sexta-feira, fevereiro 19

Unifametro lista evoluções da Tecnologia Digital na Odontologia


Com o avanço da Tecnologia, todas as áreas da Saúde passaram por evolução, inclusive a Odontologia. 
Relativamente recente no Brasil, a Odontologia Digital faz com que o tratamento dentário de muitos pacientes seja mais rápido e eficaz. Antes, eram necessárias diversas consultas para a realização de procedimentos como a execução de implantes. Hoje, a Técnica agiliza todo o processo em poucas horas.
- A Odontologia Digital realiza os mesmos processos de antigamente, a diferença é que agora podemos programar no computador, desenhar virtualmente e uma impressora trazer isso à tona. O nosso trabalho se torna preciso, evitando desconforto aos pacientes” pontua o professor do Centro Universitário Fametro (Unifametro) Rômulo Bomfim. Aliada ao profissional, o procedimento serve para o planejamento do sorriso e para a confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. O projeto é desenhado no computador e logo após pode ser impresso por meio de uma impressora 3D.
Na prática, a boca do paciente é escaneada. Logo, tudo fica mais amplo, fazendo com que o profissional possa realizar o procedimento com muita segurança. Para Rômulo, a estética é feita pela simetria. “É possível copiar o lado direito, espelhar e jogar para o lado esquerdo. Esse é um dos grandes benefícios”, pontua o cirurgião-dentista.
Graças a esta tecnologia inovadora, outro benefício é o armazenamento, tendo em vista que antes era preciso uma grande sala para armazenar todos os modelos. Além disso, o fato de não utilizar e gesso e diminuir o tempo de tratamento são vantagens provenientes do procedimento. A técnica restauradora utilizada é a chairside baseada em CAD/CAM, onde CAD (computer-aided design) significa “projeto assistido por computador”, sendo o aided design o software utilizado para idealizar e desenhar o dente. Já o CAM (computer-aided manufacturing) significa “fabricação assistida por computador”, sendo o manufacturing a fresadora para esculpir o dente.
Sobre a Pós-Graduação em Prótese Dentária - O curso de Especialização em Prótese Dentária + Aperfeiçoamento em Implantodontia da Unifametro visa capacitar o cirurgião-dentista no planejamento multidisciplinar, por meio de sólidos conhecimentos nas áreas da prótese dentária e implantodontia, aliados às atuais técnicas da odontologia digital. A Especialização é ofertada no campus Carneiro da Cunha, com carga horária de 870 horas/aula, divididas em 25 meses. Para mais informações, os interessados devem acessar o site http://www.unifametro.edu.br/pos-graduacao/protese-dentaria-aperfeicoamento-em-implantodontia/.
==========

NPJ - Com intuito de desenvolver ações de responsabilidade social e propiciar o acesso à justiça de forma rápida e qualificada, o Centro Universitário Fametro  oferece gratuitamente atendimento jurídico para a população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. Mesmo diante da Pandemia de Coronavírus, o NPJ adaptou a forma de acesso dos usuários aos seus serviços e realizou 530 atendimentos nas mais diferentes áreas do Direito.
Como diferenciais, o NPJ possui convênio com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e Juizados de Fortaleza. Entre os serviços ofertados para a população estão a prestação de orientação jurídica, a realização de conciliações e mediações, a elaboração de petições de divórcio, alimentos (pensão), guarda, tutela e curatela, retificação de registro, de ações relativas a direito do consumidor, agendamento de exames de DNA e solicitação de 2ª via de certidões.
Os atendimentos são realizados por estagiários, supervisionados pelos respectivos professores do curso. Segundo a Coordenadora do Núcleo, Milena Felizola, o estudante inicia a trajetória no NPJ a partir do 6º semestre, na disciplina de Prática Jurídica II.
- Mesmo a prática sendo exigida a partir do sexto período, o discente de Direito já pode ser voluntário e atuar no NPJ assim que ingressa no curso. Para iniciar o atendimento à população, o estudante participa de um ciclo de capacitação para estar apto a atender às demandas do público”, ressalta Milena Felizola.
Além disso, a coordenadora do NPJ explica que o Núcleo visa facilitar o acesso à serviços jurídicos. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a diversos serviços, seja orientando o público acerca dos seus direitos e o que fazer para efetivá-los, fazendo acordos ou entrando com ações no Poder Judiciário”, pontua.
Para este ano, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifametro já está agendando atendimentos, que ocorrem durante a semana ou aos sábados. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (85) 3206-6422 (no turno da tarde) ou comparecer ao NPJ, localizado na Rua Conselheiro Estelita, 515, em Jacarecanga.
Sobre o curso de Direito da Unifametro - Reconhecido com nota 4 pelo Ministério da Educação (com nota entre 1 a 5), o curso de Direito da Unifametro proporciona uma sólida formação generalista e humanística, desenvolvendo competências e habilidades indispensáveis à adequada compreensão do fenômeno jurídico e das transformações sociais. O curso oferece ao aluno estrutura curricular moderna, atendendo as diretrizes curriculares nacionais e as exigências da interdisciplinaridade, contemplando disciplinas teóricas, estágio de prática jurídica, atividades complementares e trabalho monográfico obrigatório. Para mais informações, acesse: https://seja.unifametro.edu.br/.
=========


