quarta-feira, outubro 21

Unifametro pesquisa clonagem do Veado-Catingueiro




A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifametro, professora Luciana Melo, integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), produziu embriões clones do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).
O veado-catingueiro é um cervídeo neotropical de pequeno porte que se distribui em algumas regiões da América do Sul, estando em vias de extinção em alguns estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é ajudar na conservação desta e de outras espécies de cervídeos encontradas no país.
A equipe obteve embriões clonados utilizando células da pele do veado-catingueiro e óvulos de bovinos e caprinos. A pesquisa fez parte da tese de Lívia Magalhães, que realizou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/Uece), sob orientação do professor Vicente Freitas (UECE) e coorientação dos professores Luciana Melo (Unifametro) e José Maurício Barbanti Duarte (UNESP).
A professora Luciana Melo, que atualmente é a responsável técnica pela Unidade de pesquisa em Genética Molecular (UPGeM) na Unifametro, orientou a parte dos estudos genéticos e moleculares nos embriões clones do veado-catingueiro.
Atualmente, a pesquisa é realizada em parceria da Uece com a Unifametro, sendo assunto de dissertação da mestranda Sâmara Bryda da Silva, com vínculo dos alunos de iniciação científica, Isabella Malagutti (UECE) e Joel Veras de Oliveira (Unifametro).

Dnocs completa 111 anos

Eis o 21 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1848 - Muda o Chefe de Polícia, assumindo o juiz Miguel Fernandes Vieira, vindo da Comarca de Granja.
  • 1909 - Aprovado o regulamento para organização da Inspetoria de Obras Contra as Secas-IOCS, que em 1919 passa a ser Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS em 28 de dezembro de 1945, pelo Decreto 8.486, passa a denominar-se Departamento Nacional de Obras contra as Secas-Dnocs (foto). Seu primeiro inspetor foi o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), que assumiu em primeiro de novembro de 1909. A seca que castiga o Nordeste fez com que o Governo Imperial enviasse, no período de 1877/1879, uma comissão de engenheiros que determinaram a perfuração de poços, a construção de estradas de ferro e de rodagem e o armazenamento d’água. Outras comissões aqui vieram e foram extintas, até esta aprovação.
  • 1925 - Cesário Franklin e José Felício de Holanda formam a firma Franklin & Holanda, abrindo a Padaria Pedro II, no bairro do Otávio Bonfim, antigo Matadouro.
  • 1927 - Morre, em Fortaleza, Isidor Brown, antigo proprietário do Hotel de France, na Rua João Moreira,207, sendo sepultado no dia seguinte. O Hotel de France ficava no local exato onde hoje está a Associação Comercial do Ceará.
  • 1930 - O prefeito César Cals de Oliveira decreta que a Avenida Washington Luís passe a ter o nome de Avenida João Pessoa - oficializando a vontade popular - e dá o nome de Rua Paraíba à via que liga o Matadouro Modelo (atualmente Colégio Paulo VI) à Avenida João Pessoa. Depois se chamou Rua América, Rua Moacir Weyne e hoje se chama Rua Major Weyne e seu início, que era na atual Jorge Dummar, hoje é continuação da Avenida Borges de Melo, que vai até a Rua Damasceno Girão.
  • 1931 - Morre, em Fortaleza, o médico do Exército, Henrique Leite Barbosa, fortalezense de sete de julho de 1861.
  • 1939 - Encontram-se em Fortaleza as artistas pernambucanas Silene Brandão Nery e Amélia Brandão Nery. Esta segunda, quando idosa, passou a ser conhecida como Tia Amélia.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Guilherme Rocha, 167, baixos do Edifício Granito, a Farmácia Santa Helena, de Silvino Cabral.
  • 1942 - Fundado o Sindicato da Construção Civil de Fortaleza que teve como primeiro presidente o engenheiro Waldir Diogo de Siqueira.
  • 1946 - Criado o Departamento Autônomo de Estradas do Rodagem-DAER, com sede na Rua Jaime Benévolo, 212, esquina com Rua Clarindo de Queirós. Depois mudar-se-ia para a Rua Assunção, 1100. Foi depois Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes-DERT e funciona hoje em prédio vizinho ao Detran, na Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga, com o nome de Departamento de Edificações e Rodovia-DER.
