domingo, setembro 25

Solar Cearense e Vasco vencem no Four Rio-Nordeste


Abrindo o Super Four Rio-Nordeste de Basquete hoje, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE), o Vasco ganhou, na prorrogação do Flamengo por 84 a 80.
Já o Solar Cearense venceu apertado o Universo Vitória da Bahia por 62 a 60. O grande destaque do Solar Cearense foi o capitão Davi Rossetto, que anotou 15 pontos. O recém-contratado Gruber anotou 14 pontos e fez mais um bom jogo. O ala-pivô Felipe Ribeiro, vindo do banco, anotou 14 pontos.
Amanhã o Universo Vitória (BA) pega o Flamengo (RJ) no jogo de abertura. E fechando a rodada, o Solar Cearense enfrenta o Vasco da Gama (RJ).

Semifinalistas da Fares Lopes 2016

Crato, Guarani de Juazeiro, Horizonte e Floresta são os semifinalistas da Taça Fares Lopes 2016.
Foram eliminados nas quartas-de-final: Guarany de Sobral, Fortaleza, Esporte Limoeiro e Alto Santo.
Hoje, o Guarani de Juazeiro despachou o Fortaleza fazendo 3 a 1, no Romeirão. No jogo da ida, na Arena Castelão, ganhou de 1 a 0.
Também nesta tarde, o Crato fez 1 a 0 no Guarany, no Juncão. No jogo da ida, no Mirandão, tinha goleado por 3 a 0.
Ontem, o Horizonte aplicou 6 a 0 no Limoeiro, no Domingão. Na partida da ida tinha ganho de 3 a 1, no Bandeirão.
Também ontem, o Floresta ganhou do Alto Santo, no Coliseum, nos pênaltis por 4 a 3, depois de perdido no tempo normal por 2 a 0. No jogo da ida, no Presidente Vargas, tinha ganho de 3 a 1.
O campeão da Fares Lopes 2016 garante vaga na Copa do Brasil 2017.
Os finalistas serão conhecidos pelos confrontos:
Floresta x Horizonte.
Crato x Guarani de Juazeiro.

O fraco São Gerardo

  • Hoje pelo Cearensão Sub-13:
  • São Gerardo 0x9 Maranguape.
  • Itarema 0x4 Centro União.
  • Fortaleza 0x2 Tiradentes.
  • Estação Antônio Bezerra 5×1 Juventus.
  • Estão classificados para a próxima fase:
  • Grupo A1
  • Maranguape (15 pontos).
  • Estação Antônio Bezerra (14).
  • Tiradentes (13)
  • Fortaleza (7).
  • Grupo A2
  • Ceará (15)
  • Centro União (10)
  • Santa Cruz (10)
  • Maguary (6).
  • Estão eliminados:
  • Juventus, Juazeiro, São Gerardo, Atlético e Itarema.
  • O São Gerardo em seis jogos perdeu todos.
  • Levou 53 gols e não fez nenhum.
  • Levou de:
  • 12 do Tiradentes.
  • 10 do Fortaleza.
  • 9 do Juazeiro.
  • 9 do Maranguape.
  • 8 do Estação Antônio Bezerra.
  • 5 do Juventus.

Ceará Jazz Series um sucesso

David Krebs e banda empolgaram sexta no Ceará Jazz Sereis (foto Lucas Benedecti)
O Teatro do Centro Dragão do Mar ficou lotado na última sexta-feira (23), para o show do baterista alemão David Krebs em tributo a Art Blakey & The Jazz Messengers, pelo festival Ceará Jazz Series. Ao lado de grandes nomes da cena musical cearense - Marcio Resende (saxofone tenor), Ricardo Abreu (trompete), Edson Távora Filho (piano) e Iury Batista (contrabaixo acústico) -, o show atraiu mais uma vez uma grande plateia, comprovando a aceitação da proposta do festival pelo público e a forte demanda por mais oportunidades para conferir grandes músicos do Ceará tocando com liberdade e espaço para desenvolver seu trabalho e recriar grandes obras-primas da história do jazz.
Na próxima sexta-feira (30) com bate-papo às 18h30 e show às 20 horas, o festival continua, com o espetáculo "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday".

Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os dois shows contam com entrada franca, sempre precedidos, como é característica do Ceará Jazz Series, precedidos de bate-papos com os músicos, também com acesso livre ao público. Na sexta (23), David Krebs e os colegas de grupo conversaram com o público sobre o bebop, o hardbop, a musicalidade de Art Blakey e de Wayne Shorter, responsável por três composições do disco "The Big Beat", de 1960, que foi recriado na íntegra, no palco do Teatro Dragão do Mar. Na próxima sexta-feira (30), estarão com a cantora Idilva Germano, para o bate-papo às 18h30 e o show às 20 horas, nomes do primeiríssimo time da nossa cena musical: Luciano Franco (guitarra, arranjos e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
"Foi um privilégio apresentar ao público o show desta sexta-feira, especialmente pensado para o festival Ceará Jazz Series, homenageando pela primeira vez um baterista, com uma das obras-primas do grande Art Blakey, que influenciou muitas gerações e foi responsável por uma grande modernização no jazz", destacou David Krebs, ao final do aplaudido espetáculo que passou por todos os temas do disco "The Big Beat" e ainda teve um bis muito aplaudido, com o clássico "A Night in Tunisia".
Desde o suingue de "The chess players", faixa inicial do disco, até a música final, "It´s only a paper moon", o show contagiou o publico, que aplaudiu intensamente a cada solo de Edson Távora, Marcio Resende, Ricardo Abreu, Iury Batista e do próprio David Krebs, cujo carisma conquistou a plateia. Do começo ao fim, o talento, a sensibilidade, a criatividade e o altíssimo nível dos músicos cearenses mereceram muitos aplausos.
Sexta (30), Idilva canta Billie Holiday - Na próxima sexta-feira (30), o Ceará Jazz Series leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar o show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Será um reencontro da grande intérprete cearense com o repertório da diva norte-americana, revisitado por Idilva no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em 2001. Desde então, Idilva lançou um dos mais esmerados e aplaudidos discos da história da música cearense, o CD "Urbanita", e se dedicou a outros projetos, retornando mais recentemente aos palcos, justamente na edição do Ceará Jazz Series em dezembro de 2015, também no Teatro do Centro Dragão do Mar.
Novos shows e parcerias musicais depois, o momento é de consolidar o reencontro de Idilva Germano com o público cearense, através do retorno a um dos repertórios mais admirados pela intérprete, que tem Billie Holiday entre suas maiores influências. "Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial", testemunha Idilva Germano, apontando que partiu de canções do disco "Lady Sings The Blues", de 1956, mas também selecionou para o show faixas de outros álbuns de Billie.
"São tantas músicas incríveis e de interpretação tão rica, que seria muito difícil focar exclusivamente em um disco. Mas partimos do 'Lady Sings The Blues' e trazemos mais algumas surpresas para o público, revisitando também outros discos", aponta Idilva Germano, que interpretará no Teatro Dragão do Mar, clássicos como "Autumn in New York", "Body and soul", "Love is here to stay", "The end of a love affair", além da faixa-título, "Lady Sings The Blues".
No show da sexta-feira (30), Idilva Germano estará ao lado de um grupo formado por nomes do primeiríssimo time da música cearense: Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
Próximas edições do Ceará Jazz Series
O festival Ceará Jazz Series já tem novos shows marcados, para os meses de novembro e dezembro, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em quatro de novembro, o grande guitarrista, violonista, compositor e professor universitário Marcos Maia recriará a obra de Django Reindhart, em um show que mergulhará no jazz manouche, o gipsy jazz, ou jazz cigano, em mais uma vertente do jazz contemplada pelo Ceará Jazz Series, com a presença de instrumentistas de diversas gerações.
Já em dois de dezembro, o saxofonista, flautista, compositor, arranjador e também professor universitário Márcio Resende arregimenta grandes instrumentistas para um novo desafio: recriar ao vivo no palco o disco "Time Further Out", de Dave Brubeck, lançado em 1961. Nada menos que o álbum que sucedeu o clássico "Time Out", uma das obras mais bem-sucedidas da história do jazz, com Dave Brubeck, Paul Desmond, Eugene Wright e Joe Morello mergulhando ainda mais fundo na experimentação rítmica e na criação sobre compassos compostos. O disco "Time Out", que foi recriado no palco em uma das primeiras edições do Ceará Jazz Series, foi tema de um dos shows mais aplaudidos do projeto. Que venha então o desafio deste novo espetáculo.
SERVIÇO
Festival Ceará Jazz Series. Show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". Sexta-feira (30), no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA.
17 horas começa a distribuição de ingressos, nas bilheterias do Centro Dragão do Mar (até dois ingressos por pessoa). 18h30 tem bate-papo com os músicos, também com entrada franca. Às 20 horas começa o show. Facebook: Ceará Jazz Series.

