terça-feira, agosto 13

Oficinas e Cursos de Idiomas


O Fortaleza Bilíngue, Programa da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições abertas para cursos e oficinas presenciais que serão realizados em setembro. Estão sendo ofertadas capacitações em cinco idiomas: inglês, espanhol, japonês, italiano e coreano.
As inscrições ficam abertas até 23 de agosto, exclusivamente pelo site do Fortaleza Bilíngue (bilingue.fortaleza.ce.gov.br/cursos). As aulas serão presenciais na Embaixada Bilíngue (Avenida Padre Antônio Tomás, 610-Aldeota).
Cursos disponíveis:
- Inglês básico (25 vagas): 2 a 18/9, das 13h às 17h;
- Espanhol Básico (25 vagas): 2 a 18/9, das 8h às 12h;
- Espanhol Básico (25 vagas): 2 a 18/9, das 18h às 21h;
- Introdução ao Italiano (25 vagas): 10 a 30/9, das 18h às 21h;
- Espanhol básico (25 vagas): 10 a 25/9, das 13h às 17h;
- Inglês básico (25 vagas): 10 a 25/9, das 8h às 12h;
Oficinas:
- Escrita Japonesa (25 vagas): 9 a 25/9, das 9h às 11h;
- Jornada Coreana: Introdução e Cultura (25 vagas): 10 a 19/9, das 18 às 21 horas.

Cidadadania Fortalezense


Em reconhecimento ao trabalho em prol da justiça e do desenvolvimento do Ceará, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) decidiu conceder o título de Cidadão Fortalezense ao presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Abelardo Benevides Moraes, a partir de uma proposta do vereador Pedro Matos (Avante).
O título será entregue em uma solenidade especial, marcada para esta terça-feira (13/8), no Plenário Fausto Arruda da CMFor. 
- Este reconhecimento é uma forma de celebrar e valorizar a contribuição significativa que o presidente Abelardo tem proporcionado ao Sistema Judiciário e à sociedade cearense”, destaca Pedro Matos.
A solenidade contará com a presença de autoridades locais, representantes do Poder Judiciário, além de amigos e familiares do agraciado.



Plano de Cultura da UFC


Nesta terça-feira (13/8), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Cultura (MINC) dão um passo importante para a construção do Plano de Cultura da UFC, instrumento que tem o objetivo de institucionalizar as diretrizes e metas da área da Cultura da Universidade para os próximos anos.
O lançamento oficial do processo de construção do Plano será realizado na Concha Acústica, na Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853-Benfica-Fortaleza), a partir das 18 horas, com entrada aberta ao público. Na programação artística do evento, a Orquestra Sinfônica da UFC apresentará o mais novo concerto temático “Rock Brazuca”, com repertório de sucessos do rock nacional.
O projeto de construção do Plano de Cultura da UFC está inserido em uma política pública do MINC, por meio do projeto Universidades em Movimento, que prevê o financiamento das etapas de elaboração do Plano de Cultura em universidades, começando pela UFC.
A solenidade tem presença confirmada do secretário de Formação, Livro e Leitura do MINC, Fabiano Piúba, e da diretora de Educação e Formação Artística, Mariangela Andrade, entre outros.
COMO VAI SER – “Cultura se faz junto!” é o lema do Plano de Cultura da UFC, cuja proposta de construção seguirá uma metodologia participativa. Serão realizados 10 seminários temáticos que vão ancorar a discussão de uma série de temas que são base para a política cultural e o ecossistema da cultura na UFC.
O convite se destina a todas as pessoas, instituições, agentes culturais da Universidade e parceiros. A ideia maior é planejar o rumo do campo cultural pelos próximos anos, diante do desafio de olhar a cultura pelo viés da diversidade.
Os seminários ocorrerão em Fortaleza e nas cinco cidades onde estão instalados os campi da UFC no interior do Estado (Sobral, Itapajé, Quixadá, Russas e Crateús). Com inscrição prévia, grupos de trabalhos (GTs) vão resultar na escolha de diretrizes para cada área temática.
