quinta-feira, junho 9

CMFor

O vereador Deodato Ramalho (PT) utilizou a tribuna na sessão ordinária desta última quarta-feira (8), para denunciar problemas encontrados em algumas unidades de saúde do município.
Confira a matéria: http://bit.ly/1UptaBy
Comentários
Lauriberto Carneiro Braga
Escreva um comentário...

Durante o Grande Expediente desta última quarta-feira (8), o vereador Elpídio Nogueira (PDT), fez uma explanação sobre as ações prometidas em campanha pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), na área da segurança pública municipal.
Confira a matéria: http://bit.ly/25OiwfK
Comentários
Lauriberto Carneiro Braga
Escreva um comentário...
O vereador Adelmo Martins (PDT) destacou durante a sessão plenária desta quarta-feira (8), as comemorações da Semana do Meio Ambiente, e parabenizou a Prefeitura Municipal de Fortaleza pela instalação dos Ecopontos na cidade.
Leia a matéria: http://bit.ly/1VOjVQz
Comentar

Estácio Terceira Idade

Repórter Marco Meireles da TV Jangadeiro entrevista pró-reitor Academico da Estácio, Antônio Neto, para o Jornal da Jangadeiro. Em pauta: crescente participação da terceira idade no Ensino Superior.

Cine Ceará

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a Mostra de Cinema Mexicano, como parte integrante da programação do 26º Cine Ceará.
Já se programou?
ENTRADA GRATUITA
De 7 a 22 de junho.
Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência....
Ver mais
9

Três cearenses

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/online/tres-cearenses-estao-entre-os-mortos-na-tragedia-em-sao-paulo-1.1563989

Governança

O professor da Saint Paul Escola de Negócios, Marcos Assi, estará em Fortaleza amanhã, para ministrar a palestra Governança, Risco e Compliance em tempo de Lava Jato, promovida pela Escola de Negócios Saint Paul – em parceria com o Instituto Fa7, a partir das 7h30, no próprio IFa7.
O termo compliance tornou-se mais popular com a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014. A operação é considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do Brasil. Com ela, foram expostos esquemas de corrupção envolvendo políticos, doleiros e as maiores construtoras do país – abalando a reputação de todas as instituições envolvidas.
Compliance que nada mais é que o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
“Quando mais conhecermos de contabilidade, tecnologia da informação, dos produtos, das questões comerciais, mais fácil será identificar os problemas na gestão dos riscos integrados, que estão obviamente os de compliance e segurança da informação”, explica Assi.
Sobre Marcos Assi - Professor e consultor da MASSI Consultoria – Prêmio Anita Garibaldi 2014 e Premio Giuseppe Garibaldi 2016, Prêmio Quality 2014, Prêmio Top of Business 2014 e Comendador Acadêmico com a Cruz do Mérito Acadêmico da Câmara Brasileira de Cultura, professor de MBA na FIA, FECAP, Saint Paul Escola de Negócios, Centro Paula Souza, USCS, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional”, “Gestão de Riscos com Controles Internos” e “Gestão de Compliance e seus desafios” pela Saint Paul Editora.www.massiconsultoria.com.br
Serviço
Palestra: Governaça, Risco e Compliance em tempo de Lava Jato
Data: Sexta-feira (10/6)
Horário: 7h30
Local: Instituto Fa7

Inflação de Fortaleza

A inflação no Nordeste em maio alcançou o índice de 9,7% no acumulado de doze meses, superior ao verificado em âmbito nacional, de 9,3%, para o mesmo período. A avaliação é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de estudos regionais do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
De acordo com o estudo, Fortaleza apresentou a maior taxa de elevação de preços na região, chegando a 11%. Em seguida, aparecem Salvador, que registrou inflação de 9,5%, e Recife, que assinalou índice de 9,2%, ligeiramente inferior à base nacional.
Na avaliação mensal de maio, as três principais capitais do Nordeste registraram variações positivas em comparação a abril. Fortaleza alcançou 1,0%; Salvador, 0,9%, e Recife, 0,8%, todas com taxas superiores à média nacional para maio, de 0,8%.
Grupos
O índice regional de inflação é composto por nove grupos de preços. "Alimentos e bebidas", que tem o maior peso no cálculo, foi o mais significativo para o resultado de maio, no comparativo de doze meses. No Nordeste, esse grupo alcançou 14,6% de inflação, ante 12,7% em nível nacional.
Na análise mensal, o grupo "Habitação" apresentou a maior elevação de preços no Nordeste, crescendo 2,1% na região, índice puxado também pelos aumentos em Fortaleza (2,6%), Recife (2,4%) e Salvador (1,8%). 
Metodologia
O índice regional de inflação do Etene é elaborado a partir de metodologia própria e utiliza dados oficiais para construir base de análise ampla, válida para toda a região. Ele é resultado de monitoramento periódico do Etene e complementa as informações divulgadas mensalmente, no âmbito nacional, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O trabalho é conduzido pelos funcionários do Banco do Nordeste Antônio Ricardo de Norões Vidal (economista, mestre em Administração de Empresas) e Allison David de Oliveira Martins (economista, mestre em Economia).

