quinta-feira, fevereiro 25

Fala Rafael Costa

Depois de ter sua documentação regularizada, Rafael Costa, enfim, fez a sua reestreia com a camisa do Ceará. Artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro da Série B, com nove gols, o atacante iniciou 2016 como terminou o não passado, ou seja, balançando as redes.
No empate de 1×1 com o Sampaio Corrêa, na noite de ontem, em partida válida pela Copa do Nordeste, Rafael Costa entrou na segunda etapa e marcou o gol de empate do Vozão. “A felicidade é muito grande. Estava ansioso por voltar a vestir essa camisa depois de todo o esforço que fizemos para a minha permanência. Agora é continuar trabalhando para pegar mais ritmo de jogo e continuar marcando gols e ajudando o Ceará”, destacou.
Aos 28 anos, o atacante planeja ganhar títulos com a camisa alvinegra. “O Ceará merece estar sempre brigando por títulos. O meu objetivo é ser campeão e, principalmente, conseguir o acesso à Série A. Quero ficar marcado na história do clube juntamente com os meus companheiros. Me sinto muito a vontade atuando pelo Ceará”, finalizou.
O próximo desafio do Vozão será no sábado (27), às 16 horas, diante do Guarany de Sobral, pela última rodada da 1ª fase do Estadual.


Foto Anexada: Divulgação/Ceará

Destaques

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Marcos Holanda, o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, e o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, vão receber na próxima segunda-feira (29), o prêmio de melhores executivos estaduais de 2015, uma das categorias do Prêmio Destaques Políticos e Administrativos do Estado.
Esta é a décima terceira edição da premiação.

