terça-feira, março 22

Cidadania fortalezense para Zelma Madeira


A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu na tarde desta terça-feira, 22, no plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza a senhora Maria Zelma de Araújo Madeira. A proposição da homenagem é de autoria da vereadora Adriana do Nossa Cara (Psol), realizada por meio de Decreto Legislativo nº 49/2021. Atualmente, Zelma é assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Estado.

O momento foi evidenciado pela vereadora Adriana como de grande emoção nessa tarefa de homenagear uma figura bastante representativa na luta pelas causas raciais.

“Esse é um dia de muita emoção porque nesse processo de entrada da mandata coletiva na Câmara Municipal de Fortaleza não entramos sozinhas. Representamos a ancestralidade dessas mulheres que entraram na política há muito tempo por acreditar na sociedade do bem-viver e a Zelma faz parte disso. Quero agradecer a presença de todos que estão aqui e assim como a mandata Nossa Cara, reconhecemos a importante contribuição da Zelma Madeira para Fortaleza e para o Estado do Ceará. Apesar de nascida no Piauí, foi em Fortaleza que se firmou enquanto mulher negra educadora e militante pelos direitos da população negra, relacionando-se de forma profunda com o território no qual se aprofundou seus estudos. É importante que cada vez mais tenhamos pessoas com a nossa cor sendo homenageadas nesse espaço”, disse a vereadora.

A homenageada Zelma Madeira, ressaltou que o momento despertou vários sentimentos e a fez voltar em sua história de vida. Agradeceu principalmente a mandata do Nossa Cara pelas lutas que enfrentam democraticamente no legislativo. “Essa homenagem trouxe muita coisa dentro de mim. Quero agradecer a mandata Nossa Cara, pois sei que a tarefa delas não são das mais fáceis. Elas atuam de forma democrática na busca de uma transformação social. Tive uma criação dura e minha mãe me ensinou a entrar e sair dos lugares, então quando cheguei aqui lembrei dessa lição. Temos que cumprir o que prometemos, chegar adiantado por sermos negros. Isso explica minha alegria de estar aqui e me leva a questionar se tenha influenciado as pessoas como professora”, declarou Zelma.

Zelma que é natural do Piauí é graduada em Serviço Social, doutora em Sociologia, professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará e professora do mestrado em Serviço Social. Desde 2015, ela coordena a Política de Igualdade Racial no Estado.


Composição da mesa: Vereadora Adriana Gerônimo; Subdefensora Pública-Geral do Estado do Ceará, doutora Sâmia Costa Farias Maia; Pró-Reitora de Políticas Estudantis da Universidade Estadual do Ceará-Uece, professora Mônica Duarte; representando o Reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT, Thina Rodrigues Senhora Silvia Cavaliere; Lila M. Salú – co-vereadora; Louise Santana – co-vereadora; secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; e deputada estadual, Érika Amorim.

Com informações do cmfor.ce.gov.br e foto: Evilázio Bezerra

Hoje no Sala

SALA DE REDAÇÃO---TERÇA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2022====16 horas na Rádio Fortaleza FM 90.7
  1. DIA MUNDIAL DA ÁGUA-MUSICA PLANETA ÁGUA
  2. DESTAQUES TV FORTALEZA
  3. DESTAQUES LEONARDO PEDREIRA.
  4. ESTAQUES FERNANDA BARROCAS.
  5. NAILDE PINHEIRO-MEDALHA DA ABOLIÇÃO.
  6. PAUTAS FEMININAS.
  7. Congresso entrega Diploma Bertha Lutz na próxima quarta
  8. NOTICIÁRIO RADIO JUSTIÇA
  9. PODCAST ESPORTIVO COM LEONARDO LEAL, KILMER DE CAMPOS, LAURIBERTO BRAGA E AGENCIA RADIOWEB.
  10. NOTICIÁRIO FERNANDA BARROCAS.
  11. Pela primeira vez o Conselho de Governadores do Ceará se reuniu para falar de temas de interesse do estado. O encontro ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Executivo estadual, em Fortaleza, nesta segunda-feira (21).
  12. Dentre os principais temas abordados, o projeto Ceará 2050 teve destaque e gerou uma Proposta de Emenda Constitucional que o transforma em norte a ser seguido no planejamento das ações do Governo do Ceará. Estiveram presentes os ex-governadores Gonzaga Mota, Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Francisco Aguiar, Lúcio Alcântara e Cid Gomes, além do atual chefe do Executivo cearense, Camilo Santana, e sua vice Izolda Cela.
  13. O conselho foi instituído para o compartilhamento de ideias e experiências sobre assuntos relevantes para o Estado do Ceará.
  14. O governador Camilo Santana agradeceu a presença dos ex-governadores no encontro e destacou a importância do novo colegiado.
  15. CAMILO (1) CONSELHO – tempo: 1:09
  16. O Conselho de Governadores foi criado em 2020, mas por conta da pandemia ainda não tinha se reunido. Neste primeiro encontro, umas das pautas abordadas foi o plano Ceará 2050, que foi apresentado pelo secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando, e o professor Barros Neto, da Universidade Federal do Ceará.
  17. Nesse sentido, o encontro resultou no envio à Assembleia Legislativa de uma Proposta de Emenda Constitucional para que essa organização a médio e longo prazo faça parte oficialmente da política de planejamento do Governo do Ceará. Na proposta enviada ao Legislativo estadual, o plano estratégico deverá ter duração mínima de 20 anos.
  18. Camilo Santana destacou que a ideia do Conselho é amadurecer também políticas de Estado para futuras gestões.
  19. CAMILO (2) POLÍTICA – tempo: 0:52
  20. O governador Camilo Santana destacou ainda o exemplo do Ceará reunindo ex-gestores de diferentes ideologias que estão pensando no bem do Estado e da população.
  21. CAMILO (3) EXEMPLO – tempo: 0:52
  22. O ex-governador Ciro Gomes destacou que os avanços conquistados nas últimas décadas são frutos de gestões que têm em comum o comprometimento com o bem-estar da população.
  23. CIRO (4) GRANDEZA – tempo: 0:51
  24. NOTICIÁRIO LEONARDO PEDREIRA.
  25. HORA DE OURO

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...