Sebrae no São Sebastião

O Sebrae Ceará e Prefeitura de Fortaleza realizam amanhã, às 11 horas, a solenidade de inauguração do Centro de Capacitação dos  Permissionários do Mercado São Sebastião. O novo espaço faz parte das ações do projeto de modernização das operações do Mercado, que busca desenvolver um projeto de sustentabilidade, gerando um maior faturamento para os permissionários, a partir da aplicação de um método moderno de operação dos boxes.
No novo centro de formação serão produzidos e difundidos manuais para cada segmento dos permissionários, possibilitando o aprendizado e a realização de novas práticas em áreas como o empreendedorismo, gestão de negócios, controle de finanças, organização dos boxes e manipulação adequada dos produtos. Além da capacitação dos permissionários, o projeto consiste ainda na transformação visual dos boxes, a partir de um formato moderno, claro, limpo, organizado, com qualidade de serviço, mais sortimentos e excelência no atendimento.
Para o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo,as ações da instituição ,somadas à atuação da Prefeitura de Fortaleza na implantação de melhorias e na limpeza e organização do espaço, contribuirão para o fortalecimento da imagem do São Sebastião e para a atração de novos clientes, o que garante o aumento de faturamento dos permissionários. “Estas ações ajudarão a consolidar o Mercado como uma referência para os turistas e clientes atuais, além de dinamizar os pequenos negócios nele existentes”.
Sebrae nas Comunidades
O projeto de modernização das operações do Mercado São Sebastião integra o Programa “Sebrae nas Comunidades”, que visa estimular o desenvolvimento territorial através de ações voltadas para o empreendedorismo e a consequente melhoria do ambiente de negócios nos bairros de Fortaleza.

Mais informações: 



Ana Lúcia Machado e Carlos Henrique Camelo –

Bar das Coleguinhas

Fortaleza pediu, e elas estão de volta!
É isso mesmo.
Simone e Simaria, conhecidas nacionalmente por seu talento, carisma e hits de sucesso, voltam a se apresentar na cidade que sempre as acolheu com muito carinho, Fortaleza.
Com o show “Bar das coleguinhas”, que arrasta multidão pelo Brasil, “as coleguinhas” preparam um repertório especial para o Mucuripe Music.
O evento, intitulado Simone e Simaria Prime, acontece amanhã e será um aquecimento para o Fortal – evento que comemora 25 anos e conta com a apresentação, em trio elétrico, das irmãs. 
Considerada a dupla feminina com mais destaque na atualidade, os números justificam: segundo lugar no ranking entre os hits mais executados do Nordeste, destaque para a musica “Meu Violão e o Nosso Cachorro” - que ficou na parada como a musica mais tocada no mês de novembro de 2015, com 5.260 execuções pela Crowley -, sete milhões de seguidores e mais de 170 mil views no Youtube, sendo 50 milhões no hit que conquistou o Brasil. 
Com apenas três anos de carreira solo, as irmãs cumprem média de 25 shows ao mês e mostram que vieram para somar ao cenário musical. Entraram com destaque na posição da Billboard e comemoram o reconhecimento da mídia e o carinho do publico. São elas as famosas “Coleguinhas”, que se destacam nas principais festas, com recorde de público, e provam que a mistura de musica com alegria é a melhor receita do sucesso.



Pontos de venda – Mucuripe Music e loja do Eh Loco

Informações – 85 3034-2447



Nestlé no Pinheiro

  • Hoje, o CEO da DPA (Nestlé Brasil), Marcel De Barros, visitou o Centro de Distribuição do Pinheiro Supermercado, acompanhado de executivos da marca. Na ocasião, eles foram recebidos pelo diretor presidente da rede de supermercados, Honório Pinheiro, pelo superintendente comercial, Alexandre Pinheiro, pelo superintendente administrativo, Tadeu Pinheiro, e parte da equipe comercial do supermercado e puderam conhecer a logística de distribuição do Grupo Pinheiro para todo o Estado.
  • O Pinheiro Supermercado foi a única empresa do setor escolhida para a visita no estado por um motivo especial: a DPA e o Pinheiro estão implementando um novo modelo de negócio por meio da centralização de distribuição que irá otimizar o processo.
  • A rede de supermercados cearense é a segunda do Nordeste a adotar esse modelo com a Nestlê.