II Prêmio RioMar Mulher

  • Em março, para homenagear mulheres que se destacam em suas áreas de atuação no Ceará, ocorre a II edição do Prêmio RioMar Mulher.
  • As premiadas nessa edição são:
  • Nicolle Barbosa (Política e Gestão Pública) - Atual secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa tem uma trajetória marcada pelo seu perfil de liderança e determinação. Líder empresarial, foi diretora e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Ceará e do Centro Industrial do Ceará e presidente da Comissão Eleitoral da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Ceará, vice-presidente do Sindgráfica e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Esteve à frente do Integra Brasil, movimento que destacou o papel do Nordeste na construção do desenvolvimento sustentável do País. Foi presidente do PSB em Fortaleza e, durante a última campanha para o Governo Estadual, liderou a “Caravana do Desenvolvimento”, iniciativa que traçou as linhas mestras do Plano de Desenvolvimento do Ceará. À frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem como meta mudar o perfil econômico do Estado.
  • Tane Albuquerque (Economia e Negócios) - A empresária Tane Albuquerque atua com grandes desejos de consumo das mulheres: calçados, acessórios e perfumaria. Começou cedo a trabalhar, aos 16 anos, junto ao pai, Alaor Albuquerque. Formada em administração de empresas, fundou em 1986 o Grupo Meia Sola, que, atualmente, emprega 400 pessoas e soma 22 lojas no Ceará. Por trás do talento e da determinação de Tane Albuquerque, há lojas comoMeia Sola, Arezzo, Schutz, L’Occitane, Anacapri e Pop Club. O desejo inicial de proporcionar um atendimento de excelência para os clientes terminou desenvolvendo um grupo tão forte que se tornou referência no mercado varejista do Estado, sendo considerado em 2015 um dos melhores do varejo para se trabalhar no Brasil. O sucesso rendeu-lhe o título de primeira mulher lojista do ano do Brasil a ser reconhecida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Mãe de três filhos, Tane é acompanhada pela família nos negócios e se define como uma pessoa realizada e que ama o que faz.
  • Amália Simonetti (Educação) - Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Ceará, Amália Simonetti é referência em educação no Ceará. Sua atuação no mundo do ensino e do aprendizado dos professores e das crianças foi tão intensa que rendeu frutos para o País. Ela é uma das idealizadoras do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará, que inspirou ações de âmbito nacional, gerando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ampliando o sonho real de alfabetizar e letrar todas as crianças do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É autora da Proposta Didática para Alfabetizar Letrando - PAIC e de outros livros, entre eles O Desafio de Alfabetizar e Letrar. Hoje, é consultora do PAIC/PNAIC e do Programa Pacto Pela Educação do Governo do Estado da Bahia. Foi coordenadora da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UFC) e fundadora da Escola Espaço Vida. Amália ama a vida e faz da educação seu maior entusiasmo para continuar fazendo diferença no mundo. 
  • Olga Espíndola (Trabalho Social) - Unir forças, cuidar, amar e amenizar o sofrimento do próximo. Essas são as missões de Olga Espíndola. À frente da Associação Peter Pan, cujo valoroso trabalho consiste em cuidar voluntariamente de crianças e jovens com câncer das regiões Norte e Nordeste do País, ela é exemplo de liderança em prol do bem-estar e da cura de crianças acometidas por uma das doenças mais dolorosas da atualidade. Mãe de três filhos, Olga é Oficiala de Justiça do Tribunal do Trabalho. Chegou aos 60 anos somando voluntários em prol de uma boa causa e dividindo a atenção entre os familiares e pessoas sem qualquer vínculo de sangue, mas ligadas por uma ocorrência do destino. Olga perdeu o pai para o câncer e, desde então, despertou para a necessidade de ajudar crianças e seus parentes a vencer essa barreira imposta pela vida. Em 1996, a Associação Peter Pan começou a ganhar forma e hoje seus 73 leitos ajudaram, só no ano de 2015, mais de 2 mil crianças e adolescentes na busca pela cura da doença. 
  • Mariana Lobo (Justiça e Cidadania) - Mariana Lobo chegou ao comando da Defensoria Pública do Ceará tendo como um dos pontos fortes o dom de saber ouvir as pessoas. Aprendeu com o avô paterno, Mardônio Botelho, que por trás de todos existe uma história de vida que merece ser valorizada. Com esse sentimento, a bacharel em Direito com especialização em Processo Penal, hoje com 37 anos e mãe de um filho, acumula na sua trajetória profissional cargos como o de secretária estadual de Justiça e Cidadania, entre 2011 e 2014, período em que ganhou notoriedade por trabalhar com inclusão social e humanização do Sistema Penitenciário do Estado. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos, de 2008 a 2010, e, hoje, é titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Ceará e vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. À frente da Defensoria, tem como missões tornar a instituição ainda mais forte, autônoma e consciente de seu papel social e lutar para que ela seja acessível a todos os municípios brasileiros. 
