quinta-feira, setembro 17

Extintor não obrigatório

O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser optativo no Brasil. Essa decisão foi tomada por unanimidade dos membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) durante reunião na manhã de hoje. A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos, e torna facultativo, também, em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O equipamento será obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. A obrigatoriedade do uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970.
Segundo o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, Alberto Angerami, a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC para 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo para reuniões com os setores envolvidos. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explica Angerami.
Dos fabricantes, o Denatran, órgão do Ministério das Cidades, ouviu que era necessário um prazo maior, cerca de 3 a 4 anos, para atender a demanda. Porém, segundo o presidente do Contran, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.
Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.
O uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. “Além disso, nos “test crash” realizados na Europa’ e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores”, explica Angerami. 
Validade - Os extintores automotivos só serão do tipo ABC, destinados a combater fogo da classe A (sólidos combustíveis) B (líquidos e gases combustíveis) e C (equipamentos elétricos energizados). Sua durabilidade mínima e a validade do teste hidrostático são de cinco anos da data de fabricação, e ao fim deste prazo, o extintor será obrigatoriamente substituído por um novo. 
As autoridades de trânsito ou seus agentes deverão fiscalizar os extintores de incêndio, nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com extintor ou se estiver com validade vencida, é de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.


Temas Polêmicos na Educação

  • Amanhã e sábado, o Centro Universitário Estácio do Ceará abre as portas para receber o II Encontro de Temas Polêmicos na Educação.
  • O evento acontecerá na Unidade Centro e contará com a participação do professor e mestre em língua portuguesa, Sérgio Nogueira que, na abertura do evento marcada para as 19 horas de amanhã, mediará a palestra “Eita português complicado. Entre o erudito e o vulgar, qual o melhor para se comunicar?”
  • Com a presença de educadores, pedagogos, psicólogos, teólogos, dentre outros profissionais da Educação, o encontro objetiva discutir temas que permeiam o cotidiano educacional do país.
  • No sábado (19), a partir das 8 horas, a programação do evento contemplará cursos sobre gestão pedagógica, depressão infanto-juvenil, alienação dos professores relacionada à expertise política e os meios de comunicação, dentre outros assuntos.
  • Serviço
  • II Encontro de Temas Polêmicos na Educação
  • Data: 18 e 19 de setembro de 2015
  • Local: Centro Universitário Estácio do Ceará - Avenida Duque de Caxias, 101 - Centro.

ExpoConstruir

Abertura da ExpoConstruir 2015, no Centro de Eventos do Ceará

Fala Evaldo

Em pronunciamento realizado durante o tempo da Liderança do Governo, nesta última quarta-feira (16), o vereador Evaldo Lima (PCdoB), destacou o compromisso da gestão municipal na melhoria da qualidade de ensino em Fortaleza.
Leia a matéria: http://bit.ly/1Msyiq5

Pacto em Ação

Com objetivo de ouvir as expectativas da sociedade para o centro da cidade, o Pacto Por Fortaleza em Ação apresenta como temática as políticas de segurança. O encontro acontece na tarde desta quinta-feira (17), a partir das 16h, no Auditório da Secretaria da Fazenda.
Leia a matéria: http://bit.ly/1OyymUJ

Bobstore Iguatemi


Estadão


Programa Municipal de Educação Profissionalizante


O vereador Robert Burns (PTC), falou hoje (17), na Câmara Municipal, sobre seu projeto de indicação que cria o Programa Municipal de Educação Profissionalizante.

Hoje na CMFor


Powered by Issuu
Publish for Free

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...