Volta Dilma

Com o lema "Fora Temer, Não ao Golpe e Nenhum Direito a Menos", o movimento Ceará Contra o Golpe e a Frente Brasil Popular Ceará convocam para Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em defesa da democracia, dos direitos sociais e pela saída do presidente interino Michel Temer (PMDB). A atividade acontece amanhã em todo o país. Em Fortaleza, o ato terá concentração às 15 horas, na Praça Luiza Távora (Avenida Santos Dumont, 1589), no coração da Aldeota.
A mobilização ocorre após a queda de três ministros em menos de 30 dias do governo interino. Além disso, vieram à tona conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que comprometem vários políticos do PMDB e do PSDB, apontando que o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) foi uma articulação para abafar a Operação Lava Jato.
O momento político reforça a necessidade da unidade e da mobilização popular. Por isto, para o ato de amanhã, estão sendo convocados trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, centrais sindicais, partidos políticos, sindicatos, federações e representantes das diversas frentes dos movimentos sociais do Ceará que, unidos, lutam contra o governo interino de Michel Temer, em defesa da democracia, do mandato legítimo da Presidenta Dilma, dos direitos e conquistas sociais e contra o golpe.
Para o movimento sindical, está claro que o golpe é contra os trabalhadores e trabalhadoras, contra as camadas sociais menos favorecidas que foram alvo de políticas sociais nos últimos 12 anos. “O governo golpista já anunciou uma série de medidas que vão atingir direitos, como terceirização, privatização em ‘tudo que for possível’, ajustes que travam o crescimento econômico e aumentam o desemprego”, afirma o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará, Will Pereira.
Serviço
Dia Nacional de Mobilização - “Fora Temer”
Data: Sexta-feira (10/6)
Concentração a partir das 15 horas, na Praça Luíza Távora (Santos Dumont, 1589 - Aldeota).

Saúde

Hoje, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, acompanhadas da secretária executiva da Saúde do Estado, Lilian Amorim, inauguraram mais um Núcleo de Estimulação Precoce para tratamento de crianças com distúrbios neuropsicomotores. Atendendo a 24 municípios da Região de Saúde de Sobral, a policlínica regional em Sobral garante o atendimento especializado a crianças de 0 a 3 anos de idade, com diagnóstico de microcefalia, síndrome de down, paralisia cerebral, entre outras doenças neurológicas. 
"Toda criança quando nasce precisa de cuidados, de estimulação. Esse serviço trata disso, de garantir que as famílias tenham um lugar para trazer e tratar seus filhos", declarou a vice-governadora. Izolda Cela destacou também a importância da parceria entre Estado e municípios, do trabalho integrado entre gestores e profissionais da saúde e da articulação entre instituições como Unicef e Universidade Federal do Ceará para a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, ressaltou a estratégia da descentralização dos serviços de saúde como qualidade no atendimento à população. "É isso que a gente quer, garantir o direito das nossas crianças se desenvolverem bem e perto da família delas. A ideia é implantar o Núcleo de Estimulação Precoce em todas as policlínicas. Inicialmente, nós já estamos com 10 implantados", disse. De acordo com a secretária executiva da Saúde do Estado, Lilian Amorim, o núcleo é mais um progresso para os serviços nas policlínicas. “A saúde tem essa dinamicidade que a gente precisa ficar atento. E o Governo do Estado está dando um grande passo ao implantar esse serviço em todas as policlínicas, melhorando o acesso às crianças”, afirmou. A diretora da Policlínica Regional de Sobral, Andreia Silveira, destacou a valorização do sistema de saúde público no interior. Segundo ela, “a expansão do cuidado especializado no interior do Ceará deu um grande salto no que diz respeito aos princípios do SUS, mas sobretudo no que diz respeito à garantia do acesso”.

