sábado, dezembro 24

Secretariado de RC 2017-2020

A Prefeitura de Fortaleza anunciou a composição do novo Secretariado para a gestão 2017/2020, no Paço Municipal. A partir de 1º de janeiro de 2017, os novos secretários terão a missão de iniciar um governo totalmente novo, que prezará pela inovação e ampliação no ritmo das atividades, conforme já tinha definido o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, Moacir Maia, que fez o anúncio dos novos nomes, “a nova gestão combina a experiência de alguns, que já estão no governo, com o sangue novo e a disposição necessária que tenham neste desafio a ser cumprido com a melhor capacidade técnica, empreendida por todos". "O Prefeito quer que mesmo aqueles que permaneceram nas funções anteriores tenham um comprometimento cada vez maior e a renovação de ânimo, disposição para o trabalho e dos desafios de Fortaleza”, completou.
O novo governo contará com mudanças na maioria do secretariado, com ênfase no perfil técnico em sua composição. Importantes pastas, como as Secretarias de Saúde, que contará com Romel Araújo, de Infraestrutura, com Manuela Nogueira, de Educação, que terá Dalila Saldanha de Freitas, e Cultura com Evaldo Lima. Já Samuel Dias passa da Infraestrutura para se tornar Secretário de Governo.
Outra novidade é a fusão de pastas que dão origem as secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, que será comandada por Elpídio Nogueira, e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, gerida por Mosiah de Caldas Torgan.
Alguns nomes que tiveram papel fundamental na primeira gestão continuam em suas respectivas pastas, a exemplo de Francisco Queiroz Maia Filho (Chefe de Gabinete), João Pupo (Conservação e Serviços Públicos), Philipe Nottingham (Planejamento, Orçamento e Gestão), Águeda Muniz (Urbanismo e Meio Ambiente), Eudoro Santana (Instituto de Planejamento de Fortaleza) e Lúcio Bruno (Articulação Política).
Posse
A posse do novo secretariado ocorre no dia 2 de janeiro, às 9 horas, no Paço Municipal. Em seguida já ocorre a primeira reunião deles com o prefeito. Já nos dias 26, 27 e 28 será realizado um seminário de planejamento para ações políticas para os próximos quatro anos.
LISTA DO SECRETARIADO 2017/2020
Secretário Chefe de Gabinete - Francisco Queiroz Maia Filho
Secretário de Governo - Samuel Dias
Secretário de Finanças - Jurandir Gurgel
Secretário de Conservação e Serviços Públicos - João Pupo
Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão - Philipe Nottingham
Procurador Geral do Município - José Leite Jucá
Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente - Águeda Muniz
Secretária de Infraestrutura - Manuela Nogueira
Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome - Elpídio Nogueira
Secretário de Cultura - Evaldo Lima
Secretário de Controladoria, Ouvidoria e Transparência - Alcimor Rocha
Secretário de Saúde - Romel Araújo
Secretária de Educação - Dalila Saldanha de Freitas
Secretário de Habitação - Sérgio Rocha
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Mosiah de Caldas Torgan
Secretário de Turismo - Alexandre Pereira
Secretário de Segurança Cidadã - Antônio Azevedo
Secretário de Esporte - Ricardo Ferreira de Souza
Instituto de Planejamento de Fortaleza - Eudoro Santana
Secretário Regional I - Gilberto Bastos
Secretário Regional II - Ferruccio Feitosa
Secretário Regional III - Antônio Henrique
Secretário Regional IV - Francisco Sales
Secretário Regional V - Ronaldo Nogueira
Secretário Regional VI - Antônio José Albuquerque
Secretário Regional Centro - Adail Fontenele
Coordenador das Regionais - Renato Lima
Coordenador de Articulação Política - Lúcio Bruno
Coordenador de Comunicação Social – Moacir Maia