  • 1948 - Publicado o Diário Oficial do Município 4390 trazendo a Lei 83, do dia 19, que denomina de Travessa Coronel Alves Távora no São João do Tauape, transversal à Rua São Jorge. Iniciativa do vereador José Denizard Macedo de Alcântara.
  • 1948 - O prefeito Acrísio Moreira da Rocha sanciona a Lei 84, que foi publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Município 4.391, mudando o nome do Parque da Independência, para Parque da Liberdade, restaurando assim o primeiro nome, de 13 de maio de 1890. Erroneamente, o povo chama o logradouro de “Parque das Crianças”, uma mistura de Parque da Liberdade com Cidade da Criança, esta, uma escola que ali funcionou de 1938 à atual década. A Lagoa do Garrote foi urbanizada em 1890 pelo engenheiro Romualdo de Barros, na administração do coronel Luís Antônio Ferraz, que foi o primeiro presidente do Estado. Recebia águas de alguns riachos, inclusive do que vinha da lagoinha, Praça da Lagoinha, atual Praça Capistrano de Abreu e sangrava para o Riacho Pajeú. Foi chamada de Parque da Liberdade em homenagem à abolição da escravatura e depois Parque da Independência, em 1922, no Centenário da Independência do Brasil, quando recebeu em sua entrada principal a grande estátua do índio - representando o Brasil - quebrando os grilhões que o prendiam a Portugal; foi na administração de Ildefonso Albano. Depois, em 1937 ali se instalou a Cidade da Criança dirigida pela professora Zilda Martins Rodrigues e, recentemente, a escola mudou-se para a praça que fica no riacho Pajeú na Rua 25 de Março. Memoráveis festas ali já aconteceram, como a Festa da Imprensa, promovida pela Associação Cearense de Imprensa-ACI, feiras industriais e comerciais, parques de diversões, etc. Infelizmente a Prefeitura colocou uma placa na entrada que dá para a Rua Pinto Madeira, denominando erradamente o nome de “Parque da Criança”.
  • 1950 - Toma posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), como membro efetivo, o médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine), saudado pelo padre Misael Gomes da Silva.
  • 1951 - Fundada em Fortaleza, a Associação Beneficente dos Servidores Municipais de Fortaleza, sendo seus estatutos publicados no Diário Oficial do Município de 27 de dezembro de 1951. A primeira diretoria foi: Presidente - Manuel de Lima Valente; Vice-presidente - Antenor Rocha Alexandre; 1º secretário - José Lopes Carneiro; 2º secretário - Umberto Rodrigues; 1º tesoureiro - Lidia de Castro Vieira; 2º tesoureiro - Gabriela Cavalcante Franco; Orador oficial - Ubirajara Coelho de Negreiros (Ubirajara Negreiros).
  • 1952 - Falece, às 6h30., em Fortaleza, o industrial salineiro Adriano Adeodato de Castro Martins (Adriano Martins). Vitimou-o um infarto no miocárdio. Era fortalezense nascido em 21 de junho de 1890. Seu sepultamento verifica-se às 17h30., no Cemitério de São João Batista, saindo o féretro de sua residência, na Avenida Francisco Sá, 2041.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 76 anos de idade, o professor aposentado Torquato Porto, ex-diretor da Faculdade de Farmácia e Odontologia e do Liceu do Ceará. Era maranhense de São João dos Patos.
  • 1962 - Lançada a pedra fundamental da Casa do Rádio Amador do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco.
  • 1963 - Morre, no Rio de Janeiro, o médico e escritor cearense Augusto Linhares. Nascera em Baturité a 24 de novembro de 1879. Existe uma avenida na Vila Velha (Barra do Ceará) com seu nome.
  • 1973 - Com a presença do ministro do Interior, Costa Cavalcante, são inauguradas várias obras, entre elas, a primeira etapa da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), o Kartódromo Governador César Cals e o Edifício Arrojado Lisboa, sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, comemorando o 64º aniversário daquela repartição, responsável pela infraestrutura do Nordeste Brasileiro. O arquiteto da obra foi Marcílio Dias de Luna. Durante as comemorações aviões faziam evoluções, quando um deles se desgoverna e se projeta sobre três casas na Rua Gomes Parente, no Pirambu, matando mais de uma dezena de pessoas e deixando dezenas de feridos. O Xavante era pilotado pelo tenente aviador Pedro Rangel Molinos, que era gaúcho.
