domingo, janeiro 6

Caixa Cultural abre exposições terça

A Caixa Cultural Fortaleza abre as exposições J. Borges 80 Anos e Ukiyoe-A Magia da Gravura Japonesa, nesta terça-feira (8), às 19 horas. Na ocasião, serão realizadas visitas guiadas pelas exposições com os curadores José Carlos Viana (J. Borges) e Ana Paola Baptista (Ukiyoe).
A exposição J. Borges 80 Anos traz uma coletânea de 40 xilogravuras, sendo 10 inéditas, com temas que retratam a trajetória de vida do artista J. Borges, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil. 
Já Ukiyoe – A Magia da Gravura Japonesa, reúne gravuras realizadas no Japão entre os séculos XVII e XIX, além de livros e máscaras, que retratam, em sua maioria, o estilo de vida dos japoneses no período EDO (1603 a 1668), no qual o País foi governado pelos xoguns da família Tokugawa.
As exposições têm classificação indicativa livre e seguem em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema) até 10 de março de 2019, com visitação de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas, e domingos, das 12 às 19 horas.

Frota normal nesta segunda em Fortaleza e Região Metropolitana


O presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira (foto Divulgação), informa que a frota a ser colocada nas ruas de Fortaleza nesta segunda-feira (7) será normal. Normalização também nos ônibus dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com garantia de proteção policial.



Em nota, Dimas Barreira, lamenta a maior onda terrorista no Estado com 110 ataques em 38 cidades e 13 ônibus incendiados em Fortaleza:
"Venho a público dizer que sinto muito por esta difícil situação de insegurança que Fortaleza atravessa e por todos os impactos que nossos cidadãos vêm sofrendo em decorrência disto, especialmente quanto à precariedade causada ao serviço de transporte público.
Sempre em sintonia com os órgãos públicos de segurança, temos trabalhado intensamente no Sindiônibus e empresas associadas procurando criar estratégias para manter alguma oferta de transporte. Porém, diante da intensidade e quantidade de ataques criminosos, nestes momentos a oferta possível de serviços fica muito aquém das necessidades da população fortalezense, maior prejudicada por estes ataques.
Todos os dias nossos ônibus estão preparados e nossos funcionários estão prontos na expectativa de poder atender à população. A avaliação da segurança é permanente para identificar oportunidades seguras de aumentar gradativamente a oferta de transporte até a normalidade. Desde o dia 02/01/19, já tentamos algumas vezes retomar o serviço pleno ou ampliar, porém novos ataques causam perda de controle e recuo.
Chegamos a um ponto em que precisamos contar com o apoio da polícia para embarcar policiais nos ônibus, o que limita muito nossa capacidade de ofertar serviços. Neste momento, graças ao apoio da polícia, podemos contar com com 136 ônibus em 81 linhas operando, o que é muito pouco mesmo para um domingo, que normalmente tem cerca de 700 veículos circulando.
A queima de um ônibus prejudica toda a população, pois a reposição de cada um leva vários meses e isso traz sérios impactos negativos ao desempenho normal do sistema de transportes. Financeiramente o prejuízo é exclusivo das empresas, que muitas vezes nem têm condições de repor um ônibus em momento não previsto em seu planejamento financeiro, por não dispor do dinheiro ou do crédito disponível para uma operação financeira que não se encaixa na sua capacidade de pagamento.
Aproveito a oportunidade para deixar claro que não existe seguro para vandalismo em frotas de ônibus. Não há nenhum meio de amortecer o impacto financeiro causado às empresas.
Também é importante entender que outro grave prejuízo para as empresas decorre de estar impedida de exercer sua atividade, única fonte de receita para arcar com seus compromissos. Mais da metade do que arrecadamos é destinado a despesas com funcionários, que precisam receber normalmente, independente de as empresas não estarem arrecadando nestes dias.
Reitero à nossa população, especialmente a nossos clientes, que todos sentimos muito. Agradecemos sinceramente a nossos funcionários, em especial motoristas, cobradores e equipes de controle operacional, que se desdobram para fazer seu melhor e às vezes precisam enfrentar o medo para atender à população da melhor maneira possível.
Ainda, reitero minha confiança nas nossas forças de segurança para restabelecer rapidamente a normalidade no nosso estado para que nosso povo possa trabalhar em paz para reverter qualquer perda ocorrida neste triste período."

Leãozinho goleia Sertãozinho

Fortaleza (Leãozinho) está classificado para segunda-fase da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com 100% de aproveitamento em duas rodadas no Grupo 19 com sede em Indaiatuba, o Leãozinho goleou neste domingo (6), o Sertãozinho (SP) por 4 a 0, despachando o time paulista. Os gols leoninos foram de Gustavo (2), Romarinho e Iago. O Fortaleza encerra sua participação na primeira fase, na quarta-feira (8), às 15 horas, enfrentando o também já classificado Primavera (SP), no estádio Italo Limongi.
O Primavera eliminou neste domingo o Queimadense (PB) goleando por 4 a 1. Na estreia tinha goleado o Sertãozinho por 3 a 0. Na estreia o Fortaleza ganhou do Queimadense por 2 a 0.
Primavera e Fortaleza vão esperar os adversários da segunda fase, que sairão do Grupo 20: Remo (PA), Uberlândia (MG), Visão Celeste (RN) e Desportivo Brasil (SP).
CEARÁ EMPATA - Ceará (Vovozinho) empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta (SP), no estádio Evandro Calvoso, neste domingo (6), pela segunda rodada do Grupo 1 (Andradina), da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Índio fez o gol do Vovozinho, aos 5 minutos do primeiro tempo; e Wallison empatou para a Ponte, aos 2 minutos da etapa final.
A decisão dos dois classificados do Grupo 1 para segunda fase acontecerá nesta quarta-feira (9), quando a Ponte Preta pega o já eliminado Ceilândia (DF), às 13 horas; e o Ceará enfrenta Andradina, às 15 horas.
Ceará e Andradina lideram o Grupo 1 com 4 pontos cada. A Ponte vem em terceiro com 2 pontos. O Ceilândia que perdeu na estréia para o Ceará por 2 a 1 e foi goleado neste domingo pelo Andradina por 3 a 0, é o último e está despachado.

