segunda-feira, dezembro 11

Mostra Harun Farocki no Cinema do Dragão


A obra de um dos mais respeitados e prolíficos realizadores da Alemanha poderá ser vista na “Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens”, de 14 a 20 de dezembro no Cinema do Dragão e Cena 15. São 12 filmes – produzidos entre 1969 e 2010 - e duas instalações inéditas em Fortaleza, tendo como fio condutor o modo como o artista exerce seu trabalho ao mesmo tempo em que conduz a um recorte modulado pela categoria trabalho em sua obra. Parte da sua obra será projetada pela primeira vez em Fortaleza. É o caso de Intervalo, A entrevista, A expressão das mãos, Interface, A prata e a cruz e Em comparação. O filme O papel dominante(Die führende Rolle), de 1994 será exibido pela primeira vez no Brasil. 
A obra de Harun Farocki (1944-2014) reúne mais de 120 filmes e instalações. O artista, tratou frequentemente de questões ligadas à produção e a percepção de imagens, constituindo-se numa profunda autorreflexão sobre a cultura audiovisual e a tecnologia, a proliferação de mídias, a explosão de consumo e a produção da informação – assuntos de indiscutível relevância na sociedade contemporânea.
A primeira mostra sobre o cineasta no Brasil aconteceu em 2010, em São Paulo. Em Fortaleza foram realizados dois pequenos eventos. O primeiro foi em 2011 no CCBNB, quando o artista esteve no Rio de Janeiro, e o segundo na ADUFC em 2014, ano de seu falecimento. A “Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens”, que acontece agora no Cinema do Dragão e no Cena 15, é a primeira que tem como foco o processo criativo de Farocki, sendo também a maior já realizada na cidade, apesar de exibir cerca de 10% de sua produção. Esta é também a primeira vez de suas instalações em Fortaleza.
Contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense, do Dragão do Mar, a Mostra tem o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza e do Porto Iracema das Artes. Toda a programação tem acesso gratuito.
OS FILMES
Fogo Inextinguível / “Nicht löschbares Feuer” (Alemanha Ocidental. 1969. 16mm. PB. 25min)
Indústria e Fotografia / “Industrie und Fotografie” (Alemanha Ocidental. 1979. 35mm. PB. 44min)
Como se vê / “Wie man sieht” (Alemanha Ocidental. 1986. 16mm. Cor e PB. 72min)
O papel dominante / “Die führende Rolle” (Alemanha. 1994. Vídeo. Cor. 35min) – PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL
Interface / “Schnittstelle” (Alemanha. 1995. Vídeo. Cor. 23min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A saída dos operários da fábrica / “Arbeiter verlassen die Fabrik” (Alemanha. 1995. Vídeo. Cor e PB. 36min)
A expressão das mãos / “Der Ausdruck der Hände" (Alemanha. 1997. Vídeo. Cor. 30min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A entrevista / "Die Bewerbung" (Alemanha. 1997. Vídeo. Cor. 58min) – PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
Natureza Morta / “Stilleben” (Alemanha. 1997. 16mm. Cor. 56min)
Intervalo /"Aufschub" (Alemanha, Coréia do Sul. 2007. Vídeo. PB. 40min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
Em comparação / “Zum Vergleich” (Áustria, Alemanha. 2009. 16mm. Cor. 61min) - PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA
A prata e a cruz / "Das Silber und das Kreuz" (Alemanha. 2010. Vídeo (dois canais). Cor. 17 minutos.

AS INSTALAÇÕES
- Parallel I, II, III e IV (2011/2014)- foto.
Labour in a single shot (2011/2014)

SERVIÇO
Mostra Harun Farocki - O trabalho com as imagens - Exibição de 12 filmes e duas instalações de um dos mais respeitados e prolíficos realizadores da Alemanha, Harun Farocki.
Período: 14 a 20 de dezembro de 2017.
Locais: Filmes no Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) e Instalações no Cena 15 (Rua José Avelino, n° 495 – Praia de Iracema).
Horários: Filmes: Sessões às 19h e 20h30, exceto no dia 15, que terá sessões às 16h30 e 18h. Classificação indicativa: 16 anos. Não há programação de cinema no dia 18 (segunda). Instalações: Não haverá visitação somente no dia 17 (domingo).
Ingressos: Toda a programação tem entrada gratuita.