Os temas elencados para as discussões nos seminários e GTs são os seguintes: Memória e Patrimônio Cultural; Cultura e Ciência; Gestões Culturais, Institucionalização e Interiorização; Democratização do Acesso à Cultura; Cultura, Educação e Formação; Coleções e Museus; Cultura e Arte; Direitos Culturais, Autorais, Regulações e Fomento; Comunicação, Difusão e Cultura; e Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Sexualidade, Raça e Acessibilidades na Política Cultural.
Além dos seminários temáticos, o cronograma de construção do Plano de Cultura prevê a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, que acontecerá em Fortaleza, sediado na UFC, e o retorno do Festival UFC de Cultura, com programação formativa, mesas de debates e programação artística.
Os resultados dessas ações serão reunidos e divulgados através de quatro publicações: Plano de Cultura da UFC, Trajetória de Construção do Plano de Cultura, Anais de Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras e Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFC.
PARCERIA UFC E MINC – Em parceria, a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC e a Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI) do MINC coordenam as etapas de construção do Plano em conjunto e em diálogo com diversos setores, unidades e agentes da Universidade, sociedade civil e instituições culturais.
A PROCULT tem atuação na articulação das iniciativas relacionadas à cultura e à arte na Instituição, incentivando e apoiando ações e projetos. Em sua missão, a unidade, que foi criada em 2023, apresenta metas que buscam contribuir para a expansão do saber e da memória cultural, da valorização da cultura na Universidade, com a implementação do notório saber na academia, a institucionalização de grupos culturais com permanência e o desafio da interiorização das políticas de cultura.
O pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Thomaz Gouveia, lembra que o Plano de Cultura vai proporcionar um diálogo que já existe, mas pode ser ampliado com relação aos saberes populares, por exemplo. 
- Esse é um papel importante da Pró-Reitoria de Cultura, e o processo de construção do plano vai promover esse diálogo entre o saber acadêmico e esse saber popular, para que eles possam estar ainda mais presentes nos processos formativos, criativos, na difusão do conhecimento, no aprimoramento das técnicas e dos conceitos que naturalmente acontecem na sociedade”, ressalta.
Já Fabiano Piúba, do MINC, afirma que:
- O Ministério da Cultura tem desenvolvido uma política de formação artística e cultural que passa pelo ensino formal e não formal. Nossa prioridade na educação básica é a promoção do ensino e da vivência artística e cultural em parceria com o Programa Escolas em Tempo Integral do MEC”.
E completa:
- No Ensino Superior estamos trabalhando em duas linhas que passam pela promoção de ciclos de saberes tradicionais e populares com o título de notório saber para mestres e mestras da cultura e pela implementação de planos de cultura nas universidades brasileiras. O projeto do Plano de Cultura da UFC se insere nesta segunda linha e conta com um fomento de R$ 1 milhão da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura do MINC para que a Universidade possa desenvolver conceitos, princípios, diretrizes, objetivos, metas e ações em torno da atuação de ensino, pesquisa e extensão no campo das artes e da cultura, mas também do fomento aos processos de criação e produção, além do fortalecimento da rede de equipamentos culturais da UFC, a exemplo do museu, teatro, orquestra e coral”.
A diretora de Educação e Formação Artística, Mariangela Andrade, considera importante:
- Impulsionar a construção de planos de cultura nas universidades de modo a garantir que elas possam planejar a integração entre os processos educacionais e de cultura, fomentando ações e fortalecendo os equipamentos”.
Essa também é uma ação que reflete o momento atual no âmbito nacional para retomada de discussões e ações das universidades com foco em suas políticas culturais, envolvendo os diversos agentes e fortalecendo o campo cultural no ambiente universitário.
Mais informações sobre as etapas de construção do Plano de Cultura da UFC podem ser obtidas pelo email procult@ufc.br e acessadas no site culturasefazjunto.ufc.br.

