sexta-feira, dezembro 30

No ITA 2017, Fortaleza perde para São José dos Campos

Fortaleza perdeu no vestibular 2017 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a liderança em aprovação para São José dos Campos (SP), onde fica a sede do ITA.
Depois de liderar cinco anos seguidos (2012-2013-2014-2015-2016), Fortaleza, no vestibular de 2017 do ITA ficou no segundo lugar em aprovação. 
As escolas da capital cearense das 110 vagas para o ITA 2017 conseguiram aprovar 33, enquanto São José dos Campos foi a cidade líder em aprovação com 35.
A última vez que São José dos Campos tinha passado de Fortaleza foi em 2011, quando aprovou 34 contra 28 das escolas da capital cearense.
De 2012 para 2016, Fortaleza foi pentacampeã em aprovação no ITA. Em comparação a São José dos Campos, Fortaleza aprovou em 40 contra 38 da cidade do interior paulista, em 2012. Em 2013 foi de 43 (Fortaleza) e 41 (São José dos Campos). Em 2014 Fortaleza se distanciou mais ainda aprovando 71 contra 37 de São José dos Campos. Em 2015, placar de 61 para Fortaleza e 45 para São José. Já em 2016, Fortaleza  manteve 61 aprovações contra 39 de São José dos Campos.
No ITA 2017, oito cidades não aprovaram nenhum candidato: Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Belém (PA), Vitória (ES), Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP). 
Com apenas uma aprovação, cinco cidades: Natal (RN), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS).
Com duas aprovações, Salvador (BA).
Com três aprovações no ITA 2017, Campinas (SP) e Teresina (PI). Com quatro aprovações, três cidades: São Paulo (SP), Recife (PE) e Brasília (DF).
Com sete aprovados, Rio de Janeiro.
Com dez aprovações, Curitiba.
O vestibular do ITA 2017 teve 12.484 inscritos. São Paulo (SP) liderou com 1.880 candidatos; seguido de Rio de Janeiro (RJ) com 1.255; Fortaleza (CE) com 1.090 candidatos; e São José dos Campos (SP) com 993.
Dos 110 aprovados, 99 são homens e 11 mulheres.

Areninhas na Praia do Futuro

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) inaugura hoje as areninhas dos bairros Serviluz e Caça e Pesca, localizadas ao longo da orla da Praia do Futuro. O evento contará com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Apresentações musicais e torneio de futebol, entre secretários e vereadores estão na programação.
As areninhas Gildo Fernandes de Oliveira (Serviluz) e Mozart Gomes (Caça e Pesca) também passam a atender aos moradores dos bairros Vicente Pinzón, Mucuripe, Dunas, Cais do Porto e Sabiaguaba. Com a entrega de mais esses dois equipamentos, Fortaleza passa a contar com 19 areninhas.
As obras, orçadas em R$ 7 milhões foram executadas pela Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor). Em 2014, a gestão municipal já havia investido R$ 103 milhões em obras na Praia do Futuro, que incluíram drenagem, pavimentação rígida (durabilidade de 30 anos), calçadas padronizadas, iluminação embutida e ciclovia, além da duplicação de trecho da Avenida Zezé Diogo.
Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, essa intervenção complementa as obras entregues pelo prefeito Roberto Cláudio, em 2014. “Estamos dando uma vida maior à Praia do Futuro, depois de todas as melhorias de infraestrutura realizadas no local. As areninhas vão beneficiar a população com esporte, lazer e cultura”, acrescenta Erick Vasconcelos.
Serviço
Inauguração das Areninhas da Praia do Futuro
Sexta-feira (30/12)
Horário: 16 horas
Local: Areninha Serviluz - Avenida Zezé Diogo, em frente ao número 2048, ao lado da Barraca Beach Show
Horário: 17 horas
Local: Areninha Caça e Pesca - Avenida Zezé Diogo, em frente a Creche Frei Tito.

Réveillon em 21 praias boas de banho

O final de semana do réveillon terá 21 praias próprias para banho na orla marítima de Fortaleza. A informação é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que através do novo boletim de balneabilidade destaca nesta sexta-feira (30) análises de 31 pontos monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia. A Praia do Futuro, Caça e Pesca, Beira Mar e Praia de Iracema, que são as mais procuradas nesse período, apresentam maior quantidade de pontos adequados.

De acordo com a Geamo da Semace, as chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praiasque, nesses episódios recebem uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos, carreados através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem, propiciando um aumento considerável na densidade de bactérias nas águas litorâneas. Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada.

Confira a relação de todos os trechos monitorados em Fortaleza:

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder Câmara
Posto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Av. Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira
Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos

Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31– Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...