Para o coordenador do escritório do Unicef – Regiões CE/ PI/ RN, Rui Aguiar, presente na solenidade, a iniciativa reforça o direito universal que toda criança tem à saúde. “É um orgulho imenso. Essas crianças têm o direito de ter toda a atenção. Aquilo que a gente desenvolve nos primeiros mil dias de vida tem um efeito duradouro. É pra isso que a gente queria chamar a atenção das famílias, para que nesses primeiros mil dias da criança, elas façam um tremendo esforço para estarem juntas, se organizar e trazer as crianças para policlínica para que sejam atendidas e recebam esta atenção de mais de 10 profissionais que vão estar aqui dedicados a essas crianças", enfatizou.

Atualmente, 19 crianças fazem tratamento e são acompanhadas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Estimulação Precoce da policlínica regional em Sobral. Dessas, 13 têm diagnóstico de microcefalia. É o caso do pequeno Miguel Artur, de quatro meses, do município de Marco. Com dois meses de gestação, Maria Jaine do Nascimento, 20 anos, teve zika e aos oito meses, ela soube que Miguel nasceria com microcefalia. "Foi um choque muito grande, coração muito angustiado", disse. Após o nascimento, Miguel foi encaminhado para iniciar o tratamento no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Estado, em Fortaleza. Agora, com o Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica Regional de Sobral, mãe e filho passam a ter atendimento especializado próximo de casa. "Hoje estou muito feliz, me sinto mais segura", contou Maria Jaine.
Para Maria Inês Mesquita Diniz, 33 anos, não é diferente. Moradora do município de Varjota, ela comemora a inauguração do núcleo de estimulação em Sobral, pois a localização facilita o acesso para dar continuidade ao tratamento do filho Yuri Diniz Fonseca, de 5 meses, que também era atendido no Albert Sabin. "Ótima iniciativa do Governo do Estado. Agradeço a eles porque hoje a gente tem como garantir o desenvolvimento dos nossos filhos", ressaltou. Quando estava grávida de seis meses, Maria Inês contraiu zika. A doença fez com que ela se preparasse para a possibilidade de o filho nascer com microcefalia. "Eu não tive impacto. Eu já estava preparada psicologicamente porque tive zika. Ele nasceu com 31,5 cm de perímetro cefálico", explicou. Para ela, o estímulo precoce tem garantido melhor qualidade de vida para a criança. "Ele está desenvolvendo a parte motora. Agora está pegando bem os objetos, abrindo as mãozinhas e até dando pulinhos", comemorou.
O Núcleo de Estimulação Precoce na policlínica regional em Sobral está na 11ª Região de Saúde e engloba os municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Ipu, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Uruoca e Varjota. Dez Núcleos de Estimulação Precoce já foram implantados pelo Governo do Estado em 2016. As policlínicas que já estão com o serviço implantado e em atendimento são: Caucaia, Barbalha, Russas, Sobral, Baturité, Camocim, Tianguá, Crateús, Limoeiro e Pacajus. O serviço funciona nas policlínicas regionais do Ceará com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra ou neuropediatra.
A criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios. O Nutep capacita e acompanha o atendimento dos profissionais durante este ano. Além de Sobral, os Núcleos de Barbalha, Caucaia e Acaraú já foram inaugurados. 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara

Pauta geriátrica

Estamos preparados para o enfrentamento do que virá em decorrência do crescente envelhecimento populacional em suas diversas esferas – saúde, social, educação, econômica? Está é a proposição de discussão do XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2016), encontro que reúne mais de 3.200 participantes, entre geriatrias e especialistas em gerontologia, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza até sábado (11).
Os números mostram que esta nova realidade do perfil populacional não só bate à porta, mas a escancara. Há hoje no Brasil aproximadamente 24 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, conforme dados da projeção demográfica do IBGE para 2016. “O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Em contrapartida, o Brasil ainda não está preparado para ingressar nesta nova realidade e atender às demandas desta população”, conforme esclarece o presidente do Congresso, o geriatra João Bastos Freire Neto.
Freire Neto explica que, se for levado em conta a totalidade da população brasileira, existe apenas 0,7 geriatras para cada 100 mil pessoas. “Se utilizarmos esse mesmo indicador apenas para a população idosa, estimada em 26,1 milhões de pessoas (IBGE, 2015), são 5,4 geriatras para cada 100 mil pessoas, o que significa um médico geriatra para cada 18.505 pessoas idosas”, avalia o presidente da SBGG. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o ideal seria de 1 geriatra para cada 1.000 idosos.
Segundo ele a disponibilidade de geriatras para o número de pessoas idosas no Brasil está insignificante se comparada a grande maioria das pessoas idosas atendidas pelo médico não geriatra. “Considerando as projeções de crescimento da população e o número reduzido de geriatras no Brasil, o aumento no número de especialistas não acompanhará a demanda populacional”, explica Freire Neto.
De acordo com o médico, é provável que os dados relativos ao geriatra também sejam aplicáveis aos especialistas em gerontologia. “Precisamos engendrar esforços para aperfeiçoar a formação dos médicos e dos demais profissionais da saúde, e de outras áreas, como arquitetura, jornalismo, engenharia civil, advogados, entre outros, disponibilizando maior acesso ao conhecimento em saúde da pessoa idosa”, pontua o presidente da SBGG.
E, no que diz respeito à saúde do idoso, há diversos desafios. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não está preparado para amparar adequadamente esta população, seja na esfera primária, secundária e terciária da atenção à saúde. Freire Neto reforça que apenas com base no olhar multiprofissional e biopsicossial do indivíduo é possível promover assistência de qualidade ao idoso, seja na esfera da saúde, da educação, no campo socioeconômico e das políticas públicas. “Ainda há um olhar fragmentado do idoso em lugar de uma visão integral e isso precisa mudar”, finaliza ele. 
Pauta 02
Olhar do jovem frente ao envelhecimento é retratado em livro
Iniciativa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia é lançada no 20º Congresso da especialidade. Encontro acontece de 8 a 11 de junho, em Fortaleza (CE)
Adolescentes das cinco regiões do País, de instituições públicas e privadas, participaram do Concurso Nacional de Redação “Como Eu Quero Envelhecer”, que tem como com o objetivo de levar à esfera da educação do jovem brasileiro o diálogo sobre o envelhecimento, ainda durante o processo de formação deste indivíduo.
Inédita, a iniciativa concebida pelo Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que deu origem a um livro lançado ontem, em Fortaleza (CE), durante a cerimônia de abertura do XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2016), que reuniu os 20 melhores textos de todo o País.
O concurso recebeu um grande número de redações, com um total de 448 textos inscritos, sendo 231 da região Sudeste; 63 do Centro-Oeste; 80 do Sul; 40 do Norte e 30 do Nordeste. A maior parte dos estudantes cursam o 2º ano do ensino médio, com 212 participantes; seguidos de 145 do 3º ano e 89 do 1º ano.
A autora da redação que conquistou o primeiro lugar do Concurso, Julia Baghidadi Pinheiro, de 16 anos de idade, apresentou sua redação aos mais de 3 mil congressistas presentes no evento. Moradora de Morungaba, município pertencente à região metropolitana da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, a adolescente e estudante do 3º ano do ensino médio da “Escola Estadual Monsenhor Honorio Heinrich Bernard Nacke”, emocionou a todos com sua expectativa frente ao envelhecimento.
O resultado geral do Concurso surpreendeu os membros da comissão organizadora do Concurso, que é formada por médicos geriatras e especialistas em gerontologia. Para a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez, a adesão alcançada, esta que é a primeira edição do Concurso, reflete a importância de trazer o tema à discussão junto aos adolescentes e, sobretudo, conhecer a visão desta geração sobre velhice e, também, esclarecer possíveis mitos e estigmas que possam existir sobre o “ser idoso”. “Dar voz a estes adolescentes de hoje, que compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos velhos”, é um meio de promover que estes futuros idosos sejam mais ativos e façam parte da força produtiva do país”’, relata Angélica.
Há hoje no Brasil aproximadamente 24 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, conforme dados da projeção demográfica do IBGE para 2016. Angélica relata ser fundamental mostrar aos jovens que o envelhecimento faz parte de um processo natural do ser humano, que tem início desde o nascimento.
Segundo ela, há um mito de que o envelhecimento está associado à perdas, doença e proximidade da morte, ainda parece fazer parte do imaginário de muitos. “Queremos desconstruir o estigma que ainda existe sobre a velhice e mostrar que o envelhecimento não é a via final. Que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que há muito que se viver”, relata a especialista em gerontologia.
Para tanto, ouvir os adolescentes, verdadeiros agentes do que chamaremos de idosos no amanhã, ajudará a compreender seus anseios e ouvir suas expectativas e sonhos quanto à velhice, quanto à vida. “É isso o que esperamos com este concurso”, revela o presidente do encontro e da SBGG, João Bastos Freire Neto. Segundo ele, o concurso está integralmente alinhado com a temática central do evento “Como estamos envelhecendo: o indivíduo, a sociedade e o Brasil?”