Caixa Cultura Fortaleza apresenta gravura japonesa


A Caixa Cultural Fortaleza recebe a partir desta terça-feira (8) a exposição Ukiyoe – a magia da gravura japonesa, que reúne gravuras (foto Raquel Silva) realizadas no Japão entre os séculos XVII e XIX, além de livros e máscaras. As obras pertencem a um dos mais importantes acervos de arte no Brasil, a coleção João Maurício de Araújo Pinho, do Rio de Janeiro.
As gravuras Ukiyoe retratam, em sua maioria, o estilo de vida dos japoneses no período EDO (1603 a 1668), no qual o país foi governado pelos xoguns da família Tokugawa. Nesta época, pela primeira vez, a população urbana japonesa teve oportunidade de se interessar pela cultura, moda e divertimento. Este estilo de vida foi denominado ukiyo (mundo flutuante), do qual faziam parte poesia, música, gueixas, os teatros kabuki e bunkaro e as prostitutas Oiran. Os registros em xilogravura dessa vida hedonista foram chamados de ukiyo-e (retratos de um mundo flutuante). As gravuras representam também cidades, províncias, o Monte Fuji, animais, flores, pássaros e heróis.
Segundo a curadora Anna Paola Baptista, a exposição Ukiyoe é um cartão de visita para a cultura tradicional japonesa: “A mostra nos apresenta as paisagens e as gentes do Japão, bem como lança luz sobre aspectos de sua cultura e costumes tais como a dança, o teatro e a religião. Será possível constatar também a grande influência que a gravura japonesa exerceu sobre importantes nomes da arte europeia, como Edgar Degas, Édouard Manet, Claude Monet, Vicent Van Gogh e Henri de Toulouse-Lautrec”, declara. 
Serviço
Exposição: Ukioye – A magia da gravura japonesa
Caixa Cultural Fortaleza – Galeria Multiuso
Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Abertura: terça (8)
Visitação: quarta (9 de janeiro) a 10 de março de 2019
Horário: terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas|domingo, das 12 às 19 horas.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Paraciclo disponível no pátio interno.

Ferrovia Eyewear inicia 2019 com descontos de até 50%


2019 começou com uma campanha “daquelas” na Ferrovia Eyewear. A grife de óculos lançou a “Ferrovia in Paradise”: desconto progressivo em seus óculos durante as férias de janeiro.

A promoção funciona assim: na compra da primeira peça o desconto é de 20%. Na segunda, 30%; a terceira peça sai com desconto de 40% e na quarta o valor é de 50%.
“Janeiro é época de férias, sol e muito Ferrovia. Pensando nisso, lançamos uma Campanha arrojada com descontos bem atrativos e parcelamentos inéditos. Assim, nosso cliente terá muito estilo, qualidade e preço para garantir seu look’, ressalta Geynifra Vieira, Coordenadora de Marketing.
O regulamento da promoção está disponível em todas as lojas.

Fortaleza amanhece calma



Com os 300 integrantes da Força Nacional de Segurança (foto Marcelo Camargo-Agência Brasil) nas ruas de Fortaleza, a cidade amanheceu este domingo (6) calma. Desde que a Força ocupou Fortaleza na noite deste sábado (5) não foi registrado nenhum ataque. Os 300 integrantes e as 30 viaturas da Força Nacional têm previsão inicial de ficar em Fortaleza por um mês.

Fortaleza foi a cidade das 30 cearenses, que mais sofreu com a onda terrorista, que em 72 horas teve 90 ataques. Quarenta deles foram em Fortaleza com 13 ônibus, 20 motos no pátio do Detran-Maraponga, seis carros de três concessionárias, dois carros no estacionamento do North Shopping, três caminhões da coleta de lixo, quatro carros da Enel, caminhão da Cagece, prédios públicos, agências bancárias, fotossensores, passarelas, semáforos, câmeras de videomonitoramento e supermercado incendiados.
Verificados ataques ainda em Caucaia, Horizonte, Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Guaiúba, Pacatuba, Pacajus, Sobral, Varjota, Santa Quitéria, Massapê, Jericoacoara, Acaraú, Juazeiro do Norte, Iguatu, Canindé, Pentecoste, Piquet Carneiro, Tianguá, Ibaretama, Morrinhos, Morada Nova, Jaguaruana, Baturité, Pacoti, Icapuí, Aracoiaba e Pindoretama.
PRESOS - A Polícia Cearense já prendeu 100 envolvidos nos ataques.
ÔNIBUS - A frota de ônibus neste domingo circula em escala de 10% (200 carros) em Fortaleza com escolta policial.
Leia também:
Camilo diz que está sendo duro contra crime organizado

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...