Musical Marco Pereira Trio na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, da próxima quinta (29 de setembro) a domingo (dois de outubro), o espetáculo musical Marco Pereira Trio, que junta no mesmo palco os músicos Marco Pereira, Bebê Kramer e Guto Wirtti.
O projeto vem pela primeira vez a Fortaleza e vai relembrar sucessos de grandes nomes da música instrumental brasileira.

No repertório, além de composições autorais, como Amigo Léo, Santo Amaro e Café Compadre (Marco Pereira), também estão presentes as músicas Lamentos do morro ("Garoto", Aníbal Augusto Sardinha); Cristal (César Camargo Mariano); Luz Negra (Nelson Cavaquinho); e Homenagem ao malandro (Chico Buarque e Edu Lobo).
Após a temporada em Fortaleza, Marco Pereira Trio segue estrada e se apresentará no Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, e também em Guaratinguetá, São Paulo, onde encerra o Festival Dilermando Reis, no dia 24 de outubro.
Sobre o projeto - A inspiração para o projeto surgiu da época de ouro da Rádio Nacional, na década de 1950. Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, foi convidado pela direção da emissora a participar de um novo projeto chamado Música em Surdina. A ideia principal era apresentar músicos que primassem por uma sonoridade suave e cativante.
Garoto decidiu convidar mais dois músicos a se juntarem a ele: Chiquinho do Acordeão e Fafá Lemos. Surgiu, assim, o Trio Surdina, um grupo que marcaria época, tanto nessa emissora de rádio, quanto no panorama geral da música instrumental brasileira. Marco Pereira decidiu recriar esse conceito estético no seu novo trabalho. Com o apoio de Bebê Kramer, no acordeão, e Guto Wirtti, no contrabaixo, formou esse trio instrumental.
Marco Pereira: O violinista, compositor e arranjador é natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos, no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne, o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão.
Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência). De volta ao Brasil, criou na Universidade de Brasília os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 e Círculo das Cordas - 1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova Iorque, em 1988.
Entre os CDs gravados, estão: Dança dos Quatro Ventos, Elegia, Brasil Musical, Valsas Brasileiras, Luz das Cordas, Afinidade, Original, O samba da minha terra, Stella del Matino e Essence. Recentemente gravou o CD Camerístico, e o CD/livro Ritmos Brasileiros e o projeto Cristal, que é constituído por um CD mais um álbum de partituras da transcrição fiel da gravação. Este ano, lançou o álbum Dois Destinos– Marco Pereira toca Dilermando Reis.
Bebê Kramer: O acordeonista, arranjador e compositor é uma das revelações da música instrumental do Brasil. Alessandro Kramer, de 34 anos, começa a ter reconhecimento no Brasil e no exterior como o maior acordeonista de sua geração. Compõe com clareza uma nova música usando a expressão da sua fronteira inicial que é o Rio Grande do Sul. Ele ganhou seu primeiro acordeom aos oito anos e, entre as suas influências, estão: Tom Jobim, Piazzolla, Hermeto, entre tantas outras. Bebê Kramer foi considerado pela crítica europeia a revelação do Festival do Acordeom Mundial realizado na Áustria. Ali estavam mestres do instrumento como Richard Galeano. Com o Alessandro Kramer Trio, formado por Guinha Ramires e Alegre Corrêa, gravou na Áustria, o CD Laçador, excursionando por diversos países, surpreendendo público e critica com a desenvoltura dessa música enraizada e ao mesmo tempo recriada e temperada com muito improviso.
Guto Wirtti: Aos 32 anos, o contrabaixista, arranjador e compositor nasceu em Frederico Westphalen, no interior do Rio Grande do Sul, em meio a uma família de músicos. Aos seis anos começou a tocar violão com seu pai (cantor e compositor de música regional local). Aos doze anos começou com o contrabaixo e fez desse o seu principal instrumento. Aos treze anos já estava tocando com artistas locais em concertos e festivais pelo estado a fora. Aos dezesseis resolveu ampliar seus conhecimentos e alçou voo até Salvador, BA. Lá permaneceu durante um ano tocando e pesquisando as raízes da música afro brasileira.
Em 2003, muda para o Rio de Janeiro a convite de seu amigo Yamandu Costa, com quem tem viajado constantemente pelo mundo. Logo em seguida passou a acompanhar outros artistas da música brasileira como Leo Gandelman, Hamilton de Holanda, Maurício Heinrorn, Toninho Ferraguitti, Celso Fonseca, Ed Motta, Luis Melodia, Wilson das Neves, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Kassim, Duduka da Fonseca, Mart'nália, Gabriel Grossi, Nicolas Krassik, entre outros. Atualmente, Guto Wirtti se prepara para a gravação de seu trabalho autoral que faz um mix de suas raízes latino americanas com tudo o que tem aprendido e ouvido pelo mundo a fora.
Música: Marco Pereira Trio
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 29 de setembro a dois de outubro de 2016
Horário: quinta a sábado, às 20 horas | domingo, às 19 horas
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas a partir da próxima quarta-feira (28), às 10 horas, na bilheteria da Caixa Cultural Fortaleza.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Informações gerais|Caixa Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770.
Produção: Borandá