RH - Mesmo com a crise ocasionada pelo Coronavírus, o mercado de trabalho está otimista para 2021 e algumas profissões devem estar em alta durante o ano. Uma delas é o Gestor (a) de Recursos Humanos (RH), cuja profissão tem como finalidade selecionar, gerir e nortear colaboradores na direção dos objetivos da empresa, além de administrar as potencialidades de processos organizacionais.
O Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos é ofertado pelo Unifametro, reconhecido com nota 4 no MEC (escala de 1 a 5), o melhor do Estado. Como diferenciais, a graduação oferta certificações parciais de qualificação profissional que permitem ao aluno comprovar ao mercado o conhecimento já adquirido no final de cada semestre; projetos de extensão como o “Elos Profissionais” e o “Laboratório de RH”, que estimulam a interação com o mercado e propiciam o desenvolvimento de práticas empreendedoras pelos alunos e conciliação entre teoria e prática em todos os semestres, possibilitando novas competências e habilidades ao estudante.
Como inovação no processo de ensino-aprendizagem, o curso tecnólogo em Gestão de RH conta com o “Projeto Competências”, em que o ensino acontece por meio de trilhas e módulos de aprendizagem. De acordo com a coordenadora do curso de Gestão de RH da Unifametro, professora Roberta Mable Mapurunga, durante os dois anos do curso, o aluno vivencia as práticas do mercado de trabalho, estando assim desenvolvendo competências técnicas e comportamentais. “Nós formamos profissionais aptos a atuarem de forma estratégica em todos os subsistemas que o RH oferta”, pontua a coordenadora.
Mercado de Trabalho - Além de planejar e gerenciar os subsistemas de pessoas nas organizações, ao final do curso, o tecnólogo em Gestão de RH formado pela Unifametro será capaz de: recrutar pessoas adequadas às necessidades atuais e futuras das organizações; planejar e gerenciar os programas de qualidade de vida do trabalho; executar programas de treinamento e desenvolvimento necessários; conhecer as leis trabalhistas e as obrigações decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho; desenvolver estratégias que harmonizem as relações entre empresas, funcionários e sindicatos; e também poder atuar como Consultor de Recursos Humanos.
Sobre o Curso Gestão de Recursos Humanos - Com nota 4 no MEC (escala 1 a 5), o curso conta com carga horária de 1.600 horas/aula e duração de dois anos. Em Fortaleza, o curso é oferecido no campus Centro. Para informações sobre condições de ingresso, os interessados devem acessar https://seja.unifametro.edu.br/.

