- Hospital OTOclínica Matriz.
- Hospital OTOClínica Sul.
- OTOVacinas.
- OTOImagem.
- OTOLab Medicina Diagnóstica.
terça-feira, janeiro 19
Grupo OTO lança Plataforma de EaD
Maranguape Laticínios começa a comemorar 52 anos de fundação
Com as premissas de oferecer produtos de qualidade e proporcionar um protagonismo econômico maior aos produtores rurais, foi criada a Cooperativa Agrícola Mista de Maranguape.
A Leite Maranguape, hoje Maranguape Laticínios, fundada em 28 de junho de 1959, começa a comemorar 52 anos. A Maranguape Laticínios surgiu da união de 120 participantes da sociedade de Maranguape, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Suas primeiras atividades fabris consistiram no beneficiamento de algodão, além de uma cooperativa avícola e de crédito. Mas foi em 1964 que se iniciou a pasteurização de leite, sendo a pioneira no Ceará. A empresa também começou no mesmo ano a fabricação de manteiga. “Somos uma empresa que nasceu do sonho de muitas pessoas, focando no compromisso de trazer o melhor para colaboradores e clientes. A Maranguape Laticínios traz para o mercado produtos diversificados, apresentando qualidade e sabor singular”, ressalta Wilson Rodrigues Filho, presidente em exercício da marca.
Com equipamentos de alta tecnologia, a Maranguape Laticínios fabrica produtos de excelente qualidade para o consumo. “O processo não tem o contato humano direto. Desta forma, o leite sai do tanque de estocagem e segue até as máquinas de empacotamento automático, onde conseguimos conservar sua pureza e evitar qualquer risco de contaminação. Todo produto passa por um controle rígido de qualidade, oferecendo credibilidade e qualidade para nosso consumidor”, explica Camilla Martins, coordenadora de qualidade.
Em sua trajetória de mais de 50 anos, a empresa se tornou referência no segmento de produtos lácteos, conquistando a simpatia dos consumidores de diversos municípios cearenses. Atualmente, a marca cearense disponibiliza diversos produtos, como bebidas lácteas fermentadas, doce de leite, queijo, requeijão e o tradicional leite.
Municípios da Zona Norte aderem a Startup Eco da Gente
Uruoca, Graça e Mucambo são referências na implantação da Coleta Seletiva na Zona Norte do Ceará.
A Startup Eco da Gente, criada como um negócio de Impacto Socioambiental, já iniciou a coleta seletiva e a integração de catadores de recicláveis. Já somam 14 catadores recicláveis contratados pela Startup e recebem capacitação, equipamentos e orientações da coleta.
A Startup Eco da Gente garante a redução da vulnerabilidade social dos catadores locais, garantido Renda de um Salário Mínimo aos participantes integrados e a compra garantida de toda a produção dos catadores associados.
- Reduzimos duas das principais mazelas existentes em nossa sociedade e nos pequenos municípios, a disposição inadequada do “lixo” e a vulnerabilidade social dos catadores de materiais reciclados através de ações socioambientais”, argumenta o gestor de Negócios da Eco da Gente, Igor Furtado.
Em Uruoca, foi sancionado o Decreto 30/2019 de 31 de outubro de 2019, assinado pelo ex-prefeito Francisco Kilsem, a coleta seletiva é Lei e em breve, será implantada em todo o Município (Sede e Zona Rural).
- Um bom negócio para o bem de todos, levando em consideração o impacto produzido e o baixo custo do contrato aos municípios. Somos um projeto permanente de educação ambiental e de coleta seletiva”, reforça Francisco Kilsem.
A implementação da coleta seletiva é fundamental para proporcionar qualidade de vida aos catadores de materiais recicláveis, além da importância de contribuir para os cuidados com o Meio Ambiente. Após termo firmado de abandono do lixão, os catadores recebem apoio, fardamento, Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e o acompanhamento do time de gestão social da Eco de Gente composto por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e médico do trabalho.
Para Igor Furtado, a tecnologia é utilizada em favor do meio ambiente e da comunidade local.
- Trazemos eficiência e inteligência artificial para o processo por meio de uma plataforma mobile que otimiza o cadastro das casas, dos grandes geradores e parceiros por georreferenciamento, o que possibilita uma análise em tempo real da participação da população nos dias da coleta seletiva”, disse Igor Furtado.