Lançamento da Feira da Música 2016 hoje e amanhã

Ao longo de 15 anos consecutivos, a Feira da Música quebrou diversos preconceitos, criou e incentivou centenas de artistas e produtores em toda a América Latina, movimentando o cenário musical, principalmente da produção independente.
Nada mais justo que em seu lançamento, hoje e amanhã, no Cineteatro São Luiz, a Feira da Música 2016 iniciasse seus festejos com artista que reúne estilo, experimentação e quebra de estereótipos.
Liniker e os Caramelows apresentam para o público cearense o seu mais novo trabalho, o CD "Remonta", nessa grande festa de música, estilo e criatividade.

Com o charme e a rebeldia desses 15 anos, a plenitude dos sonhos despertos, o dinamismo e a vontade de brincar mais vivos do que nunca, o evento promete ser ainda mais especial e cheio de boas surpresas que vão agradar aos fãs da boa música independente. “Comemorar aniversário é tradição, motivo de reunir os mais queridos, reviver os anos passados e brindar pelo presente, celebrar os encontros da vida e deixar se surpreender. E é isso que a Feira da Música 2016 pretende”, afirma Ivan Ferraro, coordenador geral da Feira da Música.
Assim, Cineteatro São Luiz, sendo um dos espaços de maior valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense, foi escolhido como palco para o lançamento. Já os shows realizados na 16ª Feira da Música, que acontece de 12 a 15 de outubro, terão como palco a Praça dos Leões e o Centro Dragão de Mar de Arte e Cultura, totalmente gratuito.
Liniker e os Caramelows
O grupo de formou de maneira despretensiosa, gravando três faixas ao vivo na sala de um dos integrantes, sem firulas, mas com afeto. Por isso, o EP de estreia de Liniker e os Caramelows – lançado no YouTube em outubro de 2015 - foi chamado de Cru. A resposta do público foi inesperada. Milhões de visualizações nos vídeos das músicas Caeu, Louise du Brésil e Zero levaram a banda, formada em Araraquara, por uma turnê extensa. Foram mais de 80 shows em apenas oito meses.
Passado esse primeiro momento, o grupo entrou no Red Bull Studios São Paulo para registrar o seu primeiro disco, Remonta, que chega nas plataformas de streaming no dia 16 de setembro. Produzido por Marcio Arantes, o trabalho traz as conhecidas faixas do EP de estreia (e outras já cantadas nos shows), com uma nova roupagem, como se elas tivessem sido, de fato, remontadas. Além disso, quatro músicas inéditas foram gravadas. É o caso de “BoxOkê”, que foi registrada com a rapper Tássia Reis e a banda instrumental Aeromoças e Tenistas Russas. Mais nomes enriquecem a ficha técnica de Remonta. Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz e As Bahias e a Cozinha Mineira foram alguns dos artistas que passaram pelo estúdio para fazer participações especiais.
Todas as letras do disco são de autoria da cantorx e compostitorx Liniker, enquanto a parte musical foi pensada em conjunto por Marcio Arantes e o grupo Caramelows – formado por Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal).
A Feira da Música - Realizada desde 2002 pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC), a Feira da Música é um espaço de convergência de interesses que de forma democrática e criativa, congrega participantes de todo o território nacional, possibilitando trocas de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor.
O lançamento da Feira da Música 2016 é realizada com apoio do Cineteatro São Luiz.
Serviço
Lançamento Feira da Música 15 anos
Data: Hoje (25) e amanhã (26)
Horário: 18 e 20 horas.
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Praça do Ferreira - Centro)
*Venda de ingressos para o show extra, amanhã (26): www.ingressorapido.com.br
Mais informações: 85 3262 5011 | www.feiradamusica.com.br


