quinta-feira, julho 25

1.020 vagas em cursos profissionalizantes


A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta quinta-feira (25/7/2024), as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro que serão realizados no mês de agosto. Em parceria com o Senac e com o Senai, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 1.020 vagas para cursos com carga horária entre 20 e 160 horas/aula.
A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições poderão ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade. As vagas são limitadas.
O Fortaleza + Futuro oferta cursos em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão e tecnologia da informação. As capacitações serão realizadas em turmas com modalidades presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido com critérios de hipossuficiência.
As aulas são ministradas nas unidades do Senac e do Senai, além de equipamentos da SDE, e ao final do curso os alunos recebem certificado gratuito. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 0800 222 3656, pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9.8403.9559 (não recebe ligações)

Ateliê em Antônio Bezerra


O Terminal do Antônio Bezerra ganhou um novo Ateliê Colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. Este é o 15º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno. A iniciativa trata-se de um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com a implantação do novo Ateliê, a Prefeitura bateu a meta de 15 unidades. O novo ateliê, localizado no território da Regional 3, foi escolhido com o objetivo de amparar costureiras que atuavam na fábrica Guararapes, que teve suas atividades encerradas no ano passado. Foi o que explicou Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico.
“Esse novo ateliê é bem localizado, de fácil acesso, próximo a Guararapes para atender os ex-funcionários que ficaram vulneráveis com o fechamento da fábrica. Nós vamos poder ajudá-los, temos aqui quase 20 máquinas que vão auxiliar na geração de renda e abertura de uma nova porta para um futuro melhor para essas pessoas”, afirmou.
O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Em Fortaleza, os equipamentos estão localizados no Bom Jardim, Vila União, Jangurussu, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Canindezinho, Mondubim, Pici e Palmeiras. O Projeto conta, também, com uma unidade móvel que está atendendo próximo à antiga fábrica Guararapes. Parte da matéria-prima utilizada no ateliê, como retalhos, vem de doações de empresas.
“Nós estamos aqui com 17 máquinas totalmente eletrônicas, as mais modernas do mercado. As mulheres que estão aqui hoje vêm da nossa unidade móvel que está no Antônio Bezerra, cumprindo a promessa de que a unidade só sairia de lá se esse ateliê fosse inaugurado”, explicou Jana Moura, monitora do projeto.
Uma das beneficiadas com o novo espaço é Maruzia Maia, moradora do bairro. Ela expressou seu entusiasmo pela inauguração do novo espaço, e destacou que o novo ambiente é "maravilhoso e benéfico para todos, servindo não apenas para quem já trabalha com costura, mas também para aqueles que desejam aprender ou que não possuem suas próprias máquinas de costura".
Maruzia, que trabalha em uma editora durante o dia, dedica-se à costura em seus horários de folga há cerca de um mês. Ela vê o espaço como uma "oportunidade valiosa para aprimorar minhas habilidades e colaborar com a comunidade".
Além dela, Evanilda Pinto, dona de casa, compartilhou sua experiência com o novo espaço de costura. "Minha experiência é aprender mais ainda. Costurar, ter meu próprio negócio. Meu sonho é ser uma costureira mesmo, de verdade. Porque eu trabalhei como auxiliar de costura durante nove anos e nunca me deram oportunidade", contou.
Com a instalação do novo ateliê fixo, a unidade móvel, de acordo com Rodrigo Nogueira, se dirige nos próximos dias ao bairro Moura Brasil, ampliando o acesso ao coworking para mais pessoas.
Ações de fomento ao empreendedorismo-O Costurando o Futuro faz parte de diversas outras ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do Ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.

--

AGFN no 25º DFB


O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — começou em grande estilo nesta quarta-feira (24), marcando a abertura de sua edição comemorativa de XXV anos no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com uma estrutura completa e programação diversificada, o primeiro dia do evento celebrou a moda autoral, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.


