quarta-feira, maio 11
Portfolio-CEC
Amanhã, o Grupo Portfolio fechará parceria com o Clube de Engenharia do Ceará, entidade percussora do Crea-Ce, integrante do sistema CONFEA/ CREA. A partir de junho serão ofertados diversos cursos na área de gerenciamento de projetos e processos voltados para a área da construção civil. O primeiro curso será o de Gerenciamento de Riscos em Empreendimentos.
A iniciativa do Clube de Engenharia do Ceará e do Grupo Portfolio visa suprir uma carência dos engenheiros em gerenciamento de prazos, custos, indicadores e riscos, por exemplo, conhecimentos fundamentais na execução de qualquer projeto. Mais especificamente, a parceria visa, através da capacitação dos profissionais de engenharia, minimizar algumas falhas nas execuções das obras. “Os problemas que acontecem nas obras que estão sendo executados no país atualmente estão, na maioria das vezes, relacionados à má gestão e falta de um planejamento que não se preocupe apenas com o projeto básico da obra, mas também com o projeto executivo”, afirma o presidente do Clube de Engenharia do Ceará, Luiz Ary Romcy.
Por meio da parceria, o Clube de Engenharia do Ceará colocará à disposição dos engenheiros da entidade, bem como de qualquer profissional em se capacitar na área, todo o know-how do Grupo Portfolio na área de gerenciamento de projetos e processos. A iniciativa vai de encontro com os objetivos estatutários da entidade que busca, além de valorizar a engenharia e a classe dos engenheiros, promover o aprimoramento e a capacitação técnico profissional da classe.
Além do curso de Gerenciamento de Riscos em Empreendimentos, estão previstos até dezembro outros seis cursos. São eles Gerenciamento da Comunicação e Indicadores, Planejamento e Controle Financeiro de Obras para Executivos da Construção Civil, Gerenciamento de Projeto com MS Project, Gestão de Projetos na Construção Civil e Pesada, Gestão de Portfolio de Projetos e Liderança para Gestão de Empreendimentos (obras).
3M em Fortaleza
A esterilização de materiais em ambientes hospitalares é fundamental para a prevenção e controle das infecções, uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Para a 3M, tanto quanto a utilização de produtos inovadores, a educação de profissionais da saúde é fundamental para serviço de saúde de qualidade. Por isso, para discutir os melhores procedimentos nos processos de esterilização, a partir de estudos científicos, a 3M realiza amanhã, no Vila Galé Fortaleza, o 1º Simpósio Internacional em Esterilização com o tema: “Qualidade Assegurada em Esterilização – Reduzindo Riscos no Processamento de Materiais”.
Destinado a profissionais da saúde – especialmente enfermeiros e técnicos de enfermagem –, o evento ocorre durante toda a tarde e terá presença de renomados especialistas na área de esterilização que compartilharão conhecimentos baseados em evidência. Entre os palestrantes, está William Leiva Perez, que discutirá o tema “O trabalho em equipe para atingir alta qualidade no processamento de dispositivos médicos”.
Engenheiro industrial pela Universidade Federico Santa Maria e analista químico e físico pela Universidade de Santiago do Chile, atualmente ele é gerente de assuntos científicos para América Latina e Caribe na Divisão de Prevenção de Infecção da 3M.
“O Centro de Material e Esterilização é um setor de dinâmica complexa e sua boa gestão de riscos e estabelecimento de processos é fundamental para a redução dos números de infecções hospitalares. Esse simpósio tem o propósito de discutir as melhores práticas para este controle”, afirma Daniela Soares, especialista em Eventos para o mercado de Prevenção deInfecção da 3M do Brasil. De acordo com a executiva, o formato do programa proporciona experiências inovadoras e avançadas com conteúdo científico flexível e adaptável, importante para criação de uma relação de confiança entre os usuários e a marca 3M. Este simpósio faz parte da 3M Health Care Academy, que conta com programação ao longo de todo o ano para promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.