  • Rosiane Limaverde (Arte e Cultura) - Doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, Rosiane Limaverde escolheu atuar na região do Cariri cearense, vale da Chapada do Araripe. É co-fundadora da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem do Kariri, instituição que há 23 anos proporciona a crianças e jovens sertanejos da região a oportunidade de formação nas áreas de memória, arte, turismo e comunicação, tendo a preservação das raízes culturais como matriz principal. A Fundação abrange cerca de 25 municípios cearenses e anualmente atende cerca de 60 mil pessoas de várias partes do País e do exterior. Com formação também em música e educação, Rosiane pesquisa, desde 1983, sobre as lendas e os mitos do povo Kariri, o que resultou no mapeamento, registro e preservação de mais de uma centena de sítios arqueológicos e mitológicos na Chapada do Araripe. Por seus serviços prestados ao patrimônio e à cultura, recebeu, em 2004, a medalha da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e, em 2006, o selo de responsabilidade social do Governo do Ceará. 
  • Samantha Marques (Comunicação) - Ela nasceu como Maria do Socorro Marques Vieira e ficou conhecida como Samantha Marques. O novo batismo veio com a consolidação da profissão de radialista pela qual teve que lutar para seguir, devido ao tradicionalismo da família e ao preconceito da época. Hoje, seu nome e sua voz são referências para a população do Ceará. É a âncora do programa Disque e Toque, na FM 93, cuja voz marcante, inteligência e forma de interagir com o público fazem o horário ser líder em audiência no Brasil há três décadas, com mais de 200 mil ouvintes por dia. A história de Samantha praticamente se confunde com a evolução do rádio. Conhecida por seu jeito carismático, característica que a acompanha desde o início, na Rádio Assunção, leva como missão fazer um trabalho social através da voz. Ao entrar na casa das pessoas, por meio dos quadros de seu programa, procura transmitir mensagens de otimismo para que cada um não desista do seu sonho, assim como ela nunca desistiu do dela. 
  • Almerinda Maria (Moda) - A afinidade de Almerinda Maria com a costura surgiu ainda na infância quando ganhou de presente uma máquina de costura de brinquedo. Filha de costureira, ela aliou a sensibilidade nordestina à produção artesanal da renda para transformar seu estilo em peças desejadas pelo mundo da moda. Pode-se dizer que grande parte da inserção da renascença e do richelieu na alta costura tem Almerinda como protagonista. Antes da renascença, aplicada em peças de um acabamento impecável, Almerinda transitou por renda de bilro ainda em 1988, quando sua empresa, batizada inicialmente de Dseu do Céu, deu os primeiros passos no mercado cearense. Assim, ganhou notoriedade, atraindo o interesse de marcas nacionais e internacionais. Em 2012, alarga sua influência, entrando em seletas e luxuosas lojas do varejo do Sul e Sudeste para, em 2016, inaugurar sua própria marca na capital paulista: Alma Concept. Hoje, seu maior desejo é transmitir a tradição familiar da utilização dessa importante arte sobre tecidos. 
  • Lúcia Alcântara (Saúde) - Lúcia Alcântara, médica, formada pela Universidade Federal do Ceará em 1971, fez Residência Médica no INCA, no Rio de Janeiro. Em 1975, retornou com os títulos de especialista em Cancerologia e Radioterapia, tornando-se a 1ª mulher radioterapeuta do Ceará. Nesse período, iniciou uma marcante e importante carreira no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), onde exerce a atividade há mais de 40 anos com profissionalismo e muita dedicação. Chefiou o Serviço de Radioterapia do ICC ao longo de dez anos. Em reconhecimento a essa dedicação plena, o Centro de Radioterapia do ICC foi batizado em 2012 com o seu nome. Entre as marcas do seu trabalho, está a atenção ao próximo com atendimento humanizado. Lúcia Alcântara presidiu também a Fundação Waldemar Alcântara, de 2012 a 2014. Atualmente, é membro titular da Academia Cearense de Medicina (cad.34) e coordena uma ação voluntária, presidindo a Rede Feminina do ICC, que mantém a Casa Vida, local de apoio com acomodação assistida gratuita para o paciente oncológico e seu acompanhante. 
  • Maria José Lopes (Arquitetura e Design) - Pode-se dizer que o dia a dia de Maria José Lopes é ler almas, captar e entender os desejos das pessoas. Arquiteta e urbanista atuando na área há 30 anos, Maria José se define na profissão como uma pessoa prática e que tenta fazer gente feliz. Em projetos residenciais, comerciais ou corporativos, seu trabalho consiste em concretizar o que está no imaginário e no sonho de cada um, fazendo dos espaços projetados únicos e personalizados. A escolha pela profissão nas artes foi despertada ainda quando criança por influência do quadrinista Jayme Cortez, na época seu vizinho. Mais tarde, aos 12 anos, em um livro sobre profissões, se apaixonou totalmente pela arquitetura. Hoje, trabalha buscando a beleza e o design aliados à praticidade, conforto e bem-estar. Na vida pessoal, procura priorizar a família. Mãe de dois filhos, Maria José nasceu em São Paulo, mas há três décadas adotou o Ceará como sua morada, Estado onde fez amigos e se destacou na profissão, tendo como foco o design de interiores. 
  • O evento para convidados ocorre na próxima quarta-feira (dois de março), no Teatro RioMar Fortaleza, às sete da noite, onde cada homenageada receberá um troféu alusivo das mãos do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, e sua esposa Auxiliadora Paes Mendonça.
  • Além da premiação, a noite de homenagens contará com um coquetel e com a abertura da Exposição Fotográfica das Homenageadas na II Edição. 
  • Exposição Fotográfica Prêmio RioMar Mulher - A exposição exibirá fotos de cada mulher com o perfil biográfico de cada um e poderá ser visitada pelo público no Piso L1, próximo ao Boticário, de três a 17 de março. 
  • Sobre o Grupo JCPM - O Grupo JCPM, acionista de outros 12 shoppings com atuação majoritariamente no Nordeste, dos quais 11 estão operando e um está em construção – RioMar Presidente Kennedy - já realiza em um dos empreendimentos localizado no Recife um reconhecimento às mulheres de destaque em diversos setores desde 2001, e agora, promove a 2ª edição do Prêmio em Fortaleza.