  • 1976 - Toma posse, às 8 horas, o novo comandante do Batalhão de Trânsito - Batran, tenente coronel PM Maurício de Castro, em substituição ao coronel Paulo Maria.
  • 1976 - Recebe, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Cearense, o Ministro do Interior Rangel Reis, na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes, do engenheiro José Lins Albuquerque e do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas engenheiro José Osvaldo Pontes.
  • 1977 - Falece, em sua casa, Joaquim Nogueira Dantas (Quincas Dantas), figura popular no bairro Mata Galinha e que promovia festas como pastoris, serestas, além de compor modinhas e em sua casa reunir grupos de músicos e cantores. Em sua casa os pais do autor destas linhas conheceram-se, namoraram e casaram-se. Quincas nascera em Fortaleza no dia 26 de julho de 1898. Hoje é nome da principal rua do Dias Macedo.
  • 1981 - O publicitário José Maria Dantas é indiciado no inquérito que apura a morte de Adélia Maria Pinheiro Firmignani, encontrada morta na Praia da Embusca, no Trairi.
  • 1981 - Inaugura-se, na Praia de Iracema, o Edifício Guimarães Duque, na Rua Tabajaras, sede da 2ª Diretoria Regional do Dnocs, projeto do arquiteto pernambucano Marcílio Dias de Luna. O prédio já foi demolido e em seu lugar está sendo construído o Aquário.
  • 1985 - Aberto o I Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro, em sessão solene no Cine São Luiz, com apresentação do filme “Tudo é verdade”, filmado em Fortaleza.
  • 1986 - Morre, aos 85 anos de idade, o médico Aderbal de Paula Sales, ex-deputado estadual membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Arraial, hoje Uruburetama, a 13 de maio de 1901.
  • 1987 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, o engenheiro agrônomo e ex-deputado estadual, constituinte de 1947, Antônio Danúsio Barroso, filho de Itapipoca, nascido a 10 de julho de 1918.
  • 1990 - Incêndio de grandes proporções destrói a loja Magen Roupas, na Rua Senador Pompeu, 1140, no Centro de Cidade.
  • 1991 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e artista plástico José Eduardo Ribeiro Pamplona (Eduardo Pamplona), cearense de Fortaleza nascido em 06/12/1922. Fez parte da formação do conjunto Vocalistas Tropicais.
  • 1991 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), toma posse, na cadeira antes ocupada por Manuel Albano Amora, o novo membro, jornalista e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), que é saudado pelo consócio João Hipólito Campos de Oliveira.
  • 1993 - Morre, em Fortaleza, o advogado Antônio Barros dos Santos, ex-delegado de polícia, ex-deputado, participou de sete legislaturas. Constituinte de 1947. Nascera em Castro, atual Itapiúna, município de Baturité, no dia 13 de junho de 1909.
  • 1996 - Após ser reformado, o Palácio João Brígido, antigo Palácio do Bispo, na Rua São José, recebe novamente o Gabinete do Prefeito, voltando à condição de Paço Municipal.
  • 2001 - Ás 16 horas, o professor universitário cearense Carlos Humberto Souza Andrade (Professor Pepe), aposentado, morre, aos 59 anos de idade, durante um acidente de trânsito em São Luís, no Maranhão. Pepe era o coordenador da unidade do Centro de Ensino Tecnológico-Centec, em Sobral. O corpo do Professor Pepe chegou a Fortaleza no início da noite de domingo sendo aqui sepultado.
  • 2003 - Recebe a Medalha João Otávio Lobo, em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, às 11 horas, o professor Marcondes Rosa de Sousa.
  • 2006 - Morre o repórter policial Jorge Ribeiro “Jorginho”, faltando menos de uma semana para completar 50 anos de idade. Estava fazendo um pagamento no Centro da Cidade, à tarde, quando começou a passar mal. Pediu ajuda a populares que o socorreram levando para o Hospital César Cals. Na emergência, pedia socorro e arrancava sua camisa. Teve convulsões durante 40 minutos, os médicos tentaram reanimá-lo, sem êxito. O corpo foi levado ao Sistema de Verificação de Óbito-SVO, onde foi constatada a morte por um ataque fulminante de coração. Sofria de diabetes e pressão alta, e tomava medicamentos diariamente.