Flores de Holambra até terça no Iguatemi

Fortaleza recebe a próxima terça-feira (27) a II Feira das Flores de Holambra na Praça Central do Iguatemi.
A Feira é um evento itinerante que acontece no país há mais de 20 anos, por isso já faz parte do calendário cultural de diversas cidades, sempre em parceria com instituições beneficentes.

Com mais 250 espécies de mudas de flores e plantas cuidadosamente selecionadas que se adequem ao clima da região, o evento retorna à capital fortalezense ainda mais beleza e variedades com opções de flores e plantas ornamentais para ambientes internos e externos a preços populares.
Destaque para as plantas carnívoras que se alimentam de pequenos insetos, sendo a preferida das crianças. Outra novidade é a rosa do deserto, uma planta rara típica do sul da África e da península arábica. Encontra-se ainda variadas palmeiras, podocarpos, buchinhos e demais espécies de paisagismo bem como diversas mudas de frutíferas.
O evento que é organizado pelo Centro Espirita Beneficente União do Vegetal que promove atividades de beneficência junto á comunidade e conta com equipe treinada para atender aos clientes e prestar informações sobre os cuidados e cultivo das espécies expostas.
As flores são produzidas em Holambra, cidade localizada no estado de São Paulo que concentra mais de 400 produtores de flores e plantas ornamentais através de cooperativa, reconhecidamente a maior da América Latina.
Serviço
Feira das Flores de Holambra - Fortaleza
Local: Praça Central do Shopping Iguatemi
Até 27 de setembro de 2016
Horário: 9 às 21 horas
Entrada gratuita

Marcha pela Vida Fortaleza 2016

Marcha pela Vida 2016, em oito de outubro, às três da tarde, no Aterro da Praia de Iracema

Evangelizar É Preciso Fortaleza 2016


No Dia do Fazendário


150 anos da Jack Daniel's no São Luiz Santos Dumont

Na próxima quarta-feira (28), às sete e meia da noite, os Mercadinhos São Luiz da Avenida Santos Dumunt, recebem um happy hour exclusivo promovido pela destilaria Jack Daniel’s.
O evento, na nova praça de alimentação da loja da Santos Dumont, integra as comemorações de 150 anos da Jack Daniel’s.
O momento de quarta-feira será embalado pelo cantor e guitarrista Felipe Cazaux.
O happy hour será para convidados exclusivos e para os fãs da marca que ganharam o convite ao comprar, no Mercadinhos São Luiz, o kit promocional do Jack que continha, além do uísque, um copo exclusivo e um pôster comemorativo dos 150 anos da destilaria.
No evento, haverá uma caçada ao tesouro, em que alguns participantes selecionados tentarão abrir um barril e, quem conseguir, ganhará um brinde especial da Jack Daniel’s e uma viagem com acompanhante para conhecer a destilaria no Tenesse, nos Estados Unidos.
Na ação, a Jack Daniel’s distribuiu 150 barris premiados pelo mundo.
Cinco vieram para o Brasil e um estará no evento do São Luiz.