Piúba é o novo secretário de Cultura


  • O Governo do Estado do Ceará confirma Fabiano dos Santos Piúba como novo secretário titular da Secretaria da Cultura (Secult).
  • Fabiano dos Santos estava como secretário adjunto da pasta.
  • Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP.
  • Graduado em História pela UFC.
  • Foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e em 2014.
  • No Ministério da Cultura também assumiu a função de secretário substituto de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura em 2008.
  • No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas.
  • Foi coordenador de Políticas de Livros e Acervos da SECULT-CE entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

ALCANCE

O projeto Alcance, coordenado pela Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), está com inscrições abertas para duas mil vagas destinadas a alunos da rede pública que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.

As inscrições poderão ser feitas no portal da Assembleia Legislativa (http://www.al.ce.gov.br/) e devem ser revalidadas, presencialmente, no dia 5 de março, na sede da Unipace. As aulas começam em 12 de março.
Os alunos receberão apostilas atualizadas e fardamento para frequentar as aulas realizadas sempre aos sábados, das 8 horas às 12h30, com professores renomados dos melhores cursos pré-vestibulares de Fortaleza. Os estudantes poderão ainda rever o conteúdo das aulas pelo portal da Assembleia Legislativa e conferir a reprise pela TV Assembleia (Canal 30) aos domingos.
O projeto Alcance tem como objetivo propiciar aos alunos da rede pública de ensino aulas preparatórias para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma gratuita, com material e profissionais de cursos pré-vestibulares.
De acordo com a diretora de Gestão e Ensino da Unipace, Lindomar Soares, a cada ano os alunos apresentam melhores resultados. Em 2015, por exemplo, 144 alunos foram aprovados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em diversos cursos, inclusive os mais concorridos.
“Reconhecemos nessa primeira fase uma melhoria no nível dos nossos alunos. Eles venceram a primeira etapa em Medicina, Engenharia, Direito, Enfermagem, Arquitetura, Economia, Ciências Contábeis, Administração, Psicologia e Odontologia, nas grandes universidades públicas”, relatou a diretora.
Lindomar Soares destacou o laboratório de redação como uma forte ferramenta para a melhora nos resultados desses alunos. De acordo com ela, são dois professores disponíveis, abordando os possíveis temas da prova e avaliando semanalmente os textos produzidos.
As inscrições para a edição deste ano podem ser feitas preenchendo o formulário disponível na página da Unipace. As matrículas devem ser revalidadas, presencialmente, em cinco de março, na sede da Universidade. Desde o ano passado, as aulas são transmitidas ao vivo pela Internet, podendo ser assistidas por qualquer pessoa com acesso à rede. As apostilas do curso também estão disponíveis no site.
Qualquer instituição com interesse em organizar um espaço educacional para veicular as aulas do projeto ALCANCE por videoconferência pode entrar em contato com a Unipace por meio dos telefones: (85) 3277-2590, (85) 3277-2697, (85) 3257-8963 ou (85) 3257-4523.
SERVIÇO
A Unipace funciona no Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa – Rua Barbosa de Freitas, 2674.

Colégio de Líderes


O Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Ver. Salmito Filho (PDT), informou que na próxima terça-feira, 1º de março, a partir das 14hs, haverá uma reunião com o Colégio de Líderes da Casa, acatando uma solicitação dos vereadores.
Mais informações: http://bit.ly/1R4gSNt

Boticário no North Jóquei

A loja O Boticário, do North Shopping Jóquei, promove o mais recente lançamento da marca, a linha de maquiagem Intense Cats. A ação será realizada nesta sexta-feira (26), a partir das 12 horas, e contará com a presença da talentosa maquiadora Adri Gentil. A maquiadora apresentará as novidades da linha Intense Cats e dará dicas de maquiagem para clientes, convidados e blogueiras.

Sobre Adri Gentil
Adriana Gentil (Adri Gentil) é maquiadora de O Boticário há quase sete anos. É natural de Natal (RN) e adora o mundo dos pinceis desde sempre. Já participou de ativações da marca nos principais eventos de moda do País, como São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, além importantes lançamentos da marca.  

Sobre a Intense Cats
A coleção Intense Cats, de O Boticário, conta com 12 itens entre maquiagem e perfumaria e acessório. São itens práticos e versáteis, como duo delineador, duo lápis, palette de sombras, trio de blush e demaquilante de banho Tudo, inspirado na esperteza, ousadia e personalidade dos gatos, que instiga e fascina as pessoas. Todos os produtos já estão disponíveis nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras O Boticário. Para saber mais, acesse www.oboticario.com.br/intensecats.