Cave Galeria


Cave Galeria inaugura o seu espaço físico com exposição coletiva.
Novo espaço de arte em Fortaleza, a Cave — que é uma galeria de arte brasileira —, abre as suas portas com uma exposição coletiva de 35 artistas.
O Ceará ganha um novo espaço de arte na capital. A Cave Galeria inaugura o seu espaço físico na quinta-feira (22/8), com uma exposição coletiva de 35 artistas. A Cave, dirigida por Pedro Diógenes, é uma galeria de arte brasileira, localizada em Fortaleza e interessada na produção artística do Nordeste do Brasil, a partir da ótica do território, da cultura, da decolonialidade e das poéticas contemporâneas.
A Cave Galeria tem desenvolvido ações em contexto local, nacional e internacional. Dentre suas principais ações, está o desenvolvimento de um olhar sobre a produção dos artistas do Ceará, bem como o estímulo à sua valorização e posicionamento no mercado de arte. Com um perfil arrojado, a Cave busca agregar artistas que apresentam propostas que dialoguem de forma local e global, visando uma expansão da produção artística brasileira e do papel do Nordeste nesse sentido. Neste momento inaugural, a galeria abre as suas portas para a produção artística cearense, promovendo uma conversa com a sua vizinhança e construindo raízes afetivas nesta terra.
A exposição “Delírio ardente”, com a curadoria de Lucas Dilacerda, apresenta um recorte de 33 artistas, naturais de diversas cidades do Ceará — Aratuba, Brejo Santo, Crato, Fortaleza, Acopiara, Itarema, Juazeiro do Norte, Jucás, Massapê, Missão Velha, Nova Olinda e Quixelô —, e que constróem em seus trabalhos outros modos sensíveis de habitar este território. As obras nos mostram memórias de paisagens, povos, festas, entidades e saberes, nos lembrando e fazendo perceber a magia que mora nesta terra, e revelando, assim, uma cena artística em estado de ebulição.
Segundo o curador Lucas Dilacerda, a exposição busca apresentar um momento de ebulição nas artes e na cultura do Estado do Ceará. “Nas altas temperaturas, a matéria se transforma e muda o seu estado físico. Na experiência da febre, o corpo arde e inventa delírios, que são alucinações que criam novas imagens, embaralham os signos e produzem composições imprevisíveis. Em estado de ebulição, a cultura entra em metamorfose, se desloca em movimentos que levam para zonas de indiscernibilidade entre o real e a ficção. Delírio ardente é esse estado de reconexão com a magia que habita a realidade, e que nos convida a ver o mundo por outras formas, cores, linhas e sensações”.
A abertura de uma galeria é também a abertura de mil possibilidades. Ela é um ponto de encontro entre artistas, público e colecionadores, que colabora na construção de trajetórias e na realização de sonhos. A inauguração do espaço físico da Cave Galeria é um momento histórico para o campo das artes visuais, que vem para somar na cena artística de modo a fomentar e difundir cada vez mais a produção artística contemporânea brasileira.
Abertura: Quinta, 22 de agosto, 18h30 às 22 horas
Rua Pereira Valente, 757-Casa 03 (Travessa Ana Benevides-entre as ruas Leonardo Mota e Vicente Leite).
Período em cartaz:
22 de agosto a 19 de outubro
Horário de funcionamento:
Terça à sexta - 13h às 19h
Sábado - 10h às 13h
Telefones para contato:
(85) 9 9781-5152 (Pedro Diógenes)
(85) 9 9170-8189 (Lari Brandão)
(85) 9 9798-6191 (Lucas Dilacerda)
Instagram: @cavegaleria
Ficha Técnica
Curadoria: Lucas Dilacerda
Coordenação: Pedro Diógenes
Produção: Lari Brandão
Projeto Gráfico: Samuel Tomé
Fotos: Nicolas Gondim
Revisão: Wes Viana
Lista de Artistas
Acidum Project
Alexia Ferreira
Amanda Nunes
Ana Cristina Mendes
Arivanio
Arthur Siebra
Bárbara Banida
Bento Ben Leite
Blecaute
Charles Lessa
Cristina Vasconcelos
FluxoMarginal
Francisco Graciano
Geovani Cardoso
Gerson Ipirajá
Gi Monteiro
Igor Sabá
Jane Batista
Julia Debasse
Júlio Jardim
kulumym-açu
Letícia Façanha
Corrinha Mão na Massa
Merremii Karão Jaguaribaras
Navegante Tremembé
Nicolas Gondim
Pedra Silva
plantomorpho
Ramon Alexandre
Raoni Freitas
Samuel Macedo
Sara Costa
Sérgio Gurgel
Telma Gadelha
VORS.

Na Pinacoteca do Ceará


No fim de semana que precede o Dia Mundial da Fotografia (celebrado em 19 de agosto), a Pinacoteca do Ceará exibe o documentário “A Senhora das Flechas” sobre a trajetória da artista e fotógrafa Claudia Andujar, referência global na linguagem, cuja obra está em exposição no equipamento.
A programação semanal do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, ainda reúne práticas meditativas de yoga e atividades infantis. Toda a programação é gratuita.
Na quarta-feira (14), o público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol”, no pátio da Pinacoteca do Ceará, das 17h30 às 18h30, com Ceci Shiki. Para participar, basta vir com uma roupa confortável e aproveitar a atividade. Voltada para todas as idades, serão disponibilizadas até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada. Neste mês de agosto, a programação inicia com a prática de meditação Sahaja Yoga.
Na quinta-feira (15), das 16h às 18h, os visitantes são estimulados a observar os efeitos no desenho provocados pelas resoluções visuais de uma composição. No Percursos Entrelaçados + Ateliê “Tons e Sombras”, o público vai conhecer a técnica de hachura, utilizada para criar efeitos de tons ou sombras com o desenho de linhas próximas, em uma visita na exposição “No lápis da vida não tem borracha”, que homenageia o centenário do artista Aldemir Martins.
O público também pode realizar as visitas mediadas livres às exposições em cartaz com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará. Para participar, é preciso chegar pelo menos 15 minutos antes da atividade e se apresentar próximo à recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No sábado (17), das 17h às 18h30, a Pinacoteca do Ceará exibe o documentário “A Senhora das Flechas”, no Auditório da Pinacoteca do Ceará. A produção da diretora suíça Heidi Specogna participou, em abril deste ano, do festival “É tudo verdade” (SP). O filme, exibido pouquíssimas vezes no Brasil, retrata o profundo relacionamento de Claudia Andujar com o povo Yanomami, tecendo de forma emocionante sua biografia, sua relação com a fotografia e seu ativismo na luta contra a exploração da floresta amazônica.
No domingo (18), as crianças são convidadas para o “Ateliê Criança Cria: Encontro das cores”. Na atividade, os pequenos vão utilizar papel celofane e papel vegetal para criar imagens a partir de sobreposições. Assim como é feito nas obras de Claudia Andujar, as camadas de desenhos serão agrupadas para dar origem a um novo universo a partir dessas interseções entre as cores e formas. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, e é recomendada para crianças a partir de 3 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ-Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

Futricas Cearenses

 



Futricas Culturais

 


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...