Restaurante Mangue Azul inaugura Sala Chef Nilza Mendonça


Lançado agora em outubro, o Restaurante Mangue Azul apresenta Alta Gastronomia aliada a um ambiente intimista e acolhedor. O Salão conta com uma sala especial, batizada de Nilza Mendonça, em homenagem à professora de Gastronomia popularmente chamada de "Tia Nilza".
Dotada de mente inquieta, Nilza Mendonça é uma das inspirações do Chef proprietário do Restaurante Mangue Azul, André Bichucher. Descobridora de ingredientes da natureza, Nilza desenvolve uma cozinha pautada essencialmente no resgate e na valorização dos costumes e insumos cearenses. "Conheci a chef Nilza em 2017 e desde então passei a admirá-la como exemplo de talento, perseverança e humildade. O Mangue Azul se sente muito honrado em lhe oferecer esta pequena homenagem", destaca André Bichucher (foto).
Aos 74 anos, a professora percorreu todo o Ceará em uma unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lecionando. Nilza Mendonça é autodidata e aprendeu a cozinhar em casa, no calor do fogão à lenha, com receitas que passaram de geração em geração. Em 2015, lançou o livro "Em busca dos sabores perdidos", criado para dar destino a todos os alimentos.
"Lecionando, percebi que haviam muitos alimentos que as pessoas não comiam porque não gostavam ou porque não sabiam preparar, e vi o quanto aproveitamos pouco o que nos é oferecido", declara Nilza Mendonça.
Nascida em Guaraciaba do Norte, em 2013, a chef recebeu o Prêmio Personalidade Gastronômica, no evento Prazeres da Mesa. Em 2017, foi agraciada com o Título de Cidadã de Fortaleza pela Câmara Municipal de Fortaleza, além de ser indicada como Tesouro Vivo da Cultura do Ceará pela Secretaria de Cultura do Estado.
Sobre o Restaurante Mangue Azul Lançado em outubro 2020, o Restaurante Mangue Azul foi idealizado pelo chef de cozinha e empresário André Bichucher. Com a proposta de trazer sustentabilidade, hospitalidade e Alta Gastronomia, o estabelecimento fica na Rua Dias da Rocha, 987-Aldeota, em Fortaleza.

Novo Mercado São Sebastião completa 23 anos em Fortaleza




A#AGFN traz o 20 de outubro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1839 - Morre, aos 60 anos de idade, no Rio de Janeiro, o antigo presidente da Província do Ceará, tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros. Foi ministro e senador além de deputado às Cortes de Lisboa. Era cearense de Aracati onde nascera a sete de outubro de 1779 e também foi poeta. É hoje nome de rua no Centro-Aldeota.
  • 1840 - Volta à Presidência da Província o padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), nomeado em 10 de setembro de 1840, demorando apenas seis meses.
  • 1890 - A Capitania do Porto do Ceará muda de comando, quando assume o capitão-tenente Raimundo de Melo Furtado de Mendonça, que substituiu o capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha.
  • 1904 - Fundada, a firma Álvaro de Castro Correia, que em 1944 passou à sociedade anônima. Ficava em prédio próprio na esquina da Rua Major Facundo, 44/46 (antigos, atual 125) com Rua Castro e Silva, 62/66 (antigos).
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza a União dos Carpinteiros, tendo Antônio Porfírio do Carmo como seu primeiro presidente.
  • 1916 - O pintor, compositor, poeta e cantor Raimundo Ramos Filho, conhecido como Ramos Cotoco, por ter nascido sem o ante braço, e que se assinava R. Ramos morre, em Fortaleza, aos 45 anos de idade. Hoje existe uma rua em sua homenagem erradamente com o nome de Rua Ramos Cotoco, no Papicu, que deveria ser ou Raimundo Ramos ou R. Ramos, nunca Ramos Cotoco, que era um apelido não aceito pelo homenageado. Nascera a 21 de maio de 1871.