'O Estranho Caso de Ezequiel' hoje no Cinema do Dragão


A oitava e última sessão do Cine Rebuceteio será marcada pela exibição do longa-metragem cearense “O Estranho Caso de Ezequiel”, dirigido por Guto Parente. A exibição acontece hoje, às sete da noite, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com o diretor. Desde maio, o Cine Rebuceteio trouxe para Fortaleza filmes que dialogam com a produção nacional contemporânea e expandem o olhar sobre os modos de realização das obras.
Estrelado por Euzébio Zloccowick, em seu último trabalho no cinema, e Nataly Rocha, “O Estranho Caso de Ezequiel” acompanha a vida solitária de um homem que vive triste após a morte súbita de sua mulher. Tudo muda quando um extraterrestre aparece em sua vida e muda por completo o seu destino. O cineasta Guto Parente realizou curtas-metragens como “Flash Happy Society” (2009) e “Dizem que Os Cães Veem Coisas” (2012), entre outros. Também codirigiu o longa “Doce Amianto” (2013), com Uirá dos Reis, e realizou “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014). Atualmente finaliza seu novo trabalho, o longa “O Clube dos Canibais” e prepara “Inferninho”, ao lado de Pedro Diógenes. Guto também esteve atrelado ao Alumbramento, um dos mais importantes coletivos do novíssimo cinema brasileiro.
“É preciso fugir do mundo cruel; é preciso refugiar-se na imagem, a única companheira de um imanente estado de solidão. É sob essa perspectiva que entendo a brutal descontinuidade que toma conta do último terço de Ezequiel. Se a liberdade não pode ser vivida em paz no interior dessa casa por essa 'estranha família', ela deve ser vivida como um sonho psicodélico, como um grande passeio pelo mundo das imagens. Nessa combinação 'estranha' entre melodrama e ficção científica, num universo quase lynchiano, Ezequiel e sua esposa precisam deixar seu amigo no seu lugar, em sua casa, e partir pelo mundo”, analisa Marcelo Ikeda, coordenador e curador do Cine Rebuceteio.
O Cine Rebuceteio tem o incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará, como projeto contemplado no Edital de Cinema e Vídeo 2015.
Ficha Técnica:
“O Estranho Caso de Ezequiel”
(2016, Ficção, 71', Cor)
Sinopse: Após a morte súbita de sua mulher, Ezequiel vive triste e resignado em solidão. Até o dia em que um extraterrestre aparece em sua vida e muda por completo a cor do seu destino.
Elenco: Euzébio Zloccowick, Nataly Rocha, Caio Dias, Armando Praça, Solon Ribeiro, Irene Bandeira
Produção: Ticiana Augusto Lima
Direção e roteiro: Guto Parente
Direção de fotografia: Filipe Acácio
Direção de arte: Euzébio Zloccowick
Som: Danilo Carvalho, Rodrigo Fernandes, Lucas Coelho
Montagem: Ricardo Pretti
Trilha sonora: Danilo Carvalho
Empresa produtora: Tardo Filmes
Sobre o Cine Rebuceteio - O Cine Rebuceteio foi assim nomeado como uma singela homenagem ao filme “OH! Rebuceteio”, realizado em 1984 pelo diretor Claudio Cunha. O filme ficou por muito tempo legado ao estigma de uma pornochanchada grosseira, mas, nos últimos anos, houve uma revisão crítica que alçou o nome de Claudio Cunha a um grande artesão do cinema brasileiro, com outros títulos, como “Snuff”, “Vítimas do Prazer” e “O Gosto do Pecado”. “OH! Rebuceteio” foi exibido com grande destaque no prestigioso Festival de Rotterdam, em 2012, dentro da retrospectiva do cinema brasileiro que ocorreu neste festival. Além do irresistível bom humor que o título aponta, a proposta do Cine Rebuceteio é apontar para o fato de que muitos filmes no cinema brasileiro não conseguiram reconhecimento crítico no momento de sua produção, mas uma fortuna crítica fez com que, décadas depois, esses filmes pudessem ser melhor avaliados e pudessem ser reconhecidos em suas propostas artísticas.
Serviço
Cine Rebuceteio - “O Estranho Caso de Ezequiel”
Data: Hoje (11)
Horário: 19 horas
Local: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Entrada gratuita.

