neste ano, segundo Freitas Cordeiro, Presidente da CDL Fortaleza. Em 2015, estima-se que mais de quatro mil lojas da Capital e Região Metropolitana devem aderir à ação promocional, que já se consagrou no calendário do Comércio cearense.

A campanha tem como objetivo aquecer as vendas do comércio varejista sempre no mês de março de cada ano, tradicionalmente um período considerado de baixo desempenho nas vendas. Para dar uma melhor aquecida no volume de vendas no comércio, a campanha propõe estratégias que estimulam às lojas a oferecerem descontos que variam numa margem até mais de 70%. 

Nesta edição, a premiação será de cinco automóveis Toyota Etios, cinco caminhões de prêmios e cinco bolsas de estudo na Faculdade CDL. A cada R$ 25,00 em compras, o cliente/consumidor tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios.

SERVIÇO: Lançamento da sexta edição da campanha Fortaleza Liquida 2015, no dia 18 de novembro, às 8 horas, na sede da CDL de Fortaleza, Rua 25 de março, 882 – Centro.


BR esclarece

Sobre as notícias envolvendo a empresa SBM Offshore a Petrobras esclarece que:Constituiu uma Comissão Interna de Apuração (CIA), em 13/02/2014, mesmo dia em que tomou conhecimento das notícias sobre o suposto pagamento de propina pela empresa SBM à empregados da Companhia. O resultado  da Comissão, divulgado em 31/03/2014, concluiu, baseado nos trabalhos realizados e restrito à sua competência regulamentar, não ter encontrado fatos e documentos que evidenciassem pagamentos indevidos a empregados da Petrobras. No dia 02/04/2014, a empresa SBM informou ao mercado que também não havia encontrado qualquer evidência de pagamentos impróprios.
A Petrobras enviou o relatório final da CIA para a Corregedoria Geral da União - CGU, o Tribunal de Contas da União - TCU, o Ministério Público Federal - MPF e vem, enfaticamente, colaborando com as autoridades fornecendo esclarecimentos e documentos. Vale informar ainda que, mesmo após a conclusão dos trabalhos, a Companhia continuou apurando novos fatos, por meio da sua Gerência de Segurança Empresarial, e encaminhando documentação complementar à CGU e MPF.Em abril de 2014 foi iniciado um processo de Auditoria Especial e Sindicância pela CGU, que utilizou como base o relatório elaborado pela Comissão Interna de Apuração e documentos complementares enviados pela Companhia. A Petrobras ainda não recebeu o resultado da Sindicância.
Diante dos fatos novos publicados na imprensa, a Petrobras vem informar que não recebeu nenhuma notificação da justiça holandesa.Por fim, a Petrobras ratifica que, desde o início das apurações, não vem convidando a SBM a participar de processos licitatórios até que sejam concluídos os resultados das investigações em andamento pelos órgãos oficiais.
    Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

    Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

    Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...