  • 1920 - Morre, no Rio de Janeiro, o primeiro vice-presidente do Ceará, Virgílio Brígido, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 24 de abril de 1854 em Santa Cruz, hoje Cruz, em Itapajé.
  • 1931 - Assume o cargo de Prefeito de Fortaleza o major Manuel Tibúrcio de Moura Cavalcante (Tibúrcio Cavalcante), em substituição ao engenheiro Antônio Urbano de Almeida.
  • 1931 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do Diário da Manhã, órgão político e noticioso dirigido por Adauto de Alencar Fernandes (Adauto Fernandes) e gerenciado por J. R. da Costa.
  • 1938 - A Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, muda a razão social, quando passa a ser Banco dos Proprietários, funcionando em prédio da Rua Barão do Rio Branco, 775, até 22 de setembro de /1940, quando se mudou para sua sede própria na mesma Rua número 905, onde depois foi o BIC e hoje é um banco chinês.
  • 1939 - Morre, vítima de desastre aviatório, o capitão do Exército Vicente C. de Aragão. Existem duas ruas hoje com seu nome, a Rua Capitão Aragão e a Travessa Capitão Aragão, ambas na Aerolândia.
  • 1945 - Funda-se, em Fortaleza, o Instituto do Nordeste, pelos intelectuais Antônio Filgueiras Lima, Antônio Martins Filho, Francisco Araújo, José Guimarães Duque, João Otávio Lobo, João Perboyre e Silva, Josa Magalhães, José Fernandes, Hugo Bastos, Torres de Melo, José Stênio de Lucena Lopes (Stênio Lopes), Juarez Modesto Brasil (Juarez Brasil), Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), Madaleno Girão Barroso e Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), funcionando no Palácio do Comércio.
  • 1946 - Em Fortaleza, para temporada artística, o tenor Pedro Celestino, irmão de Vicente Celestino, com a Companhia de Operetas de Mary Lincoln.
  • 1947 - Instala-se o Centro dos Economistas do Ceará, fundado em 13 de abril de 1947, que passou a ser Associação Profissional dos Economistas do Ceará e, posteriormente, Sindicato dos Economistas do Ceará.
  • 1952 - O prefeito Paulo Cabral de Araújo inaugura a Praça Nossa Senhora de Fátima, em Parangaba, entre a Rua 7 de Setembro, Rua Coronel Alfredo Weyne, Rua Carlos Amora e Rua Do Trilho. Depois seu nome seria mudado para Praça Monsenhor Albano. A lei oficializando saíra no dia 15 e foi publicada no dia 24. 
  • 1952 - Deixa o comando da 10ª Região Militar o general Edgardino de Azevedo Pinta, ficando respondendo interinamente o coronel Ari Hugo Borges, até a chegada do novo comandante.
  • 1952 - O estudante Manuel Lima Soares, conhecido entre os colegas apenas por “Néo” é eleito presidente do Centro Estudantal Cearense.
  • 1953 - Inauguração do Conjunto Habitacional da Fundação da Casa Popular, no Pici, feito em cooperação com a Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, num total de 456 casas. Hoje é o bairro Henrique Jorge.
  • 1962 - Fundada, em Fortaleza, a Associação das Viúvas do Estado do Ceará, sendo sua primeira presidenta, Maria Jucá de Lima.
  • 1963 - Instala-se em Fortaleza o II Congresso Médico Brasileiro.
  • 1964 - Morre, em Fortaleza, aos 47 anos de idade, o jornalista, historiador e político Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), nascido em Canindé a 16/08/1917. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Associação Cearense de Imprensa-ACI, e do Instituto do Nordeste. Hoje é nome de Rua na Gentilândia, Jardim América, Bom Futuro e Damas, a antiga Rua Rodolfo Teófilo.
  • 1970 - Inauguradas as novas instalações da Companhia Centro Norte de Eletrificação do Ceará-Cenorte, na Avenida Barão de Studart.
  • 1977 - Muda-se, às 16 horas, para nova sede, na Avenida Borges de Melo, 820, prédio projetado pelo arquiteto José Mário Vieira Zaranza, a Polícia Federal, com a presença do Ministro da Justiça Armando Falcão e do diretor geral da Departamento de Polícia Federal, coronel Moacir Coelho.