Agenda de Camilo hoje


Lançado Cartão Mais Infância



O governador Camilo Santana (PT) e a primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana lançaram hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Ceará, o Cartão Mais Infância.
"Com o Cartão Mais Infância vamos garantir uma vida melhor para crianças carentes de zero a cinco anos e onze meses. Cerca de sessenta mil famílias receberão auxílio financeiro e terão prioridades às políticas públicas nas áreas de assistência social, trabalho, educação e saúde. Temos a alegria de lançar uma das mais importantes ações para transformar a vida daqueles que mais precisam. Essa é mais uma iniciativa do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, Onélia Santana", destacou no lançamento Camilo Santana.
O lançamento contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT); e do líder da Minoria na Câmara dos Deputados, deputado federal José Nobre Guimara~es (PT).

Hoje a 46ª Noite das Personalidades Esportivas

Hoje, às 21 horas, no Marina Park Hotel, a XLVI (46) Noite das Personalidades Esportivas com a entrega do Trófeu Flávio Ponte para os 19 melhores do Esporte em 2017.
Três dos quatro principais Flávio Ponte serão entregues a representantes do Ceará. O goleiro Everson foi eleito o Jogador do Ano. Marcelo Chamusca ganhou como Melhor Técnico. Na categoria Dirigente do Ano, o vencedor foi o presidente do Ceará, Robinson de Castro.
O Flávio Ponte Revelação do Ano é o lateral esquerdo do Fortaleza, Bruno Melo (12 votos), que disputou com o volante do Ceará, Raul (11 votos).
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) recebe o Flávio Ponte como Desportista do Ano pelo apoio ao Desporto com a assinatura de ordem de serviço para construção de areninhas no Interior do Estado.
A lista de 19 homenageados com o XLVI Troféu Flávio Ponte:
Jogador do Ano: Everson (Ceará).
Jogador revelação: Bruno Melo (Fortaleza).
Técnico: Marcelo Chamusca (Ceará).
Dirigente de futebol: Robinson de Castro (presidente do Ceará).
Desportista: Camilo Santana (governador do Ceará).
Destaques especiais:
Ex-presidente do Fortaleza, Luís Eduardo Girão (acesso do Fortaleza à Série B)
Ferroviário (retorno às competições oficiais da Confederação Brasileira de Futebol)
Floresta (disputa pela 1ª vez a Copa do Brasil)
Homenagens especiais:
Glay Maranhão (médico do Fortaleza).
Joaquim Garcia Filho (médico do Ceará).
Manoel Tobias (Futsal - atleta de todos os tempos).
Dirigente interiorano: Francisco César - Horizonte.
Dirigente de marketing esportivo: Elias Leite (Unimed).
Atleta amador escolar: Bárbara Barbosa (Christus).
Instituição Educacional: Colégio Christus.
Empresa Marketing Esportiva: Solar Coca Cola.
Personalidades brasileiras homenageadas:
Imprensa: Rafael Henzel - jornalista esportivo de Chapecó.
Futebol Feminino: Emily Lima - ex-técnica da Seleção Brasileira Feminina.
Artes Marciais: Viviane Sucuri - Lutadora de MMA.
A 46 Noite das Personalidades Esportivas-Troféu Flávio Ponte tem 300 convidados, entre autoridades políticas, desportistas, empresários e imprensa.
A festa  terá cobertura jornalística da Rádio Fortaleza 90.7 FM, Agência Grande Fortaleza de Notícias, Blog do Lauriberto, TV Ceará, TV O Povo, rádios O Povo/CBN FM 95,5 e AM 1010).
O apoio master da XLVI Noite das Personalidades é da Coca-Cola. O apoio institucional é da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Governo do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

