quinta-feira, maio 3

Futricas Cearenses


Texto de Ramon Paixão e Franscico Djacyr Souza:
MEMÓRIA - IMPRENSA CEARENSE: 
Jornalista Colombo Sá apresenta "Clube dos Tetéus" há mais de 50 anos
Nota publicada nos anos 1070 no Correio do Ceará sobre o aniversário do seu editor, jornalista,e radialista Colombo Sá criador e apresentador do programa 'Clube dos Tetéus, que aniversaria no dia 12 de outubro, Dia da Criança, de Nossa Senhora Aparecida(Padroeira do Brasil) e do Descobrimento da América, Daí seu nome de batismo ser uma homenagem de seus país ao almirante genovês Cristovão Colombo que em 1492 descobriu a América para a Coroa Espanhola, em nome dos soberanos católicos dom Fernando de Aragão e dona Isabel de Castela.
Ex- assessor de imprensa da Prefeitura de Fortaleza, cronista carnavalesco e esportivo José Colombo Bernardo e Sá foi editor dos jornais Correio do Ceará e Unitário dos Diários Associados e apresenta até hoje, há mais de 50 anos, um dos programas mais antigos do rádio cearense o Clube dos Tetéus, que com o slogan 'Não dorme ninguém" criado por outro mestre da imprensa o saudoso Alfredo Sampaio, estreou na Rádio Uirapuru, em 1964. 
O nome Tetéu é uma homenagem a ave da ordem dos Ciconiiformes, que pertence a família dos Charadriidae.O tetéu é muito comum no Brasil, sempre alerta, é o primeiro a dar o alarme quando alguém se aproxima. É conhecido também como quero-quero, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Depois Colombo Sá apresentou o Clube dos Tetéus nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Marres, Assunção e atualmente está na Rádio Cidade ao lado de Tony Mazolly. Nos anos 70, 80, e 90 também participaram da sua equipe os comunicadores: Ramon Paixão, Chico Taylor, Val Rodrix e os operadores de áudio Carlos Alberto Diocrim, Celso SIlva, Maurício Rodrigues, Nonato Costa, Assis Horonato, Luis Carlos Sales Bento, Marcos Raulino 'Salsicha' Marombado e Eudes Bandeira
Ramon Paixão - jornalista, radialista, cronista esportivo e carnavalesco e ‎Francisco Djacyr Silva DE Souza‎ para AMANTES DO RÁDIO - GRUPO DOS QUE DEFENDEM O RÁDIO.

Na terça no Abolição


AFN completa quatro anos

A Agência Fortaleza de Notícias completa anos com o seguinte desempenho:





Visualizações de página de hoje
450
Visualizações de página de ontem
387
Visualizações de página do mês passado
14.205
Histórico de todas as visualizações de página
790.036

Noivas Juninas


Viaduto da Mister Hull

Haverá uma audiência pública para debater a qualificação do espaço público sob o viaduto da Avenida Mister Hull, no Antônio Bezerra, requerimento de autoria do vereador Acrísio Sena (PT), na próxima terça-feira (8), às três da tarde, na quadra da Igreja Jesus Maria José (Rua Rui Monte, 95 - Antônio Bezerra).

No Parangaba


O Shopping Parangaba realiza até 30 de maio a campanha promocional do Dia das Mães, que vai sortear um carro Jeep Renegade.
A cada R$ 100,00 em compras realizadas nas lojas e quiosques do shopping, o cliente poderá adquirir cupons promocionais para participar da promoção. 
Nas compras realizadas de terça a quinta-feira, a campanha ainda oferece cupons em dobro.
Para o período, é esperado um crescimento de 11% nas vendas, além de um acréscimo de 10% no fluxo.

Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de Inovação e Criatividade da Oi, e a Startup Farm, uma das aceleradoras mais conceituadas da América Latina, anunciam parceria inédita com o programa Ahead | Labora Oi Futuro, que vai selecionar até dez startups de impacto social para serem aceleradas em etapa presencial no Rio de Janeiro. Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever até 23 de maio pelo site www.startup.farm/aceleracao.
O programa busca negócios que tenham em seu produto ou serviço uma solução que ajude a resolver grandes problemas da nossa sociedade e impacte positivamente a vida das pessoas, considerando especialmente as necessidades e demandas da base da pirâmide socioeconômica. Serão aceitos negócios que atuem em qualquer mercado e, preferencialmente, que façam uso inovador da tecnologia. O Labora/Oi Futuro e a Startup Farm terão atenção especial aos seguintes temas: segurança; saúde; educação; habitação; alimentação acessível e saudável; cidades para cidadãos (infraestrutura, meio ambiente, mobilidade etc.); geração de emprego e renda; e soluções financeiras para classes C, D e E.
As startups selecionadas contarão com uma ampla rede de mentores, investidores e especialistas do mercado. O programa tem como sede o Lab Oi Futuro, espaço de criação, experimentação e colaboração que o instituto inaugura em abril, no bairro no Flamengo, no Rio. Com mais de 500m², o laboratório oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação. A Startup Farm integra a rede Google for Entrepreneurs e também conta com o apoio da Baptista Luz Advogados e a Falconi.
“Esse edital é uma combinação muito interessante da expertise da Startup Farm em aceleração de negócios com potencial disruptivo com a bagagem de 17 anos de investimento social do Oi Futuro”, diz Carla Uller, gerente executiva de Inovação Social do Oi Futuro. “Em 2017, lançamos o Labora, nosso laboratório de Inovação Social, apostando no empreendedorismo e na inovação para impulsionar iniciativas sustentáveis e escaláveis de transformação social. Ao inaugurarmos nosso espaço físico agora, estamos estimulando também a articulação de redes colaborativas de empreendedores para gerar soluções inovadoras para a sociedade”.
Apenas no último ano, o Labora ajudou a fortalecer 25 organizações e negócios de diferentes perfis por meio de dois programas de aceleração, executados em parceria com o Yunus Negócios Sociais e com o Instituto Ekloos.
Para Alan Leite, CEO da Startup Farm, este programa será um dos mais especiais que já fizeram. “Esta edição é muito especial, pois tem clara a intenção de ajudar as startups que se proponham a solucionar os grandes problemas do Brasil, principalmente as startups que gerem valor para a base da pirâmide social", explica.
Alan Leite ainda destaca que a Startup Farm buscará ter nesta turma a maior diversidade possível entre os fundadores das startups selecionadas. “Só assim teremos a inteligência necessária para resolver questões tão complexas”, avalia.
A aceleradora possui cases de startups aceleradas em edições anteriores que estão alinhadas com o proposto para esta nova edição, como HOOBOX Robotics, Vittude, Dado Capital, Onboard Mobility, BxBlue, PayKey, BioSoftness, Marmotex, Vérios Investimentos, Ktalise, Piipee e Linked.
O CEO finaliza dizendo que "há espaço até mesmo para startups do agronegócio, pois uma solução que melhore a produtividade no campo e reduza a necessidade de defensivos agrícolas, impacta diretamente a vida de quem consome esses produtos mais saudáveis nos grandes centros".
Como funciona o programa de aceleração da Startup Farm:
O programa possui três módulos que têm por objetivo dar todas as condições necessárias para que as startups possam desenvolver seus negócios:
● Laser focus: Com duração de cinco semanas, esta etapa é uma imersão “full-life” para os fundadores trabalharem focados na construção do modelo de negócios da sua startup, com suporte da Startup Farm e de uma ampla rede de mentores, parceiros e investidores. Essa etapa é presencial e acontece no Rio de Janeiro.
● Get Sales Done: Também com cinco semanas, neste módulo a startup trabalhará na construção de uma estratégia de vendas e definirá as principais métricas de desempenho do seu negócio.
● Fundraising: Com 15 semanas de duração, o objetivo desta etapa é que as empresas aceleradas estruturem uma estratégia de captação de recursos, elaborando uma projeção de necessidade de capital e definam quais os investidores que fazem sentido para o seu negócio.
Depois de passar por todas estas etapas, as startups poderão se apresentar a uma banca de investidores e executivos de grandes corporações para o evento mais esperado do programa - o “Demo Day”.
Mais sobre a Startup Farm - A Startup Farm é a maior e mais experiente aceleradora da América Latina. Foi reconhecida como a melhor aceleradora do Brasil pelo Startup Awards 2017 - o Oscar das startups brasileiras, organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A Startup Farm já acelerou mais de 280 startups, que captaram em conjunto mais de USD 1milhão em investimentos e possuem valor de mercado agregado superior a USD 1bilhão. Sete startups do portfólio já foram incorporadas por outras empresas, sendo a mais recente a Up Points, adquirida pela Embraco. Ao colocar o empreendedor como eixo central de sua atuação, a Startup Farm oferece aos empreendedores atendidos em seus programas acesso a uma ampla rede de mentores e facilitadores que, aliada aos seus parceiros institucionais, acadêmicos, grandes empresas e investidores, têm gerado cases de sucesso no mercado brasileiro e internacional, como Vérios, Nexer, RankMyApp, EasyTaxi, WorldPackers, Social Miner, InfoPrice, Hoobox Robotics entre tantas outras.
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Na Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o programa oferece ensino médio integrado e já formou mais de 2 mil jovens em 12 anos de atuação. Os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais no mercado de inovação e tecnologia. Nas escolas do programa, educadores e estudantes elaboram e testam novas metodologias e práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas com outras escolas da rede pública e outros contextos educacionais.
Na Cultura, o instituto é um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, e realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. O Instituto também tem o Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil, e o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana.
Na Inovação Social, o Oi Futuro lançou o Labora, laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto, e oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios de impacto social. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania. 
Numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, nasceu o Oi Futuro Lab, espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório abriga o LabSonica e o Labora e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação.

Hoje na CMFor

Morre Fonsequinha

O humorista e que fazia uma corrida para o aplicativo Uber, Francisco Fonseca Neto, de 52 anos, o Fonsequinha (foto arquivo pessoal), foi morto em abordagem criminosa, na Rua Joaquim dos Anjos, no Planalto Ayrton Senna, na noite de ontem.
Morreu também na ação, Robson Borges da Silva Filho, de 23 anos. Este tinha sofrido outro atentado em Pajuçara-Maracanaú, ontem cedo, depois de ser expulso por uma facção da área. Robson tinha antecedentes criminais por assalto, tráfico de drogas e homicídio.