  • 1997 - Inaugurado o Novo Mercado São Sebastião (fotos), na Praça Paula Pessoa. O Antigo Mercado (fotos) foi demolido sendo construído o Novo no outro lado da Praça, ficando o local ocupado pelo Antigo Mercado para Estacionamento de Carros.
  • 2006 - O sanfoneiro Dedim Gouveia é baleado num assalto na Avenida Perimetral com Cônego de Castro, no parque São José. Duas motos cercaram o carro do músico e logo dispararam contra ele. Dedim e sua esposa conseguiram fugir e os ladrões levaram o seu carro. Ele é atendido no Instituto José Frota passando por uma cirurgia na mão esquerda, que sofreu uma fratura.
  • 2015 - A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) realiza sessão solene para entrega do Título de Cidadão Cearense ao padre Reginaldo Manzotti, requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB). A honraria foi conferida em novembro de 2010, mas ainda não havia sido entregue.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, pela manhã, o radialista José Edilmar Norões Coelho (Edilmar Norões). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino e é sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era membro titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo onde ocupava a Cadeira 3, da qual era titular e fundador. Era cearense nascido em Barbalha.
  • 2016 - Morre em Fortaleza, aos 51 anos de idade, o comunicador Ergamênio Viana Pinto (Ênio Carlos) que apresentava um programa semanal na TV Verdes Mares com o seu pseudônimo e diariamente mantinha um programa de rádio. Foi vítima de um tumor maligno no cérebro. O corpo foi velado no Complexo Velatório Ethernus, na Rua Padre Valdivino sendo o corpo levado para sua terra natal, onde é sepultado. Nascera a 25 de fevereiro de 1965 em Aracati.

CMFor começa a votar Orçamento 2021 da Prefeitura de Fortaleza


Confira a pauta da 29ª Sessão da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) de 2020 nesta quarta-feira (21 de outubro):

MatériaEmentaSituação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 291 de 2020
Processo: -
Autor: Esio Feitosa
DENOMINA DE COMPLEXO VIÁRIO SENADOR JOSÉ DIAS MACÊDO, O TRECHO VIÁRIO, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para as Comissões
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 295 de 2020
Processo: -
Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra - Prefeito Municipal (foto)
MENSAGEM Nº 27/2020 - ESTIMA AS RECEITAS E FIXA AS DESPESAS MUNICIPAIS ALUSIVAS AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2021.
Proposição para as Comissões
3 - Indicação nº 546 de 2020
Processo: -
Autor: Priscila Costa
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CENTRO MUNICIPAL DE ACOLHIMENTO E TRATAMENTO DE PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA (TEA).
Proposição para as Comissões
4 - Indicação nº 547 de 2020
Processo: -
Autor: Larissa Gaspar
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A REALIZAR IMPLANTAÇÃO DE ECOPONTO NA RESIDENCIAL JOSÉ EUCLIDES DA CUNHA, NO CONJUNTO SÍTIO SÃO JOÃO-JANGURUSSU, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para as Comissões
5 - Indicação nº 548 de 2020
Processo: -
Autor: Larissa Gaspar
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A REALIZAR CONSTRUÇÃO DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO RESIDENCIAL JOSÉ EUCLIDES, NO CONJUNTO SÍTIO SÃO JOÃO - JANGURUSSU, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para as Comissões
6 - Indicação nº 549 de 2020
Processo: -
Autor: Larissa Gaspar
AUTORIZA O CHEFE DO PODER E4XECUTIVO A REALZIAR IMPLANTAÇÃO DEE COPONTO NO RESIDENCIAL JOSÉ EUCLIDES DA CUNHA, NO CONJUNTO SÍTIO SÃO JOÃO- JANGURUSSU, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para as Comissões
7 - Indicação nº 550 de 2020
Processo: -
Autor: Larissa Gaspar
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO A REALIZAR CONSTRUÇÃO DE PRAÇA NO RESIDENCIAL JOSÉ EUCLIDES, NO CONJUNTO SÍTIO SÃO JOÃO- JANGURUSSU, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para as Comissões
8 - Indicação nº 566 de 2020
Processo: -
Autores: Dr. Porto, Elpídio Nogueira, Gardel Rolim, Iraguassú Filho
INSTITUI O MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Proposição para as Comissões
9 - Protocolo da Casa nº 943 de 2020
Processo: -
Autor: Secretaria de Finanças do Município - SEFIN
ENCAMINHA RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL REFERENTE AO 2º QUADRIMESTRE DE 2020.