Mesa Brasil para 18 mil famílias cearenses

O programa Mesa Brasil Sesc garante a ceia natalina de 18 mil famílias com a distribuição de 18 mil aves até 21 de dezembro. Recebem o alimento famílias de baixa renda atendidas em 111 instituições sociais cadastradas nas Unidades do programa em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Sobral. As entregas já iniciaram em primeiro de dezembro, e a ação acontece por meio de uma parceria do Sesc com a BRF / Perdigão.
Este é o segundo ano em que é desenvolvida a campanha em todo o Brasil, sendo o tema atual “Natal Especial tem Mesa Cheia e Chester Perdigão!”. No Ceará, são contemplados 28 municípios: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Catarina, Acopiara, Cariús, Barbalha, Massapê, Jucás, Catunda, Várzea Alegre, Quixelô, Missão Velha, Assaré, Forquilha, Solonópole, Milagres, Groaíras, Abaiara, Pacujá, Icó, Porteiras, Santana do Acaraú e Morrinhos.
Há 16 anos, o Sesc atua nacionalmente no combate à fome e ao desperdício, tendo como base ações educativas e distribuição de produtos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo. Doados ao Programa por empresas parceiras, os alimentos são encaminhados a entidades sociais cadastradas. Em resumo: o Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta. Por ano, são distribuídos, em média, cerca de 42 milhões de quilos de alimentos. O convite da Perdigão ao Mesa Brasil Sesc para ser parceiro na campanha se deu em função da credibilidade e transparência do trabalho do programa. 
Sobre a doação - A campanha de Natal da Perdigão “Natal Especial tem Mesa Cheia e Chester Perdigão!” começolu em primeiro de dezembro e prevê que, a cada Chester comprado pelo consumidor, outro seja doado para uma família, sendo a distribuição realizada pelo programa Mesa Brasil Sesc. O produto é líder no segmento e é marca exclusiva da Perdigão. Em todo o país serão 250 mil aves distribuídas pelo Mesa Brasil Sesc durante a ação, visto que cada ave serve, em média, uma família de quatro pessoas. O alimento é entregue às famílias atendidas por entidades sociais previamente selecionadas. Além do Ceará, a distribuição acontece em 12 estados, com a coordenação do programa nos Departamentos Regionais do Sesc.
SERVIÇO
18 mil famílias cearenses recebem doação Mesa Brasil Sesc
Entregas às famílias: Fortaleza (até 21/12), Sobral (até 15/12), Iguatu até 13/12), Juazeiro do Norte (até 14/12) e Crato (até 13/12).


Quarta na AL-CE


“O TCE Ceará e os Municípios – Ação e Cooperação no Aprimoramento da Gestão”. Esse é o encontro que será promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-Ceará) em parceria com a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), na próxima quarta-feira (13), das 8h30 às 13 horas, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). 
O objetivo é dialogar com prefeitos, assessores, secretários e gestores públicos sobre os novos desafios do controle frente ao conceito de Tribunal de Contas do Século XXI; a transparência na gestão municipal; e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que mediu, em uma escala de zero a um, a qualidade da gestão pública de municípios do Estado do Ceará relativa a 2016.
Na abertura do encontro, os participantes assistirão a um vídeo institucional da Corte de Contas, com sua atuação e nova missão, desde agosto de 2017, com as atribuições estaduais e municipais, após a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Caberá ao presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, a palestra inicial sobre o Tribunal de Contas do Século XXI, seguida da saudação do presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula, prefeito de São Benedito.
Na ocasião, será lançado o aplicativo do TCE Ceará. Os serviços oferecidos pela Corte, antes realizados na sede do órgão e no portal institucional, serão ampliados. Consulta, comunicação de irregularidades e acompanhamento de processos são exemplos de alguns dos serviços oferecidos com o aplicativo de fácil acesso, utilizado por meio de celular. O APP foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com layout da Assessoria de Comunicação Social da Corte.
Uma mesa redonda será formada para dialogar sobre o controle externo. Além dos anfitriões do encontro, debaterão o tema o secretário de Controle Externo do TCE, Raimir Holanda, e a diretora de Fiscalização, Telma Escóssio.


TCE-CE discute transparência

"Transparência, sociedade ativa e a existência de instituições fortes, independentes e eficazes”. De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, estes são os três grandes pilares para combater a corrupção no Brasil e no mundo. As evidências foram apontadas durante a realização do VIII TCE Debate, no plenário lotado do Edifício 5 de Outubro, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), na última sexta-feira (8). 