Confira funcionamento do Sistema Fiec até dia 28 de fevereiro


Tendo em vista o crescente número de casos de Covid-19 no Ceará, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), atendendo recomendação do Governo do Estado, publicada no Decreto 33.936, de 17 de fevereiro de 2021, e visando somar esforços na contenção da situação de emergência no enfrentamento da Pandemia de Covid-19 e preservar a Saúde de seus colaboradores e clientes, informa o funcionamento de suas casas de serviços a partir desta sexta-feira (19) até o dia 28 de fevereiro.
IEL Ceará - Toda a equipe do Instituto Euvaldo Lodi estará em home office durante o período. Toda a programação dos cursos e demais atividades seguem normalmente, por meio de plataforma online. Para informações sobre os serviços e outros atendimentos, os clientes podem enviar email para iel@sfiec.org.br ou telefonar para a Central de Relacionamento do Sistema FIEC 4009-6300.
SENAI Ceará - As aulas presenciais das unidades do SENAI do Ceará acontecerão de forma remota durante o período. A instituição reitera que não haverá prejuízo na aprendizagem ou redução na carga horária de aula. As aulas práticas presenciais serão repostas com novo cronograma a ser informado pela equipe pedagógica da unidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe pedagógica de sua unidade.
SESI Ceará - Estarão suspensas até 28 de fevereiro, todas as atividades presenciais administrativas e de prestação de serviço, salvo aquelas que podem ser realizadas de forma remota.
Atividades Físicas e Esportivas - As atividades físicas e esportivas estão suspensas até 28 de fevereiro. Será ofertado, gratuitamente, a todos os clientes que terão os contratos de atividade física e esportiva suspensos, treinamento funcional Online. A locação de campos, quadras e outros espaços esportivos estará suspensa durante o período
SESI Clínica - Consultas médicas e exames realizados nas unidades do SESI estão suspensos, podendo os clientes substituir pela opção de teleconsulta, quando disponível para a especialidade.
Escola SESI SENAI - As aulas da Escola SESI SENAI serão realizadas integralmente de forma remota, por meio dos recursos pedagógicos já disponibilizados para os alunos.
Museu da Indústria - O Museu da Indústria estará fechado para visitas no período.
Saúde e Segurança no Trabalho - Até 28 de fevereiro, o atendimento nas unidades será exclusivo para trabalhadores previamente agendados via Sistema SESI Saúde. Os atendimentos in company serão realizados a critério da empresa, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos.
Promoção da Saúde PJ - Os atendimentos in company serão realizados a critério da empresa, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos.
Educação de Jovens e Adultos-EJA - O serviço continuará sendo prestado de forma remota.
Ações Educativas - As ações educativas (como palestras, oficinas e curso de CIPA) estarão disponíveis na modalidade remota.

