terça-feira, outubro 1

PMF testa projetos para Segurança Pública


Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) testa projetos inovadores para a Segurança Pública.
Os trabalhos foram selecionados por meio do Edital de chamamento público Sandbox Regulatório 001/2024.
A Prefeitura de Fortaleza inicia testes com os três primeiros projetos selecionados no chamamento público Sandbox Regulatório, Edital 001/2024. Os trabalhos voltados para a área da segurança serão avaliados até dezembro, sem custos para o município.
O Edital, lançado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), faz parte da Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza (InovaFor).
SingVision-Segurança Colaborativa: O primeiro projeto é o SingVision - Segurança Colaborativa, que consiste em totens com câmeras inteligentes, uma sirene e comunicação com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A solução será testada no projeto Rotas Seguras para Mulheres, uma parceria da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Citinova.
O projeto contará com 29 totens de segurança, sendo 15 na Messejana e 14 no Papicu, alcançando 2,7 quilômetros. A iniciativa conta com três câmeras de alta definição com visão noturna, sensores de movimento e detecção inteligente de ameaças, que alertarão a GMF.
Sentinela Digital-Já o Sentinela Digital é uma tecnologia que integra hardware e software voltada para cidades inteligentes e, a partir da captura de imagens de câmeras e analíticos de inteligência artificial, permite respostas imediatas e automáticas no local monitorado quando um evento é identificado. Ele será testado em paradas de ônibus, areninhas e ecopontos, com uso de alertas por áudio e luminoso.
Rastreamento Inteligente de Motocicletas-O terceiro projeto em fase de testes é o Rastreamento Inteligente de Motocicletas. O sistema realiza, em grande escala e a baixo custo, monitoramento e rastreamento de motocicletas. A ferramenta utiliza tecnologia de radiofrequência sem fio de longo alcance utilizando rede LoRa (LongRange).

Sandbox Regulatório
A iniciativa oferece condições simplificadas para que pessoas jurídicas possam receber autorização temporária para testar projetos inovadores, que devem buscar, prioritariamente, solucionar desafios urbanos e gerar impactos positivos para a sociedade.

InovaFor
A Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza (InovaFor), criada em 2023, busca resolver demandas da cidade de forma inovadora, criando um ambiente favorável, com flexibilização das normas municipais, para startups testarem suas soluções com foco no bem-estar urbano.