 

O Conselheiro citou a Lei da Transparência no favorecimento ao combate a tal crime, “a partir do momento em que toda sociedade pode acessar, de forma online, os portais da transparência e colaborar com esse controle”.
O encontro acontece na semana em que se celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção. Nove de dezembro de 2003 foi a data que a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou sua histórica convenção contra a corrupção. Aqui no Brasil, diversos eventos são realizados, com atividades de mobilização para o controle social.


A discussão, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União no Ceará, reuniu outros dois órgãos para debater o tema: o Ministério Público Federal e a Justiça Federal no Ceará. O superintendente da CGU-CE, Roberto Vieira Medeiros, destacou os avanços no combate à corrupção, desde a assinatura da data, há 14 anos.
O procurador-chefe do MPF-CE, Rômulo Moreira Conrado, citou a intolerância com a qual tratamos os atos de corrupção e deu graças à democracia pela existência de instrumentos para que a corrupção seja combatida. Em sua explanação, o Procurador destacou que “a corrupção não se limita a esfera pública, muitas vezes o agente busca se infiltrar no Estado para se beneficiar. Até os países que se dizem incorruptíveis produzem a corrupção. O grande incentivador da corrupção é a impunidade”.

 

Para Rômulo Moreira, alguns dos fatores que favorecem a corrupção são o foro privilegiado, a interferência política e a falta de instrumentos normativos. “A corrupção não é crime de sangue, mas mata quando desvia recursos da saúde, da educação.”
Em sua palestra, o juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da Justiça Federal no Ceará, apresentou o tema “Corrupção – causas e efeitos”, apontando os tipos de corrupções mais praticados: Administrativa, Política, Mercantil e Judicial. “Trata-se de um sentimento individualista com prejuízo coletivo. A imprensa e os Tribunais fortes estão fazendo tal crime virar coisa do passado. O que presenciamos é que não se corrompe por necessidade, mas por opção, desejo desenfreado por coisas materiais”.
Além dos mediadores e palestrantes, o evento contou com a presença dos conselheiros do TCE Ceará, Rholden Queiroz, Valdomiro Távora, Soraia Victor, conselheiros substitutos Paulo César de Souza e Itacir Todero, o advogado Waldir Xavier (OAB-CE), o secretário de Estado Flávio Jucá (CGE), servidores da Casa, de outros órgãos públicos, empresas privadas, estudantes e demais interessados no controle social.