Serviço
1º Simpósio Internacional em Esterilização – “Qualidade Assegurada em Esterilização”
Data e hora: 13/5 das 13 às 18h40
Publico alvo: enfermeiros e técnicos em enfermagem
Informações: www.3m.com.br/3mhealthcareacademy
Sobre a 3M
Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 30 bilhões em vendas globais em 2015. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas; a Incavas, localizada no Rio Grande do Sul, e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2015 alcançou faturamento bruto de R$ 3,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.800 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.bre cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.
Fala Evaldo Lima
O presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Eudoro Santana, esteve na Câmara Municipal de Fortaleza, utilizando a Tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira, 11, para realizar a entrega do Plano Fortaleza 2040. O projeto, ainda em construção, é de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e conta com o apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). O plano possui sete eixos e aborda temas como o plano urbanístico e de mobilidade, desenvolvimento social e econômico.
“Quero agradecer a participação dos vereadores que estiveram presentes em vários eventos que fizemos nas regionais. Estou entregando ao presidente Salmito, todos os documentos até hoje produzidos, por este projeto Fortaleza 2040, que iniciou diante da demanda da cidade, em ter um plano estratégico a longo prazo”, frisou o presidente do Iplanfor.
Eudoro Santana destacou ainda que o plano foi discutido com as mais variadas representatividades da sociedade civil, dentre elas, todas as universidades do Ceará, e moradores de diversos bairros de Fortaleza, que tiveram a oportunidade de participarem do projeto. “Estamos nessa etapa final, retornando pela terceira vez as regionais que tem dado uma contribuição importante com a população dos territórios de Fortaleza. Me surpreendi com a publicação cerca de quase 72 mapas de Fortaleza que foram construídos pela própria população”, pontuou.
O presidente do Iplanfor finalizou informando a agenda de entrega dos relatórios nos bairros da cidade, e parabenizou a gestão por garantir a execução do plano e a Câmara Municipal de Fortaleza com a “grande contribuição” da elaboração do Pacto por Fortaleza. “Queria reforçar a proposta de que nós possamos ter com nossos profissionais um momento mais tranquilo para fazermos um último debate com essa casa de forma objetiva. Esse projeto repito, tem como objetivo transformar Fortaleza uma cidade mais justa, mais humana, mais pacifica e mais acolhedora”.
O Plano Fortaleza 2040 foi apresentado aos vereadores da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (11), pelo superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, e pelo arquiteto Fausto Nilo.
“As questões que o projeto levanta é de extrema importância, eu estou tocado com a quantidade de informações coletadas e imprescindíveis para conhecer a nossa cidade. O plano Fortaleza 2040 significa uma política permanente, de continuidade, um documento fundamental”, ressaltou o vereador Evaldo Lima (PCdoB).
O projeto apresenta um Plano de Desenvolvimento para a capital cearense com estratégias a serem implantadas no curto, médio e longo prazos, construído através de um processo participativo, entre a sociedade em geral e os três poderes (legislativo, executivo e judiciário).
Fora Uber
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2016/05/11/noticiafortaleza,3612459/taxistas-fazem-carreata-para-protestar-contra-uber.shtml
Fala Evaldo
Evaldo Lima destaca avanços nas áreas da educação, saúde e mobilidade urbana
Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou seu tempo da Liderança do Governo nesta terça-feira, para destacar avanços nas áreas da educação, saúde e mobilidade urbana realizados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. De acordo com o parlamentar, em apenas 3 anos foram construídas escolas de tempo integral, postos de saúde e ciclovias e faixas exclusivas de ônibus.
Evaldo iniciou sua fala explicando que Fortaleza possui grandes e sérios problemas e que em apenas 3 anos de gestão seria impossível ajeitar todos os problemas da capital. Ele comentou, no entanto, que em três anos muitos avanços aconteceram na cidade.