Concurso Novos Criadores Pena

Estão abertas as inscrições para o Concurso Novos Criadores, realizado pela Pena.
Até 15 de outubro, estudantes cursando o ensino superior, tecnólogo ou pós-graduação com habilitação em Design de Moda e/ou Modelagem podem participar da iniciativa.
O edital completo está disponível em www.pena.com.br.
Com o tema “Jovens de todas as idades”, o concurso traz três categorias, Praia, Balada (Casual) e Infanto-Juvenil.
O participante deve escolher uma delas e desenvolver dez looks, sendo cinco masculinos e cinco femininos ou unissex, tentando sempre que possível implementar os preceitos de sustentabilidade e inovação que a marca leva em sua essência.
O foco é desenvolver produtos para pessoas de alma leve e que, assim como a Pena, carregam a liberdade como filosofia e estilo de vida.
Entre os critérios de avaliação estão criatividade, originalidade e harmonização estética dos looks, coerência com o tema, com a categoria escolhida e com o posicionamento da marca, além da viabilidade operacional e comercial dos looks propostos.
Para a premiação serão distribuídos R$ 18 mil, sendo R$ 4 mil para o primeiro colocado, e R$ 2 mil para o segundo colocado em cada categoria.
“A ideia é abrir as portas da empresa para que esses novos talentos desenvolvam mini coleções. O resultado será uma troca, em que os alunos enxergarão na Pena a credibilidade e oportunidade que precisam ter, além de inserir a ainda mais a marca ainda no universo da moda”, explica o coordenador de marketing da Pena, Alberto Almeida.

Cearensão Sub-13

Pelo Cearensão Sub-13, ontem à tarde:
Ceará 5x0 Atlético, no estádio Franzé Morais.
Maguary 2x3 Santa Cruz, no estádio Felipe Santiago.

Cearensão Feminino 2016


  • Pelo Cearensão Feminino 2016, hoje pela manhã, no Centro de Treinamento Granja Tijuca:
  • Menina Olímpica 1x0 Fortaleza.
  • Na rodada passada, a Menina Olímpica tinha ganho do Ferroviário, por 3 a 1, na Vila Olímpica Elzir Cabral.
  • Na estreia perdeu de 1 a 0 do Juventus, na Granja Tijuca.

Morre Peixoto de Alencar

  • Informa o vice-presidente da Associação dos Radiouvintes do Ceará (Aouvir), professor Djacyr Sousa, a morte do radialista Olavo Peixoto de Alencar, aos 89 anos de idade.
  • Ele faleceu ontem, no Hospital São Camilo-Cura D'ars.
  • O enterro será hoje à tarde, em Fortaleza.
  • Peixoto de Alencar marcou época no rádio cearense, principalmente na Rádio Dragão do Mar, onde apresentou nas décadas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000 programas políticos, policiais e esportivos.
  • Ele começou ainda nos anos 1950 na Rádio Iracema de Fortaleza.
  • Fundou a Rádio Dragão do Mar AM, em 25 de março de 1958. Foi ele que sugeriu o nome da emissora em homenagem ao Chico da Matilde, o Dragão do Mar.
  • Natural de Baturité chegou a ser deputado estadual pelo PSD (anos 1960) e superintendente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), no Ceará (anos 1980).
  • Teve passagem pelo jornal O Povo nos anos 1970 e 1980.
  • Era seu slogan: "Quando Peixoto de Alencar fala; o Ceará escuta".