Especialista oferece dicas de Organização Financeira para 2021
O início do ano é tido como o período de Organização Financeira: é hora de colocar tudo nos eixos para que os meses seguintes possam fluir com mais clareza. Especialmente depois de ano atípico, cujos transtornos gerados pela Pandemia impactaram diretamente na saúde financeira das famílias.
De acordo com dados de levantamento feito pela Ibope Inteligência, 55% das pessoas das Classes A, B e C, com acesso à Internet, tiveram a renda afetada pela Pandemia. Dessas, 66% dizem ter sentido queda superior a 25% no orçamento. A pesquisa mostra ainda que 51% dos entrevistados afirmam ter diminuído gastos e 22% começaram a atrasar o pagamento de dívidas.
Para a situação ser diferente em 2021, o professor de Gestão da Estácio, Leandro Esquincalha, afirma que o primeiro passo é ter uma boa organização financeira, começando por uma relação de todas as dívidas previstas para o período, seja no papel ou em uma planilha digital.
- A visualização das dívidas nos ajuda a ter clareza para onde nosso dinheiro está indo de fato, o que faz com que tomemos melhor consciência nas próximas compras e evitemos um possível comportamento repetitivo de gastos impulsivos”, aconselha. É essencial que a pessoa sempre confira seu extrato bancário, monitore, mais do que nunca, a fatura do cartão de crédito e controle as entradas e saídas da conta.
- Para quem tem contas atrasadas, a dica é tentar negociar buscando um desconto para pagar à vista ou tentar um parcelamento”, direciona Leandro Esquincalha.
Para os que estão com o financeiro saudável, o ideal para mantê-lo assim é estabelecer objetivos financeiros. Seja fazer uma viagem, comprar um novo celular ou guardar para a aposentadoria. Saber onde a pessoa deseja investir o dinheiro ajuda a tomar melhores decisões. O especialista lembra ainda que um bom planejamento pode levar à diminuição de gastos com supérfluos.
- É muito importante manter o hábito de saber exatamente quanto se ganha e qual o valor das despesas fixas, assim, fica mais clara a visualização sobre qual o valor disponível. Desta forma, é possível ter um controle maior e evitar gastar mais do que se ganha ao fazer compra de algo que não estava na sua relação de custos fixos ou que não seja essencial”, afirma o especialista.
Além desses passos para a organização, é aconselhado que uma porcentagem da renda seja guardada todo mês para compor uma reserva de emergência.
- Imprevistos acontecem e para não desequilibrar as finanças, ter um fundo de reserva é ideal para cobrir os gastos que podem vir sem avisar, como despesas de Hospital, por exemplo. O equivalente a três meses de Salário são um bom começo”, orienta.
Mercado reage com vagas de Trainee, Seleções e Concursos em 2021
A crise atinge tanto o setor público quanto o privado, mas a queda para as empresas foi ainda maior.
O desemprego teve alta de 20,9% entre maio e julho, em 2020, apontam pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem deposita esperanças nas seleções para trabalhar em instituições públicas, segundo análises que o ano 2021, será promissor e com muitas oportunidades.
O momento de retomada é sempre um bom caminho para continuar nos estudos e almejar o tão sonhado “aprovado” na Seleção. São centenas de oportunidades em vagas de Trainee, Concursos, Empregos e Estágios nas mais variadas áreas.
- Com a retomada e o cenário se desenhando ao pós-pandemia, as instituições irão reativar seus negócios e aumentar suas perspectivas. E os candidatos precisam acompanhar essa evolução como estar preparado a concorrência. Entre eles ter o autoconhecimento, atualização do currículo, apresentação pessoal para entrevista, fazer testes online como aprimoramento e participar de dinâmicas em grupo online, esses são algumas das orientações”, ressalva a sócia-diretora da Vivaz Soluções em RH, Maria Souza (foto).
Quando a Pandemia do Covid-19 passar, uma nova ordem deve tomar conta do mercado de trabalho. Os profissionais devem acompanhar essas transformações como estar preparados com bagagem de conhecimento.