Na Pinacoteca do Ceará


Oficina de zine, prática meditativa (foto Marília Camelo), atividades infantis e exibição de documentário estão na programação da Pinacoteca do Ceará nesta semana. Um destaque é a exibição do documentário “Servidão” e o debate com o diretor Renato Barbieri e os fotógrafos Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper sobre arte direitos humanos na fotografia e no cinema no Brasil. Toda a programação é gratuita no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Outra novidade é o adiamento da exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, que fica em cartaz até 25 de outubro.
Nesta quarta-feira (2), a partir das 17h30, a Pinacoteca do Ceará retoma a prática meditativa da Sahaja Yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”, com Gracy Furtado. Serão disponibilizadas até 35 vagas, voltadas para todas as idades. O museu oferece materiais para a prática. No entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
A visita mediada temática “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Cartografias do Afeto: inscrevendo imaginários e narrativas” acontece na quinta-feira (3), das 16h às 18h, e é voltada especialmente para crianças a partir de 5 anos. A atividade vai explorar as cores e as formas presentes nas obras de Antonio Bandeira na exposição “Amar se aprende amando”. Nesse percurso, a predominância do vermelho e os elementos que remetem às árvores e às cidades pelas quais Bandeira passou são pistas que revelam sua história de vida. Com isso, os pequenos partem para um segundo momento da atividade, quando são convidados a inscrever suas histórias de vida por meio das cores, imagens e formas selecionadas por elas no Ateliê 1.
O museu realiza na sexta-feira (4) a oficina “Zine: Botar uma ideia no mundo”, das 14h às 17h. Com duração de dois dias, a atividade irá apresentar o que pode ser um zine, iniciar um diálogo sobre publicação independente e realizar a montagem de zines individuais e coletivos com os participantes. A turma terá aulas teóricas e práticas no primeiro dia e se encontrará novamente no dia 11 de outubro (sexta-feira), quando haverá impressão e montagem dos zines produzidos. Haverá ainda um momento de partilha e contato com outros artistas criando uma interação entre programações distintas, com a Conversa de Ateliê “Preciso me comunicar com você”. A oficina de zine terá 10 vagas por ordem de chegada, e as inscrições devem ser feitas na recepção do museu.
Os visitantes também podem participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (4) e sábado (5), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No sábado (5), a partir das 17h, a Pinacoteca realiza a exibição do documentário “Servidão” (2024, 72min), seguido de um debate com o cineasta Renato Barbieri e os fotógrafos Sérgio Carvalho e João Roberto Ripper. Com narração de Negra Li, o longa documental traz um olhar sensível sobre o trabalho análogo à escravidão com foco na Amazônia brasileira. Foram ouvidos trabalhadores rurais que atuavam em frentes de desmatamento no Norte do Brasil e abolicionistas contemporâneos de diferentes vertentes. A atividade é gratuita e sujeita à capacidade do auditório (100 vagas).
Excepcionalmente nesta semana, o museu realiza o Ateliê Criança Cria no sábado (6). Com o tema “Pequeno Laboratório de Restauro”, a atividade propicia uma vivência lúdica adaptada para as crianças que envolve desde o laudo de conservação de obras até a montagem da exposição. Os pequenos irão aprender brincando os encantamentos do que acontece com as obras quando o museu está fechado, conhecendo a atuação do restaurador e conservador de arte. A atividade conta com 15 vagas e acontece na Mostra Acervo Pinacoteca e Ateliê 1 das 15h às 17h, recomendada para crianças a partir de 6 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ-Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Agenda de Técio nesta terça


Eis a Agenda de Campanha do prefeiturável pelo Psol para Fortaleza, Técio Nunes (foto), nesta terça-feira (1/10/2024):
  • 16 horas-BANDEIRAÇO E CAMINHADA NA GRANJA PORTUGAL.

Agenda de Sarto nesta terça


O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), comandará a marcha do Bloco do 12, que percorrerá as ruas do bairro Conjunto Ceará, na noite desta terça-feira (1/10). A concentração será na Avenida H, de onde a multidão partirá em caminhada, às 18h30, sob a liderança do prefeito e embalada pelos jingles da campanha. Pela manhã, às 11 horas, o prefeito realiza caminhada e almoça no Mercado São Sebastião, no Centro.
- Com muita alegria e orgulho, seguimos nos bairros e nas ruas para vencer essa polarização que ameaça as conquistas que alcançamos nos últimos anos. Eles podem até tentar, recorrer à censura, mas não nos impedirão de apontar os riscos que a nossa cidade está correndo. Nem de mostrar o quanto a nossa gestão trabalhou e segue trabalhando para que fizéssemos de Fortaleza a maior economia do Nordeste. Essa mudança é culpa nossa! E ela não pode parar! No próximo domingo, é 12!”, afirmou Sarto.
Mais cedo, às 8h40, Sarto participa de sabatina na Rádio O Povo/CBN. O prefeito é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar (PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC). Confira os detalhes na agenda completa:
AGENDA-Terça-feira (1/10)
  • 8h40: Sabatina O Povo-Acompanhe ao vivo na Rádio O Povo/CBN e no Youtube do O Povo
  • 11 horas: Caminhada e almoço no Mercado São Sebastião-Rua Clarindo de Queiroz, 1745 - Centro.
  • 18h30: Bloco do 12 no Conjunto Ceará-Avenida H, 730 - Conjunto Ceará I.

Agenda de Evandro nesta terça

 


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...