Nova Inspeção Técnica Veicular

O Conselho Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades (Contran) publicou sexta-feira (8) a regulamentação artigo 104 da lei 9.503-97, que estabelece a forma e as condições de implantação e operação do Programa de Inspeção Técnica Veicular. De acordo com o documento, os órgãos executivos de trânsito dos 26 Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2019 para implantar o programa em suas áreas de circunscrição. O objetivo do ITV é evitar acidentes pela falta de manutenção dos veículos.
Fica agora definido que a Inspeção Técnica Veicular (ITV) deve ser realizada a cada dois anos em todos os veículos, com o cronograma definido pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada ente federativo. A ITV será pré-requisito para o licenciamento anual. A exceção fica para os veículos zero quilômetro com capacidade para até sete passageiros e que não tenham sofrido acidente com danos de média ou grande monta, que farão a primeira ITV três anos após o emplacamento. Para veículos de transporte de cargas e passageiros, o prazo será menor, a depender da finalidade do veículo. O certificado da ITV terá validade de dois anos e dois licenciamentos.
Na resolução, a operação de inspeção veicular poderá ser feita pelos órgãos executivos de trânsito, ou através de pessoa jurídica de direito público ou privado, previamente credenciada. “Dessa maneira, aumentamos a possibilidade do condutor de realizar a inspeção, já que a oferta será maior”, salienta o diretor-geral do Denatran, Elmer Vicenzi. Para se realizar a inspeção, os equipamentos e instrumentos necessários devem ser aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Outra novidade é a realização da inspeção ambiental para o controle de emissão de gases poluentes e ruído em conjunto com a inspeção veicular tradicional. “Serão usados os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para se realizar essa inspeção, conforme já previsto no artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro”, explica Vicenzi.
A fiscalização das inspeções ficará a cargo do Detran de cada estado e do Distrito Federal, que poderá ocorrer tanto de forma presencial quanto de forma remota, sem aviso prévio, através de sistemas informatizados e de sistemas de monitoramento de inspeções.
Reprovação - Serão reprovados no primeiro ano de operação da ITV os veículos que apresentarem Defeitos Muito Graves (DMG); Defeito Grave (DG) no sistema de freios, pneus, rodas ou nos equipamentos obrigatórios ou utilizando equipamentos proibidos; ou quando reprovado na inspeção de controle de emissão de gases poluentes e ruído. No segundo ano de operação, somar-se-á DG no sistema de direção.
Caso configure a reprovação, a primeira reinspeção será isenta da remuneração do serviço no mesmo operador, desde que obedecidos os prazos estabelecidos pelo órgão executivo de trânsito responsável.
Roadmap - O Contran também regulamentou o Roadmap que é o cronograma para as indústrias se prepararem quanto aos itens de segurança que se tornarão obrigatórios e dará às empresas a previsibilidade e uma segurança jurídica. A resolução obriga o Detran de cada ente da federação a adotar, até primeiro de julho de 2018 o cronograma de inspeção veicular, chamado de Roadmap. No cronograma, serão estabelecidos os estudos técnicos e de regulamentação dos itens de segurança veicular a serem inspecionados, após a publicação da resolução. O prazo para estudo e regulamentação é dado em meses após a publicação. Caso seja comprovada a inviabilidade de aplicabilidade do item, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá rediscutir o cronograma.

Regional II cadastra ambulantes para Réveillon 2018

A Secretaria Executiva Regional (SER) II iniciou hoje o cadastro dos ambulantes que desejam trabalhar no Réveillon 2018 de Fortaleza. O cadastro prossegue até sexta-feira (15), das 9 às 16 horas, na sede da Secretaria Regional II.
Os interessados devem apresentar no ato do cadastramento a cópia e original da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de endereço, além da folha corrida e uma foto 3x4. Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas pré-estabelecidas, o critério de seleção será por meio de sorteio, aberto ao público, na terça-feira da próxima semana (19), às 10 horas para os itinerantes e às 15 horas para as barracas fixas, ambos na sede da Regional II.
No total, serão disponibilizadas 600 vagas, sendo 350 para itinerantes e 250 para barracas fixas. Os comerciantes não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, para garantir a segurança da festa.
Somente o contemplado com a vaga poderá adquirir a barraca no local, pois o cadastramento é intransferível. Vale ressaltar que não será permitida a comercialização de produtos por vendedores não cadastrados e devidamente identificados.
Réveillon 2018 de Fortaleza - A tradicional festa do Réveillon de Fortaleza no Aterro da Praia de Iracema terá programação gratuita com shows de grandes nomes da música local e nacional, como Xand Avião, Wesley Safadão, Chico Pessoa, Selvagens à Procura de Lei, Simone e Simaria, Capital Inicial e Luan Santana. A queima de fogos da capital cearense, uma das mais longas do Brasil, será de 18 minutos neste ano.
Serviço
Cadastramento de Ambulantes
Data: 11 a 15 de dezembro
Horário: 9 às 16 horas
Local: Sede da Secretaria Regional II (Rua Professor Juraci de Oliveira, 1, Edson Queiroz)

Hoje na CMFor

O jogador Magno Alves recebeu, na manhã de hoje, no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a Medalha do Mérito Esportivo Ayrton Senna. O autor da proposta foi o vereador Raimundo Filho.
Logo mais, às 14h30, no Auditório Ademar Arruda, a CMFor promove Audiência Pública para debater informações sobre os processos de desapropriações, decorrentes da obra realizada, pela Prefeitura de Fortaleza, no cruzamento da Avenida Via Expressa com a Avenida Alberto Sá.  Proposta do vereador Guilherme Sampaio.
Às 19 horas de hoje, a CMFor homenageia em Sessão Solene  os 92 anos da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Auditório Ademar Arruda. Proposta da vereadora Larissa Gaspar.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...