“Fortaleza era a última colocada no Spaece dentre todas as cidades do estado, quatro calendários escolares e os diretores de escolas eram cargos eleitorais. Agora, pela primeira vez em 10 anos, as aulas recomeçaram em Fortaleza sem carência de professor e com um calendário universal de aulas. Antes a cidade tinha apenas 20 escolas com nota satisfatória no Spaece. Em 2013 foi 30, em 2014 foi 74 e agora sabemos que Fortaleza passa a ter 140 escolas com nível satisfatório. Foi nessa gestão que foi realizado o maior concurso público da história da cidade para professores”, afirmou.
Na área da saúde, Evaldo comentou que nos 10 anos antes da atual gestão, apenas 3 postos de saúde foram inaugurados, diferente dos 11 postos de saúde e UPA’s que foram inauguradas sob a gestão do prefeito Roberto Cláudio.
“Isso quer dizer que temos um cenário maravilhoso? Não, mas avançamos muito. Em relação a mobilidade urbana foi essa gestão que implantou bilhete único, ar-condicionado nos ônibus, prioridade ao transporte coletivo, ciclovias e ciclofaixas. É necessário que saibamos que os problemas não serão equacionados em apenas 3 anos, mas o que aconteceu em apenas três foi mais importante que os últimos dez anos”, concluiu.
Na CMFor
Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchoa
Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (10) Sessão Solene para outorga da Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchôa. A comenda foi proposta através do requerimento 3311/2015, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando, no ato, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PDT).
A mesa foi composta pelas seguintes personalidades: Jaime Cavalcante, secretário de Educação de Fortaleza; Diassis Rabelo, ex-vice-prefeito de Alto Santo; professor Nicodemos Napoleão, da Academia de Letras dos Municípios do Ceará; Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela; Norma Aquino, ex-primeira-dama de Alto Santo; Felipe Pontes, coordenador de Articulações Políticas da Prefeitura de Fortaleza; Bené Barbosa (Papudim), humorista cearense.
Em sua saudação aos presentes e ao homenageado, o vereador Evaldo Lima destacou ser essa uma noite especial por homenagear o escritor, poeta, cordelista, que carrega o Nordeste no coração e por isso se fez merecedor da mais alta homenagem e medalha de Fortaleza. “Cada vereador pode indicar duas medalhas ao longo do mandato. Nós tivemos a sorte de indicar dois grandes nomes – Bráulio Bessa e ao Edilmar Norões. Creio que tenha sido a última grande homenagem feita àquele jornalista. A medalha foi criada pelo saudoso poeta Barros Pinho, quando vereador de Fortaleza e homenageia o grande Antônio Rodrigues Ferreira, vereador e prefeito de Fortaleza que deixou marcas indeléveis na cidade como a Santa Casa de Misericórdia e a Praça que leva o seu nome”, frisou.
Bráulio Bessa, com seu trabalho, mostra as dificuldades que enfrenta o nordestino e a superação, através das mídias sociais. Tornando-se assim um grande ativista da cultura de nossa terra. É grande divulgador de nomes como Patativa do Assaré. Parabéns a esse matuto do Ceará. Como já dizia Leon Tolstoi: “só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia”. Nossa palavra é de agradecimento a você por tudo que faz pela cultura do Nordeste. É uma medalha mais que merecida”, concluiu
Ato contínuo, foi entregue a Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchôa e em seguida o diploma da comenda pelo vereador Evaldo Lima e pelo secretário Jaime Cavalcante. Em seu pronunciamento aos presentes, o homenageado agradeceu a deferência a seu nome, “É com gratidão que inicio meu breve discurso, pois aprendi que esse é o sentimento mais forte. Estou aqui hoje por culpa de vocês e por isso não poderia iniciar sem agradecer. Quero agradecer a toda minha família. Eu quero agradecer os meus velhos amigos de Alto Santo e aos novos e bons amigos que conquistei por aqui. Muita gratidão a essa casa, ao professor Evaldo, principalmente, que confiou a mim uma homenagem tão grande”, asseverou.