Serviço lançamento linha Intense Cats
Horário: 12h
Dia: 26/02 (sexta-feira)
Local: O Boticário do North Shopping Jóquei/Piso L1
Participação: Adri Gentil

Fala Evaldo


Em pronunciamento realizado no pequeno expediente desta quinta-feira (25), o Ver. Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou a audiência pública realizada na tarde de ontem, que apresentou o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2015.
Leia a matéria: http://bit.ly/20WTVkC

Pedro Matos fala sobre seu mandato


O vereador Pedro Matos (PSDB), que tomou posse ontem na Câmara Municipal. falou hoje (25), sobre as expectativas para o início de seu mandato

Cine Bem

“O Invisível” é o filme de fevereiro, do Projeto Social Cine Bem, que acontece no próximo domingo (28), no Shopping Benfica.

A história é sobre Nick, um rapaz inteligente, que em uma abriga, irrita a problemática jovem Annie. Ela faz um plano e o ataca. Todos pensam que ele está morto. Mas não está. Sua alma vaga em busca de salvação. E a única pessoa que pode ajuda-lo é exatamente Annie. Ela percebe que ele é seu amor da infância e faz de tudo para salvá-lo.
Lançado em 2006 e dirigido por David Goyer, é um filme de suspense sobrenatural. A censura é de 14 anos.
Para participar da sessão, é preciso doar dois  quilos de alimentos ou uma lata de leite em pó. A cada sessão, os alimentos são entregues à instituição filantrópica da cidade. Este mês, a beneficiada será a Casa Sol Nascente, que abriga crianças e adultos com o vírus da Aids.
A sessão será às 10 horas, nos Cinemas Benfica.
Mais informações: 3243-1000.
Serviço
Projeto Cine Bem apresenta filme “O Invisível”
Domingo (28/02), às 10h
Cinemas Benfica, sala 03
Entrada: Dois kg de alimentos não perecíveis ou 01 lata de leite em pó.
Todos os alimentos serão entregues à Casa Sol Nascente.
Censura: 14 anos.
Mais informações: 3243-1000.


Cagece alerta

As fortes chuvas que caíram nos últimos meses em Fortaleza, aliadas ao mau uso da rede de esgotamento sanitário, impõem à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o desafio de garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto. Quando lançados indevidamente nas redes coletoras, as águas pluviais e os resíduos sólidos sobrecarregam o sistema e geram obstruções e extravasamentos em vias públicas. Somente em 2015, a Companhia realizou cerca de 90 mil desobstruções de esgoto, uma média de 250 desobstruções por dia. 
Desse total, cerca de 81 mil desobstruções foram executadas somente na capital e outras nove mil nos municípios do interior, operados pela Companhia. 
A Cagece tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, porém, a colaboração da população é importante para garantir o bom funcionamento da rede. Para evitar ocorrências, é necessário que a população esteja atenta, evitando despejar resíduos sólidos ou escoar a água da chuva na rede de esgotamento.
Realizar a interligação do imóvel à rede também é outra forma de evitar problemas, uma vez que é importante dar um destino adequado ao esgoto produzido pelos imóveis. 
SAIBA MAIS 
É comum as pessoas confundirem rede de esgotamento sanitário com a rede de drenagem, fazendo, assim, uso inadequado desses sistemas. Enquanto a rede coletora de esgoto, de responsabilidade da Cagece, recolhe o esgotamento sanitário das residências e o direciona até uma rede de tratamento, a rede de drenagem, de responsabilidade das prefeituras municipais, promovem o escoamento de águas provenientes de chuva.

Fala Didi


Durante a sessão ordinária desta última quarta-feira, 24, o Ver. Didi Mangueira (PDT), parabenizou o prefeito Roberto Cláudio (PDT) pela forma transparente que vem conduzido as investigações do acidente ocorrido nas obras da ponte da avenida Raul Barbosa.
Leia a matéria: http://bit.ly/20WJTzR