Ao lado de parceiros e apoiadores, Cláudio Silveira e Helena Silveira, mentes criativas do DFB Festival, realizaram a tradicional fala de abertura oficial do evento. Na ocasião, estiveram presentes a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o diretor presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto; o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; o secretário executivo de Cultura do Ceará, Rafael Felisbino; e Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Brasil.
Cláudio protagonizou um forte discurso relembrando as outras edições e exaltando a riqueza do ‘feito à mão’. “Reunir grandes nomes em torno de um evento autoral, sem medo de exercer a criatividade, sem o menor pudor, foi assim que nasceu o Dragão Fashion”, destaca.


DFB Summit-O início da programação foi marcado pelo DFB Summit, com a palestra do Senai Cetiqt sobre as “Macrotendências Inova Moda Digital — Outono/Inverno 25: Impermanência”, ministrada por Angélica Coelho e Rafael Lemos. A discussão explorou as tendências emergentes no mundo da moda, oferecendo uma visão profunda sobre o futuro do setor.
O DFB Summit também contou com a palestra “Beleza diversa com Vult”, do Grupo Boticário, focada em diversidade e inclusão, ministrada por Aline Melo e Virgínia Lima. Em seguida, Helen Gomes, representando a V.Laundry, apresentou a palestra “Da fibra ao estilo — Como a indústria da moda pode ser sustentável”, explorando a sustentabilidade na moda desde a produção das fibras até o produto final.


Primeiro dia de desfiles-A programação dos desfiles começou com o renomado Concurso dos Novos, apresentando criações de estudantes do Senai Moda RN, UDESC Universidade Estadual de Santa Catarina e UFC. O desfile 100% CE, assinado pelo idealizador do evento, Cláudio Silveira, seguiu destacando talentos locais feitos à mão, com peças marcantes. Em seguida, Almir França apresentou sua coleção. Após ele, Almerinda Maria apresentou toda a sua originalidade. Marina Bitu encerrou a noite de desfiles.
Cada apresentação trouxe criatividade e inovação, celebrando a diversidade e a originalidade da moda autoral.


Programação shows-O encerramento do primeiro dia ficou por conta de Silvero Pereira, que subiu ao palco visando proporcionar um show vibrante.
Confira a programação do DFB Summit desta quinta-feira (25/7):
Painel Moda Autoral — Senai Cetiqt
Projeto Renda Veste
Palestrantes: Angélica Coelho, Rafael Lemos e Raquel Canaan
Horário: 15h15
Intervalo sustentável com vida BR
Tema: Insight pratico de como você pode começar a ser autoral e sustentável
Palestrante: Rafael Studart
Horário: 16h50
Mesa redonda
Tema: A realidade do processo de sustentabilidade do Instituto C&A com designers autorais locais
Participantes: Gustavo Venâncio (Instituto C&A), Gabriel Baquit (Baba Lab), Sherida e Bruno Olly
Horário: 16h10
Palestra Start by WGSN
Tema: Trends e sustentabilidade: as tendências 2025 e como adequá-las ao mercado sustentável e autoral
Palestrante: Luiza Nolasco
Horário: 17h45
Uniateneu — Workshop outro olhar:
Tema: Ergonomia e Design no artesanato vestível
Palestrante: Vaneska da Silva Rebouças
Local: Casa Criar CE
Horário: 16h
Confira a programação de desfiles desta quinta-feira (25/7):
17h — Concurso dos Novos: UFCA / UFMG / Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Campus Caicó
18h — Vitor Cunha
19h — Fruto do Conde
20h — Lindebergue
21h — David Lee
Confira a programação de shows desta quinta-feira (25/7):
22h — Mulher Barbada
***Espaço sujeito à lotação
DFB 2024-Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento acontece pelo segundo ano consecutivo no Centro de Eventos do Ceará. O DFB celebra um ano marcante com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.
O festival se destaca por sua programação gratuita, democrática e plural, que inclui desfiles autorais, shows, o tradicional Concurso dos Novos, um espaço dedicado a negócios sustentáveis e um panorama completo do design cearense.
O DFB XXV coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. Essa energia inspiradora se traduz na programação do evento, que visa impulsionar a moda brasileira para um futuro promissor.
O DFB Festival 2024 é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...