VII Corrida Pague Menos Fortaleza

O aterro da Praia de Iracema foi o ponto de partida e chegada de mais de 12 mil corredores nos percursos de dois, cinco, dez e 21 quilômetros masculino e feminino, que participaram, na manhã de hoje, da primeira etapa do VII Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos, em Fortaleza.
Concorrida desde a inscrição, esgotada em apenas alguns minutos, a etapa Fortaleza trouxe mais conforto e animação para os competidores, que encontraram ao longo do percurso, três bandinhas tocando forró, samba e fanfarra para incentivar e lançadores de vapor de água para refrescar e ainda, para os atletas de 21 quilômetros, esponja molhada e isotônico nos postos de hidratação. 
Oo ex-maratonista Vanderlei Cordeio de Lima, deu a largada da prova, ao lado do fundador da rede de farmácias Pague Menos, Deusmar Queiros, às seis horas e oito minutos da manhã, com céu parcialmente nublado, e 25 graus, para os competidores do percurso de 21 quilômetros, em seguida para os de dez, cinco e dois quilômetros.
Com o tempo de uma hora, sete segundos e oito décimos, o atleta da equipe do Cruzeiro, José Marcio Leão da Silva, de 26 anos, foi o primeiro corredor dos 21 quilômetros a cruzar a linha de chegada, apenas sete segundos à frente do segundo colocado, Enio Kleiton de Lima, também da equipe do Cruzeiro Esporte Clube.
“Meu tempo foi bom, mantive-me todo o percurso na dianteira, nos dois últimos quilômetros dei uma arrancada para me afastar um pouco do Enio”, conta Márcio Leão, que no ano passado foi campeão do Circuito Pague Menos, na etapa Fortaleza, no percurso de dez quilômetros.
A atleta Cruz Nonata da Silva, de 42 anos, foi a campeã dos 21 quilômetros feminino, com o tempo de uma hora, 20 segundos e  e 38 décimos
“É a primeira corrida da Pague Menos que participo e ainda fui a primeira a cruzar a linha de chegada na meia maratona. Gostei do percurso, da sinalização e foi um excelente prova”, comemora a piauiense, que hoje mora no Distrito Federal.
No local, foram entregues medalhas a todos os participantes que concluíram o percurso escolhido. Na categoria de 21 quilômetros, os três primeiros colocados gerais (feminino e masculino) foram premiados com troféus, kits com presentes dos patrocinadores e, respectivamente, R$ 3,5 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Prêmio em dinheiro também para os três primeiros colocados gerais (feminino e masculino) do percurso de dez quilômetros - R$ 1 mil, R$ 700,00 e R$ 500,00 respectivamente. Os funcionários da Pague Menos melhores colocados nos percursos de 21 e dez quilômetros também receberam premiação em dinheiro.
“Participei do primeiro Circuito da Pague Menos, em Fortaleza, e nessas sete edições a prova cresceu muito. A Pague Menos está de parabéns por realizar provas tão organizadas e bonitas e ainda levar mais qualidade de vida para as pessoas. A cada ano mais e mais pessoas estão mudando de vida por causa da corrida de rua, buscando vencer seus próprios limites, conquistando a superação”, fala Vanderlei Cordeiro de Lima, que correu o percurso de dez quilômetros.
Do total de 12 mil inscritos, 18% disputaram o percurso de 21 quilômetros; 24% competiram na distância dez quilômetros; 49%, na de cinco quilômetros; e 9%, na de dois quilômetros. 
A prova, como em todas as edições do Circuito, foi marcada pela organização, segurança, com postos de hidratação a cada dois quilômetros e muita animação.
Sucesso nas edições anteriores, o Circuito manteve o chip descartável e contratou o serviço de hotsite com busca de fotos e vídeos da Midiasport.
Pelo site www.paguemenos.com.br/circuitodecorridas, os participantes poderão visualizar e compartilhar fotos e vídeo de chegada, por meio do nome ou número do peito. As fotos e vídeos dos participantes que autorizaram sua utilização foram postadas no Facebook do corredor.
Sucesso de público - O clima da corrida contagiou as mais de 28 mil pessoas que compareceram à arena montada no aterro da Praia de Iracema, lotando os estandes dos patrocinadores nos três dias de festa.
Atletas, familiares, amigos e turistas foram surpreendidos com brindes e diversas atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida, como fotos, massagens, atividades físicas e show da Banda Borogodó e Bloco Bloco Vila Camaleão.
Ecológico - O VII Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos também promoveu grandes ações ambientais na sétima edição da campanha Medicamento Vencido Tem Lugar Certo, com a coleta de medicamentos para incineração e a coleta de frascos de vidros com tampa para o Programa de Aleitamento Materno do Banco de Leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.
Social - Parte da renda das inscrições foi destinada à Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal (Abrame), que cuida de crianças com dificuldades no funcionamento das células nervosas.
“Com o dinheiro que temos recebido do Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos compramos 14 UTIS domiciliares e temos divulgado nossa causa por todo o país. Estamos tirando muitas crianças da invisibilidade para o convívio com a sociedade, informa Fátima Braga, presidente da Abrame.
O VII Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos segue para Teresina-PI, em 27 de novembro. O Circuito, que começou em 2010, já realizou, com essa, 23 etapas em 15 capitais, com a participação de aproximadamente 100 mil corredores.