“Eu preciso declamar um poema, eu sinto a necessidade disso, pois quando chego em um lugar e todo mundo fica olhando pra mim. Eu tenho que declamar, pois é a coisa que sei fazer melhor. Para finalizar minhas palavras, descrevo a vida no interior: Eu nasci no interior…. Lá sorri e senti dor. Lá eu fui feliz demais e sempre que olho pra trás, eu quero voltar sem ter freio. Porque quem esquece de onde veio, não sabe para onde vai. Eu nunca esqueci dos tamboretes na calçada, cadeira pra balançar, roupa estendida na cerca e uma rede pra deitar. Fuxiqueira, fuxicando sem mentir, mas aumentando, só pra dar mais emoção. Enquanto isso, Maria vai pra missa, todo dia, pedindo salvação. A pracinha da Igreja, a barraca do Tadeu, na bodega de Ademar minha conta que venceu. Cantoria, vaquejada, o cantar da passarada que canta pra encantar…”
“Na sala um rádio de pilha, anunciando à família as notícias do lugar. Meninos no meio da rua inventando brincadeira, pega-pega, esconde-esconde, pião, bila, baladeira, soltando pipa no céu, assumindo seu papel de verdadeira criança. Por isso eu digo ao senhor: quando eu vou no interior, eu renovo a esperança. Minha rua dos Alípios, aquele terreiro quente, correndo de pé descalço e não ficava doente. Se aparecesse uma dor, Vó fazia um lambedor, que acabava meu pranto. Eu posso até me ausentar, mas que sempre vou visitar meu torrão, meu Alto Santo!”, concluiu.
Perfil
Bráulio Bessa Uchôa é ativista cultural. Ele é autor do Projeto Nação Nordestina, uma manifestação cultural online que reúne e divulga expressões culturais de nosso povo nordestino, sendo um divulgador importantíssimo do Nordeste e suas inúmeras facetas.
O homenageado também é escritor, poeta cordelista, empreendedor social, criador do projeto supracitado, “Nação Nordestina”, que hoje conta com mais de 1 milhão de fãs/seguidores e um alcance médio de 10 milhões de pessoas impactadas com conteúdo cultural, e é considerado hoje um grande ativista da cultura nordestina nas redes sociais.
Egresso de Alto Santo, no interior do Ceará, o ativista, ora homenageado, já encabeçou inúmeras campanhas que buscam romper com o preconceito secular que a Região Nordestina possui, as quais tornaram-se virais não apenas no ambiente online mas também na chamada grande mídia, onde hoje é consultor da Rede Globo de Televisão, sendo presença contumaz no Programa da Jornalista Fátima Bernardes, Encontro com Fátima.
Em todas as mídias, on ou off-line, Bráulio é visto ressaltando ainda mais nomes indeléveis de nossa cultura, como por exemplo, o cearense Patativa do Assaré, uma inspiração recorrente ao assumido “matuto” Bráulio Bessa.
A tenra idade não ofusca o mérito de em tão pouco tempo já ter contribuído para enaltecer a Região do Nordeste, o Estado do Ceará e nossa Capital, o que ratifica ainda mais a concessão desta Outorga ao homenageado.
Fala André
- No Nordeste, foram autorizadas 21 rádios, sendo 7 para o Ceará: São Benedito, Várzea Alegre, Boa Viagem, Tianguá, Assaré, Paracuru e Crato.1 retweet3 curtiram
- André Figueiredo assinou hoje termo aditivo que autoriza a migração de 53 rádios AM para a faixa de FM. http://goo.gl/lb2hHr0 retweet0 curtiu
- André entrega Ordem do Mérito das Comunicações a 37 personalidades. http://goo.gl/a4eGIc0 retweet0 curtiu
Tweet promovido
Fora Dilma-I
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...