Nova Beira-Mar-II

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregou, ontem à noite, uma nova etapa do projeto de Requalificação da Beira Mar. Foram investidos R$ 5 milhões do Tesouro Municipal em ações que compreendem um trecho de cerca de 600 metros de calçadão.
A obra, que fica entre o trecho da Rua Teresa Hinko e o novo Mercado dos Peixes, recebeu ações de terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, iluminação e acessibilidade, foi executada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setfor).
“A boa notícia é que o recurso para terminar toda a obra de requalificação da Beira Mar já está garantido e deve chegar no começo do ano que vem e, em 18 meses, poderemos entregar essa importante área da cidade”, afirmou o Prefeito. Segundo ele, o espaço não é só para os turistas. “Aqui é nossa vitrine, é um local onde Fortaleza se vê, onde existem oportunidades de negócios e geração de renda para várias pessoas”.
Com a entrega do Novo Mercado dos Peixes pela Prefeitura de Fortaleza, em março passado, os permissionários tiveram um incremento de mais de 50% nas vendas.
O secretário de Turismo do Município, Erick Vasconcelos, ressaltou a importância da obra. “Os recursos que eram do Ministério do Turismo foram cortados, mas o Prefeito entendeu que a obra não podia parar e garantiu sua execução. Temos agora um espaço totalmente requalificado entregue para a população e para os turistas”, enfatizou.
O guia de turismo Everton Silva aprovou a obra. “Para a gente que trabalha com turismo foi excelente. O local ficou bem mais convidativo para os turistas”, afirmou.
Já o turista de Tocantins e engenheiro mecânico Valdeci Nogueira achou uma maravilha. “Venho todo ano mas antes não estava assim. Fiquei impressionado com a qualidade que o espaço ganhou”.
Monumentos também foram restaurados
Ainda no trecho urbanizado, a Estátua de Iracema do Mucuripe foi restaurada e recebeu uma nova escadaria nos quatro lados de seu acesso, além da iluminação de LED nos degraus.
A outra obra de arte, a escultura do Monumento ao Jangadeiro, do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo, também foi restaurada e voltou ao calçadão da Avenida Beira Mar.
O monumento havia sido retirado para a execução da obra de requalificação da orla. Com a intervenção do trecho já concluída, a escultura foi recolocada.

Fala Evaldo Lima

Meus @migos,
Após minha diplomação como vereador de Fortaleza, recebi um convite do prefeito Roberto Claudio para, junto com a direção do meu partido, conversarmos sobre o novo ciclo que se inicia em janeiro. No Paço Municipal, fui convocado a assumir uma nova missão: a Secretaria de Cultura de Fortaleza.
Durante dois dias, refleti, pesei todas as possibilidades e desafios que isso representa. Não só para mim, com todo encanto que este segmento sempre me despertou, mas para a cidade de Fortaleza. Nessa reflexão duas vertentes se impunham. A primeira delas é que não se foge a uma responsabilidade conferida pelo prefeito Roberto Claudio, um parceiro leal, com quem temos identidade, e que muito tem feito por nossa cidade. A segunda, tenho com o que contribuir? Conclui que sim, se eu puder, mais uma vez, contar com o apoio, a força, o estímulo de vocês que sempre me acompanharam desde os primeiros passos na vida pública e que desejo mantê-los ao meu lado, em todas as frentes que possamos somar, sonhar e transformar sonhos em motivação para realizar o nosso melhor Na Morada Fortaleza.
Foi muito difícil, no processo de decisão, não poder compartilhar previamente com vocês, pela reserva natural que estes cenários se dão. Sei que vocês compreenderão essa impossibilidade.
Quero deixar claro que minha participação no governo ora anunciado não representará descuido, abstenção, omissão ou intervenção nos debates dos temas que me são caros. No parlamento ou em qualquer outro fórum, a educação, a mobilidade urbana, o esporte, o conhecimento, o amor à cidade terão em mim sempre um militante.
Fortaleza é uma cidade múltipla, criativa, pujante e viva, por essa razão ser secretário da Cultura é um bonito desafio. Desafio que assumo com o compromisso de reconhecer e apoiar as manifestações culturais do centro à periferia, entendendo a cultura como sedimento fundamental na construção da vida dos fortalezenses.
Enquanto estiver secretário , nossa cadeira na Câmara Municipal, minha e de cada um de vocês, estará ocupada pela valorosa companheira Eliana Gomes, do PCdoB, que, além de suas bandeiras históricas, irá representar, lutar e defender cada um dos compromissos que assumi com vocês e com Fortaleza.
Fraterno Abraço,
Professor Evaldo Lima

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...