Microcefalia

O surto de microcefalia em recém-nascidos no Brasil, principalmente na região Nordeste, já se tornou um alerta em todo o país. Somente no fim do ano passado, o Ministério da Saúde registrou um aumentou de 22% no número de casos confirmados no Brasil. Ao todo, o órgão contabilizou quase 4 mil casos suspeitos e mais de 400 confirmados. Entretanto, a situação tem gerado muitos questionamentos para quem teme a ‘nova doença’.
Com suspeitas de que a má-formação gestacional poderia estar relacionada à junção do zika com outros vírus, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, a microcefalia causa dúvidas principalmente nas formas de tratamento da síndrome. Embora não existam medicamentos capazes de evitar a contaminação do feto depois que a mãe tiver o vírus da zika, dependendo do quadro clínico, cada criança deve ser acompanhada por diferentes profissionais da área da saúde. Entre eles, estão os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais.
De acordo com a fisioterapeuta, Dra. Nacha Henrique Cunha, o profissional, especialista em neurofuncional, com ênfase em pediatria atua de forma humanista, crítica e reflexiva, em todos os níveis de atenção à saúde da criança e de sua família, respeitando princípios éticos e culturais. “O tratamento tem o objetivo de preservar funções motoras e cognitivas, bem como estimular para o desempenho do controle motor e postural.”, explica Nacha.
O tratamento com o fisioterapeuta, quanto mais precoce for iniciado melhor será o prognóstico da criança. O ideal é que a intervenção tenha início logo após o nascimento, pois o encaminhamento tardio pode limitar o potencial de desenvolvimento global. Nacha afirma que o tempo de melhora varia de acordo com cada caso clínico, uma vez que o acometimento é diversificado, podendo vir a comprometer funções e estruturas neurais, musculoesqueléticas e sensoriais.



Outro profissional indispensável para o desenvolvimento das crianças com microcefalia é o terapeuta ocupacional. A atuação desse profissional se concentra em estimular, promover e desenvolver capacidades e habilidades psicomotoras, cognitivas e sensoriais necessárias para o processo de habilitação e treino das áreas de ocupação: atividades da vida diária, atividades instrumentais da vida diária, brincar e inclusão social e também orientar e treinar os familiares e cuidadores em como executar as atividades do bebê construídas em parceria durante o acompanhamento de Terapia Ocupacional.



A terapeuta ocupacional, Eda Araújo, enfatiza que quanto mais cedo a criança começar a intervenção, mais rápido as repostas vão surgindo. “Se a gente considerar a capacidade do sistema nervoso e a plasticidade cerebral desse recém-nascido, o ideal seria que as crianças começassem essa intervenção desde o momento do nascimento. Porque envolve todos os recursos de adaptação dessa criança em relação as atividades diárias, como as formas de como mudar a roupa, higienização, como pegar no colo, como conversa, como você possibilita e sustenta o olhar. Isso são questões que oferecem à criança uma base para o desenvolvimento infantil.”, completa.



No Ceará, O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) é uma a instituição filantrópica de referência na prestação do atendimento de profissionais como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de forma gratuita. Além disso, diversas Instituições de Ensino Superior no estado realizam atendimento gratuito à comunidade.



A síndrome



A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.



Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.





Assessoria de Imprensa Crefito-6

Isabella Purcaru

(85)9 8802.7308

Iraguassu fala sobre Zika


O vereador Iraguassú Teixeira (PDT), falou hoje (25), na Câmara Municipal, sobre o surto de dengue, zika vírus e chikungunya que o país está passando.

Fortaleza Liquida no RioMar


Começa HOJE no RioMar Fortaleza a campanha Fortaleza Liquida, que conta com descontos de até 70% em diversos segmentos.
Neste ano, a premiação será dois carros Toyotas Corolla e 10 prêmios de um ano de supermercados grátis. Para cada R$30,00 em compras no RioMar, você garante 1 cupom e já está concorrendo! Para participar, os consumidores deverão realizar compras no valor de R$ 30,00 (trinta reais), que dará direito a 01 cupom. O sorteio será no dia 11/03. Aproveite! Emoticon grin

Agenda de Camilo

Agenda do governador Camilo Santana para esta quinta-feira, 25 de fevereiro:
9 horas: Solenidade para nomeação de 76 juízes para comarcas do Interior. Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará .
11 horas: Reunião com a empresa Angola Cables, no Palácio da Abolição.
14 horas: Reuniões internas, no Palácio da Abolição.

Pré-Sal

Casa do Fortalezense


O vereador Robert Burns (PTC), falou hoje (25), na Câmara Municipal, sobre seu projeto de indicação que dispõe sobre a implantação do programa do Casa do Fortalezense.

Hoje na CMFor


Powered by Issuu
Publish for Free

Fala Águeda Muniz


A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, falou para Agência Fortaleza de Notícias (AFN) sobre as novidades ambientais da cidade. Ela encerra hoje, no Centro de Eventos do Ceará, a II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...