Seguindo esta linha de pensamento, a SBGG tem se aproximado dos adolescentes, por meio das escolas de todo o país, para levar informações sobre o envelhecimento e, também, para chamar a atenção das escolas sobre a importância de inserirem conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos.
Esta é a primeira vez que a SBGG – por meio de seu Departamento de Gerontologia – propõe iniciativa, que faz parte do projeto “SBGG vai às Escolas”.
O olhar do jovem frente ao envelhecimento: SBGG apresenta livro que reúne as 20 melhores redações inscritas no Concurso “Como eu Quero Envelhecer”
Adolescentes das cinco regiões do País, de instituições públicas e privadas, participaram do Concurso Nacional de Redação “Como Eu Quero Envelhecer”, que tem como com o objetivo de levar à esfera da educação do jovem brasileiro o diálogo sobre o envelhecimento, ainda durante o processo de formação deste indivíduo.
Inédita, a iniciativa concebida pelo Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que deu origem a um livro lançado ontem, em Fortaleza (CE), durante a cerimônia de abertura do XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2016), que reuniu os 20 melhores textos de todo o País.
O concurso recebeu um grande número de redações, com um total de 448 textos inscritos, sendo 231 da região Sudeste; 63 do Centro-Oeste; 80 do Sul; 40 do Norte e 30 do Nordeste. A maior parte dos estudantes cursam o 2º ano do ensino médio, com 212 participantes; seguidos de 145 do 3º ano e 89 do 1º ano.
A autora da redação que conquistou o primeiro lugar do Concurso, Julia Baghidadi Pinheiro (foto, à direita), de 16 anos de idade, apresentou sua redação aos mais de 3 mil congressistas presentes no evento. Moradora de Morungaba, município pertencente à região metropolitana da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, a adolescente e estudante do 3º ano do ensino médio da escola pública Escola Estadual Monsenhor Honorio Heinrich Bernard Nacke emocionou a todos com sua expectativa frente ao envelhecimento.
O resultado geral do Concurso surpreendeu os membros da comissão organizadora do Concurso, que é formada por médicos geriatras e especialistas em gerontologia. Para a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez (foto, à esquerda), a adesão alcançada, esta que é a primeira edição do Concurso, reflete a importância de trazer o tema à discussão junto aos adolescentes e, sobretudo, conhecer a visão desta geração sobre velhice e, também, esclarecer possíveis mitos e estigmas que possam existir sobre o “ser idoso”. “Dar voz a estes adolescentes de hoje, que compõem o grupo que nos próximos 40 ou 50 anos serão os “novos velhos”, é um meio de promover que estes futuros idosos sejam mais ativos e façam parte da força produtiva do país”’, relata Angélica.
Há hoje no Brasil aproximadamente 24 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, conforme dados da projeção demográfica do IBGE para 2016. Destes 4 milhões inseridos no mercado de trabalho. Diante desta realidade, Angélica relata ser fundamental mostrar aos jovens que o envelhecimento faz parte de um processo natural do ser humano, que tem início desde o nascimento.
Segundo ela, há um mito de que o envelhecimento está associado à perdas, doença e proximidade da morte, ainda parece fazer parte do imaginário de muitos. “Queremos desconstruir o estigma que ainda existe sobre a velhice e mostrar que o envelhecimento não é a via final. Que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que há muito que se viver”, relata a especialista em gerontologia.
Para tanto, ouvir os adolescentes, verdadeiros agentes do que chamaremos de idosos no amanhã, ajudará a compreender seus anseios e ouvir suas expectativas e sonhos quanto à velhice, quanto à vida. “É isso o que esperamos com este concurso”, revela o presidente do encontro e da SBGG, João Bastos Freire Neto. Segundo ele, o concurso está integralmente alinhado com a temática central do evento “Como estamos envelhecendo: o indivíduo, a sociedade e o Brasil?”
Seguindo esta linha de pensamento, a SBGG tem se aproximado dos adolescentes, por meio das escolas de todo o país, para levar informações sobre o envelhecimento e, também, para chamar a atenção das escolas sobre a importância de inserirem conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos.
Esta é a primeira vez que a SBGG – por meio de seu Departamento de Gerontologia – propõe iniciativa, que faz parte do projeto “SBGG vai às Escolas”.
Sobre: XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia
Organizado pela SBGG, entre os dias 8 a 11 de junho, encontro terá como tema central “Como Estamos Envelhecendo: o Indivíduo, a Sociedade e o Brasil”
As condições que afetam a qualidade do envelhecimento do indivíduo, a repercussão das ações e omissões da sociedade perante a população que envelhece e os desafios a serem enfrentados no País serão os pontos-chave do XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2016) - “Como Estamos Envelhecendo: o Indivíduo, a Sociedade e o Brasil”.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o encontro será realizado até 11 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Teve o Pré-Congresso, em que houve seis cursos interdisciplinares, anteontem.
Mais de três mil profissionais, entre geriatras e especialistas em gerontologia brasileiros e convidados internacionais. Por ser um tema amplo, que envolve diferentes esferas, ligadas ao envelhecimento, haverá ainda a presença de representantes de áreas como arquitetos, designers, engenheiros mecânicos, jornalistas, entre outros.
Segundo o presidente do Congresso, o geriatra João Bastos Freire Neto, “o CBGG 2016 será uma oportunidade de trazer à luz assuntos que possibilitem uma reavaliação dos caminhos que têm sido trilhados no processo de envelhecimento no Brasil e tragam uma nova ótica sobre a pessoa idosa”, avalia.
Em complemento, a também presidente do evento, que está à frente do Departamento de Gerontologia da Sociedade, Maria Angélica Sanchez, ressalta que “as atividades remeterão a uma reflexão sobre o caminhar das políticas públicas, dos modelos de atenção e da capacitação profissional no cenário brasileiro”.