Nota da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Cidadã do Ceará (SSPDC-CE) destaca que os suspeitos de matar a dupla, estavam numa moto e efetuaram tiros. “Após o fato, os autores empreenderam fuga. Agora, a Polícia Civil do Estado do Ceará trabalha para prender os responsáveis pela ação criminosa, bem como identificar a motivação”, informa a nota SSPDC-CE.
Fonsequinha trabalhou em programas humorísticos da TV Jangadeiro, fazendo o quadro 'Diabéisso?', no programa Na Boca do Povo apresentado pela jornalista Maisa Vasconcelos.
O jornalista César Espindola, que trabalhou com Fonsequinha na Jangadeiro, lamentou a morte:
"Soube agora que assassinaram o humorista Fonseca Porto (Fonsequinha). Uma das notícias mais tristes que recebi nos últimos tempos. Nós éramos amigos desde à época que trabalhamos no mesmo canal de televisão (TV Jangadeiro). Um cara do bem, pai de família, batalhador. Nada, nada mesmo, justifica essa violência endêmica pela qual vivemos. Por que um pai de família deve ser separado assim da família, dos amigos e da vida? Um dia muito triste, lamentável. Que Deus o receba e dê forças à família dele para enfrentar tamanha dor. Basta de violência!"
O jornalista Nonato Albuquerque também lamentou a morte do amigo:
"Do que foi riso, de repente se fez dor. A bonomia do humorista simples, de tiradas e pegadinhas via "Na Boca do Povo", com Maisa Vasconcelos, tudo foi silenciado pela violência dessa cidade. Guardo a lembrança do bordão Beto Ortizzzz, Maísa Vasconcelossss com que nos celebrava. Saudades Fonseca Porto. Por onde chegar, peça aos anjos dessa outra dimensão por todos nós dessa Fortaleza cidade".
O Fortaleza divulgou nota de pesar pela morte de Fonsequinha, que estava engajado no projeto do primeiro centenário de fundação do time:

É com profundo pesar que o Fortaleza Esporte Clube comunica o falecimento de Francisco Fonseca Neto, o humorista Fonsequinha. Fonsequinha, torcedor do Fortaleza, estava atuando nas ações desenvolvidas pelo Projeto Leão 100, em dias de jogos do clube. 
Fortaleza através de seu corpo diretivo e Projeto Leão 100 se solidariza e presta as condolências à família de Fonsequinha". 
Fonsequinha era irmão do radialista Marco Antônio Júnior, que trabalhou na FM 93.

Futricas Cearenses

"Hoje será inaugurado o centro de distribuição internacional de voos (hub) da Air France-KLM em parceria com a Gol. A aeronave Joon/Air France, vinda de Paris (França), pousa às 17h35, e a da KLM, de Amsterdã (Holanda), chega um pouco antes, às 17h20. Haverá cerimônia de batismo e o corte da faixa de inauguração das rotas. O Povo cobrirá toda a cerimônia e viagens nos próximos dias.

Isso porque o lançamento do hub vai além de apenas mais voos para o Estado. Atrai novas rotas e frequências de outras companhias aéreas para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, sob comando da alemã Fraport, e tem como primeira consequência preços mais competitivos no mercado da aviação para o viajante.
O turismo é outro beneficiado. As agências de viagens, emissoras de passageiros para o Exterior, e também destinos nacionais, ganham. Mas é necessário investir mais. Sabe-se que a cadeia turística do Estado negocia para que as companhias aéreas queiram praticar o stopover. Quando o viajante resolve parar, no caso, em Fortaleza, fica alguns dias, deixa dinheiro na mão dos cearenses, para depois seguir ao destino final.
É necessária parceria entre aéreas e os empresários do turismo do Estado para que descontos sejam oferecidos, para que a permanência dos turistas em Fortaleza seja estimulada. Portanto, vai além de viagens. Chegaria ao comércio, serviços, hotelaria, principalmente de Fortaleza. Dinheiro que estimula o emprego e a renda.
Chegaria ao comércio, serviços, hotelaria, principalmente de Fortaleza. Dinheiro que estimula o emprego e a renda.
Dia Sonia Pinheiro, no O Povo de hoje:
O Hub Air France/KLM/GOL será formalmente inaugurado, tarde de hoje, com a chegada dos voos da Air France, proveniente de Paris, KLM, vindo de Amsterdã, e Gol, partindo de Sampa. De Paris virão pela Air France: Camilo Santana e Onélia, Zezinho Albuquerque e Moara e Arialdo Pinho e Diana. As aeronaves -aterrissando a partir das 17 horas - juntarão anfitriões e convidados especiais no próprio Aeroporto, em breve e fechada solenidade, com esticada – às 20h30min- ao Palácio da Abolição, cenário de jantar comemorativo desse marco. Já amanhã, pela manhã, as três cias. aéreas receberão, no Gran Marquise, para brunch.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...