- Escolha bem suas fontes de informações; crie ferramentas de trabalho para mantê-lo motivado; atualize seu networking e currículo; conheça as tendências mercadológicas e as influências e faça uso das tecnologias em favor da sua carreira”, completa Maria Souza.
Mesmo durante a Pandemia, os Estudos continuaram sendo feitos de casa e com a esperança de novas oportunidades em 2021.
- O cenário dos negócios e as vagas iniciaram o ano com novas perspectivas para diversas áreas e projeções. Os Estudos serão postos em prática e as empresas de recursos humanos, estão preparadas para selecionar os melhores perfis para seus clientes”, finaliza Maria.
Novo Mercado Central de Fortaleza completa 23 anos
Eis o Arquivo Nirez para 19 de janeiro na História de Fortaleza:
1839 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o alferes do Exército Manuel Franklin do Amaral, substituindo o tenente do Exército Tomás Lourenço da Silva Castro.
1892 - Assume, o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro, interinamente, quando deixa o cargo o capitão-tenente Silvino José de Carvalho Rocha.
1919 - Morre no Rio de Janeiro, vítima da gripe espanhola, o presidente da República eleito e que não chegou a tomar posse, Francisco de Paulo Rodrigues Alves, ficando na Presidência seu vice Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira). A nota relativa ao ano de 1919 registra a morte do então presidente eleito da República Brasileira, que não chegou a tomar posse, Francisco de Paulo Rodrigues Alves, ficando na Presidência seu vice Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira). A morte de RODRIGUES ALVES foi em virtude da famosa Gripe Espanhola, na pandemia de 1918 a 1820.
1936 - Inaugurado o gabinete radiológico do médico Rafael de Codes y Sandoval, na Rua Senador Pompeu, 932. Foi a primeira clínica radiológica de Fortaleza.
1937 - Toma posse, no cargo de sub-prefeito de Messejana, Pedro Façanha de Sá.
1941 - Encerra-se a Segunda Feira de Amostras do Ceará, visitada por 200 mil pessoas.
1941 - Na Vila Porangabuçu ocorre a inauguração da Escola Assis Chateaubriand, iniciativa da “Casa de Proteção”, associação patrocinada pelo coronel Raimundo de Holanda e Antônio Russo Italiano Sobrinho, em sede provisória, sendo lançada na ocasião, a pedra fundamental da futura e definitiva sede.
1947 - Realizam-se em todo o Estado eleições para governador, um senador e deputados estaduais. No dia 20 de fevereiro o Tribunal Regional Eleitoral diploma os candidatos eleitos: senador Manuel do Nascimento Fernandes Távora (UDN) e governador Faustino de Albuquerque e Sousa (UDN-PPS). Foi a primeira eleição para governador desde a deposição de José Carlos de Matos Peixoto pelo movimento de 1930. O outro candidato era o general Onofre Muniz Gomes de Lima (PSD-PTB).
1949 - Publicada no Diário Oficial do Município a Lei 115, do dia 13, denominando de Rua Virgílio de Melo Franco uma via de Fortaleza, iniciativa do vereador José Cláudio de Oliveira; também a Lei 116, do dia 13, denominando de Travessa Santa Fé a Rua Pajuçara, no Otávio Bonfim (hoje denomina-se Rua dos Pracinhas); proposição do vereador Francisco Edmilson Pinheiro; também a Lei nº 117, do dia 13, que dá a nova denominação, a rua do Bairro de Fátima, de Rua Eusébio de Sousa, iniciativa do vereador Joaquim Valentim.
1951 - Inaugura-se a Capela de Nossa Senhora da Assunção, no lado norte do Quartel General da 10ª Região Militar, sendo abençoada pelo arcebispo metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa.
1955 - Morre, vítima de acidente aeronáutico, o capitão da Aeronáutica Dakir Carvalho Barbosa, natural do Rio de Janeiro. Existe hoje, em sua homenagem a Rua Capitão Dakir. No mesmo acidente morre o capitão da Aeronáutica Cláudio R. de Vasconcelos, que também tem uma rua em sua homenagem, a Rua Capitão Vasconcelos, na Aerolândia.
1959 - Falece, no Rio de Janeiro, vítima de colapso cardíaco, aos 48 anos de idade, o comerciante Carlos Barbosa, ex-secretário da Fazenda Estadual.