Para dar Ciência ao Plenário
10 - Protocolo da Casa nº 944 de 2020
Processo: -
Autor: Secretaria de Finanças do Município - SEFIN
ENCAMINHA FELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA - PREO, REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2020.
Para dar Ciência ao Plenário
11 - Projeto de Lei Ordinária nº 200 de 2019
Processo: -
Autor: Márcio Martins
INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA A CAMINHADA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
12 - Projeto de Lei Ordinária nº 205 de 2020
Processo: -
Autor: Ronivaldo
INSTITUI O DIA DO DESIGNER DE INTERIORES E AMBIENTES.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
13 - Indicação nº 8 de 2019
Processo: -
Autor: Larissa Gaspar
INSTITUI O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PARA O MERCADO DE TRABALHO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
14 - Indicação nº 58 de 2019
Processo: -
Autor: Evaldo Lima
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A IMPLANTAR O 'BICICLETAR INCLUSIVO', COM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS PARA ATENDER AS PESSOAS CEGAS OU COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
15 - Indicação nº 106 de 2019
Processo: -
Autor: Jorge Pinheiro
INDICA A CRIAÇÃO DO "PROJETO TEAR - TECENDO GERAÇÕES", NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
16 - Indicação nº 130 de 2019
Processo: -
Autor: Plácido Filho
DISPÕE SOBRE A PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DA COMUNIDADE NAS AÇÕES DE COMBATE A ARBOVIROSES, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
17 - Indicação nº 146 de 2019
Processo: -
Autor: Didi Mangueira
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONSTRUIR UM POSTO DE SAÚDE NO CONJUNTO DOS ESCRITORES NO BAIRRO PAUPINA, NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
18 - Indicação nº 169 de 2019
Processo: -
Autor: Emanuel Acrízio
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A IMPLANTAR UM ECOPONTO NA ÁREA DO UV5 ,NO "CAMPO DO CAMBALACHO", SITUADO NA 517 ,BAIRRO CONJUNTO CEARÁ ,NA FORMA QUE INDICA.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
19 - Indicação nº 193 de 2019
Processo: -
Autor: Plácido Filho
INDICA AO CHEDE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR ESTUDO DE VIABILIDADE E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ECOLÓGICO "CÉSARSWELL", BEM COMO DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
20 - Indicação nº 286 de 2019
Processo: -
Autor: Didi Mangueira
AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A IMPLANTAR UM ECOPONTO PRÓXIMO A COMUNIDADE 7 DE SETEMBRO NO BAIRRO SIQUEIRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Proposição para a Ordem do Dia com Parecer
21 - Requerimento nº 3686 de 2020
Processo: -
Autor: Sargento Reginauro
REQUER QUE A CONCESSÃO DE LICENÇA PARA O TRATAMENTO DE SAÚDE NO PERIODO INDICADO NO LAUDO/ATESTADOMÉDICO EM ANEXO.
Proposição para a ordem do dia
22 - Requerimento nº 3772 de 2020
Processo: -
Autor: Antônio Henrique
REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E HOMENAGEAR O ESCRITÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DOM ALOÍSIO LORSHEIDER.
Proposição para a ordem do dia
23 - Requerimento nº 3779 de 2020
Processo: -
Autor: Benigno Junior
REQUER ENVIO DE VOTO DE PESAR À FAMÍLIA DO SR. LUIZ NIVARDO CAVALCANTE DE MELO, EM RAZÃO DE SEU FALECIMENTO.
Proposição para a ordem do dia
24 - Requerimento nº 3790 de 2020
Processo: -
Autor: Renan Colares
REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DESTINADAS A DEBATER O PROJETO DE LEI N. 295/2020, QUE "ESTIMA AS RECEITAS E FIXA AS DESPESAS MUNICIPAIS ALUSIVAS AO EXERCÍCIO FINANCEI

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...