Premiação - 21 quilômetros
Masculino
1º José Márcio Leão da Silva – 1:7:8
2º Enio Kleiton de Lima – 1:7:15
3º Valdison das Neves Silva – 1:9:3
Feminino
1º Cruz Nonata – 1:20:38
2º Mirella Saturnino – 1:23:38
3º Sandra Maria Alexandre da Silva – 1:26:37

Premiação - Dez quilômetros
Masculino
1º Daniel Henrique Sabino – 31:25
2º João Batista da Silva Negreiros – 31:46
3º Gleidson da Silva Santos – 31:58
Feminino
1º Antônia Bernadete Lins – 39:15
2º Aline Prudencio de Freitas – 39:37
3º Denise da Silva Ferreira – 42:03

Premiação - Cinco quilômetros
Masculino
1º Anjefferson Pinheiro da Silva – 15:49
2º Samuel Mota Feitoza – 15:51
3º Guilherme Guedes Falcão – 15:57
Feminino
1º Aline de Araujo Barbosa – 19:52
2º Gildiberta Cunha de Sousa – 19:59
3º Jocicleide de Sousa Freitas – 20:47

A classificação geral da prova estará disponível em:www.paguemenos.com.br/circuitodecorridas.

Sobre as Farmácias Pague Menos - As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR) de 18% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Contam hoje com mais de 900 lojas, mais de 370 unidades do Clinic Farma e 21 mil colaboradores que atuam em 317 municípios.

Ceará agora é o nono

Sem vencer há dez rodadas na Segundona do Brasileirão (sete empates e três derrotas),  o Ceará caiu para nono na classificação após nove jogos da 27ª rodada.
Hoje, o time viaja para o Rio Grande do Sul, onde na terça-feira enfrenta o Brasil, em Pelotas.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL - SÉRIE B
ClassificaçãoPJVEDGPGCSGVMVVDMDVCACV%
VASCO DA GAMA - RJ512715664327161053376262
ATLÉTICO - GO48271395342113942355559
AVAÍ - SC4227126932293932770551
LONDRINA - PR4227119727216653488351
BRASIL - RS4127118830255832651450
BAHIA - BA40271179382513922777249
CRICIÚMA - SC4027117936324832769249
CRB - AL40271179393636563601149
CEARÁ - CE40271010733303732572249
10ºNÁUTICO - PE39271161040328833757148
11ºVILA NOVA - GO37271071037370466461645
12ºLUVERDENSE - MT3627812728244622548444
13ºGOIÁS - GO342781093133-2441859341
14ºPARANÁ - PR332789102535-10534657640
15ºPAYSANDU - PA322671182532-7522665641
16ºOESTE - SP3127710102535-10434641138
17ºBRAGANTINO - SP272676132133-12525860534
18ºTUPI - MG262768132731-4514966332
19ºJOINVILLE - SC242759131629-13234959529
20ºSAMPAIO CORREA - MA212749142040-203141060525
P pontos - J jogos - V vitórias - E empates - D derrotas - GP gols pró - GC gols contra - SG saldo de gols - VM vitória mandante - VV vitória visitante - DM derrota mandante - DV derrota visitante - CA cartões amarelos - CV cartões vermelhos - % aproveitamento
 Série A  Rebaixados
Última atualização efetuada em 24/09/2016 às 22:41

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...