1968 - Morre, em Fortaleza, Osório Palmela Bastos de Oliveira, funcionário aposentado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS.
1970 - Morre, aos 80 anos de idade, a professora Aída Santos e Silva (Aída Balaio), líder no Mucuripe onde hoje existe uma rua com seu nome. O sobrenome Balaio vem de apelido dado a um seu antepassado que lutou no movimento chamado de Balaiada, no Maranhão. Ela era cearense de Fortaleza nascida em 1889.
1972 - Morre, em Fortaleza, o advogado e maçom Estêvão Mosca de Carvalho, antigo delegado em Fortaleza. Após ser velado na Faculdade de Direito é sepultado no cemitério São João Batista. Era nascido em Ottaiano, na Itália, a 17 de dezembro de 1887.
1976 - Às 8h30, instala-se a Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, em sua nova sede, no edifício da Biblioteca Pública do Estado (Biblioteca Pública Menezes Pimentel), na Avenida Marechal Castelo Branco, 255 (Avenida Leste-Oeste), em frente à Praça do Cristo Redentor, na Prainha, com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes e do Secretário de Cultura Ernando Uchôa Lima.
1977 - Postos da gasolina, em todo o País, a partir desta data fecharão às 23 horas e não funcionarão aos domingos e feriados, como medida de economia de combustíveis.
1977 - A Escola Fisk, de Fortaleza, inaugura sua nova sede, em prédio na Avenida Rui Barbosa, 1332, Aldeota, com a presença do professor fundador do método, Mr. Richard Fisk.
1983 - O presidente do Inamps, Aluísio Sales, escolhe, para representá-lo no Ceará, o médico Antero Coelho Neto, que toma posse no dia 27 na Superintendência Regional do Inamps.
1989 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador José Araken Leão dos Santos, substituindo o também coronel aviador Cláudio Queiroz.
1993 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Maurício Andrade C. da Silva, em substituição ao também coronel aviador Cláudio Queroz.
1997 - Morre o engenheiro civil José Aragão e Albuquerque Júnior, ex-prefeito de Fortaleza (1982-1983). Ocupou a direção da Superintendência Municipal de Obra e Viação-Sumov. Nascera em Fortaleza em primeiro de setembro de 1943.
1998 - Começa a funcionar o novo Mercado Público (Mercado Central) construído na Avenida Alberto Nepomuceno,199, em frente à 10ª Região Militar. Para construí-lo, foram derrubadas mais de uma dezena de casas históricas, as mais antigas da Cidade. Foi arquiteto Luís Fiúza. Na verdade não é um mercado central, mas um “shopping” de artesanato para turistas.
2000 - Para apresentação no Centro Cultural Dragão Mar, está em Fortaleza, em 19 de janeiro de 2000, o pianista concertista Artur Moreira Lima.
2006 - O médico Sílvio Ideburque Carneiro Leal falece, de madrugada, em Fortaleza, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Fundador da Sociedade de Assistência aos Cegos (antigo Instituto dos Cegos), ex-presidente do Centro Médico, diretor médico da Escola Técnica e fundador do Centro de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia. O velório acontece no mesmo dia, na funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante onde realiza-se missa de corpo presente às 15 horas, sendo sepultado às 16h30, no Cemitério São João Batista, no Centro, com grande acompanhamento de parentes e amigos.
2009 - Morre o comerciante Francisco de Assis Pereira de Alencar (Francisco Alencar), em Brasília, aos 83 anos de idade. Foi um dos pioneiros com loja na avenida W-3. Nascera em Aurora, CE., a 24 de dezembro de 1926.
2017 - Falecimento do Padre Hermano Mestrom, da Congregação da Missão (Lazarista). O velório acontece na Capela de São José Operário no Rodolfo Teófilo com missa às 15 horas e após, sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Nascera a 10 de março de 1930 em Gileem, Holanda. Veio para o Brasil em 1956 já ordenado e para o Ceará no ano seguinte, fixando-se em Limoeiro do Norte. Em 1967 foi para Quixeramobim Transferiu-se para Fortaleza em 1980 nomeado pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, onde ficou até 2007, quando foi para a Capela de São José Operário no Rodolfo Teófilo.
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...