Tatiana Almeida
Comunicação Corporativa
​ / (11) 9-4227-0313​
tatianaalmeida@rspress.com.br

Novo Pão Náutico

A reinauguração da loja Pão de Açúcar Náutico será amanhã, às nove horas. A loja recebeu um investimento de R$ 3 milhões em infraestrutura e modernização de conceitos para proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa e prazerosa aos clientes. Ao todo, a loja Náutico gera 160 empregos diretos.
O novo layout oferece uma ambientação com visual mais limpo e os corredores foram ampliados para os clientes circularem com mais conforto. Outra novidade é a seção Rotisserie, que passa a integrar a área do Café, local em que os clientes podem saborear tapiocas preparadas na hora, sanduíches, sushis e drinks à base de café. Na Rotisserie são servidos deliciosos pratos prontos, entre eles, omeletes.
Com uma área de vendas de 2.127m², a loja oferece um variado mix de 16 mil itens em produtos. Na seção de frutas, verduras e legumes, os diversos produtos fresquinhos estão expostos em bancadas de madeiras rústicas, inspiradas nas tradicionais feiras do Sul e na Europa. 
Todas as terças e sextas a loja é abastecida com frutas, legumes e verduras orgânicos fresquinhos provenientes de vários municípios do Ceará, dentre eles Tianguá, Jaburu e da serra de Ibiapaba, envolvendo uma média de 300 produtores da região. Outros produtos como café, sucos e até vinhos orgânicos estão distribuídos nas demais seções.
A adega aberta de vinhos foi ampliada e possui cerca de 800 rótulos nacionais e importados, entre eles, vinhos de importação exclusiva, com cerca de 25 vinícolas parceiras do mundo todo e vinhos, da marca exclusiva Club Des Sommeliers. No portfólio são cerca de 90 rótulos e uma extensa variedade que vai desde espumantes e vinhos Reserva até Porto e Gran Reserva.
Num serviço pioneiro no Pão de Açúcar, diariamente pode-se contar com a orientação de atendentes especializados em vinhos, todos treinados pelo enófilo e consultor da rede, Carlos Cabral. Os atendentes ajudam os clientes na escolha do vinho, esclarecem dúvidas e indicam a melhor harmonização. A seção de queijos também possui um especialista para esclarecer aos clientes as variedades e suas combinações. 
A loja Náutico se destaca também pela padaria e a variedade de pães fresquinhos e é a única da rede em Fortaleza que fabrica e vende pães seguindo rigorosamente as tradicionais receitas francesas, como uma autêntica Boulangerie. Os pães são mais rústicos, com casca crocante, miolo com sabor surpreendente e leve. Dentre os produtos estão as baguetes, Ficelli, Fendu, Epis Campesine, Fougasse e o clássico croissant. Destaque também para o Viennois, cuja massa rica em manteiga.
A loja disponibiliza ainda as estações de reciclagem de lixo para coleta seletiva de vidros, papéis, plásticos, metais e óleo de cozinha. Todo o material reciclável é recolhido pela Ascajan – Associação dos Catadores do Jangurussu.
Serviço: Pão de Açúcar Náutico
Reinauguração: 10 de junho, a partir das 9h
Endereço: Av. Abolição, 2900 – Meireles
Horário de funcionamento: de segunda a domingo e feriados, das 6h à meia-noite.
Serviço de atendimento ao cliente: 0800-7732-732

Fala Adail Júnior-Vaidon Oliveira

  • Vereador Adail Júnior diz que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio está se "excedendo na entrega de obras".
  • "Estou querendo impedir que o prefeito inaugure obras", destaca Adail Júnior, no Plenário.
  • O vereador Vaidon Oliveira rebateu dizendo que "está faltando remédios nos postos de saúde".
  • "Mas fico feliz com a inauguração das praças e dos novos postos de saúde, mas me incomoda as ruas cheia de lixo".