Confira o Arquivo Nirez para 19 de fevereiro na História de Fortaleza


  • Confira o Arquivo Nirez para este 19 de fevereiro na História de Fortaleza:
  • 1864 - José Bento da Cunha Figueiredo Júnior passa o Governo da Província ao 1º vice Presidente José Antônio Machado, que no dia 29 entrega ao 2º vice-presidente, Vicente Alves de Paula Pessoa.
  • 1883 - Morre, aos 77 anos de idade, na Casa de Caridade de Bananeiras, Paraíba, o padre José Antônio de Maria Ibiapina (Padre Ibiapina), cearense de Sobral onde nascera na Fazenda Morro da Jaibara, no dia cinco de agosto de 1806. Foi Patrono na Academia Cearense de Letras-ACL e é nome de rua no Jacarecanga. 
  • 1890 - Fundado, em Fortaleza, o Clube Democrático, tendo na presidência o conselheiro Antônio Joaquim Rodrigues Júnior.
  • 1891 - Nomeado comandante do 11º Batalhão de Infantaria, estacionado no Ceará, o tenente-coronel Zeferino José Teixeira Campos.
  • 1894 - Angélica de Melo declara, através de nota publicada em jornal, que pretende instalar em sua residência, na Rua Formosa, 31 (Rua Barão do Rio).
  • 1909 - Morre, aos 32 anos de idade, vítima de apendicite, o poeta, bacharel em Direito e ex-deputado Antônio Fiúza de Pontes. Era membro do Centro Literário. Cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 14 de junho de 1876. Hoje é nome de Rua na Aldeota.
  • 1924 - Morre, aos 74 anos de idade, Dom Jerônimo Tomé da Silva, cearense de Sobral nascido a 12 de junho de 1849, doutor em Teologia e em Filosofia, arcebispo primaz do Brasil, professor, patrono da Cadeira 13 da Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje é nome de Rua no Otávio Bonfim e Benfica.
  • 1927 - Sai às ruas de Fortaleza, O Conchavo, jornal humorístico cheio de trocadilhos.
  • 1935 - Em Fortaleza, a cantora Helena de Magalhães Castro, que se distinguiu na Exposição Íbero-Americana de Sevilha em 1929 e que tem vários discos gravados na Victor.
  • 1941 - Toma posse, às 14h30, o novo comandante da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Henrique César Moreira, substituindo o capitão-tenente Luís Clóvis de Oliveira. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297.
  • 1942 - O Governo Estadual decreta luto oficial por três dias, em razão do falecimento do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa), no dia 13.
  • 1950 - Primeiro dia de Carnaval, surge um grupo carnavalesco oriundo de Messejana, Bloco dos Carpinteiros, liderado por José Tomé de Oliveira. 
  • 1963 - Inaugura-se, no Porangabuçu, com a presença do Reitor Antônio Martins Filho, o Hospital Infantil Olga Barroso.
  • 1963 - Morre em Brasília, aos 53 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o comerciante, agrimensor e ex-senador Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral). Era filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, foi suplente de senador chegando a senatória pela ausência do titular que assumiu um ministério e depois o governo do Estado. Concorreu à vice governadoria mas não logrou êxito. Encerrada a carreira de senador abandonou a política. Nascera a 21 de outubro de 1909 em Fortaleza. 1977 - Assassinado em Goiás o ex-deputado Euclides Wicar de Paula Pessoa, por questões de terra.
  • 1978 - Morre, aos 76 anos de idade, José Aristóteles Gondim, ex-deputado estadual nascido em Guaramiranga em primeiro de fevereiro de 1902. 
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de problemas circulatórios, Mário Albuquerque, veterano líder sindical.
  • 1981 - Morre, em Fortaleza, aos 93 anos de idade, o comerciante e ex-deputado estadual José Filomeno Ferreira Gomes, constituinte de 1947, nascido em Acaraú em 30 de agosto de 1887.
  • 1982 - Morre, em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o ex-deputado José Filomeno Ferreira Gomes, cearense de Acaraú onde nasceu a 30 de agosto de 1887.
  • 1993 - Morre, aos 73 anos de idade, o veterano da Força Expedicionária Brasileira-FEB, que combateu na 2ª Guerra Mundial, Francisco Ribeiro da Silva, cearense de Senador Pompeu, que foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2005 - Morre, às 13 horas, no Hospital da Unimed, o repórter fotográfico José Rosa de Araújo (Zé Rosa), aos 84 anos incompletos, vítima de um enfarto. Vinha enfrentando diversas complicações de saúde. Sofrera um ataque cardíaco em 1988; possuía apenas 30% da capacidade respiratória e tinha comprometida grande parte da visão. Seu corpo é velado na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), onde na manhã de domingo, houve missa de corpo presente e em seguida é sepultado no Cemitério São João Batista, no Centro. Iniciou-se como fotógrafo aos 17 anos; trabalhou como chefe da clicherie do jornal O Povo e depois como repórter fotográfico do setor de esportes. Atuou também na Secretaria de Imprensa da Prefeitura de Fortaleza - Sirp. Nascera em Maranguape a sete de março de 1921.
  • Crônica de Zé Rosa Filho (foto com Zé Rosa)- "A saudade existe justamente pra gente seguir lembrando do que nos funda. Meu pai, há 16 anos que você se foi. É difícil seguir seu caminho de tanta paz no olhar, de tanta vida, num ar sempre tão puro e tão sereno. É difícil não ser carrasco nunca. Ser sempre tão nobre, numa estrada como a sua que não foi tão fácil, de tantas horas tão injustas, de tanta gente tão insensata, de tantas imagens tão cruéis, mas que não podiam ser ignoradas. Não é fácil ser você, pai. É difícil. É difícil ser essa Rosa que você foi, se a água é sempre tão escassa. Ser você não é fácil, mas é nobre, e ser nobre é difícil. Ser Rosa, pai, com tantas pedras, com tantos caminhos obstruídos, com tantos espinhos expostos, com tanta gente dificultando a vida, é difícil. Mas você provou que é possível. E esse foi seu maior ensinamento: reconhecer as dificuldades e afastá-las sem falência. Você me ensinou que, com AMOR e ousadia, a gente sempre pode ser mais forte do que os lamentos. O papai sempre soube, e isso sempre ensinou, que sozinhos não damos certo. Foi através de seus olhos de cumplicidade que aprendi a olhar a vida de um jeito mais leve. Com ele, todos os dias bons passaram por mim. Tive, ao lado dele, o tempo mais intenso. Ele foi responsável por minhas horas mais gratas. Fui um filho de sorte. Muita sorte. Quando não estive ao seu lado, pude, através de seus registros, ver parte do que ele havia visto. Até sua profissão era de partilha, dividia até quando trabalhava. Pra mim, sua morte, meu pai, não aconteceu, porque é sua vida que me conduz. Sua luz, sua perspectiva, sua profundidade, sua sensibilidade sempre serão meu foco. Porque você vai continuar sendo minha maior composição. Mas é tanta saudade. É um aperto tão absurdo, meu pai, uma fraqueza tão inevitável. É um tempo quase insuportável. Mas a sua presença é tanta, e é tão real e tão firme, que vai dá pra seguir, fazendo o que você me tornou. Espero que saiba que você nunca deixará de ser minha melhor paisagem, meu espelho, meu manual de trabalho, e de vida. Pelos lugares que ainda estarei, irei sempre dar graças por poder assinar seu nome, por poder falar do PAI AMOROSO e AMIGO FIEL que você sempre vai ser pra mim. SAUDADES PAIZINHO, Te amo e tu sabes disso meu velho.
  • Jornalista Márcia Gurgel Carlos Adeodato - Depoimento saído do fundo do coração. Mestre Rosa merece".


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...