#SomosTodosJuízes

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM), lança em Fortaleza, hoje, a primeira fase da campanha nacional #SomosTodosJuízes. Para o presidente da AMB, João Ricardo Costa, o lançamento na capital cearense é um grande passo para levar à sociedade uma reflexão sobre os desafios e responsabilidades na tomada de decisões. A ação já aconteceu em Brasília e agora irá percorre outros estados do País.
O eixo central da campanha é fazer com que o cidadão reflita sobre a importância das escolhas, principalmente no combate à pequenas corrupções. “Em um supermercado, por exemplo, ao estacionar o carro na vaga destinada a idosos, acende dentro de cada um uma concepção ética em relação o quanto aquela conduta pode prejudicar quem realmente necessita daquela vaga. Quando o cidadão atinge esse estágio de se colocar no lugar do outro, estamos começando a evoluir de como sociedade”, exemplifica João Ricardo Costa.
Outro ponto importante da campanha é o fortalecimento e a aproximação da sociedade com a magistratura brasileira. “Em casos do direito de família, por exemplo, a lei que regula as visitas dá aos pais o direito de ver os filhos. Mas a situação familiar específica de cada caso pode, eventualmente, mostrar que a presença de um dos genitores pode gerar uma situação de risco àquela criança. O juiz precisa fazer essa leitura e flexibilizar aquela norma, avaliando a aplicação da lei”, explica Costa.
O evento contará também com a presença do presidente da ACM, Antônio Alves de Araújo. Para o presidente da associação cearense, a atuação do Poder Judiciário no combate à corrupção vem se evidenciando. “A campanha da AMB amplia a reflexão sobre a responsabilidade de decidir, desde a perspectiva do juiz até a de todo cidadão”.
A campanha #SomosTodosJuízes é composta de três fases, a primeira delas conta com depoimentos de crianças falando sobre como agem quando precisam tomar decisões. Depois, será a vez de magistrados conversarem com profissionais de outras áreas sobre as rotinas de trabalho. A terceira fase contará com o depoimento de celebridades.
Sobre AMB
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade de juízes da América Latina, reúne cerca de 14 mil magistrados federais, estaduais, do trabalho e militares. A campanha #SomosTodosJuízes tem apoio institucional da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e dos grupos de comunicação Grupo Bandeirantes, Record, Congresso em Foco e Agência RádioWeb. Saiba mais em http://www.amb.com.br/somostodosjuizes/
Serviço
Café com a imprensa 
Local: Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua, localizado à Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz. Fortaleza (CE)
Data: 9 de junho, quinta-feira
Horário: 15 horas

Servidores em greve

Os servidores da saúde do Estado, em mais uma ação da agenda de lutas, que começou com o início da greve em primeiro de junho realizaram ato na manhã de hoje, em frente ao Hospital do Coração, em Messejana.
Servidores de várias unidades de saúde participam da assembleia da categoria. Na ocasião, o presidente da CTB no Ceará, Luciano Simplício, que também é servidor do Hospital do Coração, denunciou as ameaças que os trabalhadores tem sofrido por aderirem à greve.
Os servidores da saúde reivindicam o retorno das gratificações aos mesmos patamares praticados até dezembro de 2012. Uma nova reunião para tratar sobre a pauta dos servidores deve ser realizada às 16 horas no Palácio da Abolição, com a presença do governador Camilo Santana. No sábado, os servidores devem se reunir em uma nova assembleia, às 9 horas da manhã, na sede do Sindicato dos Bancários(Rua 24 de maio, 1289 – Centro).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará

Jornalismo em Saúde


Fala Iraguassu

Entrega de medalhas e troféus das agremiações campeãs do Carnaval de Rua de Fortaleza 2016. Serão premiados...

Hoje na CMFor

Oradores hoje na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza:

  • Evaldo Lima.
  • Fábio Braga.
  • Gelson Ferraz.
  • Germana Soares.
  • Guilherme Sampaio.
  • Heitor Holanda.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...